Quais os principais desafios do transporte de máquinas pesadas?

  • Logística

No Brasil, o transporte de cargas pelo modal terrestre acontece em grande volume. Em demanda, o país é líder entre as maiores economias do mundo. Portanto, a existência da malha rodoviária não é um problema. Isso não quer dizer que não seja difícil realizar o transporte de máquinas pesadas. Esse tipo de trabalho requer cuidados específicos que precisam ser entendidos.


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Os diferenciais vão desde cuidados específicos necessários com a carga, no cuidado de manter tudo intacto, até as responsabilidades legais. Não é qualquer tipo de veículo que pode ir para as estradas fazendo esse tipo de logística. Portanto, há desafios claros no trabalho que precisam ser compreendidos. Assim, fica mais fácil atender à demanda de transportes desse tipo.

Neste post vamos debater sobre o assunto, mostrando como funciona a logística de cargas pesadas e quais são as questões envolvidas no transporte de máquinas de grande porte. Confira!

Entenda o que é o transporte de cargas pesadas

As cargas pesadas pedem maior cuidado, além de infraestrutura de transporte adequada. Afinal, estamos falando de volumes com dimensão e peso acima da média. Essas cargas são conhecidas como indivisíveis, ou seja, estão acima do que as leis regulares determinam para o transporte comum. Passando desse limite, não tem jeito: é necessário contar com veículos especiais.

Acima de tudo, estamos tratando de segurança quando falamos em transportes de cargas pesadas, como as máquinas. Há dois lados nessa situação: primeiramente, de quem realiza a atividade de logística. Conduzir os veículos que levam as cargas pesadas requer preparação e experiência para tal.

Além da segurança do motorista que leva a carga, há também o risco para os outros motoristas que estão na estrada. Se um volume de grande porte se solta, acidentes graves podem acontecer. Até mesmo a condução inadequada do veículo de transporte pode ser um perigo para as outras pessoas que estão na pista. Por isso, as regras de transporte de cargas pesadas têm certa rigidez.

Entre as determinações principais dos órgãos responsáveis estão:

  • autorizações especiais para alguns transportes;
  • veículo adequado para o transporte;
  • restrição de horários para o transporte;
  • distribuição correta do peso da carga entre os eixos do caminhão;
  • escolta especializada;
  • uso de recursos de segurança para as cargas.

Saiba quais são os desafios no transporte de máquinas pesadas

O transporte de máquinas pesadas impõe desafios constantes a quem trabalha no setor. Primeiramente, estamos falando da questão de peso e dimensões. Por si só, essas características já se colocam como entraves e limitadores de uma atividade normal.

Além disso, há também a necessidade de cuidado com a integridade do que é transportado. As máquinas, entre infraestruturas mecânicas e eletrônicas, demandam cuidado para evitar qualquer dano. Mesmo que sejam robustas, elas podem sofrer com problemas do tipo durante o transporte.

Confira na sequência alguns dos piores problemas enfrentados na logística de transporte de máquinas pesadas!

Legislação brasileira

No Brasil, a questão da legislação é um entrave, mas precisa ser entendida também como uma forma de proteção ao trânsito. Um dos detalhes a serem destacados é a qualidade dos órgãos responsáveis por interferir e controlar o transporte nas estradas. Isso demanda um nível de documentação alto, o que gera burocracia e demanda tempo administrativo.

Direcionamento das vias

Em alguns casos, o transporte de máquinas pesadas impacta diretamente a forma como o trânsito acontece em algumas estradas. A inversão de vias é uma necessidade comum em alguns casos, sobretudo em máquinas que têm dimensões e pesos muito altos. Para evitar riscos, é necessário solicitar a inversão das vias, processo que pode ser burocrático.

Infraestrutura da cidade

Nem todas as cidades, ou ao menos regiões específicas delas, estão preparadas para receber cargas de grandes dimensões circulando pelas ruas. Isso gera problemas como a dificuldade de passar em vias que têm passarelas ou viadutos, por conta da altura da carga, além dos riscos com a rede elétrica. Pode ser necessário solicitar à prefeitura a movimentação da rede elétrica (ou seja, dos fios de alta tensão) para que os veículos que transportam as máquinas passem.

Custos do transporte

O frete de cargas e máquinas pesadas sofre com aumentos recorrentes. Além da alta procura dos transportes terrestres, o que faz o preço subir, há também uma grande incidência de taxas. Para que veículos especializados circulem de maneira regular, é necessário arcar com diversos tipos de custos de documentos de autorização, que demandam despesas para as empresas

Condições das estradas brasileiras

As estradas brasileiras são notavelmente um problema. Ao mesmo tempo que a malha rodoviária permite rodar o Brasil todo pelo chão, há a má conservação das pistas em diversas partes do país. O desgaste das estradas pode gerar impactos na condução do motorista, colocando em risco o controle de veículos que levam as cargas. Além disso, a parte mecânica desses caminhões também fica sob risco.

Reforço nos recursos de proteção e condução

A preocupação extra com segurança e condução nunca será demais. As cargas precisam estar muito bem fixadas na base do veículo de transporte, usando os recursos mais adequados, como as correntes, as cintas, as catracas e os esticadores. Esses são itens básicos para manter as máquinas devidamente estáveis, afastando o risco de tombamento ou até mesmo de que elas se soltem.

Além disso, a condução precisa ser feita de maneira bastante responsável e cuidadosa. Respeitar os limites de velocidade, além de manter distância de outros carros, são algumas das mais importantes formas de evitar acidentes e preservar vidas.

Os desafios do transporte de cargas pesadas nunca cessam! Eles estarão presentes sempre que um volume de grandes proporções precisar ser levado de um ponto a outro. Portanto, as empresas do setor devem garantir que as máquinas sejam entregues a companhias de logística com experiência em cargas pesadas e com atuação regulamentada.

Como você tem lidado com as suas demandas de uso de máquinas pesadas nos projetos que sua empresa conduz? A locação é fundamental para economizar e contar com a melhor seleção de equipamentos do mercado. Entre em contato com a Armac agora mesmo e saiba como podemos ajudar!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável