Pá carregadeira na mineração: confira a utilidade do equipamento ao setor

  • Mineração

Robustez, potência e versatilidade: essas são as qualidades entregues pela pá carregadeira na mineração. Por isso, seguindo a nossa série de conteúdos exclusivos sobre os nossos equipamentos, elaboramos este artigo especial sobre o tema.

Para isso, contamos com a ajuda de Maurício Pereira, Head Comercial aqui na Armac. Com essa participação importante, garantimos a entrega de informação técnica, objetiva e bem alinhada, justamente para atender as suas principais curiosidades nessa questão. Então, não perca tempo e acompanhe!


Pás Carregadeiras – Alugue agora

O Melhor Preço do Mercado. Fale pelo WhatsApp


O que é uma pá carregadeira?

Em essência, a pá carregadeira é o equipamento “coringa” do setor produtivo, sobretudo, se pensarmos na movimentação de material. Questionado sobre a razão dessa versatilidade, Maurício argumenta que boa parte disso se dá pela composição da máquina: um equipamento de rodas com uma caçamba em formato de concha.

Tecnicamente, isso permite a coleta e deslocamento de material, com segurança, eficiência e praticidade. Por isso, é um equipamento tão importante dentro das cadeias de construção e mineração, justamente pela versatilidade e confiabilidade do seu funcionamento: pegar, deslocar e descarregar.

Aqui, Maurício também destaca que ela pode ser usada para carregar caminhões e diversas outras finalidades. Além disso, comenta que esses equipamentos existem em uma ampla gama de tamanhos e especificações, o que transforma as pás em protagonistas no ambiente de trabalho, encarando desde os serviços mais leves até os mais severos, como os que existem no cenário da mineração.

Quais os tipos de pás carregadeiras e suas principais características?

Atualmente, o mercado de pás carregadeiras é segmentado em uma série de diferentes categorias, especificações e finalidades, justamente para atender as necessidades mais específicas de cada setor. Perguntado sobre essas categorias, Maurício destaca os grupos e suas finalidades.

Mini carregadeira

Versátil, prática e pequena, a mini carregadeira é a máquina perfeita para pequenas movimentações de material, sendo utilizada, principalmente, no segmento da construção civil. O tamanho reduzido é ideal para o deslocamento ágil entre as equipes e os vários obstáculos do canteiro de obras.

Pás carregadeiras utilitárias​

Já aqui, entramos na categoria que define o equipamento. Maurício comenta que esse setor é segmentado, principalmente, em termos de peso operacional e potência do motor. O arco vai desde equipamentos com 8 toneladas de peso operacional, consideradas leves, até aproximadamente 16 toneladas, as mais pesadas.

Entre os principais usuários, Maurício destaca novamente a construção civil, mas também acrescenta o setor agrícola e vários outros segmentos que precisam da movimentação de materiais a granel, fertilizantes e daí adiante.

Por fim, indica que essa classe — pás carregadeiras entre 8 e 16 t — é responsável por compor 70% da indústria. Não por acaso, esses equipamentos estão entre os mais procurados no mercado de locação.

armac_blog-img-pa-carregadeira-utilitaria-16t

Pás carregadeiras de produção

Por último, mas também importante, as titãs da indústria. A principal característica dessa classe é que essas máquinas são criadas para operar em frentes de alta produtividade, sob condições extremas de trabalho, uso e disponibilidade. Também por isso, são equipamentos de porte muito elevado — de 19 toneladas para cima.

Por conta dessas características — robustez extrema e muita potência — Maurício nos conta que, observando o setor de mineração90% das pás carregadeiras empregues no segmento fazem parte dessa categoria, as pás carregadeiras de produção.

Por fim, Maurício faz uma última consideração: o afunilamento nessa categoria, tanto no número de marcas que fabricam essas máquinas, como de empresas competentes para realizar sua locação. A Armac é uma das poucas representantes no Brasil com o know-how e portfólio para atender essa demanda.

armac_blog-img-pa-carregadeira-producao-19t

Qual a importância desse equipamento à indústria da mineração?

Aqui, Maurício é categórico: “quando a gente olha a indústria da mineração, as pás carregadeiras tem um papel-chave.” A razão para isso é a versatilidade do equipamento, capaz de trabalhar em diferentes frentes de trabalho, o que eleva o seu valor na cadeia de mineração.

Entre os principais usos no setor, Maurício destaca que elas podem atuar em operações de pátio, deslocando material, carregando caminhões basculantes, vagões e afins, alimentando moegas, com britadores ou misturadores, além de oferecer suporte no reparo de infraestrutura dentro das mineradoras.

O importante é entender que a principal qualidade desse equipamento é sua versatilidade. As três operações básicas — pegar, mover e descarregar —, são executadas com extrema confiabilidade e, por isso, podem ser aplicadas em todo tipo de operação, bastando essas três funções fundamentais.

Por que alugar em vez de comprar?

Essa é uma ponderação comum no setor produtivo. Afinal de contas, devemos terceirizar ou primarizar? A Armac oferece um argumento muito forte para a locação. Afinal de contas, o aluguel das máquinas brinda a gestão com três qualidades fundamentais:

  1. economia;
  2. modernização;
  3. disponibilidade.

A economia surge por um fator objetivo. Quando se decide locar em vez de comprar, a gestão evita a descapitalização, que é a perda de caixa provocada por uma grande aquisição. E tratando-se de máquinas operacionais, é evidente que são equipamentos extremamente caros, o que exige um investimento considerável da sua gestão.

Em um segundo momento, há a modernização. Quando as máquinas são suas, a gestão precisa contabilizar a depreciação desses equipamentos, que vão se tornando menos competitivos com o passar do tempo. Para atualizar o parque tecnológico, é necessário investir em novas aquisições, em um ciclo constante de descapitalização apenas para ter o que há de melhor na indústria.

Com a Armac, você evita essa preocupação. Um dos nossos maiores diferenciais é oferecer um portfólio de mais de 2.000 máquinas, repletas de tecnologias e seguranças da última geração. Conosco, você tem a certeza de alcançar o topo da produtividade, eliminando deficiências operacionais, riscos e ociosidades.

Por último, mas também importante, a garantia de disponibilidade. No setor da mineração, um dos custos mais violentos e silenciosos é a ociosidade, em que, geralmente, uma máquina parada significa uma operação improdutiva. Quando os equipamentos são uma propriedade, também existem custos com manutenções para o retorno à produtividade.

Com a locação, isso deixa de ser uma realidade. Mesmo que um equipamento nosso apresente problemas, o que já é uma anomalia de tão incomum, nós temos uma ampla equipe para dar suporte técnico, operando rapidamente no diagnóstico, manutenção e substituição da máquina.

O perfil Armac

Para nós, é muito importante que a sua operação nunca perca em tempo, produção ou dinheiro. Inclusive, convidamos você a conhecer mais sobre a nossa marca e trajetória. Hoje, somos uma referência singular, com uma reputação construída ao servir milhares de clientes, em centenas de cidades por mais de duas décadas de mercado.

Agora que você tem uma boa noção sobre a importância das pás carregadeiras na mineração, aproveite para locar com a melhor referência no tema. Para isso, basta acessar nosso portal e entrar em contato!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável