Máquinas de mineração: descubra quais são os principais equipamentos

  • Mineração

A mineração foi uma das primeiras indústrias a ser mecanizada e por uma razão muito óbvia: a atividade estava evoluindo para os tempos modernos.

A força para remover a terra, perfurar a rocha e transportar volumes muito grandes de minério, entre outras ações, começou a ultrapassar a capacidade dos seres humanos, mesmo com máquinas de mineração adequadas.

Assim, enquanto os engenheiros do passado desenvolveram máquinas movidas a vapor para agilizar o processo de transporte de altas cargas, os industriais de nosso tempo aprimoraram essas tecnologias, aumentando o desempenho dessas máquinas, o que simplificou muitos processos.

Nesse sentido, continue acompanhando este conteúdo para conhecer os equipamentos utilizados na mineração e como eles funcionam. Continue a leitura!

Conheça a importância da mineração no país

A indústria mineradora impacta diretamente na geração de renda e empregos no Brasil. Além disso, também representa uma grande parcela da aquisição de máquinas pesadas no país. Para se ter uma ideia de sua relevância, nos últimos 10 anos, a mineração cresceu 550% e, de 2014 a 2018, os investimentos do setor ultrapassaram os 45 bilhões de euros.

Outro destaque é que em 2020, ano de grande crise econômica, a mineração cresceu 9% no segundo trimestre. Nesse aspecto, essa atividade econômica corresponde a 4% do PIB nacional.

Caso não saiba, as etapas da mineração incluem tarefas de pesquisa, transporte, processamento, transformação mineral e comercialização do produto final. Para exemplificar, essas etapas são classificadas da seguinte forma:

  • prospecção: estudos iniciais e reconhecimento geológico;
  • pesquisa mineral: exploração, delineamento e avaliação;
  • lavra: projeto, desenvolvimento e exploração;
  • descomissionamento de mina: desativação e fechamento.

Veja quais equipamentos são usados na mineração

As máquinas de mineração devem ser poderosas e de alta qualidade. Quebrar pedras, moer carvão e acertar tudo exige uma grande quantidade de força e torque. Esses equipamentos são movidos por motores elétricos e sistemas hidráulicos poderosos. Também podem ser operados manualmente ou por vários técnicos.

Confira abaixo as principais máquinas usadas na mineração.

Pá carregadeira

Este equipamento é utilizado em diversos seguimentos e serve para coletar e carregar uma grande quantidade de materiais soltos. A ferramenta, que pode ser utilizada em conjunto com tratores, escavadeiras e caminhões basculantes, entrega boa eficiência energética e praticidade na utilização.

A pá carregadeira é uma máquina robusta e eficiente, por isso, muito importante na mineração. Ela é adequada para nivelar, aplainar ou mover materiais e pode ser utilizada em diferentes tipos de terreno. Trata-se de uma ferramenta chave no pós-lavra, pois auxilia no processo de recuperação da área explorada e ajuda no retorno do solo ao seu devido lugar.

Trator de esteira

Os tratores sobre esteiras são máquinas que dependem de sistemas de transmissão mecânica para fazer com que as esteiras se desloquem. São úteis em áreas de difícil acesso, especialmente em escavação e terraplenagem, eles também ajudam a rebocar outras máquinas.

Nesse sentido, a máquina é um complemento ao desempenho de outros equipamentos utilizados na mineração. Por exemplo, uma escavadeira pode produzir, mas deixar o material acumulado na ponta de um aterro.

Escavadeira

Como o nome sugere, este é um dispositivo dedicado à etapa de escavação da mineração, combinando força, agilidade e precisão. A máquina é composta por um trator, uma caçamba e uma escavadeira. Assim, suas principais funções na mineração incluem:

  • fazer a drenagem e tarefas de suporte em aterros sanitários;
  • escavar e mover grandes quantidades de solo;
  • drenar e dragar canais e riachos;
  • mover e quebrar pedras;
  • mover as toras com sua pinça hidráulica;
  • carregar caminhões e caçambas;
  • remover detritos.

Motoniveladora

Mais uma entre as principais máquinas de mineração, a motoniveladora é versátil, totalmente funcional, além de apresentar muitas vantagens em suas aplicações.

Também pode ser usado em combinação com outras máquinas, como rolos compactadores e escavadeiras, garantindo mais produtividade e eficiência. Dessa forma, sua funções impactam diretamente no processo de mineração, já que podem realizar:

  • nivelamento de terrenos;
  • pavimentação de entradas;
  • trabalho em encostas e declives;
  • terraplenagem;
  • desgarramento e escarificações;
  • mistura e colocação de materiais;
  • construção e manutenção de taludes;
  • criação e manutenção de curvas de nível;

Caminhão basculante

Os caminhões basculantes também são chamados de caminhões caçamba. Devido à sua praticidade, são frequentemente usados ​​na mineração. Afinal, ao usá-lo, uma grande quantidade de resíduos pode ser transportada de uma ponta a outra em questão de minutos.

De um modo geral, é utilizado para trabalhos de terraplenagem, demolição e escavação porque é essencial para o transporte de resíduos. No entanto, também pode ser usado para carregar materiais de construção como cimento, cascalho e areia.

Portanto, o caminhão basculante é muito versátil, principalmente por sua caçamba articulada, o que torna esse trabalho mais prático. Vale ressaltar que é recomendável usar uma escavadeira para alocar os resíduos em sua caçamba.

Entenda como operar máquinas para mineração corretamente

É importante utilizar as máquinas de mineração corretas para cada tipo de obra, bem como fazer investimentos em mão de obra qualificada e em infraestrutura e segurança. Assim, garante-se a produtividade e a lucratividade, além de evitar imprevistos e acidentes de trabalho.

Nesse sentido, é sempre imprescindível trabalhar com esses equipamentos respeitando as normas regulamentadoras em vigor, sendo a principal a NR 12. Além disso, é indispensável o uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) — que devem ser utilizados pelos profissionais da mina durante todo o dia de trabalho — e o treinamento da equipe para evitar descuidos que podem provocar acidentes.

Essas foram nossas informações sobre as principais máquinas de mineração. Como você pode notar, todas elas precisam ser robustas e confeccionadas com materiais de qualidade. Afinal, para realizar tarefas como perfuração do solo, é preciso uma grande força e torque.

Assim, também é fundamental que você pesquise empresas de credibilidade no mercado antes de comprar ou alugar sua máquina. A Armac, por exemplo, é uma companhia de referência no ramo de locação de máquinas pesadas para todos os segmentos da indústria.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as máquinas de mineração, entre em contato com a Armac, solicite um orçamento e descubra tudo o que podemos fazer pelo seu negócio!