O que é e quais as vantagens da locação de caminhão basculante?

  • Caminhões
  • Máquina

Você já ouviu falar em locação de caminhão basculante? Muitas pessoas precisam de caminhões para desenvolver as suas atividades comerciais, como os profissionais autônomos e as empresas.

Contudo, manter uma frota renovada, com a documentação em dia e com a manutenção dos veículos feita de forma correta, não é uma tarefa simples, além de custar muito caro. Nesse contexto, a locação de caminhões é uma excelente alternativa para sanar esses problemas.

Se você tem interesse pelo tema e deseja saber mais sobre como alugar caminhões basculantes para sua construção e as suas vantagens, continue lendo este post que vamos apresentar todos os detalhes. Confira!

O que é um caminhão basculante?

O caminhão basculante, também chamado de caminhão caçamba, costuma ser bastante utilizado em obras em razão da sua praticidade. Afinal, ao utilizá-lo, é possível transportar uma grande quantidade de resíduos de uma ponta a outra em questão de minutos.

Em geral, ele é usado em obras de terraplanagem, demolição e escavação, já que é fundamental para o transporte de resíduos. Contudo, ele também pode ser usado para carregar materiais de construção, como cimento, brita e areia.

Assim, o caminhão basculante é muito versátil, especialmente por causa da sua caçamba articulada que traz mais praticidade à obra. É válido ressaltar que é recomendável utilizar uma pá carregadeira para depositar o material em sua traseira ou uma escavadeira.

Como funciona o mecanismo do caminhão basculante?

Esse veículo tem uma carroceria metálica articulada, por meio de um pistão ativado pelo sistema hidráulico do caminhão. O pistão se localiza na borda traseira da caçamba e, ao receber o bombeamento de óleo pelo motor, ele se expande para erguer a carroceria e se retrai para descê-la.

O operador vai acionar o mecanismo — nos veículos mais novos — ativando o botão da tomada de força dentro da cabine do caminhão, no painel. Em outros modelos, mais antigos, esse botão pode se localizar embaixo do banco do motorista ou do lado de fora.

Em quais tipos de obras podemos usá-lo?

O caminhão basculante pode ser usado em obras de todos os portes — ou seja, pequeno, médio ou grande — sempre que for necessário transportar material a granel ou resíduos em grande quantidade, pois a sua traseira articulada ajuda na descarga do produto ou entulho e confere segurança e praticidade ao transporte da carga.

Desse modo, o caminhão basculante pode ser um diferencial para o seu canteiro de obras, uma vez que se trata de um equipamento que é muito versátil e ágil.

Quais são as principais características do caminhão basculante?

O caminhão basculante, como mostramos, é usado tanto em canteiros de obras como em transportes locais, especialmente em razão de suas vantagens e características. Veja, a seguir, quais são elas!

Versatilidade

O caminhão basculante tem versatilidade de uso, já que a maior parte dos modelos apresenta uma carroceria em metal que comporta um grande volume de carga. Assim, ele consegue transportar praticamente todos os tipos de mercadoria seca.
 
Além disso, os basculantes com dimensões menores também podem ser facilmente utilizados em operações urbanas. Isso é possível porque eles apresentam manobrabilidade e, inclusive, custos operacionais menores, especialmente quando comparados com os de grandes caminhões articulados.

Segurança nos transportes

A carroceria de um caminhão basculante é composta de uma estrutura metálica rígida para que seja possível transportar uma grande quantidade de material sem ultrapassar as laterais da caçamba.
 
Essa característica torna o transporte mais seguro, pois a estrutura da carroceria impede que os resíduos caiam ou sejam levados com a força do vento, além de ser possível usar lonas para garantir a integridade da carga e aumentar a segurança em deslocamentos.

Praticidade

Devido à sua traseira móvel, o caminhão basculante torna as operações de carga e descarga de materiais muito mais práticas e ágeis, sendo possível, por exemplo, depositar um grande volume de material na carroceria do caminhão de uma única vez.
 
Já na descarga de materiais, o caminhão basculante é prático porque permite que o processo aconteça sem o auxílio de trabalhadores ou máquinas.
 
Basta erguer a carroceria, pois o veículo utiliza a ação da gravidade para despejar o material em uma determinada área, concluindo o processo em poucos minutos.

E quais são os tipos de veículos com caçamba?

Como foi apontado, o caminhão basculante é muito versátil, e isso inclui uma listagem própria de veículos que compõem essa categoria. Para alugar caminhões basculantes, é interessante saber que eles podem ser usados em situações diferentes, e assim entender qual é mais coerente com o serviço que será realizado.

Podemos citar três tipos principais. Veja abaixo.

Toco

É o mais simples, podendo chegar aos 14m de comprimento distribuídos em dois eixos de rodas. Sua capacidade máxima é de 6 toneladas, a menor da categoria e, por isso, é mais interessante para transportes urbanos.

Truck

Sua configuração é muito semelhante ao toco, tendo a mesma medida de comprimento. Entretanto, o caminhão trucado conta com um eixo a mais, localizado na carroceria, oferecendo mais estabilidade e capacidade de carga.

Bitruck

Essa categoria apresenta quatro eixos de rodas, dois dianteiros e dois traseiros, o que garante uma maior distribuição de carga e, consequentemente, suporta cargas maiores que os outros dois tipos.

Como operar esse tipo de veículo com segurança?

Alguns cuidados devem ser adotados para dirigir um caminhão basculante com segurança, como estes:

  • não andar com carga acima do limite de peso e volume permitido;
  • fazer a distribuição igualitária do peso da carga na caçamba para evitar sobrecarregar um dos lados do caminhão;
  • procurar profissionais capacitados para dirigir esse tipo de veículo ou capacite seu pessoal de acordo com a legislação vigente;
  • fazer manutenções e revisões periódicas, para assegurar o bom funcionamento dos mecanismos.

Para descarregar o caminhão basculante, também temos outras recomendações importantes para garantir a segurança do operador e a própria integridade da máquina:

  • isolar a área ao redor do veículo;
  • não bascular a carga com o caminhão em movimento;
  • não utilizar trancos ou qualquer tipo de movimentação para desprender a carga;
  • evitar a descarga de materiais em locais em que venta muito;
  • permanecer na cabine enquanto estiver basculando;
  • manter as pessoas afastadas do local do basculante;
  • certificar-se de que a tampa da caçamba está aberta antes de bascular;
  • bascular o material transportado sempre em locais planos e firmes.

Como evitar o tombamento do caminhão basculante?

Ditas as orientações na direção, para descarregar o caminhão é necessário tomar alguns cuidados, para que o veículo não tombe. Além do prejuízo direto ao caminhão, o seu tamanho e peso dificultam o reposicionamento.

Para evitar acidentes, cuidar da distribuição dos materiais na caçamba e não exceder a carga máxima são pontos importantes, assim como bascular apenas em locais planos e estáveis. Descarregar o caminhão em terrenos inclinados, especialmente em declive, é correr um grande risco, use recursos alternativos nessas situações.

Outra recomendação é nunca subir a caçamba acima de 46º, pois essa é a angulação máxima para garantir a estabilidade da base de apoio. Caso sobre material no fim da basculação, opte por maquinários auxiliares ou até mesmo o descarrego manual.

Cuidado especial com fios de alta-tensão, árvores e outros tipos de construções, como cercas e outdoors. O ideal é descarregar o caminhão apenas em terrenos abertos, para que a caçamba não alcance a fiação ou atinja qualquer obstáculo em solo ou suspenso.

Quais são as vantagens de alugar um caminhão basculante?

Em geral, a principal vantagem da locação de caminhão basculante em detrimento à compra de um veículo tem relação com o aspecto financeiro, uma vez que as pessoas que optam pelo aluguel não precisam arcar com despesas relacionadas ao seu uso, como seguro, manutenção e serviços de rastreamento.

Além disso, ao alugar, não há problemas com a depreciação — fator que afeta o valor do patrimônio com o passar dos anos. Nesse caso, a própria empresa que disponibiliza o veículo arca com esse gasto.

Outro ponto relevante é a possibilidade de contar sempre com veículos modernos e equipados com o que houver de mais atual disponível no mercado sem ser necessário desembolsar altas quantias.

No caso da compra, mesmo que o veículo mais moderno seja adquirido, ele pode se tornar obsoleto muito rápido com o surgimento de novas tecnologias, fazendo com haja a necessidade de trocá-lo.

Realizar a locação da máquina inclusive permite a você testar os diversos modelos do mercado, e assim ter a certeza de qual deles se adequa melhor às suas necessidades.

Por fim, no caso da locação, também é possível alugar o caminhão basculante de acordo com a necessidade e, com isso, diminuir o impacto financeiro relacionado à flutuação da demanda, caso a sua obra não tenha a necessidade constante de utilizar o veículo.

Dessa forma, podemos citar como principais vantagens do aluguel:

  • possibilidade de sempre utilizar máquinas novas e modernas;
  • não é necessário gastar com a manutenção;
  • diminuição dos gastos de logística e armazenamento do equipamento.
  • Agora que você já conhece todas as vantagens de alugar caminhão basculante, considere utilizar essa modalidade quando for realizar uma obra para reduzir os seus gastos e, consequentemente, maximizar os seus lucros.

E para fechar negócio com uma locadora de maquinários, é imprescindível avaliar sua reputação no mercado, a satisfação dos clientes e seu tempo de operações. Alugar um caminhão basculante é uma escolha que pode ser essencial ao seu negócio, para isso, a Armac oferece o melhor disponível no mercado.

Líder nacional no segmento de equipamentos pesados, contando com uma frota de mais de mil máquinas disponíveis para você. Visite nosso portfólio e saiba mais!