O que é uma motoniveladora?

  • Motoniveladoras

O aluguel de motoniveladora é uma prática muito comum na construção civil. Trata-se de apenas um item do conjunto de maquinários utilizados nesse tipo de trabalho. Sua principal função está relacionada ao nivelamento de platôs e estradas, sendo uma das ferramentas mais importantes para serviços de terraplanagem. Seu diferencial está relacionado a trabalhos em larga escala e a alta eficiência.

O nivelamento é necessário na pavimentação de rodovias e estradas, no aprimoramento de terrenos irregulares, ou mesmo no acabamento de algumas obras específicas. Isso porque a motoniveladora pode ser aplicada de diversas formas, e é por isso que existem diferentes modelos e potências disponíveis no mercado. Também é por isso que o aluguel pode ser a melhor opção diante da sua necessidade.

Quer entender melhor como funciona a motoniveladora e por que você deveria alugar esse equipamento? Acompanhe abaixo nossas informações.

Entenda o que é uma motoniveladora

A motoniveladora é um equipamento que serve para deslocar e nivelar uma superfície de terra. Tem uma lâmina que pode inclinar em diversas posições em relação ao seu eixo de marcha e ao plano horizontal.

Muito utilizada em obras de construção civil, se consolidando, cada vez mais, no mercado como item essencial para a realização de terraplenagem. Sua principal função é fazer a terraplenagem de terrenos. Ou seja, nivelar determinado perímetro do solo.

Embora essa aplicação não seja utilizada no Brasil, a motoniveladora também é fundamental em estradas que contém neve, pois ela não somente é funcional para o nivelamento, mas escavação e deslocamento de grandes superfícies. Essa ação é feita por uma lâmina de aço, localizada na parte central do equipamento e por um arado responsável por abrir sulcos no terreno.

Sua principal utilização fica por conta de empresas de pavimentação, onde fica responsável em nivelar e preparar o solo para receber asfalto, cimento e outros materiais. O ramo agrícola aparece também como um dos principais utilizadores do maquinário, aplicando-o no trabalho de terraplenagem e aragem da terra, preparando-a para receber plantações.

As motoniveladoras são capazes de deslocar lateralmente grandes quantidades de materiais e para arrumação de superfícies e terrenos inclinados. Além da lâmina, o maquinário tem escarificadores que servem para lidar com superfícies mais densas, misturando e reintegrando o novo material.

Motoniveladora e suas aplicações

A motoniveladora, por ser versátil, completa e eficiente, apresenta diversos benefícios em suas aplicações. Pode ser utilizada também, em associação a outros maquinários, como os rolos compactadores e escavadeiras. Suas vantagens podem fazer a diferença em uma obra. Conheça as principais:

  • nivelar terrenos;
  • realizar pavimentação;
  • trabalho em declives e aclives;
  • fazer terraplenagem;
  • desgarramento e escarificação;
  • ajustar terrenos irregulares em plantações;
  • mistura e colocação de materiais;
  • criação e manutenção de taludes;
  • criação e manutenção de curvas de níveis;

No Brasil, a aplicação mais frequente desta máquina está em obras rodoviárias. Em geral, podemos dizer que sua principal função é auxiliar os operadores a concluírem rapidamente a construção, tendo entre suas principais tarefas a terraplanagem.

Algumas especificações da motoniveladora

O peso de uma motoniveladora é de aproximadamente 12~17 toneladas. Sua velocidade à frente varia de 4 a 35 km/h e à ré 7 a 23 km/h em média. As motoniveladoras têm seis rodas que permitem a movimentação por qualquer tipo de terreno.

Componentes da motoniveladora

As motoniveladoras são maquinários com diversos componentes distintos. Cada um deles cumpre um papel específico. Construída a partir de um chassi articulado, com seis rodas, uma lâmina no vão central e um ripper na parte traseira, também conhecido como escarificador.

Quatro das rodas da motoniveladora são localizadas na parte traseira, com a finalidade de distribuir a carga do motor e componentes mecânicos ao solo, proporcionando maior tração do equipamento. Todo este torque e força dissipada pelas rodas para o deslocamento da máquina é utilizado na lâmina ou escarificador para trabalhar o material desejado.

Sua cabine oferece visão em 360°, permitindo o trabalho utilizando aceleração nos dois sentidos, frente e ré. Sua parte frontal tem um contrapeso para aumentar sua estabilidade em territórios instáveis, de aclive ou declive. Com rodas robustas e um motor potente, é capaz de enfrentar qualquer terreno de forma prática e funcional.

Mais produtividade para seu trabalho

A produtividade das motoniveladoras depende da produtividade do operador, por isso, a Armac se preocupa em manter em seu catálogo, apenas maquinários que garantam a segurança dos trabalhadores, realizando sempre com o processo de manutenção de forma criteriosa.

As lâminas também são importantes para a máquina desenvolver seu trabalho perfeitamente, e há três sistemas que ajudam a alcançar isso: o sistema de controle de lâmina móvel, o sistema de avaliação de lâmina e o sistema de rotação lâmina em um círculo, isso reduz o número de vezes que a máquina deve passar sobre a superfície para alcançar o nivelamento completo.

Tipos de lâminas da motoniveladora

As lâminas das motoniveladoras podem ser alteradas dependendo do tipo de trabalho que será executado. Existem dois principais modelos que diferenciam-se entre si. É importante saber qual utilizar antes da execução do projeto. Entenda um pouco mais sobre as diferentes lâminas.

Lâmina de corte ou acabamento

É produzida com um material mais estruturado e de maior espessura, além de maior capacidade de cargas e durabilidade. Ideal para o início do processo de terraplenagem, removendo as partes mais densas e desniveladas.

Lâmina de acabamento

Tem um material um pouco mais fino que a lâmina de corte e, geralmente, é utilizada para acabamento de bases. Em um segundo momento na terraplenagem, responsável por deixar o solo preparado para construção ou para o uso de compactadores. Ambos os tipos de lâminas são capazes de realizar a construção de curvas de níveis, cortes e acabamentos. Porém, cada uma tem uma aplicabilidade específica.

Benefícios do aluguel da motoniveladora

Como dissemos, alugar uma motoniveladora é uma opção inteligente e econômica. Para você entender melhor, podemos citar abaixo algumas delas.

Economia

Como dissemos, há motoniveladoras de diversos modelos e aplicações. Assim, alugar uma que esteja de acordo com suas necessidades é uma forma de economizar. Você conta com eficiência e qualidade, sem extrapolar os custos.

Qualidade

A qualidade do trabalho se torna maior quando se tem acesso às ferramentas adequadas. A motoniveladora é essencial para trabalhos de terraplanagem e o aluguel garante o acesso a uma máquina com todas as manutenções em dia e em perfeito funcionamento.

Agilidade na operação

Uma motoniveladora ajuda você a agilizar o trabalho. Isso porque, caso você utilizasse máquinas mais manuais, certamente levaria muito tempo para serviços de grande porte, comprometendo prazos e necessidades.

Tranquilidade

Nada melhor do que a tranquilidade de saber que está realizando um trabalho bem-feito. A satisfação do cliente, a segurança e outras questões subjetivas sempre estão envolvidas quando o assunto é construção civil. Utilizar as máquinas corretas é uma forma de garantir tudo isso.

O processo de locação

Alugar uma motoniveladora é um processo simples e vantajoso. Basta procurar por uma empresa que trabalhe nesse ramo e fazer o seu orçamento. Na hora de escolher, é importante ter atenção a alguns detalhes da empresa, como a experiência de mercado e os profissionais envolvidos. Isso porque um atendimento técnico garante toda a orientação necessária para escolher o equipamento adequado.

Uma vez determinada essa questão e aprovado o orçamento, a locação é realizada a partir de um contrato celebrado entre as partes. Normalmente, realiza-se uma inspeção no equipamento antes da entrega ao locador e outra após a devolução. Detalhes como período de utilização e forma de pagamento podem ser negociados diretamente com a empresa.

Motoniveladoras da Armac: marcas e modelos

A Armac tem em seu catálogo as melhores marcas e modelos em motoniveladoras. Nosso maquinário é atualizado, sempre em perfeito estado de funcionamento, com manutenção constante e feita por profissionais qualificados. Estamos falando de um líder nacional no segmento de locação de equipamentos, com 25 anos de experiência.

Como se pode ver, o aluguel de motoniveladora é uma prática muito vantajosa para certos tipos de trabalho. Escolher uma empresa de confiança, contar com orientação para a definição do equipamento e cumprir todas as cláusulas do contrato é o melhor caminho para sucesso nessa empreitada.

Quer saber mais o aluguel de motoniveladora e outros equipamentos Armac? Conheça um pouco sobre as marcas e modelos disponíveis em nosso catálogo!