Guia sobre como atrair mais clientes para serviços de reparos e construção civil

Tempo de leitura: 17 min
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A busca por descobrir como atrair clientes e gerar mais faturamento no setor de serviços de reparos e construção civil é um objetivo comum entre as empresas. As especificidades desse mercado são importantes e devem ser consideradas para que, a partir disso, os resultados sejam potencializados. Não se trata apenas de atrair, mas também de saber como fidelizá-los.

Em meio a mercados competitivos, o produto final não é a única coisa que importa. Um bom serviço vai além de entregar o prometido, já que o processo, da contratação até a pós-venda, exige muito da empresa. Clientes estão em busca da melhor experiência possível na relação com um fornecedor, e o que performa bem nessa questão é o grande diferencial do mercado.

Neste post, trazemos um guia detalhado que ensinará como atrair clientes, manter uma relação satisfatória com eles e construir um nome sólido no mercado. Confira e aproveite a leitura!


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A competitividade no setor de reparos e construção civil

Setores como o da construção civil, geralmente, são compostos por grandes participantes, ou seja, empresas de grande porte que têm um nome estabilizado há anos no mercado. Sobreviver em meio a essa concorrência é um desafio que precisa ser encarado de forma estratégica e inteligente. Primeiramente, é fundamental entender com quem exatamente o seu negócio compete.

Sua empresa pode até realizar o mesmo trabalho de uma gigante da área de engenharia e de serviços da construção civil, mas, talvez, não seja ela a sua concorrente. Saber identificar quem são os competidores é essencial para entender exatamente com quem é a sua disputa. Só assim é possível ter sucesso e, definitivamente, ser um negócio relevante em meio ao mercado.

Identificando os concorrentes

Dificilmente uma empresa de médio porte concorre de igual para igual com as gigantes do setor. Por isso, o primeiro passo é analisar quem são as outras companhias do seu tamanho. Essas estão na disputa direta por clientes com você. Ou seja, seu foco deve ser superá-las e, no seu tamanho, ser a melhor de todas. Isso é o que trará o destaque necessário para alçar voos maiores.

Ser a melhor do seu mercado, no seu tamanho, colocará sua empresa pronta para ser vista como uma ótima opção, mesmo diante daquelas que são maiores. É como no futebol: um jogador que sobe das divisões de base conquistou esse lugar sendo o melhor na categoria dele. Só assim ele foi alçado aos profissionais, ou seja, ao jogo de gente grande!

Mantendo a competitividade

Para manter a competitividade, é elementar saber o que seus concorrentes estão fazendo e quais resultados eles estão obtendo. Um exemplo significativo é buscar entender quais contratos no setor de construção civil e de reparos eles estão conquistando.

Se essas empresas têm conquistado clientes, certamente, a forma como elas fazem negócio é interessante. Observe tudo: preços, atendimento, abordagem, modelos de contrato e o que mais for parte dessa relação. Esse é um ponto de partida significante para crescer no mercado.

Os desafios sobre como atrair clientes no setor

Em setores competitivos, saber como atrair clientes também passa por entender como superar desafios. A prestação de serviços de reparo e construção civil é um mercado bastante específico e fechado. Por mais que a divulgação não seja simples, é fácil encontrar gente interessada. Elas sabem o que querem, entendem os preços, mas, ainda assim, precisam ser orientadas.

A seguir, entenda quais são os desafios mais relevantes desse mercado, por que eles são recorrentes e como lidar com cada um.

Ter uma divulgação de qualidade

Uma boa divulgação é primordial para estar à vista de quem está em busca de serviços no setor de engenharia, construção civil e reparos. Hoje, há muitas formas de fazer isso, mas não há dúvidas de que a internet é uma das principais.

Posicionar seu negócio no Google é uma forma eficiente de atrair pessoas que estão em busca do que você pode oferecer. Com certeza, você está lendo este post porque ele trata sobre algo que você pesquisava. Isso pode funcionar também na hora de divulgar um negócio nessa área.

Compreender a precificação

Clientes tendem a ter certa restrição em relação à precificação para serviços que custam valores mais altos. O desafio é mostrar as razões pelas quais aquele preço é cobrado e, ao pagá-lo, de que forma o cliente terá um serviço de destaque à disposição.

É fundamental que a empresa disponibilize vendedores experientes e com bom trabalho de atendimento. Esses agentes serão capazes de detalhar os serviços, o que a empresa pode entregar em um projeto de construção ou reparo e, então, justificar os valores.

Oferecer contratos mais flexíveis e adaptáveis

Um orçamento de obra é sempre definido de maneira rigorosa. E, para que seu serviço esteja dentro desses custos, muitas vezes, é necessário saber flexibilizá-o. Se a empresa em questão terceiriza máquinas pesadas, por exemplo, é fundamental estar capacitado a oferecer somente o que o cliente precisa.

Isso tornará o custo em condições de ser pago, além de configurar um serviço totalmente personalizado e adaptável. Ao mercado, é muito positivo ser visto como uma empresa que trabalha sob demanda. Consequentemente, seu negócio construirá um nome sólido e terá referência para atrair clientes frequentemente.

Saber posicionar sua empresa

O que sua empresa vende, exatamente? Serviços no setor de engenharia e reparos na construção civil são bastante específicos. Por essa razão, é básico saber como posicionar seu negócio com clareza. No site, em uma publicidade na web, ou em qualquer outra forma de divulgação, é preciso listar todos os serviços oferecidos e mostrar detalhes.

Clientes desse segmento têm um conhecimento técnico maior e sabem exatamente o que precisam em seus projetos de construção ou reparo. Sua empresa deve saber explicar o que e como faz, crescendo a chance de atrair clientes interessados.

A importância das estratégias de atração de clientes

A busca por entender como atrair clientes precisa ser feita a partir do pensamento estratégico. Isso significa que, para alcançar os objetivos, a empresa deve trabalhar com alguns direcionamentos específicos. É imperativo entender o mercado, o que esse cliente precisa e, a partir disso, desenvolver uma estratégia de atração que seja eficaz.

Quando isso é feito, uma série de conquistas notáveis podem ser alcançadas. A seguir, entenda, por meio de alguns pontos simples, como atrair clientes de maneira estratégica pode trazer bons frutos!

Construir um nome no mercado

As estratégias de atração de clientes obrigam a empresa a trabalhar para que esteja cada vez mais conhecida no setor de engenharia e construção civil. Quando esses novos clientes são conquistados, a companhia tem a chance de mostrar seu bom trabalho e construir seu nome no mercado. São consequências naturais dessa busca por novos contratos em projetos variados.

Criar uma rede de clientela

O próximo efeito natural dessa abordagem estratégica da busca por clientes é construir uma clientela sólida e recorrente. Custa mais conseguir um novo cliente do que manter aqueles que já se tem. Por conta disso, é crucial valorizar quem já está com sua empresa. Gerar novas oportunidades de negócio ou fechar contratos de longo prazo pode gerar resultados financeiros realmente positivos!

Aumentar a visibilidade da empresa

Uma estratégia de atração de clientes, naturalmente, aumenta a visibilidade da companhia no mercado, considerando também o nicho específico em que ela está inclusa. Ter essa exposição é fundamental para construir um nome no setor e, principalmente, se tornar referência. Isso permitirá que, ao pensar no serviço que você presta, o cliente se lembre primeiramente da sua empresa.

As dicas para atrair clientes para serviços de reparos e construção civil

Procurar por dicas concretas sobre como atrair clientes para serviços de reparos e construção civil pode levar às melhores estratégias iniciais que um negócio deve adotar. Diante disso, nosso guia traz uma seleção especial do que ajudará nesse objetivo. Confira!

Saiba o que seu cliente necessita

Seu cliente tem necessidades específicas no projeto em questão. Sua empresa, como prestadora de serviços, deve estar pronta para oferecer o suporte ideal para a situação. Ele precisa de uma plataforma elevatória? A necessidade é para um trator? E quanto tempo vai durar a obra?

Todos esses detalhes devem ser checados e entendidos, para, então, ser possível realizar uma proposta de serviço devidamente alinhada com a necessidade em questão. Empresas dispostas a se adaptar para atender um cliente têm grandes chances de fechar negócios e solidificar suas marcas.

Ofereça um serviço completo

Seu cliente talvez não saiba que precisa de um serviço completo até que você explique o quanto poderá ajudar com as demandas dele. Se ele quer evitar um custo de ociosidade de manter máquinas compradas, o aluguel é a saída. No entanto, será que dá para oferecer mais?

No seu pacote de serviços, seguindo esse exemplo, é possível oferecer, também, a manutenção, disponibilizar operadores alocados na obra, entre outras possibilidades. Quando sua empresa sabe a maneira de apresentar isso tudo, como um serviço único e com um preço justo, as chances de contratação aumentam.

Personalize as condições

Clientes são seduzidos por empresas capazes de se adaptarem às necessidades que eles têm. Quando tratamos do setor de construção civil, é muito comum que projetos mais complexos demandem serviços bem-específicos. Se sua empresa pode oferecê-los, não hesite.

Essas personalizações ajudam a criar um nome sólido no mercado, com o reconhecimento por ser uma empresa disposta em servir com qualidade. Ao mesmo tempo, esse é um desafio valoroso, mas que, se for superado, pode trazer muitos clientes.

Mostre autoridade no assunto

Estamos falando de um mercado altamente técnico e de que clientes não podem errar. Portanto, para conquistar pessoas que estão a esse nível de exigência, deve-se demonstrar sua força. Ser autoridade no campo específico do projeto gera confiança e pode ajudar a fechar contratos.

No entanto, essa autoridade só pode ser transmitida se sua empresa realmente é capacitada. À vista disso, o trabalho começa com experiência e montagem de uma equipe de qualidade. Se necessário, para atender clientes específicos, contrate profissionais especializados para gerenciar o projeto.

Amplie a oferta de serviços

Oferecer mais é sempre uma forma precisa de ganhar espaço no mercado e conquistar ainda mais clientes no segmento. Hoje, com tanta competitividade, ampliar a especialização é necessário e pode ser decisivo para ganhar espaço nesse setor de engenharia e construção civil.

Sua empresa oferece um serviço terceirizado, mas ainda é possível que ela terceirize. Dado isso, nunca hesite em contratar profissionais para projetos específicos. Isso ajudará a ter uma oferta de serviços ainda maior, sempre atendendo ao que o cliente está em busca.

Divulgue seu negócio

É fundamental divulgar seu negócio nos canais certos, da maneira mais eficaz. Esse é um pilar básico quando falamos sobre como atrair clientes, já que eles estarão em busca da sua empresa de diferentes formas, por vários canais. Sendo assim, as melhores maneiras de divulgação são:

  • crie um site institucional para sua empresa;
  • divulgue os serviços em redes sociais;
  • crie conteúdo relacionado ao seu negócio (blogs ajudam a atrair mais tráfego de clientes interessados para o seu site);
  • divulgue o depoimento de clientes satisfeitos (posicione isso no seu site, sempre em local de destaque);
  • faça um trabalho ativo, entrando em contato com empresas que possam ser clientes em potencial.

Demonstre responsabilidade e cordialidade

Trabalhar de forma responsável e eficaz é imprescindível para construir um nome forte no mercado. Se sua empresa oferece serviços para projetos completos e com prazos curtos, é vital atuar com uma metodologia ágil que corresponda a essa exigência.

O mesmo deve ser aplicado em relação à responsabilidade técnica. A vistoria de obra deve encontrar um trabalho realizado dentro dos parâmetros aguardados, o que é o básico para satisfazer o cliente.

Além disso, cordialidade, flexibilidade e jogo de cintura nunca são demais! Trate seus clientes de maneira diferenciada, sempre se mostrando disponível, paciente e disposto a solucionar qualquer questão. Isso faz muita diferença nesse setor.

Aprenda a negociar preços

Preços são sempre uma questão de relevância, e, consequentemente, o cliente estará sempre em busca das melhores condições. No entanto, você sabe o quanto seu serviço custa para ser executado e, a partir disso, qual margem de lucro pretende ter em cada contrato.

Desse modo, esteja aberto a negociações, desde que elas não desvalorizem o trabalho ou prejudiquem os lucros. É essencial mostrar-se flexível, especialmente se o cliente em questão tiver interesse de fechar contratos recorrentes, ou a longo prazo.

A importância de melhorar seu atendimento

O atendimento é um trabalho que se coloca como a sequência das ações sobre como atrair clientes. Uma vez que eles estão em contato com sua empresa, ainda prestes a fechar contrato, ou já nessa parceria, esperam que sua empresa esteja plenamente à disposição para o que for necessário. Se é possível entregar isso, bons resultados podem ser alcançados.

Fidelizar

Um atendimento de destaque fideliza. Muitos clientes vêm de experiências ruins, em que até tinham a entrega de um serviço bom, mas a comunicação com os agentes de venda e gestores da relação de trabalho era muito ruim. Isso é mais comum do que se imagina. Então, se a sua empresa consegue atender bem, são grandes as chances de criar relações mais sólidas com clientes.

Criar uma boa impressão sobre a empresa

A primeira impressão é a que fica. O velho ditado popular ajuda a explicar como a imagem da sua empresa pode ser afetada quando um atendimento primário é ruim. Portanto, logo no primeiro contato com clientes em potencial, garanta que a experiência seja completa e satisfatória. Esse alto nível deve manter-se em toda relação, até mesmo no pós-venda.

Oferecer um diferencial importante

O atendimento deveria ser o básico, mas pode ser o diferencial em determinados mercados. Muitos cases de sucesso, na engenharia e construção civil, são construídos por meio de uma ótima relação entre empresa e seus clientes. Logo, diferencie-se e proponha métodos de atendimento convenientes ao cliente, acessíveis e capazes de resolver qualquer questão.

O poder do pós-venda para fidelizar clientes

O pós-venda é uma etapa fundamental da relação entre empresas e clientes. O papel do fornecedor do serviço não termina quando ele fecha a venda, e, nesse mercado, é ainda mais válido mostrar-se próximo e disponível para resolver qualquer situação. É possível afirmar que um trabalho de pós-venda qualificado é decisivo para ter sucesso nesse setor.

Aumento da confiança

Uma relação de confiança é construída com muita disponibilidade por parte da empresa que presta o serviço. Para conseguir isso, o trabalho de pós-venda não pode ser negligenciado. A empresa deve mostrar-se interessada na qualidade de sua entrega, mesmo depois de um negócio fechado.

Isso gera uma relação de confiança com o consumidor, que percebe a preocupação com o sucesso de seu projeto. Assim, a companhia consegue construir um nome muito forte no mercado e passa a ser conhecida pela sua dedicação a bons resultados.

Facilidade para solucionar problemas

Empresas fazem o máximo de esforços possíveis no momento de fechar um contrato, afinal, é uma etapa decisiva do trabalho e o que gera faturamento. No entanto, é preciso pensar a longo prazo, e o pós-venda é parte desse trabalho contínuo. Os esforços devem ser mantidos em todo tempo de relação com esse cliente.

Eles terão dúvidas, problemas e precisarão estar em constante contato com o prestador de serviços. Por isso, um bom trabalho de pós-venda destaca alguém para acompanhar a experiência daquele cliente, mantendo-se próximo. Esses esforços precisam ser ativos, oferecendo suporte antes mesmo de o cliente solicitar.

Feedback para seguir em melhorias

Feedbacks são ótimos para manter um acompanhamento sobre como os clientes estão avaliando o trabalho da empresa. Portanto, é imprescindível oferecer a oportunidade de essas pessoas relatarem o que estão achando da experiência. Isso precisa ser feito sem medo, ainda que críticas não tão positivas possam ser a resposta.

Todo feedback deve ser utilizado para construir um serviço ainda melhor. O cliente que tem esse espaço oferecido sente-se importante e entende que sua voz tem valor na relação com sua empresa. É uma prática que só traz ganhos, desde que bem-executada.

Os principais erros que impedem a atração de clientes

Saber como atrair clientes passa, também, por entender quais erros decisivos devem ser evitados. Uma empresa pode ser altamente competente e qualificada, mas, se seu trabalho de atração e abordagem é ruim, poucos clientes podem ser conquistados. Confira, a seguir, alguns erros básicos que podem e devem ser afastados.

Preços fora da realidade

Esse é um fator que não só impede a atração do cliente, mas já o afasta logo cedo. Se seus preços são fora da realidade, é difícil conseguir bons negócios. Entenda a precificação do mercado e defina a sua de acordo com o nível do serviço oferecido. Ainda que você possa cobrar mais alto, o cliente pode não entender, ainda que seu valor seja justificável.

Atendimento ruim

Um atendimento ruim dificulta a comunicação e transmite a imagem de uma empresa que não se importa com o cliente. Esse é um impeditivo fundamental para que uma boa relação se estruture, gerando o afastamento imediato, logo no momento de tentativa de captação de um novo cliente. Investir em atendimento de qualidade, em vários canais, é crucial para o sucesso.

Falta de flexibilidade

Se seu cliente precisa de mais do que você pode oferecer, certamente ele procurará outro fornecedor. O mesmo acontecerá se ele estiver em busca de uma oferta de serviço bastante específica, mas sua empresa não tem interesse em flexibilizar e adaptar a prestação. É fundamental tentar adaptar-se, mas focando em entregar qualidade no serviço.

A importância da qualidade dos serviços executados

A qualidade do serviço oferecido é fundamental para atrair clientes e mantê-los fidelizados. Contratos recorrentes dependem, também, de qualidade, o que é primordial e, de certo modo, o foco principal do que a empresa faz no mercado.

Portanto, os clientes têm algumas exigências específicas quando falamos de serviços de engenharia, reparos e construção civil. Os principais que podem ser destacados são:

  • maquinário adequado e com boa conservação;
  • mão de obra qualificada para cuidar das demandas nos projetos;
  • gestão de projeto adequada para gerar bons resultados;
  • manutenção de ponta, em caso de equipamentos terceirizados;
  • acompanhamento direto e contínuo para garantir qualidade do serviço.

A busca por entender como atrair clientes não é um trabalho simples, mas depende de boas práticas, como você viu ao longo do conteúdo. De forma geral, divulgação, atendimento de ponta e qualidade no serviço prestado são essenciais para captar mais clientes e, principalmente, fidelizá-os.

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