10 principais equipamentos usados para elevação de pessoas ou materiais

Tempo de leitura: 20 min
  • Engenharia
  • Logística

Aluguel de Manipulador Telescópico

Locação de manipuladores para movimentação


A movimentação em canteiros de obras costuma ser intensa. Nesse contexto, os equipamentos de elevação cumprem papel essencial para uma adequação segura e dinâmica nessa rotina. Dessa maneira, eles garantem que pessoas e ferramentas recebam a devida condução até pontos altos, com proteção e o mínimo de risco — o que é fundamental na construção civil.

Em um cenário no qual figuram diferentes ambientes, alturas e demandas de transporte, há uma série de equipamentos de elevação que podem desempenhar funções entregando eficiência. Por esse motivo, é importante conhecer tais maquinários a fim de entender como cada um deles pode contribuir para uma construção mais segura e eficiente.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura. Ao longo do post, trazemos uma lista com os 10 principais equipamentos de elevação, apontando quando são úteis, como funcionam e que nível de importância carregam.

Confira!

O que são equipamentos de elevação e para que servem?

Para começar, é importante entender exatamente o que são os equipamentos de elevação. Eles consistem em estruturas capazes de deslocar materiais, ferramentas e trabalhadores no canteiro de obras, de um ponto a outro, com segurança e agilidade.

Dessa maneira, tais maquinários têm como objetivo minimizar os riscos nas obras e facilitar a rotina dos trabalhadores. Consequentemente, eles contribuem para o aumento da produtividade e o progresso da construção conforme o esperado. Afinal, o alcance de alturas maiores representa uma necessidade recorrente nessas atividades, e isso não pode ser feito sem que haja, em especial, segurança.

Vale destacar que existem duas categorias de plataformas de elevação: as focadas apenas no transporte de objetos e as que servem como meio de deslocamento para operários. As que deslocam materiais são vitais para levar volumes de um ponto térreo até locais mais altos das obras que precisam de ferramentas, máquinas, equipamentos, materiais de construção, entre outros.

Seguindo a mesma ideia, as plataformas elevatórias voltadas ao transporte de pessoas garantem que os operários cheguem a alturas mais elevadas em total segurança. Na maioria das vezes, elas cumprem o papel de plataforma, e não só de transportadora. Assim, os profissionais conseguem se manter estáveis, equilibrados e seguros enquanto desenvolvem qualquer atividade em altura maior.

Um ponto que deve ser considerado em relação ao uso desses equipamentos é o tempo de trabalho aplicado. Existem muitos deslocamentos necessários em um dia de atividades, sobretudo se o projeto em questão é a construção de edifícios, ou qualquer estrutura que tenha mais de um andar. Por isso, desenvolver processos otimizados e produtivos só se torna possível quando os itens ficam sempre à disposição.

Nesse cenário, pode ser necessário manter os dois tipos de equipamentos acessíveis às equipes de trabalho. O ideal é que seja feita uma avaliação antecipada, a fim de definir quais serão as necessidades na obra. Desse modo, será possível entender se haverá a necessidade de elevar apenas operários, ou se equipamentos e ferramentas de maior porte também deverão ser utilizadas em alturas maiores.

Para tanto, o profissional responsável pela obra deve checar os tipos e as funcionalidades dos aparelhos de elevação, para só depois realizar a solicitação das máquinas úteis. Além da dinâmica de trabalho, é importante considerar ainda a segurança disponibilizada por cada aparelho. Por isso, um profissional da área precisa marcar presença frequente no processo de decisão.

Nesse sentido, o planejamento do tipo de equipamento a ser utilizado ajuda a buscar a melhor solução antes mesmo do projeto começar. Isso evita atrasos no cronograma ou contratações de maquinários de forma emergencial, o que poderá interferir no preço e até mesmo na qualidade do prestador escolhido.

Qual é a importância de ter equipamentos de elevação em um canteiro?

Entendendo o que são os equipamentos de elevação, é fundamental compreender a importância desse tipo de maquinário em um canteiro. Na prática, eles desempenham um papel vital e, muitas vezes, até mesmo em projetos que não incluem a construção de estruturas altas.

Na sequência, confira quais são os principais aspectos envolvidos na relevância de ter essas máquinas!

Deslocamento adequado de volumes

Um equipamento de elevação qualificado ajuda a realizar esses trabalhos com parâmetros básicos de conservação e de segurança no local de trabalho. Se o procedimento escolhido não for o mais apropriado, surgem sérios riscos de prejudicar a estrutura de máquinas e ferramentas deslocadas de um ponto a outro.

No caso da elevação de trabalhadores, existe o problema das quedas, geralmente causadas por esforços excessivos, fruto da falta de adequação na tarefa de acesso do profissional até o ponto pretendido.

Sendo assim, não basta levar um volume qualquer de um ponto mais baixo a outro mais alto — isso poderia ser feito até mesmo de maneira improvisada —, mas estamos falando de empresas de renome, que trabalham apenas de modo regular. Dessa forma, os equipamentos de elevação de excelência se tornam imprescindíveis para o deslocamento de volumes.

Mitigação de riscos

Na construção civil, a análise de riscos é primordial. Em atividades de elevação, eles são claros e precisam aparecer na balança, já que não há trabalho 100% seguro, sobretudo a tantos metros do chão. Por isso, empregar equipamentos de elevação é uma forma de, ao menos, garantir todos os recursos possíveis, buscando evitar qualquer acidente causado pela altura.

Máquinas especializadas, uma vez posicionadas em um canteiro, asseguram os recursos necessários para que os trabalhadores possam executar suas tarefas sem terem de pensar em improvisos arriscados. Em contrapartida, práticas indevidas podem ocorrer com mais frequência em projetos que não estão dispostos a providenciar itens adequados. Por isso, oferecer esses equipamentos é uma obrigação.

Produtividade

A baixa produtividade é um problema que precisa ser enfrentado em obras de maior porte, e os equipamentos de elevação conseguem ajudar a contornar tal inconveniente. Isso porque todo aparelho de elevação é projetado para seguir certos parâmetros — entre eles, os principais têm relação com segurança, elevação, alcance e eficiência.

Desse modo, as máquinas são pensadas não somente para cumprirem seu papel, ou seja, elevar, mas também em atuar em prol do desenvolvimento da tarefa no menor tempo possível, com o mínimo de esforço aplicado.

Esse tipo de projeção é o que assegura a redução de tempo de trabalho em canteiros, acelerando o período de elaboração de projetos variados. Assim, a partir do uso de equipamentos adequados, há a adaptação necessária para que o trabalho seja devidamente acelerado, sem perda de qualidade ou segurança.

Proteção de propriedade

A proteção de propriedade é uma questão muito relevante, naturalmente, ainda que atrás da segurança. Maquinários, ferramentas e outros volumes diversos, utilizados nas obras, fazem parte do projeto de construção e, não raro, podem também ser propriedade da empreiteira.

Nesses casos, colocá-los em risco devido a um deslocamento inadequado é uma prática capaz de gerar grandes prejuízos. Dessa maneira, os equipamentos de elevação são essenciais para garantir que todos esses volumes sejam conduzidos com a proteção ideal, sem exposição a choques, atritos e quedas.

Automaticamente, além da preservação da propriedade privada, há ainda a maior segurança fornecida aos operadores envolvidos na tarefa, o que reforça a importância de contar com a infraestrutura adequada.

Qualificação do trabalho

Os pontos de maior altura são recorrentes em projetos de construção civil, especialmente em obras específicas, como a construção de prédios ou reforma de fachada. Em tais casos, os equipamentos de elevação se tornam parte da seleção de máquinas essenciais ao trabalho.

Isso porque, além de uma questão de segurança, a contratação desses recursos é uma questão de qualidade na entrega do projeto. Nessa situação, há chances de o trabalho não ser o mais apropriado, se os funcionários não puderem ser deslocados de maneira funcional e prática até o ponto mais alto.

Já com a infraestrutura correta, é mais fácil executar tarefas de alta complexidade, o que influencia o resultado da obra. Vale destacar que a qualificação do trabalho é fundamental para que empresas consigam cumprir com as expectativas implementadas nos projetos.

Quais são os 10 principais equipamentos de elevação do mercado?

Agora que você já sabe a importância dos equipamentos de elevação, é o momento de descobrir os 10 principais modelos disponíveis no mercado. Na prática, ocorre uma vasta seleção desse tipo de maquinário. Suas respectivas aplicações variam de acordo com alguns fatores, como a altura, a necessidade de transportar equipamentos ou pessoas, o volume elevado, entre outros pontos essenciais.

A seguir, listamos os 10 equipamentos de elevação do mercado mais comuns nos principais tipos de projeto de construção civil. Entenda como cada um deles funciona e de que maneira podem entregar utilidade a uma obra!

1. Andaimes

Os andaimes são um dos equipamentos de elevação mais populares. Eles consistem em estruturas pouco complexas, sendo formados apenas por barras metálicas, muitas vezes tubulares, que conferem altura e sustentação às plataformas planas, nas quais os operários permanecem posicionados para realizar o trabalho em questão.

Embora os andaimes tenham configuração simples, são bem resistentes e permitem que os trabalhadores cheguem até áreas mais altas em construções. Assim, uma vez montada, a estrutura de andaimes possibilita uma subida contínua, conforme a necessidade de fazer determinada tarefa em pontos ainda mais altos do local.

Por esse motivo, os andaimes são bastante relevantes em reformas ou obras em fachadas de prédios, sobretudo nas fases finais, em que a estrutura principal do edifício já foi concluída.

2. Minigrua

As mini gruas são maquinários de elevação extremamente úteis e funcionais, com a proposta de levar equipamentos e volumes de médio porte até alturas maiores. Elas podem apresentar diferentes tamanhos e capacidades, com as mais potentes conseguindo sustentar um peso de até 500kg e chegando a incríveis 120m de altura.

Para ser utilizada, uma mini grua precisa ser montada de forma direta no ponto mais alto, onde será necessário alocar os objetos desejados. Uma vez posicionada, ela consegue, por meio de um gancho movimentado por roldanas, puxar os volumes para cima.

Além disso, seu funcionamento recebe um ótimo acréscimo de potência pelo fato de ser elétrica e contar com um freio eletromagnético, trazendo também mais segurança para controlar a movimentação de volumes. Dessa maneira, a minigrua pode atuar em qualquer tipo de projeto, já que é essencial para levar equipamentos de modo rápido entre um ponto e outro.

3. Elevadores cremalheiras

Os elevadores cremalheiras são maquinários externos que não demandam escavação de poço, operando presos a uma estrutura de trilhos verticais. Com uma formatação simples, mas altamente resistente e qualificada, eles permitem deslocamentos verticais de forma rápida e fácil. Tal equipamento é movimentado por um motor elétrico, o que garante o dinamismo necessário.

A estrutura, montada com pistas de engrenagem, garante que o deslocamento da plataforma do elevador seja feita com total segurança, algo vital no canteiro. De quebra, o equipamento também é muito resistente, o que resulta em uma alta capacidade de transportar tanto trabalhadores quanto ferramentas, materiais e quaisquer outros volumes mais pesados que exijam maior robustez.

4. Plataformas elevatórias

A plataforma elevatória é um dos equipamentos de elevação mais funcionais, em especial pela sua mobilidade otimizada. O que permite isso é a estrutura ser fixada a um braço mecânico articulado de longa extensão, ligado à base móvel.

Traçando uma abordagem mais específica, trata-se de um veículo de pequeno porte que pode movimentar a estrutura para o local mais cômodo ao trabalho. Por ser articulada, tal plataforma aérea também garante movimentação livre nos sentidos horizontal e vertical.

Isso ajuda a alcançar não somente as maiores alturas, mas a assegurar flexibilidade estendida para acessar os locais mais complexos. A plataforma comporta mais de um trabalhador, mas é primordial que um profissional de Segurança do Trabalho define, em cada projeto, quantos podem usá-la de modo simultâneo.

5. Balancins elétricos

O balancim elétrico consiste em uma espécie de andaime. No entanto, sem a dependência de uma estrutura metálica complexa maior. É apenas uma plataforma capaz de comportar cerca de quatro pessoas, passível de elevação a partir do auxílio de um motor elétrico simples.

Em cada lado do balancim, ficam posicionados cabos de aço que viabilizam o deslocamento — sempre vertical — da plataforma. Os guinchos elétricos cumprem função essencial para um transporte mais dinâmico, mas os cabos de aço também são importantes a favor da fixação na estrutura.

É necessária a criação de um ponto de firmeza na parte superior do local em que o balancim operará para que, a partir dali, a plataforma possa ser elevada. Esse equipamento costuma aparecer bastante em tarefas realizadas em fachadas de prédios e estruturas similares, por exemplo.

6. Guindastes

Os guindastes são um dos equipamentos mais robustos à disposição no universo da construção civil. Afinal, essa máquina sustenta grandes volumes de peso, o que a torna essencial quando há uma exigência muito maior no projeto em questão. Inclusive, ela é vista constantemente também na operação logística portuária, levantando contêineres.

Os guindastes são compostos por uma grande estrutura de ferro, fixa e vertical, que em sua extremidade tem um braço móvel. Nele, com mais mobilidade, fica preso o seu gancho, ou seja, é possível, não só levantar o volume de baixo para cima, mas também movimentá-lo no sentido horizontal. Isso aumenta a utilidade do guindaste, fazendo com que ele consiga ser empregado em diversos cenários em um canteiro de obras.

Outro diferencial essencial de tal máquina é que vários deles podem ser acoplados a caminhões, o que ajuda demais no processo de deslocamento da estrutura. Assim, em um projeto no qual o canteiro apresenta tamanho considerável, o guindaste de caminhão desempenha papel crucial em inúmeros pontos durante um dia de trabalho, justamente devido à facilidade de transporte.

7. Gruas

As gruas, também conhecidas como guindastes de torre, consistem em uma estrutura metálica de grande porte com altura de trabalho que varia entre 10 metros a 150 metros ou mais. Elas conseguem realizar uma série de movimentos horizontais e verticais. No entanto, o seu braço mecânico é fixado à estrutura de sustentação que, por sua vez, não viabiliza o deslocamento rápido de um ponto ao outro como o guindaste faz.

Geralmente, elas são implementadas em prédios com grandes alturas e de alto grau de industrialização — como casas pré-fabricadas, banheiros prontos e painéis unitizados.

8. Manipuladores telescópicos

O manipulador telescópico conta com um veículo semelhante a um trator, de rodas grandes e tração excelente. Desse modo, ele apresenta capacidade avançada de acesso a áreas difíceis, sendo um dos seus diferenciais. Com isso, tal equipamento é altamente útil em canteiros mais complexos, podendo ser indispensável, sobretudo de acordo com o projeto em questão.

Portanto, em construções marcadas por muitas áreas de subida ou desníveis gerados pelo trabalho realizado, o manipulador telescópico é o equipamento ideal para garantir um acesso fácil e seguro. A partir disso, a equipe se torna capaz de realizar uma atividade funcional e adequada.

9. Pórticos rolantes

O pórtico rolante é uma estrutura simples de elevação e deslocamento de cargas de um ponto a outro, segundo a extensão do aparelho. Seu formato funciona como o de uma baliza simples, apresentando duas colunas verticais e uma base horizontal que liga essas duas de uma extremidade a outra. Além disso, cada uma de suas pontas desempenha a função de suspender o volume que será transportado ao lado oposto por meio da estrutura horizontal.

Nesse sentido, o pórtico rolante é um equipamento que atua de modo relativamente rápido, com bastante segurança e um dinamismo de eficiência suficiente para tornar projetos mais ágeis e produtivos. Assim, ele consegue substituir guindastes e pontes rolantes, dependendo da distância pela qual o produto será transportado, em especial. Ademais, vale lembrar que essa máquina pode operar tanto em áreas abertas como em ambientes fechados.

10. Munck

O caminhão Munck tem a importante utilidade de deslocamento de peças, máquinas e ferramentas pesadas de um ponto a outro. Sua estrutura é simples: trata-se de um caminhão com um braço hidráulico na parte de trás, capaz de realizar movimentos variados para içar qualquer volume da parte de fora e colocá-lo exatamente no caminhão, permitindo assim o transporte até um outro local.

A principal diferença de um Munck para um guindaste tradicional está na capacidade de deslocamento que o caminhão oferece. Em contrapartida, ele entrega um potencial reduzido na movimentação de pesos. Ainda assim, esse é um dos mais úteis equipamentos de elevação necessários em projetos, seja continuamente ou para operações pontuais.

O que considerar ao escolher um equipamento desse tipo?

Após conhecer os 10 principais equipamentos de elevação, é importante entender o que considerar ao escolher uma máquina desse tipo. Na prática, não existe discussão a respeito do retorno potencial sobre o investimento nessas ferramentas, mas é essencial, também, que as empresas entendam que a contratação precisa seguir alguns parâmetros.

Da questão financeira até a operação, tudo deve ser devidamente analisado para identificar quais são os impactos de ter um equipamento de grande porte e alta complexidade no canteiro.

A seguir, confira pontos relevantes a se colocar na balança antes da escolha de um equipamento de elevação!

Segurança

A segurança é um fator essencial dentro de um canteiro de obras. Desse modo, todo e qualquer trabalho só pode ser executado, se houver parâmetros de proteção cumpridos, garantindo que o trabalhador, em sua saúde física, fique protegido contra grandes esforços e acidentes.

Nesse sentido, tarefas envolvendo equipamentos de elevação precisam estar adequadas para um ambiente 100% seguro. Por isso, antes de contratar máquinas para realizar as metas, profissionais de Segurança do Trabalho devem promover inspeções e estudos na área, buscando uma avaliação concreta sobre o andamento da operação.

Junto a tais especialistas, também se costuma definir o equipamento mais seguro, mas igualmente capaz de prestar o suporte para o trabalho pretendido.

Custo-benefício

Os equipamentos de elevação podem ter um investimento mais elevado, e esse é um dos principais pontos avaliados antes da obra. Como comprar e manter tais equipamentos pode gerar despesas mais altas, sobretudo com a manutenção, é mais interessante optar pela terceirização.

Isso porque a terceirização de equipamentos é uma excelente saída para garantir que a obra terá a máquina certa para cumprir um trabalho de elevação, porém, sem que isso represente um gasto exagerado. Nessa possibilidade de contratação, empresas fornecedoras conseguem oferecer aparelhos novos, de alta qualidade, com a manutenção e o seguro inclusos no contrato.

Utilidade na obra

Como você viu, toda contratação de equipamento precisa passar por um estudo prévio, visando uma escolha perfeita para a necessidade em questão. Afinal de contas, existe uma ampla oferta de itens de grande utilidade e com diferentes capacidades disponíveis no mercado.

No entanto, nem todos entregam a versatilidade suficiente para simplesmente servir a qualquer tipo de obra. Por isso, os profissionais técnicos capacitados devem realizar um estudo de viabilidade em busca da identificação exata de quais são as exigências do local e do que será transportado.

Isso torna possível a escolha de um equipamento que dê acesso e movimentação apropriados, além da sustentação exigida e, sobretudo, o nível de segurança desejado para a execução da tarefa.

Manutenção

Os equipamentos de obras requerem manutenção periódica, em especial, porque ficam expostos a uma alta quantidade de uso e, também, devido aos grandes impactos causados pelos esforços feitos. Nesse sentido, é importante destacar que uma rotina de manutenção não é algo tão simples. Afinal, além dos custos de manter o equipamento sempre conservado e pronto para uso, há ainda a aplicação de trabalho especializado.

Por esse motivo, a contratação de um equipamento de elevação deve ter como principal questão a manutenção. Dessa maneira, é interessante responder perguntas básicas antes de fechar negócio, como:

  • Há pessoal qualificado para realizar as manutenções?
  • A empresa conseguirá custear a manutenção?
  • Quanto tempo o trabalho de manutenção consumirá?
  • Na terceirização, a manutenção está inclusa?

Quais outros locais os equipamentos elevatórios podem ser utilizados?

Após entender o que considerar ao escolher esses maquinários, é indispensável conhecer onde eles podem ser empregados. Embora sejam conhecidos por suas funções em um canteiro de obras, na verdade podem ser úteis em diversos ambientes. Afinal, existem outras atividades que necessitam da movimentação de pessoas e materiais em pontos altos, como:

  • agricultura;
  • paisagismo;
  • mineração;
  • usinas sucroalcooleiras e sucroenergéticas;
  • eventos;
  • florestal e agroflorestal;
  • movimentação portuária;
  • alimentação e movimentação de usinas e pátios de biomassa;
  • movimentação logística.

Cada equipamento elevatório ajuda de maneira diferente nessas atividades. Uma mini grua, por exemplo, pode ser utilizada para levar fertilizante para dentro de um trator que fará a adubação do solo. Já um caminhão Munck é usado na poda de árvores ou manutenção de uma rede elétrica.

Desse modo, é possível concluir que os equipamentos elevatórios são máquinas versáteis e de grande importância, não somente na construção civil, mas também em diversos outros setores. Sendo assim, se você desempenha atividades em que é necessário movimentar materiais, itens pesados e colaboradores, pode contar com esse tipo de maquinário.

Como você viu neste post, a contratação de equipamentos de elevação é uma necessidade recorrente em obras para efetivar a segurança, adequação no trabalho e produtividade na construção civil — além de outros aspectos. Desse modo, entre essas 10 opções apresentadas, algumas das máquinas podem entregar utilidade para garantir os resultados esperados no projeto.

Após ler este conteúdo você se interessou pelas plataformas elevatórias, mas não sabe qual escolher para o seu projeto? Aproveite que está por aqui e aprenda a identificar qual equipamento você precisa!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável