Entenda a importância da manutenção de plataformas elevatórias

  • Manutenção

A manutenção de plataformas elevatórias é uma medida de segurança essencial para seu correto funcionamento. Fundamentalmente, esse procedimento deve ser realizado em frequência correlata ao uso da plataforma, ou seja, quanto mais utilizada, mais necessário o acompanhamento e manutenção.

De forma geral, há dois tipos de manutenção conhecidas: a preventiva e a corretiva. Porém, você sabia que existem, pelo menos, seis formas de manutenção? Por essa razão, preparamos este artigo para abordar um pouco mais sobre elas e os seus métodos para que você entenda, com detalhes, sua importância. Confira!


Locação de plataformas elevatórias

de 8 a 21 metros – Fale pelo WhatsApp


Manutenção de plataformas elevatórias: qual a importância?

O principal objetivo da manutenção da plataforma elevatória é manter a qualidade e maior durabilidade do equipamento. Portanto, não deve ser realizada somente quando houver falhas graves, mas sim de forma periódica. Afinal, esses aparelhos são utilizados em muitas frentes e aplicações. Lembre-se que é melhor consolidar sua excelência e trabalhar com segurança do que pagar caro futuramente com imprevistos.

Os fatores observados na hora da manutenção são: histórico do maquinário, falhas já sofridas, levantamento de revisões anteriores para, assim, avaliar o risco de troca de peças, quando necessário. Inclusive, nessa etapa, observa-se a parte elétrica e hidráulica de forma precisa. Outra questão são os tipos de reparos que podem ser realizados.

Quais são as formas de manutenção?

Para que a revisão da plataforma seja eficiente, é preciso ficar atento aos detalhes, pois cada manutenção tem sua finalidade, períodos e instruções para serem seguidas de forma criteriosa.

As manutenções são realizadas por profissionais técnicos devidamente certificados, uma vez que esse trabalho requer o máximo de segurança e conhecimento.

De forma geral, as principais manutenções de plataforma elevatória são:

  • Preventiva;
  • Preditiva;
  • Corretiva.

Porém, há particularidades que englobam cada tipo, e abordaremos com detalhes. Podemos citar a instalação de componentes, consertos emergenciais e reforma de plataformas. Entenda agora!

Instalação de componentes

Com as avaliações periódicas, pode haver necessidade de adição de peças e tecnologias para melhor funcionamento da plataforma e atualização. Podemos destacar a troca de cabos, o que interfere diretamente na movimentação do equipamento. Geralmente, são confeccionados em polímeros de alta performance e podem ser adicionadas estruturas tecnológicas que aprimorem sua eficiência, como sensores.

Manutenção preditiva

A manutenção realizada de forma preditiva tem como principal objetivo reduzir danos em cadeia. Porém, só é realizada quando o sensor de mau funcionamento for acusado. Então, é feita a troca imediatamente. Ou seja, o objetivo é encontrar a raiz do problema para solucioná-lo.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é considerada a mais eficiente devido à checagem constante e reparos como troca de óleo e regulagens. Assim, evitam-se possíveis danos que interfiram em todo o sistema.

Essas medidas simples são fundamentais para que situações mais graves não aconteçam. Além disso, tal tipo de manutenção auxilia a economizar dinheiro, uma vez que não será necessário lidar com imprevistos ou atrasos no seu funcionamento.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva, por sua vez, só é aplicada após a parada do funcionamento do maquinário. Ela pode proporcionar transtornos e gerar danos em cadeia a todo sistema do equipamento, além de ser mais cara que as demais e desvantajosa.

Uma das formas de aliviar esse problema é estabelecer parcerias com empresas prestadoras de serviços, capacitadas com melhores planos de manutenção de plataforma elevatória, com um calendário fixo de reparos do equipamento.

Consertos emergenciais

Mesmo realizando as principais manutenções como a preventiva e corretiva, podem acontecer incidentes nas plataformas elevatórias. Afinal, todos nós estamos sujeitos a imprevistos. Inclusive, pode acontecer um acidente externo, por exemplo, a falha de um software. Para isso, ter contratos com prestadoras de serviço de confiança pode ajudar nessas situações, para que o problema seja solucionado de forma ágil e prática.

Reforma de plataformas

A reforma estrutural da plataforma elevatória tem como principal objetivo aumentar a vida útil e englobar detalhes funcionais como vedações, estética e preservação das particularidades do modelo, pois é um serviço que restaura por completo, sem precisar alterar suas características iniciais para isso.

Ela renova o equipamento externa e internamente e é indicada para casos em que não se quer perder a máquina de qualidade e quando a aquisição de um novo maquinário torna-se dispendiosa.

Quais são os métodos de manutenção?

Antes de abordarmos sobre os métodos de manutenção, é importante frisar o aspecto principal: a segurança. Os acidentes mais comuns que acontecem em uma plataforma elevatória são devidos a fatores como queda e contato com fonte de calor/eletricidade. Por essa razão, reforçar nas manutenções placas, avisos, sinais de aplicação é crucial para deixar o operador em constante alerta e evitar situações graves futuramente.

Afinal, para um acidente, basta apenas um segundo de distração. Além disso, os métodos que devem ser incluídos na manutenção são fatores como acessibilidade de portadores de deficiência, conforme a Lei N° 10.098. Confira o passo a passo que deve ser feito:

  • acompanhar o manual específico do maquinário;
  • calcular o tempo de reparo;
  • olhar as especificações técnicas do motor a fim de avaliar se está em perfeito estado;
  • fazer o check-up em todo o compartimento elétrico e lubrificação;
  • no caso de reposição de peças, conferir quais são as compatíveis com o equipamento.

É fato que, no processo de manutenção, há detalhes que somente profissionais devidamente certificados devem executar. Portanto, para diminuir complicações nessas questões, uma das soluções mais interessantes é alugar plataformas elevatórias e evitar dor de cabeça com reparos constantes. Confira, logo abaixo, porque é tão vantajoso.

Por que é vantajoso alugar uma plataforma elevatória?

Um dos principais pontos que tornam o aluguel tão interessante é a vantagem de não precisar realizar manutenções periódicas, pois o serviço contratado já fará esse procedimento nos maquinários. O único requisito necessário é utilizá-lo.

A manutenção de plataformas elevatórias precisa de um planejamento minucioso e constante para evitar grandes perdas de dinheiro e produção, com problemas como reposição de peças danificadas.

A realidade é que a manutenção de plataformas elevatórias é indispensável. Se você tem uma na sua empresa, deverá sempre ter em mente que ela será uma despesa mensal. Contudo, se ela é utilizada periodicamente, será mais econômico alugá-la.

Você quer saber mais como funciona esse serviço especializado para plataformas elevatórias? Então, entre em contato conosco agora mesmo, será um prazer auxiliá-lo nessas questões!