Guia completo para fazer a manutenção preditiva industrial

  • Manutenção

A competitividade de uma indústria depende de vários fatores. Se ela almeja maior produtividade, é natural que zele por alguns de seus mais importantes ativos: as máquinas. Para garantir que as máquinas ofereçam sempre seu maior potencial e mantenham o ciclo de produção ativo, a manutenção preditiva é uma estratégia eficaz.

Afinal, se elas estão sempre em boas condições de funcionamento, um dos resultados diretos é o aumento na produtividade. Esse é o tema de nosso guia. Ficou interessado? Então acompanhe a leitura!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


O que é manutenção preditiva?

Existem três tipos de manutenção industrial: corretiva, preventiva e preditiva. A primeira acontece exatamente para reparar falhas que já comprometeram o desempenho das máquinas. A preventiva, como o nome diz, atua com a finalidade de evitar situações recorrentes que resultem em manutenção corretiva, com paradas programadas para análises e, se for preciso, reparos e substituições de peças periodicamente.

A manutenção preditiva, por sua vez, é um acompanhamento das máquinas, na medida em que coleta dados com os aparelhos específicos. Aplicam-se técnicas como análise de fluidos, análise estrutural, análise das superfícies e análise das vibrações. Desse modo, a indústria se antecipa a problemas que podem deixar as máquinas paradas, além de conseguir uma noção mais precisa das condições de cada equipamento.

Por que investir em estratégias de prevenção de falhas?

A manutenção preditiva permite consertar qualquer máquina antes que ela quebre, ou seja, vai corrigindo os problemas antes que eles se tornem piores e deixem o equipamento inativo, o que prejudica o ciclo de produção. O período de inatividade é reduzido de forma significativa.

Uma hora de inatividade em grandes indústrias pode custar muito caro para empresas grandes. Gastos não planejados de manutenção podem custar de duas a cinco vezes mais que gastos programados.

Com a manutenção preventiva, é possível aumentar o período de vida útil das máquinas e de suas peças porque ela evita desgastes desnecessários e diminui o envelhecimento.

Vale pontuar que, no contexto de máquinas pesadas, por exemplo, as manutenções preditivas e preventivas são, muitas das vezes, norteadas pelo manual do fabricante do equipamento. Nesses manuais, aspectos como horas trabalhadas até a próxima revisão, controle de combustível e lubrificantes, desgaste de pneus etc. são pautados meticulosamente para auxiliar os profissionais de manutenção industrial e mecânicos de máquinas.

Quais são os resultados que uma manutenção preditiva pode proporcionar?

A manutenção preditiva contribui para dimensionar a vida útil das peças e reduzir seu desgaste, bem como diminui a necessidade de desmontar as máquinas e aumenta a confiabilidade referente ao equipamento, o que também ajuda na redução de custos. Desse modo, o gestor consegue planejar ações que gerem maior valor ao período de produtividade. Com isso aplicado surgem algumas vantagens que merecem destaque:

ROI otimizado

ROI é um indicador que mensura o retorno de um investimento. Quando se define uma rotina de manutenção, é possível reduzir o período de inatividade. Ao compreender melhor sua máquina, lendo os manuais e mantendo-se atualizado a respeito das práticas indicadas, torna-se possível o mapeamento de uma manutenção mais efetiva.

Podemos antecipar quando determinada peça precisa de substituição e evitar, assim, uma parada súbita. Também é possível reparar e restaurar, sem a necessidade de gastar muito com manutenções custosas.

A manutenção preditiva prolonga a vida da máquina e permite ações proativas, e não apenas reativas.

Confiabilidade da máquina

Quando investimos em manutenção preditiva, estamos valorizando a segurança das máquinas e dos funcionários que as operam.

Não é preciso se preocupar com erros que possam provocar acidentes graves, pois as possibilidades de danos graves aos operadores e outros funcionários caem bastante. As máquinas se tornam mais confiáveis tanto em relação à segurança quanto em relação ao desempenho, que fica otimizado.

Vale lembrar que é importante, para os funcionários, usar os equipamentos de proteção individual (EPIs) enquanto operam as máquinas.

Redução dos riscos de quebra

A falta de manutenção pode sair muito cara, já que os danos serão mais recorrentes. Somente a checagem periódica pode evitar essa situação.

Aumento da produtividade

À medida que a indústria ganha em aumento da vida útil das máquinas e de sua performance, ela ganha também em mais produtividade com menos trabalho. Isso porque as paradas súbitas deixam de acontecer.

A manutenção preditiva possibilita o ganho de mais confiabilidade na realização e operação dos equipamentos.

Máquinas dentro dos padrões de qualidade

A conservação dos equipamentos é muito relevante para que eles se mantenham operantes dentro de um padrão de qualidade.

Nesse sentido, a manutenção preditiva representa um papel de destaque, que ajuda a aumentar o ciclo de vida útil dos equipamentos — consequentemente, a indústria alcança um maior prazo de uso desses equipamentos, fazendo com que tenham mais produtividade em relação à sua função.

Cumprimento do cronograma

Se uma máquina quebrar durante o serviço, isso causará uma grande perda de tempo na busca por uma solução. Em alguns casos, é preciso comprar até outra máquina, o que representa custos a mais para assumir. A manutenção preditiva é um caminho eficaz para evitar esse tipo de problema — ainda mais se você terceirizar suas operações ou ativos, uma vez que toda a garantia de manutenção e cumprimento da disponibilidade de equipamentos, por exemplo, é assumido pelo parceiro terceiro.

Cuidados com o meio ambiente

Nesse sentido, consideremos o vazamento de óleo de uma máquina que pode ser muito prejudicial ao meio ambiente, a depender do lugar e do destino do material vazado. A emissão de poluentes também pode causar muitos danos ao meio ambiente, poluindo o ar e contribuindo para a propagação de doenças. E, desse modo, as indústrias envolvem muitas outras situações de risco de contaminação da natureza relacionadas aos equipamentos.

Benefícios em longo prazo

A manutenção preditiva, gera, em longo prazo, grandes recompensas. Ao investir na proteção dos ativos da indústria, o gestor protege também os trabalhadores e os equipamentos. Além disso, ela confere mais tranquilidade para que o gestor dedique atenção a questões estratégicas.

Como fazer uma manutenção preditiva?

É importante superar algumas dificuldades de rotina para que seja possível melhorar o nível de confiabilidade das operações. Com um bom plano de manutenção preditiva, a indústria consegue manter o ativo sempre disponível e, assim, obtém mais economia, podendo assegurar a qualidade de sua produção.

Para montar um sistema eficaz de manutenção preditiva é importante que você:

Busque respaldo em dados sólidos

Dados confiáveis e embasamento técnico são muito relevantes para fundamentar a argumentação que defende o investimento na área. Entre as informações importantes que podemos destacar estão:

  • potencial de produção da empresa;
  • grau de eficiência atual;
  • quantidade de paradas imprevistas em máquinas críticas;
  • total de produtos produzidos com defeitos.

Essas informações contribuirão para avaliar os impactos positivos do investimento em manutenção preditiva e projetar a redução dos gastos. Sabendo qual é o custo médio por hora de downtime (tempo de inatividade ou ociosidade), pode-se calcular qual é o montante que deve ser economizado para otimizar as manutenções.

Com o aumento da confiabilidade das máquinas, podemos diminuir os gastos de operação base e aumentar a vida útil dos equipamentos. Essas economias são contabilizadas e colocadas no cálculo do ROI para apresentar ao gestor.

Engaje outros setores

A manutenção se integra com outros setores, principalmente com o setor de produção, para proporcionar resultados efetivos à indústria.

As estratégias de conscientização dos gestores a respeito da importância dos investimentos em manutenção precisam ser consolidadas com o engajamento de outros setores.

Aumente a capacidade de produção

Uma das principais medidas industriais para aumentar o potencial de produção é investir em novas máquinas e novas linhas.

Um caminho mais econômico para conquistar o aumento da capacidade é aperfeiçoar os serviços de manutenção. Podemos fazer a seguinte indagação: para que comprar equipamentos novos se podemos melhorar o potencial de produção com práticas eficazes de manutenção que requerem menos gastos? Ou encontrar essa garantia de manutenção em equipamentos alugados?

Garanta mais segurança no trabalho

Os melhores investimentos em manutenção preditiva se relacionam à melhoria dos níveis de segurança das plantas.

Os funcionários se expõem a menos perigos quando há menos possibilidades de os equipamentos sofrerem danos ou de funcionarem inadequadamente. Por isso, é importante que o zelo pela manutenção seja uma estratégia efetiva para a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

Desenvolva um clima mais organizacional da indústria

Nem sempre é fácil engajar os profissionais e sustentar a qualidade de trabalho nas manutenções industriais — principalmente quando eles assumem a função de resolver problemas de última hora. Daí a necessidade de desenvolver metodologias e sistemas que garantam um dia a dia mais previsível por meio de investimentos em processos otimizados e planos de manutenção industrial.

Utilize as ferramentas adequadas

Em períodos regulares, conforme critérios predefinidos, é efetuada uma inspeção técnica. Dessa maneira, a identificação de panes e avarias alcança outro nível de qualidade.

Os sensores possibilitam os reparos das máquinas de acordo com seu efetivo estado de uso. A probabilidade de falha de cada equipamento é determinada a partir da análise dos dados coletados pelos sistemas de monitoramento.

Desse modo, é possível prever avarias e panes e programar a manutenção da máquina, evitando paradas inesperadas no ciclo de produção.

Diferentes ferramentas complementam o trabalho dos sensores na manutenção preditiva. Elas permitem o controle, monitoramento e reparo remotos das máquinas.

CAMM

Trata-se da Gestão da Manutenção Assistida por Computador. É uma ferramenta que permite prever panes/avarias para que os elementos da linha de produção possam ser consertados e, dessa forma, não ocorram interrupções não programadas. A tomada de decisões é respaldada nas informações oferecidas pelo sistema de monitoramento.

Software de monitoramento

São softwares que registram incidentes em tempo real e contribuem para uma boa manutenção. Se estiverem integrados a aplicativos de CAMM, esses softwares podem solicitar manutenção quando for detectada alguma falha no equipamento.

Controladores digitais

São ferramentas utilizadas para programação e operação das máquinas-ferramentas. Também permitem analisar os dados dos motores para definir o nível de deterioração e o planejamento das substituições.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) também é aplicada na manutenção de máquinas em alguns tipos de indústria. Softwares avançados fazem a leitura e o cruzamento de dados do que está sendo usado.

O software trabalha captando as informações e o banco de dados registrados pelos sensores. A IA cruza os dados com modelos estatísticos e matemáticos e obtém informações sobre quando ocorrerá um erro e qual será ele. Também tem a capacidade de abrir a ordem de serviço no sistema da indústria para que os profissionais de manutenção corrijam a situação antes que o problema se concretize.

Qual é a relação entre a indústria 4.0 e a manutenção preditiva?

A indústria 4.0 usa conceitos de Internet das Coisas, sistemas ciberfísicos, computação na nuvem e assim por diante. Por causa da complexidade das atividades industriais, a manutenção preditiva se tornou um dos pilares da indústria 4.0, e isso representa uma tendência em todos os setores de trabalho.

Todas as técnicas usadas nesse tipo de manutenção indicam as condições reais de funcionamento e performance dos equipamentos e, com auxílio do monitoramento dos parâmetros, podemos detectar o desgaste dos componentes (programados ou não).

Para garantir essa precisão dos procedimentos, é preciso usar as melhores tecnologias disponíveis e, por isso, a indústria 4.0 mantém íntima associação com a manutenção preditiva.

Quais são os benefícios de investir nas máquinas da Armac?

Na Armac disponibilizamos equipamentos da linha amarela com alto padrão de qualidade. Equipamentos pesados, como as plataformas elevatórias, passam por manutenções preventivas periódicas que seguem procedimentos rígidos. Dessa forma, os locatários dos equipamentos vão operar com máquinas confiáveis, em sua capacidade máxima de produção.

Dessa forma, a Armac oferece máquinas para os mais variados segmentos (agronegócio, construção civil, mineração, infraestrutura), sempre com a manutenção preditiva em dia, preparadas para utilização. Junto disso, garantimos máquinas modernas com alto potencial técnico e com um time de funcionários especializados.

A equipe é contratada pela empresa locadora. São mais de 200 profissionais técnicos, treinados e com certificações em diferentes técnicas de manutenção para efetuar um trabalho de elevada qualidade em diferentes locais do país.

Além da revisão dos equipamentos, a Armac monitora por meio de telemetria, com a finalidade de calcular horas trabalhadas, os momentos de parada, a vida útil, as atividades com desvio e assim por diante.

Em muitas situações, a locadora também envia equipamentos reserva para que nenhuma operação da indústria se veja obrigada a parar diante de uma contingência.

Os cuidados da Armac evitam que o ciclo de produção seja interrompido e, consequentemente, evitam que haja prejuízos financeiros, inclusive devido à perda de prazos e desperdício de matéria-prima. Trata-se de um bom investimento para a indústria, o que contribui para aumentar o poder da marca diante do mercado.

Em conclusão a manutenção preditiva é eficaz pois faz um acompanhamento constante do desempenho das máquinas e, assim, reduz ao máximo as possibilidades de falhas não programadas. Ela diminui o tempo para reparos e trocas de peças, contribuindo para a vida útil de cada ativo. Se deseja locar alguma máquina, procure uma empresa responsável e qualificada, que efetiva manutenções preditivas e oferece suporte diferenciado aos seus clientes.

Aproveite para conferir nosso portfólio. E se você já tem uma demanda e busca algum equipamento específico, entre em contato conosco e faça seu orçamento!