Guia completo para fazer a manutenção preditiva industrial

Tempo de leitura: 12 min
  • Manutenção

Manter a competitividade dentro da sua indústria depende de vários fatores. Para alcançar maior produtividade, por exemplo, é necessário investir em alguns de seus mais importantes ativos: as máquinas. Para garantir que elas ofereçam sempre seu maior potencial e mantenham o ciclo de produção ativo, a manutenção preditiva é uma estratégia indispensável.

Afinal, se elas estão sempre em boas condições de funcionamento, um dos resultados diretos é o aumento na produtividade. Esse é o tema de nosso guia. Ficou interessado? Então, acompanhe a leitura!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Manter a competitividade dentro da sua indústria depende de vários fatores. Para alcançar maior produtividade, por exemplo, é necessário investir em alguns de seus mais importantes ativos: as máquinas. Para garantir que elas ofereçam sempre seu maior potencial e mantenham o ciclo de produção ativo, a manutenção preditiva é uma estratégia indispensável.

Afinal, se elas estão sempre em boas condições de funcionamento, um dos resultados diretos é o aumento na produtividade. Esse é o tema de nosso guia. Ficou interessado? Então, acompanhe a leitura!

O que é manutenção preditiva?

Existem três tipos de manutenção industrial: corretiva, preventiva e preditiva. A primeira serve exatamente para reparar falhas que já aconteceram, ou seja, já houve perda de produtividade.

preventiva, como o nome diz, atua com a finalidade de evitar situações recorrentes que resultem em manutenção corretiva. Ela envolve paradas programadas para análises e, se for preciso, reparos e substituições de peças periodicamente.

manutenção preditiva, por sua vez, é um acompanhamento das máquinas, na medida em que coleta dados com aparelhos específicos. Aplicam-se técnicas como análise de fluidos, da estrutura, das superfícies e das vibrações do sistema. Desse modo, a indústria se antecipa a problemas que podem deixar as máquinas paradas, além de conseguir uma noção mais precisa das condições de cada equipamento.

Por que investir em manutenção preditiva?

Impedir que um problema ocorra, especialmente algo previsível, é bem mais efetivo do que deixar que ele aconteça. Veja aqui alguns dos principais benefícios de investir em uma estratégia de manutenção preditiva para seu negócio.

ROI otimizado

ROI é um indicador que mensura o retorno de um investimento. Quando se define uma rotina de manutenção, é possível mapear quando esse tipo de serviço será feito para minimizar o período de inatividade e maximizar o retorno do seu investimento.

Uma hora de inatividade em grandes indústrias pode custar muito caro, dependendo da escala de produção. Da mesma forma, gastos não planejados com manutenção podem custar de duas a cinco vezes mais que gastos programados.

Podemos antecipar quando determinada peça precisa de substituição e evitar uma parada súbita, por exemplo. Também é possível reparar e restaurar, sem a necessidade de gastar muito com manutenções mais caras.

Confiabilidade da máquina

Quando investimos em manutenção preditiva, estamos valorizando a segurança das máquinas e dos funcionários que as operam.

Não é preciso se preocupar tanto com erros que possam provocar acidentes, pois as possibilidades de danos graves aos operadores e outros funcionários caem bastante. As máquinas se tornam mais confiáveis tanto em relação à segurança quanto em relação ao desempenho.

Vale lembrar que os funcionários ainda devem usar os equipamentos de proteção individual (EPIs) enquanto operam as máquinas.

Redução dos riscos de quebra

A falta de manutenção pode sair muito cara, já que os danos serão mais recorrentes. Somente a checagem periódica pode evitar essa situação. Uma interrupção súbita no funcionamento do seu negócio tem um impacto bem mais severo em seu desempenho.

Aumento da produtividade

À medida que a sua indústria ganha em vida útil e performance das máquinas, ela ganha também em mais produtividade com menos trabalho. Isso porque as paradas súbitas deixam de acontecer. Isso é algo especialmente importante em máquinas para obras, que bloqueiam todo o serviço em caso de defeito.

Máquinas dentro dos padrões de qualidade

A conservação dos equipamentos é muito relevante para que eles se mantenham operantes dentro de um padrão de qualidade. Isso garante mais produtividade e maior segurança e confiabilidade.

Vale pontuar que, no contexto de máquinas pesadas, por exemplo, as manutenções preditivas e preventivas são norteadas pelo manual do fabricante do equipamento. Aspectos como horas trabalhadas até a próxima revisão, controle de combustível e de lubrificantes, desgaste de pneus etc. são pautados meticulosamente para auxiliar os profissionais de manutenção industrial e mecânicos.

Cumprimento do cronograma

Se uma máquina quebrar durante o serviço, isso causará uma grande perda de tempo na busca por uma solução. Em alguns casos, é preciso comprar até outra máquina, o que representa custos a mais para assumir. A manutenção preditiva é um caminho eficaz para evitar esse tipo de problema — ainda mais se você faz a locação recorrente de maquinário, uma vez que toda a garantia de manutenção e disponibilidade desses equipamentos, por exemplo, é assumida pelo parceiro.

Cuidados com o meio ambiente

Os danos ao meio ambiente são parte do gerenciamento de riscos na agricultura. Quando uma máquina apresenta algum defeito, como vazamento ou peças desgastadas, seu impacto na natureza é bem maior. Seja pela emissão de gazes poluentes ou pelo descarte do material.

Além disso, com uma agenda de manutenção consistente, você evita ter que substituir peças ou mesmo uma máquina inteira. Consequentemente, também reduz a quantidade de material descartado em seu trabalho.

Como fazer uma manutenção preditiva?

É importante superar algumas dificuldades de rotina para que seja possível melhorar o nível de confiabilidade das operações. Com um bom plano de manutenção preditiva, a indústria consegue manter o ativo sempre disponível, obtendo mais economia e assegurando a qualidade de sua produção.

Veja aqui um passo a passo para te ajudar a começar.

Busque respaldo em dados sólidos

Dados confiáveis e embasamento técnico são muito relevantes para defender o investimento na área. Entre as informações importantes que podemos destacar estão:

  • potencial de produção da empresa;
  • grau de eficiência atual;
  • quantidade de paradas imprevistas em máquinas críticas;
  • total de produtos produzidos com defeitos.

Essas informações contribuirão para avaliar os impactos positivos do investimento em manutenção preditiva e projetar a redução dos gastos. Sabendo qual é o custo médio por hora de downtime (tempo de inatividade ou ociosidade), pode-se calcular qual é o montante que deve ser economizado para otimizar as manutenções.

Engaje outros setores

A manutenção se integra com outros setores, principalmente com a produção, para proporcionar resultados efetivos à indústria. Todos devem estar cientes da importância da manutenção preventiva e preditiva, além de auxiliar nos cuidados com o equipamento.

Aumente a capacidade de produção

Uma das principais medidas industriais para aumentar o potencial de produção é investir em novas máquinas e novas linhas. Um caminho mais econômico para alcançar a mesma meta é aperfeiçoar os serviços de manutenção.

Podemos fazer a seguinte indagação: para que comprar equipamentos novos, se podemos melhorar o potencial de produção com uma rotina de manutenção eficiente e de menor custo? Ou encontrar essa garantia de manutenção em equipamentos alugados?

Garanta mais segurança no trabalho

Os melhores investimentos em manutenção preditiva se relacionam ao aperfeiçoamento dos níveis de segurança das plantas.

Os funcionários se expõem a menos perigos quando as possibilidades de defeito nos equipamentos diminuem. Por isso, é importante que o zelo pela manutenção seja uma estratégia efetiva para a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

Desenvolva uma rotina de trabalho organizada e eficiente

Nem sempre é fácil engajar os profissionais e sustentar a qualidade de trabalho nas manutenções industriais — principalmente quando estão sempre lidando com emergências. Daí a necessidade de desenvolver metodologias e sistemas que garantam um dia a dia mais previsível, por meio de investimentos em processos otimizados e planos de manutenção industrial.

Utilize as ferramentas de verificação adequadas

inspeção técnica de rotina é uma das maiores aliadas da manutenção preditiva. Porém, ela exige uma série de equipamentos para identificar defeitos e fazer correções.

Os sensores possibilitam os reparos das máquinas de acordo com seu efetivo estado de uso. A probabilidade de falha de cada equipamento é determinada a partir da análise dos dados coletados pelos sistemas de monitoramento. Desse modo, é possível prever avarias e panes e programar a manutenção da máquina, evitando paradas inesperadas no ciclo de produção.

Veja aqui algumas dessas ferramentas.

CAMM

Trata-se da Gestão da Manutenção Assistida por Computador. É uma ferramenta que permite prever panes/avarias para que os elementos da linha de produção possam ser consertados e, dessa forma, não ocorram interrupções não programadas. A tomada de decisões é respaldada nas informações oferecidas pelo sistema de monitoramento.

Software de monitoramento

São ferramentas que registram incidentes em tempo real e contribuem para uma boa manutenção. Se estiverem integrados a aplicativos de CAMM, esses softwares podem solicitar manutenção quando for detectada alguma falha no equipamento.

Controladores digitais

São ferramentas utilizadas para programação e operação das máquinas. Também permitem analisar os dados dos motores para definir o nível de deterioração e o planejamento das substituições.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) também é aplicada na manutenção de máquinas em alguns tipos de indústria. Softwares avançados fazem a leitura e o cruzamento de dados do que está sendo usado.

O software trabalha captando as informações e o banco de dados registrados pelos sensores. A IA cruza os dados com modelos estatísticos e matemáticos e obtém informações sobre quando ocorrerá um erro e qual será ele.

Além disso, tem a capacidade de abrir a ordem de serviço no sistema da indústria, para que os profissionais de manutenção corrijam a situação antes que o problema se concretize.

Qual é a relação entre a Indústria 4.0 e a manutenção preditiva?

Indústria 4.0 usa conceitos de Internet das Coisas, sistemas ciberfísicos e computação na nuvem para otimizar tarefas. Devido à complexidade das atividades industriais, manutenção preditiva se tornou um dos pilares dessa nova indústria, e isso representa uma tendência em todos os setores de trabalho, da agricultura à construção civil.

Todas as técnicas usadas nesse tipo de manutenção indicam as condições reais de funcionamento e performance dos equipamentos, com o auxílio do monitoramento dos parâmetros, podemos detectar o desgaste dos componentes.

Quais são os benefícios de investir nas máquinas da Armac?

Com mais de mil clientes ativos ao redor do Brasil, a Armac é uma grande especialista em locação de equipamentos pesados para diversas finalidades. Se você quer garantir a produtividade e a eficiência em suas operações, pode contar conosco.

Veja aqui algumas das vantagens que temos a oferecer.

Maquinários de alto padrão

Na Armac, disponibilizamos equipamentos com alto padrão de qualidade. Equipamentos pesados, como as plataformas elevatórias, passam por manutenções preventivas periódicas, que seguem procedimentos rígidos. Dessa forma, os locatários dos equipamentos vão operar com máquinas confiáveis, em sua capacidade máxima de produção.

Equipamento para diversos setores

A Armac oferece máquinas para os mais variados segmentos (agronegócioconstrução civilmineração, infraestrutura etc.), sempre com a manutenção em dia, preparadas para utilização. Junto disso, garantimos máquinas modernas com alto potencial técnico. Nossos equipamentos são atualizados regularmente para atender aos padrões atuais de todos esses setores.

Time especializado

Também disponibilizamos uma equipe de alto nível para lidar com os equipamentos. São mais de 200 profissionais técnicos, treinados e com certificações em diferentes técnicas de manutenção para efetuar um trabalho de elevada qualidade em diferentes locais do país.

Além da revisão dos equipamentos, a Armac monitora por meio de telemetria, com a finalidade de calcular as horas trabalhadas, os momentos de parada, a vida útil, as atividades com desvio e assim por diante.

Garantia do seu ciclo de produção

Quando ocorre algum defeito com o equipamento,locadora também envia equipamentos reserva para que nenhuma operação da indústria se veja obrigada a parar diante de uma contingência.

Os cuidados da Armac evitam que o ciclo de produção seja interrompido e, consequentemente, que haja prejuízos financeiros devido à perda de prazos e ao desperdício de matéria-prima, por exemplo. Trata-se de um bom investimento para a indústria, o que contribui para aumentar o poder da marca diante do mercado.

Em conclusão a manutenção preditiva é eficaz porque realize um acompanhamento constante do desempenho das máquinas e, assim, reduz ao máximo as possibilidades de falhas não programadas. Ela diminui o tempo para reparos e trocas de peças, contribuindo para a vida útil de cada ativo. Se deseja locar alguma máquina, procure uma empresa responsável e qualificada, que efetiva manutenções preditivas e oferece suporte diferenciado aos seus clientes.

Aproveite para conferir nosso portfólio. E se você já tem uma demanda e busca algum equipamento específico, entre em contato conosco e faça seu orçamento!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável