Relatório de performance para equipamentos: o diferencial da Armac

  • Gestão

A Armac é uma empresa especializada na locação de diferentes equipamentos pesados que atendem a diferentes setores, inclusive a construção civil e a agricultura.

Como nossa principal atividade é exatamente locar equipamentos, é importante ter certeza de que eles realmente vão oferecer o melhor desempenho. E o cliente também precisa ter essa segurança, pois ficará ciente de que está investindo seu dinheiro em produtos de boa qualidade.

Neste artigo, vamos detalhar o que é o relatório de performance para equipamentos da Armac. Entenda por que ele pode ser um diferencial relevante que deve ser considerado por toda empresa que aluga máquinas pesadas para desenvolver operações logísticas.

O que é eficiência operacional?

Eficiência operacional consiste em uma métrica que procura melhorar todos os processos de uma empresa. Ela se relaciona ao trabalho de pessoas e máquinas e aos processos em geral.

Da mesma forma que um funcionário pode apresentar eficiência operacional, uma máquina também pode oferecer um desempenho bom, mediano ou ruim.

A eficiência operacional em um processo depende, na verdade, da integração entre diferentes elementos e está condicionada a fatores diversos. Imagine, por exemplo, um profissional muito bom que trabalha com um equipamento de baixo desempenho — por mais dedicado que o funcionário seja, a eficiência operacional tende a ficar aquém do esperado.

E o contrário também pode acontecer, ou seja, um equipamento com excelente desempenho pode ser controlado por um funcionário sem a qualificação necessária, o que vai oferecer resultados menos satisfatórios. Enfim, é fundamental avaliar como os diferentes elementos envolvidos em uma operação interagem entre si para determinar o nível de eficiência operacional.

Como se calcula o índice de eficiência operacional?

Para calcular o índice de eficiência operacional, é preciso calcular entradas e saídas:

  • entradas: gastos, tempo dispendido, trabalho desenvolvido, funcionários envolvidos;
  • saídas: produtos/serviços ofertados pela empresa.

Pode-se dizer que existiu eficiência operacional quando a empresa, depois de investir nas entradas, obtém um retorno superior ao investimento efetuado com os produtos/serviços. A eficiência operacional contribui para garantir um retorno sustentável. A máxima eficiência permite alcançar o retorno dos investimentos.

Como alcançar a eficiência operacional?

O passo inicial é o mapeamento de todos os processos e das atividades dos funcionários para avaliar se realmente dão lucro, se oferecem produtos de boa qualidade e se empenham-se na diminuição dos desperdícios. A partir desse mapeamento, a empresa pode aplicar as seguintes estratégias:

  • engajamento dos profissionais: os funcionários precisam se comprometer seriamente com suas atividades;
  • negociação com os fornecedores: um bom diálogo com os fornecedores ajuda a empresa a economizar e, ao mesmo tempo, a receber produtos de boa qualidade;
  • manutenção dos equipamentos: os equipamentos devem se manter sempre atualizados para que a produtividade na empresa se mantenha constante (manutenção preventiva e manutenção preditiva são valiosas nesse sentido);
  • adoção da cultura data driven: para obter eficiência operacional, é importante se basear em dados para tomar decisões (lembre-se de que só podemos gerenciar com sucesso aquilo que podemos mensurar).

O relatório de performance para equipamentos é um documento importante para medir a eficiência operacional do maquinário. Vamos nos aprofundar mais no assunto a partir de agora.

Como o relatório de performance funciona?

O relatório da Armac funciona através de telemetria. Telemetria é uma tecnologia que permite direcionar informações a respeito dos equipamentos para plataformas de gestão.

Relaciona-se com a internet das coisas e facilita a tomada de decisões no setor financeiro, no setor comercial e para a equipe de manutenção. Os relatórios de performance são gerados pelo sistema de telemetria, e coletamos os dados, orientando as plataformas digitais.

Qual é a importância em fazer o relatório de performance?

O relatório é um importante documento que, por meio de KPIs de desempenho, identifica deficiências e instabilidades na operação dos equipamentos.

Assim, é correto afirmar que a não elaboração dos relatórios pode gerar graves problemas que deixarão os equipamentos indisponíveis para efetuar as operações a que são destinados. A depender da gravidade do problema, o equipamento pode até ficar com sua eficiência reduzida ou, ainda pior, ficar paralisado.

Como fazer um bom relatório de performance?

Para realizar um bom relatório, é necessário ter como base indicadores (KPIs) que sejam adequados às estratégias desenvolvidas pela empresa. Quando falamos em KPIs para operação, temos que considerar o volume de material processado, a indisponibilidade dos ativos, o consumo de combustível.

Para um relatório eficiente, é importante:

  • definir um processo;
  •  gerar indicadores de performance;
  • treinar a equipe;
  • controlar as atividades.

Quais os benefícios do relatório para o cliente?

Como já ressaltamos, esse é um valioso documento para o locatário dos equipamentos. Entre os principais benefícios, podemos citar o controle de custos com as operações e a tomada de decisões mais seguras, baseadas no planejamento estratégico da empresa.

Como a tecnologia é importante para esse processo?

A tecnologia possibilita que as informações sejam compartilhadas em tempo real, o que permite uma leitura instantânea e facilita a tomada de decisões.

É a tecnologia que permite a identificação do sobreaquecimento da máquina e o reporte para paralisar e normalizar a operação. Assim, o reparo é muito mais rápido e preciso do que permitir que aconteça uma falha muito mais grave.

Quais são os diferenciais da Armac na geração de relatórios?

A Armac permite um nível detalhado de informações para que a empresa-cliente possa tomar decisões estratégicas bem fundamentadas a respeito dos ativos. É um fator que ajuda a ter maior nível de confiabilidade de maneira sustentável.

A parceria com uma boa empresa locadora de equipamentos contribui para que informações e indicadores sejam ajustados para que o objetivo comum seja atingido. Na Armac, isso se traduz na disponibilidade da máquina.

Como a Armac aplica a cultura data driven?

A Armac prioriza a experiência do cliente. Ao contratar equipamentos conosco, ele terá as melhores condições de preços e pagamentos. Além disso, nossa empresa oferece:

  • manutenções no período certo;
  • prazo de entrega ideal;
  • compreensão do produto que ele precisa.

O relatório de performance para equipamentos, que se fundamenta em dados, integra a cultura data driven da Armac. Ele ajuda a empresa-cliente e traz confiabilidade nos produtos e serviços da locadora.

Está precisando de equipamentos pesados? Convidamos você a entrar em contato com a gente e conferir os produtos disponíveis. Oferecemos atendimento personalizado com a finalidade de suprir todas as suas necessidades!