Qual a importância da inspeção de qualidade na construção civil?

  • Engenharia

Manter a qualidade e segurança dos projetos é algo imprescindível para empresas que prezam pelo alto padrão, além de ser uma maneira de diminuir os desperdícios, aumentar a produtividade e reduzir os custos de uma obra. Pensando nisso, preparamos este post mostrando qual a importância da inspeção de qualidade na construção civil.

Esse é um conceito que surgiu para unificar processos e aprimorar serviços, desde a parte do planejamento até a entrega ao cliente final, ajudando na manutenção do cronograma original e assegurando uma boa colocação no mercado. Continue a leitura do artigo e aprenda mais sobre o assunto.


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


O que é a inspeção de qualidade na construção civil?

A inspeção de qualidade na construção civil é uma das atividades mais importantes do ramo, tendo em vista que assegura o alinhamento entre o padrão desejado e os prazos estipulados para um projeto. Além disso, evita as não conformidades no canteiro de obras que, por menores que sejam, podem comprometer diretamente a sua qualidade final.

Os problemas mais comuns que podem ser encontrados são situações como falta de identificação em materiais controlados, problemas no descarte ou controle de resíduos, profissionais sem a devida capacitação, ausência do uso de EPIs, armazenamento inadequado, registros desalinhados com os documentos de campo e assim por diante.

Como podemos notar, alguns desses tópicos estão relacionados a situações bastante corriqueiras, o que apenas reforça a relevância de não abrir mão dos procedimentos de inspeção de qualidade. Além disso, é fortemente recomendável que empresas do ramo estabeleçam isso em sua cultura organizacional.

Qual é a importância da inspeção de qualidade na construção civil?

A inspeção de qualidade na construção civil é um conceito que surgiu para elevar os padrões dos projetos efetuados, desde a parte do planejamento do empreendimento até a entrega ao cliente. Afinal, oferecer um produto de alto padrão não impacta apenas a satisfação dos consumidores, mas também proporciona economia e diminuição de retrabalho.

Além disso, as medidas adotadas servem de parâmetro para a mão de obra, reduzindo a incidência de atrasos, que estão entre os principais problemas encontrados no ramo, promovendo uma melhor utilização dos insumos e recursos disponíveis, aumentando a produtividade dos trabalhadores sem prejudicar a segurança.

Vale lembrar que o próprio mercado e órgãos governamentais estipulam normatizações nesse sentido. Uma das mais conhecidas em todo o planeta é a famosa ISO 9001, uma certificação que garante a mais alta padronização e atuação, trazendo reconhecimento e acreditação em nível nacional e internacional.

Como fazer a inspeção de qualidade na construção civil?

Caso pretenda implantar tais práticas na sua empresa, você deve começar, por exemplo, aprendendo mais sobre o mercado e suas regras. Conhecendo a legislação do setor, até para atender as condições exigidas. Também é preciso saber o que inspecionar, observando as etapas que são críticas, ou seja, implementando procedimentos de inspeção voltados para cada uma delas.

Para isso, é preciso estabelecer parâmetros e preparar a equipe, capacitando os colaboradores, tanto para que cumpram bem suas funções quanto para que saibam identificar inconformidades ao final de tudo. É interessante inserir isso na cultura organizacional, ressaltando que a melhoria da qualidade é uma responsabilidade de todos.

Quais as tecnologias importantes para a inspeção de qualidade?

Você já deve ter reparado que os recursos e soluções modernas vêm sendo amplamente empregadas em diversos segmentos, seja com o uso de máquinas, seja com materiais de ponta ou, mesmo, sistemas de software. Por isso, vamos agora falar sobre algumas tecnologias importantes para uma inserção de qualidade na construção civil. Acompanhe.

Digital Twins

O Digital Twins, que quer dizer algo como “gêmeos digitais”, em inglês, é um recurso interessante para inspeção de qualidade na construção civil. Ele permite uma representação virtual de itens reais, permitindo uma avaliação precisa das funcionalidades da estrutura e permitindo obter o máximo de eficiência de plantas, materiais e processos.

Impressão 3D

Até pouco tempo, a impressão 3D parecia coisa de filmes de ficção científica. No entanto, hoje, ela faz parte de variados segmentos do mercado, inclusive na construção civil. Já existem versões de impressoras do tipo que podem fazer paredes, tetos e partes estruturais de forma automatizada, a partir de uma prototipagem rápida, inclusive com o uso de reciclados.

Máquinas e equipamentos

As máquinas e equipamentos são, sem dúvida, o coração de qualquer tipo de obra. A rotina da construção civil vem impactando como as empresas pensam e produzem seus equipamentos, cada vez mais práticas e eficientes.

Até por isso, elas podem ajudar em uma gama diversa de atividades, tornando o canteiro de obras muito mais produtivo e seguro, o que é essencial para quem está em busca de uma presença mais significativa, e perceptível, da qualidade no ramo da construção civil.

Em algumas empresas, ainda mais determinadas em focar nas suas operações principais, a locação dessas máquinas e equipamentos surge como alternativa. Uma vez que aspectos como burocracia e manutenção são garantidos pela parceira locadora, permitindo aos locatários desempenhar suas atividades principais com plenitude.

Bioconcreto

Entre as opções disponíveis no mercado capazes de revolucionar as edificações, o bioconcreto vem chamando bastante a atenção por conta de suas características. Também chamado de concreto vivo, ele conta com bactérias adormecidas, que despertam à eventual entrada de água por infiltrações e produzem calcário, preenchendo os espaços.

Produtos pré-fabricados

Por fim, os produtos pré-fabricados são outros que vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado da construção civil, não apenas por proporcionarem um bom retorno financeiro, mas também por sua praticidade e economia de tempo. Eles são produzidos fora do canteiro de obras, sendo facilmente transportados ou removidos, o que facilita a execução dos projetos.

Depois de conferir esse conteúdo, você já está familiarizado com a importância da inspeção de qualidade na construção civil. Portanto, não hesite em seguir essas práticas, uma vez que elas são relevantes sob diversos aspectos, garantido que as suas atividades mantenham um excelente padrão e gerem uma grande credibilidade para os seus negócios.

Gostou de aprender qual a importância da inspeção de qualidade na construção civil? Quer alugar máquinas de alto padrão, que podem assegurar o alto nível dos seus projetos? Então, entre em contato conosco e conheças as opções do nosso portfólio.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável