Como funciona o reaproveitamento de rejeitos na mineração

  • Mineração

O reaproveitamento de rejeitos minerais tem sido prioridade para diversas mineradoras que buscam um novo modelo de trabalho com foco no melhor modo de lidar com esses resíduos. Um dos exemplos mais recentes é o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Vale com o intuito de transformar esse material que seria descartado em blocos de concreto para serem utilizados na construção civil.


Locação de Equipamentos para Mineração

Soluções para todas as etapas da mineração aqui


É importante que outras mineradoras assumam o mesmo compromisso, que, ao mesmo tempo que contribui para o uso sustentável de todos os materiais, protege o meio ambiente e beneficia a própria empresa, que ganha mais uma forma de lucrar em um único processo.

Neste post, vamos explicar a fundo quais são os principais aspectos que envolvem o reaproveitamento de rejeitos, as legislações e os projetos que vêm sendo desenvolvidos para esse fim. Confira!

O que são rejeitos de mineração?

Podemos definir os rejeitos de mineração como as sobras provenientes do beneficiamento do minério, ou seja, todo resíduo gerado quando a água é utilizada para limpar o minério e que não tem valor comercial pode ser considerado rejeito.

Esse rejeito é composto por partículas bem pequenas derivadas do material explorado. O material pode ser classificado de acordo com a sua granulometria, podendo ser denominado “rejeitos granulares”, quando são materiais mais grossos, ou “lama”, quando os rejeitos são muito finos.

O processo que utiliza água e gera muito rejeito ainda é bastante adotado pelas mineradoras devido ao seu baixo custo. Porém, já há processos de beneficiamento menos degradantes para o meio ambiente, sem a utilização de água, mas eles apresentam um custo muito elevado.

Do que é composto o rejeito?

O rejeito é composto de minérios com baixa concentração de ferro, também chamados de minérios pobres, água e areia, o que dá a consistência de lama para a massa de resíduos quando ela se forma.

Onde os rejeitos ficam depositados?

Os rejeitos são depositados em barragens de contenção, estruturas constituídas como um dique. Esse dique pode ser feito do próprio rejeito, com blocos de rocha, ou a partir de solo compactado.

Para que não haja grandes acidentes, são construídas novas camadas de barragens conforme o reservatório se enche, evitando o risco de transbordamento, em um processo conhecido como alteamento.

O tratamento dos rejeitos de mineração é regulado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305. Essa lei define que as mineradoras devem estabelecer um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, em que a empresa comprove a sua capacidade de gerir todos os rejeitos criados durante os seus processos, com foco na proteção do meio ambiente.

Como é feito o reaproveitamento de rejeitos na mineração?

Entre os principais métodos de reaproveitamento, podemos destacar:

  • finos de ferro — utilizados tanto na construção civil como nas siderúrgicas;
  • resíduos finos de rochas ornamentais — vêm sendo usados para a produção de materiais como argamassas, cerâmicas vermelhas, tintas, manilhas entre outros;
  • resíduos grossos de rochas ornamentais — vêm sendo reaproveitados para a confecção de bijuterias, areias artificiais e artesanato, empregados em fábricas de cimento, etc.

Além de promover a conscientização ambiental das mineradoras, o reaproveitamento dos rejeitos é impulsionado pelo aumento do preço de commodities metálicas, que fez as indústrias de vários segmentos buscarem matérias-primas mais baratas.

Quais são os principais projetos de reaproveitamento de rejeito?

Como informamos, a Vale vem trabalhando para aproveitar os seus rejeitos em projetos de construção civil. Além disso, várias startups estão privilegiando trabalhos que visam o reaproveitamento de rejeitos de mineração. Veja alguns casos:

  • EcoMud — empresa que tem como foco a utilização da lama de rejeitos para o desenvolvimento de pavimentação de alta durabilidade;
  • Element — a partir de rejeitos arenosos provenientes da Samarco, a Element apresentou uma solução voltada para o mercado de ferrosilício, com foco na fabricação de aços especiais;
  • GMTech — a empresa focou a construção civil e trabalhou no desenvolvimento de uma argamassa que utiliza 50% de rejeito arenoso em sua composição.

Além dessas startups, há outros projetos promissores voltados para o reaproveitamento de rejeitos. Entre eles, podemos destacar o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas em várias universidades do país, que buscam o melhor reaproveitamento dos resíduos. Veja um exemplo no tópico a seguir.

Como a UFMG contribui para o melhor reaproveitamento de rejeitos?

Pesquisadores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) têm trabalhado nos últimos anos com foco no reaproveitamento de resíduos provenientes de uma das barragens de rejeitos da Gerdau.

O material, que vem da região histórica de Ouro preto, foi amplamente utilizado na construção de uma casa modelo de 48 m². Os rejeitos estão presentes em todas as partes da residência — nas paredes, no teto, no piso, na bancada, além da argamassa do acabamento.

Ao todo, esse projeto de construção civil utilizou em torno de 20 toneladas de rejeito e a casa se tornou um modelo de consciência ambiental. A construção tem 7 cômodos e foi projetada para ser totalmente sustentável, indo muito além da matéria-prima. Para você ter uma ideia, a edificação conta com energia solar, esgoto ecológico e piso permeável no quintal.

Como mostramos, o reaproveitamento de rejeitos provenientes da mineração tem tudo para se tornar uma tendência. Além do correto foco na proteção do meio ambiente e da saúde pública, o bom aproveitamento desses materiais pode ajudar no crescimento econômico, permitindo que as empresas produzam mais usando essa matéria-prima de baixo custo. É um sistema em que todos saem ganhando — a comunidade, os empreendedores e os consumidores.

O bom aproveitamento de minério e rejeitos de mineração demanda a utilização de equipamentos adequados. Nesse sentido, é importante contar com uma empresa parceira que forneça máquinas de qualidade para serviços pesados com preço justo. Entre em contato conosco e conheça a Armac!

Gostou do post? Quer se aprofundar em outros conteúdos sobre mineração? Então nos acompanhe nas redes sociais, ou visite os blogs abaixo:

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável