O que é ESG e qual é a sua importância na construção civil?

  • Inovação

A sigla em inglês ESG diz respeito ao termo Environmental, Social and Governance, cuja tradução significa: ambiental, social e governança. Trata-se de uma alteração na conduta que tem origem em um novo padrão de comportamento, mais preocupado com o longo prazo — onde as atividades se alinham mais aos direitos humanos e impactam menos em mudanças climáticas. Assim, um conjunto de práticas é utilizado por investidores conscientes.

Ainda tem dúvidas? Não se preocupe! Aqui, você vai descobrir todos os detalhes envolvidos neste tema que engloba as tomadas de decisões mais socialmente responsáveis e moralmente corretas. Além disso, vai entender a importância dessa estratégia no cenário da construção civil.

Achou interessante? Então, continue a leitura deste artigo e entenda por que os investidores estão cada vez mais engajados com as temáticas sociais!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Qual é a importância dos conceitos ESG?

O conceito ESG é muito importante porque leva as empresas a buscar a sustentabilidade e a ter maior transparência nas suas ações. A sua aplicação atrai os consumidores que estão mais cientes a respeito dos impactos ambientais e sociais decorrentes de suas ações. Os Investimentos Sustentáveis — ou investimentos de ESG — são muito valorizados pela sociedade atual e melhoram a imagem das empresas.

Como assim? É simples. Os empresários e investidores da construção civil que se preocupam em como o ESG pode valor à imagem dos seus negócios e integram condutas adequadas em favor da natureza e da humanidade. As ações de ESG são aplicadas para aumentar a qualidade de vida, o conforto e o bem-estar dos colaboradores durante a sua jornada de trabalho.

Quais são os principais pontos envolvidos no conceito ESG?

Os principais pontos envolvidos nessa temática envolvem as questões sociais, ambientais e de governança. Como você pode ver, ESG abarca a aplicação de boas práticas que são implementadas pelos empreendimentos para que eles tenham desenvolvimento sustentável, preocupando-se com a economia e as finanças e colocando em evidência a necessidade de cuidar do meio ambiente e investir no bem-estar da sociedade.

Maior busca da sustentabilidade

Uma das condutas que mais se destaca é a busca pela sustentabilidade das empresas da construção civil. Os gestores procuram encontrar meios de aproveitar diversos recursos para evitar agressões ao ambiente com a finalidade de preservá-lo. Dessa maneira, os empreendimentos começam a atrair o público que está à procura de prédios que tenham certificação ecológica.

As edificações são seguras, confortáveis e eficientes, mas priorizam técnicas que aumentam a eficiência hidráulica e elétrica. A consequência disso é o alcance a um mercado que respeita a natureza e almeja a preservação dos recursos naturais. Na construção civil, ESG ajuda a formar projetos construtivos que são administrados com responsabilidade social.

Tomada de decisões mais socialmente responsáveis

As questões ambientais e sociais estão sendo debatidas no mundo inteiro, já percebeu? Os assuntos também se tornaram pauta das agendas públicas e corporativas para que o ESG seja observado com uma estratégia dos empreendimentos da construção civil. Então, as decisões mais socialmente responsáveis e moralmente corretas estão se tornando essenciais para o sucesso dos negócios.

Maior transparência nas ações

Os empreendedores do ramo imobiliário precisam agir com mais transparência em suas rotinas, já que essa é uma tendência que está se tornando uma exigência dos investidores. Eles exigem a apresentação de dados precisos e confiáveis para que decidam ou não investir o seu dinheiro em determinado empreendimento. Isso está acontecendo no mundo inteiro!

E no Brasil? Muitos consumidores brasileiros também exigem que a proteção do meio ambiente seja uma prioridade das incorporadoras e construtoras. Portanto, os empresários precisam definir as suas estratégias de forma clara. Ainda que os seus objetivos não sejam totalmente atingidos, poderão transformá-los em chances de propor melhorias nas edificações.

Qual é a importância dessa estratégia no cenário da construção civil?

Pois bem! A importância dessa estratégia no cenário de construção civil pode ser facilmente percebida por meio dos benefícios que ela produz para as empresas. Aquelas que aplicam as práticas de ESG conseguem obter capital para dar início e andamento aos seus projetos, o que é indispensável para a construção de empreendimentos maiores.

As novas gerações têm demandas associadas aos princípios de ESG. As empresas que não implementarem esses conceitos não terão futuro, não importa onde estejam localizadas. Por isso, se o seu objetivo é ter um negócio que sobreviva às crises e se desenvolva de forma saudável, comece a considerar a transparência corporativa, a natureza e as necessidades da sociedade.

Como aplicar as iniciativas relacionadas ao ESG no negócio?

Não é difícil e muito menos impossível, afinal, se os outros empreendedores conseguiram aplicar ESG, você também conseguirá. É claro que o seu objetivo é construir empresas sólidas, atraentes e resilientes. Se estivermos certos e você realmente almeja fortalecer cada dia mais o seu negócio, leia as dicas registradas abaixo! Quer saber como fazer isso? Veja!

Engajando os investidores

Apresente para os seus investidores o conceito de ESG e relate todas as informações que obteve a esse respeito. Engaje-os para que comecem a respeitar as regras de acessibilidade e também as sensibilidades locais relativas à população da sua região e ao meio ambiente. A sua iniciativa produzirá resultados inesperados. Vale a pena tentar, não é?

Integrando os envolvidos

Mostre para todos os envolvidos que a sua empresa está preocupada com o bem-estar das pessoas e o futuro das próximas gerações. Promova eventos, palestras e reuniões para integrar os envolvidos de modo que todos assumam suas posições como agentes de ESG para o alcance de objetivos comuns.

Garantindo a efetividade econômica

Garanta a transparência e a efetividade econômica e a sua empresa será bem-sucedida. Aproveite as oportunidades tecnológicas para construir um modelo de negócio inovador, com planejamento estratégico que inclua riscos e considere o ciclo de vida e a gestão de ativos. Verifique as possibilidades de conquistar escalabilidade financeira — como a presença na bolsa de valores em busca da criação de autoridade no mercado financeiro, por exemplo.

Projetos que entreguem um bom custo-benefício

Crie projetos que ofereçam aos investidores e consumidores do setor imobiliário excelente custo/benefício e atenda os critérios de sustentabilidade fiscal. Estruturas sustentáveis não impactam de forma negativa o meio ambiente e conseguem aproveitar incentivos do governo. As autoridades públicas estão dispostas a beneficiar as empresas que se importam com a ecoeficiência.

Fazendo uma gestão adequada de resíduos

Faça a gestão adequada dos resíduos para minimizar os prejuízos causados à biodiversidade. Se for necessário fazer demolições e outros procedimentos que gerem sobras, certifique-se de que os materiais sejam reciclados ou reaproveitados. Saiba que os percentuais de reciclagem são relativamente altos e evitam desperdício de dinheiro.

Evitando a poluição atmosférica

Evite poluir a atmosfera durante os procedimentos construtivos e procure não produzir resíduos e poeiras perigosas. Quando produtos químicos se espalham no ar, as consequências podem ser terríveis para as pessoas e os animais. Considere também a segurança e a saúde dos colaboradores, evite acidentes e o desenvolvimento de doenças ocupacionais.

Compreendeu o que é ESG e qual é a sua importância na construção civil? As ações ambientais se tornaram essenciais na construção civil, assim como as práticas sociais e de governança corporativa. Estamos vivendo em uma época na qual está evidente a nova mentalidade dos investidores que apostam em tecnologias verdes para gerar reflexos positivos na economia brasileira.

Acredita que o Brasil tem tudo para ir para frente e quer fazer parte dessa evolução? Então aproveite para seguir as redes sociais da Armac: Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável