Entenda como um mecânico pode se tornar um agente de ESG

  • Engenharia

A sigla ESG, que se originou dos termos ingleses Environment, Social e Governance, já faz parte da rotina de muitos investidores, executivos e funcionários de grandes corporações. O conceito refere-se à possibilidade de adotar práticas de inclusão social, sustentabilidade ambiental e governança no ambiente empresarial.

A sustentabilidade está ganhando relevância em diferentes setores do nosso país, e é indiscutível que para o universo corporativo, aplicar essas práticas passa a contar com um diferencial competitivo. Neste post, vamos explicar mais a fundo o conceito e como um mecânico de máquinas pesadas pode se tornar um agente ativo de ESG na empresa. Confira!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


O que é ESG na empresa?

Para a Armac, a definição de ESG diz respeito ao processo no qual a empresa se fundamenta para buscar reduzir os seus impactos negativos ao ambiente. Isso engloba iniciativas estruturais, processuais, de engenharia e ligadas à responsabilidade com a comunidade que vive próximo às empresas ou indústrias.

Compreenda os benefícios da implementação e prática do ESG

As vantagens de implementar o ESG podem ser divididas de dois modos. Existem benefícios diretos e indiretos. Por exemplo, quando se criam processos dentro de uma política de inclusão social, sustentabilidade ambiental e governança, são elaborados também os argumentos válidos para realizar mudanças na organização. Veja a seguir alguns detalhes!

Resposta aos investidores

Um benefício direto ocorre sempre que os investidores obtêm respostas aos seus questionamentos financeiros e quando a empresa exprime uma vontade de pautar um projeto mais no fator ambiental que no produtivo. Os fornecedores também se preocupam com isso e, às vezes, criam critérios de negociação para parceiros que estão alinhados a eles.

Credibilidade da imagem

Uma vantagem indireta está relacionada à equipe e ao mercado, pois a imagem do negócio sustentável fica na mente dos colaboradores que se identificam com essa causa e transferem as informações para o público consumidor. Os clientes mais exigentes já estão atentos a esses fatores e são mais facilmente fidelizados.

Redução na emissão de carbono

Uma parcela do mercado ainda não vê de forma clara a conexão entre a descentralização de ativos e o real impacto na redução da emissão de carbono na atmosfera. Por isso, é preciso compreender que o fato de uma empresa acumular um percentual X de ativos e compartilhá-lo está muito mais ligado às vantagens do que às contrapartidas.

A criação de uma cadeia de uso do equipamento a um custo menor permite que empresas ou pessoas jurídicas que não teriam acesso a tal ativo, por falta de orçamento ou planejamento, consigam criar ou participar de grandes projetos. Possibilita ainda obter renome e reduz a pegada de carbono que a produção de uma nova máquina para compra produziria.

Incentivo aos mecânicos

O ESG serve de base para criar programas de incentivo a profissionais da área de mecânica. Surgem, assim, novas perspectivas para mercados menores, que são impactados por essas e demais políticas econômicas, ambientais e de gestão humana.

Descubra como se tornar um agente de ESG

Para se tornar um agente de ESG, o profissional precisa gostar da área de mecânica, não se conformar com o “normal” do mercado e pensar cada dia como um cidadão responsável por mudanças significativas lá na ponta da operação, ainda que ele não seja o operador de campo.

Cada mecânico da Armac, principalmente os que participam do processo de reindustrialização das máquinas (rebuild), são instruídos sob a ótica de trabalhar como agentes de mudanças. Eles recebem capacitação para aplicar as práticas de ESG durante suas atividades de rotina.

Algumas práticas diárias desses profissionais especializados são:

  • reciclar máquinas e equipamentos;
  • facilitar acesso a peças para substituição;
  • otimizar processos e opinar em projetos.

Portanto, ser um agente de ESG não tem nada a ver com grau de formação, é questão de interesse e vontade de ir além do tradicional reparo realizado na maioria das oficinas mecânicas. Para a Armac, o importante é que cada colaborador entenda que nossos mecânicos são fatores de solução e que estão comprometidos com essa prática.

Os agentes de ESG estão sob o pilar de Environment, pois cada conserto e melhoria que as suas manutenções proporcionam ajudam a Armac a ser uma redutora de pegadas de carbono. No contexto de inclusão social, são esses profissionais que difundem as técnicas, práticas e ideias que eles veem acontecendo no dia a dia durante suas atividades.

Entendendo o impacto dos mecânicos na vida útil das máquinas de linha amarela

O mecânico de máquinas pesadas usa toda a sua bagagem de conhecimento técnico para reparar, revisar e “reciclar” máquinas de linha amarela e de linha verde. O seu intuito é reduzir a pegada de carbono gerada ao se fabricar uma nova máquina. Consertando o equipamento, evita-se a compra, que reduz a produção e minimiza a exploração de minérios para fabricação.

Mas o diálogo precisa vir de todas as direções. Os agentes de ESG têm abertura para dialogar com os profissionais do escritório e vice-versa. A empresa que conversa com seus colaboradores entende o que eles percebem, que os líderes não estão conseguindo visualizar e, a partir disso e de outros dados, melhorar a qualidade dos serviços.

Entendendo os principais desafios de ESG e como superá-los

Um dos principais desafios de ESG é se manter atualizado a técnicas novas que surgem continuamente no mercado. Manter a boa gestão de manutenção para que prazos e expectativas sejam mantidos é outra dificuldade encontrada pelos agentes de ESG. Para superar os entraves, são necessários planejamentos, estratégia e prática.

Na área da mecânica, a prática das estratégias de ESG é essencial. Com ela, cria-se a “malícia” de entender cada máquina, peça e equipamento a ponto de apenas com um toque conseguir imaginar inúmeras soluções ou uma solução prática e absoluta que atenda às exigências dos clientes considerando inclusão social, sustentabilidade ambiental e governança.

Entendeu qual o papel de um agente de ESG e como os mecânicos de máquinas pesadas da Armac se alinham à proposta? Aqui na Armac, centralizamos nossos esforços para funcionar como uma solução para os parceiros. É por nossa expertise em mecânica e manutenção, que temos a certeza de que o modelo de compartilhamento de ativos é a melhor opção para manter a estabilidade e saúde produtiva do mercado nacional.

Ficou interessado em conhecer os equipamentos da Armac e nossas formas de orçamento? Então confira nosso portfólio completo!