Mecânico de máquinas pesadas: conheça seu perfil e papel

  • Manutenção

As máquinas de grande porte são imprescindíveis para a execução de tarefas complexas. Seja na indústria, agronegócio, mineração ou portos, o intuito das máquinas pesadas é facilitar e otimizar os trabalhos. Mas para que cumpram esse objetivo, a ação e intervenção humana ainda é imprescindível, e por isso, o mecânico de máquinas pesadas tem papel de destaque.

Além de garantir o correto funcionamento das máquinas, a redução de custos e o aumento da qualidade, o trabalho do mecânico está diretamente ligado à prevenção de acidentes — então, todos os anos no dia 20 de dezembro é comemorado o dia do mecânico e do profissional da manutenção.

Confira neste post qual a relevância do mecânico de máquinas pesadas e fique por dentro das atividades, que são indispensáveis para negócios.


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Por que a manutenção de máquinas pesadas é importante?

O sucesso de um projeto depende da qualidade dos equipamentos e engajamento dos profissionais. Independentemente do segmento, a harmonia entre esses dois fatores vai garantir a correta execução das atividades.

Em vista disso, pode-se dizer que a manutenção de máquina pesada é importante por proporcionar os seguintes benefícios:

  • redução de custos;
  • aumento da produtividade;
  • prevenção de acidentes;
  • promoção de trabalhos de qualidade.

Sendo assim, a manutenção periódica de equipamentos e máquinas pesadas é uma atividade indispensável. Afinal, é uma ação que acontece de forma preventiva ou corretiva, mantendo as condições ideais do trabalho.

Qual a periodicidade com que a manutenção deve ser feita?

O procedimento de manutenção das máquinas pesadas pode variar de acordo com o tipo e as determinações dos fabricantes. Dessa forma, as revisões preventivas representam a melhor forma para assegurar que tudo esteja correto, preservando os componentes mecânicos e eletrônicos da máquina.

Portanto, o plano de manutenção preventiva precisa contemplar informações chave como as horas trabalhadas, consumo do combustível, situação da bateria, desgaste de pneus e freios. Tanto os indicados pelo fabricante, quanto os de acompanhamento do proprietário da máquina.

Por que é importante contar com um profissional especialista?

O mecânico de máquinas pesadas é tido como um profissional especialista. Através de suas habilidades específicas para lidar com equipamentos de grande porte e alta performance, ele é capaz de mapear qual tipo de manutenção é mais indicada para cada máquina — principalmente as que estão presentes em operações complexas.

Por isso, contar com um mecânico capacitado e que conheça as mínimas diferenças entre os modelos e fabricantes de máquinas pesadas é imprescindível. Além de garantir a correta manutenção, contribui para evitar custos desnecessários, preservar o equipamento e manter o perfeito funcionamento, sem perder tempo com máquinas paradas.

Qual o papel do mecânico de máquinas pesadas?

Esse profissional tem funções diversificadas, atuando com o objetivo de manter a produtividade sem comprometer os equipamentos. Sendo assim, existem diversas atribuições e tipos de manutenções realizadas pelo profissional em uma indústria ou construção civil.

Aqui na Armac valorizamos enormemente nossos mecânicos, confira um pouco da história do Virlei Santos, um de nossos destaques da série Bravos em nosso canal no YouTube:

Veja a seguir, como é o ambiente e papel do mecânico de máquinas pesadas em diferentes vertentes:

Estrutura da oficina

A estrutura da oficina para manutenção de máquinas pesadas é totalmente adaptada, para lidar com cargas elevadas sem provocar o esforço do profissional. Trata-se do setor de trabalho do mecânico, onde estão todas as ferramentas e acessórios para realizar desde as tarefas preventivas até as manutenções mais complexas.

Tipos de manutenção

O mecânico de máquinas pesadas realiza diferentes tipos de manutenções nos equipamentos da empresa. Esses serviços são classificados de acordo com o objetivo, periodicidade e características das máquinas, e entender o conceito delas é a base da profissão.

Os tipos de manutenção que existem são:

  • preventiva — realizada periodicamente de acordo com indicações do fabricante;
  • corretiva — acontecem de forma não programada, quando a máquina apresenta algum defeito;
  • preditiva — é uma análise minuciosa para identificar falhas, realizada junto com a manutenção preventiva;
  • diária — é resultado da construção de avaliações visuais realizadas antes de iniciar o trabalho com a máquina.

Vida útil das máquinas

Outro papel importante do mecânico de máquinas pesadas é promover serviços que preservam as partes mecânicas e eletrônicas dos equipamentos. Assim, é possível aumentar a vida útil e prezar por um bom funcionamento, de acordo com as atividades que são executadas.

Equipamentos necessários

Os equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades do mecânico de máquinas pesadas também são um ponto de destaque. Nesse caso, a participação do profissional é indispensável, pois indica as necessidades para atender os objetivos da empresa e manter as máquinas em perfeito estado.

Investimento em tecnologia

A tecnologia está cada vez mais presente nas atividades empresariais, e na manutenção de máquinas pesadas não é diferente. O mecânico tem uma participação ativa no processo para modernização, justamente por conhecer aspectos importantes sobre desempenho, mecânica e particularidades de máquinas e equipamentos.

 Itens verificados pelo mecânico

Como você viu, existem diferentes tipos de manutenção aplicadas em um equipamento de grande porte. Por isso, o mecânico avalia diversos componentes considerados vitais para o funcionamento das máquinas, sejam em partes elétricas, mecânicas, pneumáticas ou hidráulicas.

De forma geral, os seguintes itens são verificados pelo mecânico:

  • níveis de óleo e fluidos;
  • estado de conservação das partes móveis;
  • avaliação dos sistemas eletrônicos;
  • condições de uso;
  • inspeção dos motores;
  • sistemas de refrigeração;
  • boas práticas na condução;
  • limites da máquina;
  • substituição de peças na manutenção preventiva;
  • relação entre eficiência e consumo.

Como preservar as máquinas pesadas em bom estado?

A melhor forma para preservar as máquinas é realizando um bom cronograma de manutenções preventivas. Dessa forma, é possível identificar problemas em estágio inicial, evitando que se agravem e causem danos significativos, aumentando o tempo e o custo para reparos.

Diante disso, é recomendável adotar as seguintes ações para preservar a qualidade das máquinas:

  • evite exceder a capacidade de cada máquina;
  • treine os operadores periodicamente;
  • exija a formação adequada dos operadores;
  • mantenha o registro de máquinas;
  • desenvolva uma política de qualidade;
  • crie um checklist diário de inspeções;
  • siga as recomendações do fabricante;
  • conte com profissionais especialistas;
  • mantenha as manutenções preventivas.

Podemos concluir, que o mecânico de máquinas pesadas é um profissional ímpar no mercado industrial e produtivo. Portanto, valorizar essa função e garantir boa estrutura é fundamental para ter equipamentos de qualidade e prontos para superar os desafios com excelência.

Gostou de saber tudo sobre o mecânico de máquina pesada? Se deseja ver outros conteúdos relevantes a respeito de diversos assuntos, não perca tempo. Siga os perfis da Armac nas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável