Confira 7 desvantagens da manutenção corretiva

Tempo de leitura: 20 min
  • Manutenção

Você sabia que existe mais de uma maneira de cuidar dos equipamentos e que nem todas as formas podem ser as mais adequadas para os seus ativos? Há a manutenção corretiva, preditiva e preventiva. Falaremos sobre cada uma delas no artigo.

Considerando o alto custo que envolve a aquisição de máquinas de linha amarela, é crucial assegurar a integridade do investimento para manter a excelência de seus serviços. Porém, todo maquinário sofre com desgastes causados pelo tempo e a intensidade de uso.

A manutenção é um importante processo para garantir o funcionamento, gerando mais eficiência e desempenho durante a execução de um projeto. A manutenção corretiva, por exemplo, traz uma série de desvantagens para empresas no setor, porque compromete o cronograma e impacta negativamente os resultados.

A seguir, vamos apresentar 7 desvantagens da manutenção corretiva e os passos para contornar esse tipo de situação. Confira!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Quais são os tipos de manutenção?

Saber planejar a manutenção dos equipamentos é a melhor prática para garantir o bom desempenho e a eficiência do seu maquinário. Além disso, tal processo assegura o funcionamento correto de seus ativos, evitando atrasos no cronograma de seus projetos.

Existem três meios de realizar a manutenção: a preditiva, a preventiva e a corretiva. Vamos explicar os detalhes e as características de cada tipo, assim você entende qual modelo é o mais adequado para a rotina de trabalho do seu negócio.

Manutenção preventiva

O conceito da manutenção preventiva visa a antecipação de possíveis problemas que podem impactar o andamento de projetos. Para isso, ela deve ser realizada em intervalos predeterminados ou de acordo com critérios prescritos. Com isso, é possível reduzir significativamente a possibilidade de falhas ou degradações que podem comprometer o funcionamento das máquinas.

Entre os três tipos de manutenção, a preventiva apresenta um custo 3 vezes maior que a preditiva e só pode ser aplicada em determinados tipos de equipamentos. Isso ocorre devido às características de cada máquina e à forma como as avarias surgem. A manutenção preventiva consegue antecipar apenas falhas relacionadas à idade do maquinário.

Ou seja, ela é ineficiente na grande maioria dos equipamentos nos quais a ocorrência de falhas pode ser relacionada não apenas à idade, mas como às condições de operação. A manutenção preventiva avalia alguns pontos — conhecidos como gatilhos — que servem como parâmetro para determinar a ocorrência de uma falha.

A partir disso, a manutenção preventiva busca restabelecer as condições originais dos equipamentos. Dessa forma, é possível assegurar a eficiência do maquinário, evitando impactos negativos na produtividade e no desempenho dos projetos da empresa.

Manutenção preditiva

Na manutenção preditiva, temos um objetivo bastante similar ao modelo preventivo. Porém, aqui contamos com o auxílio da tecnologia para prever e antecipar falhas. Nesse sentido, o seu foco é a identificação da raiz das avarias antes de elas se tornarem potenciais problemas, assim capazes de agravar e trazer grandes prejuízos.

Para isso, a principal característica que possibilita essa análise exata é a periodicidade do processo. O monitoramento da manutenção preditiva deve ser constante e baseado em dados coletados por meio de monitoramento e inspeções que avaliam as condições das máquinas.

Dessa forma, é possível ter maior previsibilidade sobre a deterioração do maquinário, prevenindo falhas para evitar danos à integridade das máquinas e, consequentemente, aumentar o tempo de vida útil dos equipamentos. Além disso, a manutenção preventiva também ajuda em outros pontos, como:

  • evitar paradas forçadas;
  • aumentar a confiabilidade dos equipamentos;
  • eliminar a necessidade de manutenções corretivas.

Assim, a manutenção preditiva se mostra uma ótima solução, já que ela permite alcançar melhores resultados com máquinas funcionais, impedindo prejuízos que a falta de um maquinário poderia trazer.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva tem como propósito a restauração de equipamentos para que voltem a operar com eficiência máxima. Por isso, ela acaba sendo um processo oposto aos outros métodos, já que só é utilizada quando há a necessidade de realizar algum tipo de reparo. Os exemplos incluem:

  • troca de componentes quebrados;
  • reativação de sistemas em curto-circuito;
  • conserto de trincas presentes na estrutura;
  • substituição de recursos eletrônicos queimados;
  • eliminação de vibrações e trepidações;
  • reparo em tubulações com vazamento.

Como esse processo é uma ação reativa, muitos consideram que existem diversas desvantagens na manutenção corretiva. Sua prática visa a correção de problemas apenas após o surgimento de avarias nos maquinários. Assim, é possível retornar os equipamentos às suas condições originais, possibilitando a retomada dos serviços.

Porém, devido às suas características, tal prática pode afetar negativamente os resultados dos projetos da empresa. Como citamos, há uma série de desvantagens na manutenção corretiva, e muitos negócios acabam negligenciando-as. Esse processo é considerado uma decisão arriscada.

Como e quando a manutenção corretiva é aplicada?

Os eventos que demandam essa intervenção são aqueles que forçam um reparo de emergência ou apresentam falhas de serviço. Esperar uma situação urgente é complicado, porque nem sempre há condição de fazer o reparo. Ou seja, o tempo de espera passa a ser um problema que prejudica a produtividade.

De um lado, os gestores podem trabalhar com o potencial máximo dos maquinários e executar a manutenção apenas quando necessário. Do outro, a empresa fica limitada às máquinas disponíveis, quando as demais estão sob os cuidados necessários para retomarem as atividades.

Para evitar esse tipo de problema, há a manutenção corretiva planejada, que é realizada ao detectar uma perda de performance significativa no desempenho dos equipamentos. Veja por que ela difere da não planejada e deve ser priorizada em diferentes situações.

Manutenção corretiva planejada

Como o nome diz, trata-se de um processo que envolve algum nível de previsibilidade, tanto que se parece um pouco com a manutenção preventiva. Nesse caso, o reparo acontece após a ocorrência de alguma avaria que foi identificada em uma inspeção programada. Perceba que há um certo planejamento.

Nesse tipo de manutenção, existe o conhecimento por parte dos gestores sobre a perda de desempenho de um maquinário. A partir do diagnóstico do provável problema, caso as falhas não apresentem potencial de risco, os ajustes podem ser programados para um momento mais adequado (posteriormente).

A manutenção corretiva planejada também pode acontecer quando um aparelho não está, necessariamente, indicando falhas no funcionamento, mas acusa algum tipo de desgaste. É o caso, por exemplo, das máquinas que apresentam superaquecimento e podem sofrer com danos mais graves se continuarem operando.

Em todo caso, é importante agir no tempo certo para preservar as características dos sistemas e evitar panes. A falta de atenção aos sinais só gera gastos desnecessários com o conserto ou, em casos mais sérios, com a perda total do equipamento — exigindo um investimento que não estava previsto para sua substituição.

Manutenção corretiva não planejada

Esse tipo tem caráter emergencial, ou seja, ocorre quando a pane do equipamento não foi prevista em nenhum momento. Isso explica por que costuma ter custos bem mais altos, se comparado a outros processos de manutenção, sendo um fator que impacta diretamente a produção e os resultados da empresa.

A manutenção corretiva não planejada geralmente acontece quando a gestão tem dificuldade para controlar o estoque e fazer a reposição das peças no prazo adequado. Também é comum que surja nas situações em que a empresa não se organiza o suficiente para ter acesso à mão de obra especializada.

A falta de planejamento é extremamente prejudicial aos negócios, principalmente quando envolve a manutenção de máquinas essenciais. Afinal, se um aparelho ou sistema não cumpre com a função esperada, gera atrasos nas entregas e até mesmo a falta de recursos estratégicos, o que pode acarretar perdas financeiras.

Em resumo, a manutenção corretiva não planejada engloba todo reparo feito de forma aleatória, após o acontecimento do dano. Por isso, deve ser evitada ao máximo em qualquer empresa. O ideal é que os gestores se preparem para identificar eventuais problemas e atuar de maneira preventiva, antes que os defeitos se tornem permanentes.

Quais são os riscos de se praticar apenas a manutenção corretiva?

Providenciar a manutenção necessária para os equipamentos é fundamental para dar continuidade aos projetos de sua empresa e trazer mais segurança ao ambiente de trabalho. Por isso, conhecer as desvantagens da manutenção corretiva é a melhor forma de planejar tal processo e otimizar o seu desempenho.

Ao contrário das manutenções preventivas e preditivas, nas quais o objetivo é antecipar possíveis ameaças à integridade das máquinas, o tipo corretivo opera de maneira reativa. Dessa forma, os maquinários só serão levados após sofrerem com algum defeito que exija cuidados e reparos.

A falta de planejamento em relação à manutenção dos equipamentos pode comprometer as operações da empresa durante a execução de um projeto. Por isso, devido às características desse tipo, ele pode ser muito prejudicial para o negócio. Além das demais formas de manutenção, existem outros recursos que podem potencializar o desempenho e elevar a eficiência dos profissionais no canteiro de obras.

Também é preciso entender que a manutenção corretiva não é essencialmente emergencial. Dificilmente as máquinas apresentarão problemas de uma só vez. Normalmente, elas demonstram uma série de sintomas e sinais que indicam o surgimento de alguma avaria que pode impactar o desempenho delas.

Por isso, contar apenas com a manutenção corretiva não é a solução mais adequada para garantir o bom desempenho no canteiro de obras. O ideal é assegurar outros meios que permitam antecipar possíveis problemas, trazendo soluções em tempo hábil para planejar os reparos necessários e continuar com o projeto sem nenhum obstáculo.

Quais são as 7 desvantagens da manutenção corretiva?

Ainda que a manutenção corretiva tenha o seu propósito na hora de trazer o desempenho original aos equipamentos, tal prática — principalmente quando executada sozinha — conta com uma série de desvantagens. Separamos uma lista com os principais pontos para você entender como é possível melhorar o planejamento de suas manutenções.

1. Gastos elevados

Um orçamento bem-planejado para seus projetos certamente leva em consideração uma série de imprevistos que podem ocorrer ao longo da sua execução. Ainda assim, ao contar apenas com o método de manutenção corretiva, certamente a sua empresa enfrentará grandes obstáculos que podem prejudicar suas finanças.

Por isso, uma das maiores desvantagens da manutenção corretiva é justamente os gastos elevados que os negócios podem ter ao contar apenas com essa forma de lidar com danos e avarias em suas máquinas. Ao utilizar a manutenção preditiva, por exemplo, você terá como antecipar os reparos e, consequentemente, planejar os seus gastos de acordo.

2. Pausas inesperadas no projeto

Além de trazer gastos elevados ao seu orçamento, outra grande desvantagem da manutenção corretiva está nas pausas que ela acarreta nos projetos em execução. Em um cenário no qual precise levar suas máquinas à manutenção para lidar com algum tipo de problema, você consequentemente fica sem esse equipamento à sua disposição por um determinado período.

Por isso, a manutenção corretiva é uma medida que interfere diretamente na lucratividade do seu negócio. Com a interrupção nas operações, não há como dar continuidade aos projetos, o que impacta diretamente o desempenho e a qualidade de seus serviços. Por isso, além de prejuízos financeiros, tal situação também pode danificar a imagem da sua empresa.

3. Menor previsibilidade

A falta de planejamento é um dos maiores problemas para qualquer negócio que preze os seus bons resultados. Não investir em meios de antecipar avarias em suas máquinas pode trazer grandes consequências à rotina de trabalho no canteiro de obras. Ao identificar uma falha, você saberá exatamente como ela afetará o seu projeto e qual é a melhor forma de resolver tal problema.

Assim, entre as principais desvantagens da manutenção corretiva está justamente a imprevisibilidade sobre a forma como os problemas surgem. A ocorrência de falhas não é previsível e, por isso, qualquer alteração pode causar danos inesperados ao projeto, desde atrasos no cronograma até acidentes no canteiro de obras.

4. Compras emergenciais

Como já mostramos, ao planejar as manutenções em seu negócio, é possível antecipar gastos que esse processo vai exigir para trazer o desempenho original das máquinas. Esse tipo de reparo requer alguns investimentos em peças e outros componentes para assegurar o funcionamento dos equipamentos.

Nesse sentido, essa é outra grande desvantagem da manutenção corretiva. Ao surgir um problema, é necessário correr contra o relógio para seguir dentro do cronograma do seu projeto. Para isso, será fundamental investir em recursos, ferramentas e peças essenciais para providenciar os reparos.

Muitas vezes, realizar a manutenção após a ocorrência de uma falha acaba saindo mais caro. Por isso, o ideal é investir em meios para prevenir problemas futuros e efetuar a prevenção das avarias.

5. Falta de identificação da causa dos problemas

Executar a manutenção corretiva em seu negócio pode ser prejudicial em outros aspectos que vão além das questões operacionais das máquinas e dos recursos necessários para realizar os reparos. A falta de dados que indicam a origem dos defeitos pode ser um grande problema para o resultado da manutenção.

Essa é uma grande desvantagem da manutenção corretiva, já que, em muitos casos, o reparo concretizado poderá ser algo temporário. Acontece que as falhas podem surgir novamente, exigindo mais investimentos em peças para eliminá-los, além de parar as operações por um tempo determinado.

6. Preocupação com a segurança

Além dos prejuízos já citados, a falta de planejamento na manutenção também pode impactar a segurança dos profissionais no canteiro de obras. A negligência em relação às falhas que podem comprometer as máquinas é, em muitos casos, um risco à vida da sua equipe.

Contar apenas com a manutenção corretiva pode ser uma enorme desvantagem nesse sentido. Por isso, executar a manutenção preditiva e a preventiva é a melhor garantia de que nenhum problema será um risco à integridade dos profissionais, o que impede problemas mais sérios para a sua empresa.

7. Depreciação de equipamentos

Ao antecipar uma falha em suas máquinas, além de evitar uma série de problemas (como os que já citamos), você estará garantindo uma vida útil mais longa para o seu equipamento. Por isso, os métodos de manutenção preventiva e preditiva são essenciais para assegurar o funcionamento do maquinário e evitar gastos com novas aquisições.

Se você levar as máquinas ao seu desempenho máximo, os eventuais problemas podem comprometer permanentemente a funcionalidade do equipamento. Dessa forma, essa acaba se tornando mais uma das principais desvantagens da manutenção corretiva. Nesse caso, ao deixar ocorrer o surgimento de falhas, você consequentemente vai reduzir a vida útil do maquinário.

Como realizar o planejamento das manutenções?

O planejamento de suas manutenções é um elemento fundamental para o sucesso do processo. Para isso, é necessário fazer um plano de manutenção para mapear quais processos serão exigidos em determinados períodos. Por meio de um cronograma, é possível avaliar quais serviços serão realizados e quais serão as suas periodicidades.

Dessa forma, você consegue garantir a saúde e funcionalidade das suas máquinas e assegurar a eficiência de seus serviços. O plano de manutenções reduz falhas em seu maquinário, aumenta a vida útil dos equipamentos, minimiza gastos e traz um aumento significativo sobre o desempenho e eficiência das máquinas.

Por isso, para iniciar o seu plano de manutenção, é importante realizar um mapeamento dos equipamentos. Tal inventário servirá como norte para organizar as informações sobre as máquinas, trazendo mais agilidade para as equipes durante a execução das suas tarefas.

Em seguida, será necessário mapear os serviços e procedimentos específicos para cada máquina. Como cada equipamento opera de uma forma distinta, conhecer os tipos de manutenção é crucial para fazer a escolha certa de acordo com o seu maquinário. Outro ponto essencial para o seu planejamento está em relação à rotina de manutenção.

A criação de um calendário é indispensável para um plano eficaz. A partir dessa organização, você poderá definir com exatidão a prioridade de cada equipamento, prever o tempo, as ferramentas e os recursos necessários para cada atividade e remanejar tudo de acordo com o andamento do processo.

É preciso ainda entender que o planejamento de manutenções deve envolver toda a sua equipe. Invista em treinamento para garantir que todos estão capacitados na hora de executar suas responsabilidades com sucesso e garantir a eficiência de tal processo.

Além disso, é preciso realizar um acompanhamento de indicadores para ver como os resultados estão sendo alcançados e alinhar seus esforços para atender às suas necessidades.

Por que contar com a locação de máquinas?

Para fugir das desvantagens da manutenção corretiva e assegurar o andamento de seus projetos. Assim, a locação de máquinas é uma excelente alternativa para melhorar a qualidade de seus serviços com a máxima eficiência em relação à gestão de recursos. Ao considerar os custos elevados dos equipamentos — sobretudo de máquinas pesadas — a locação se mostra uma maneira de contar com maquinários novos e funcionais sem exigir investimentos elevados.

Tal prática traz uma série de benefícios à rotina de trabalho no canteiro de obras, favorecendo o desempenho e eficiência dos serviços ao mesmo tempo em que proporciona uma redução significativa de custos. Separamos as principais vantagens da locação de máquinas.

Mais economia

Quando comparada à aquisição de novos itens, a locação é um investimento extremamente mais acessível e rentável para empresas de diferentes setores. Ao locar um equipamento, você terá acesso imediato ao maquinário solicitado, possibilitando dar continuidade ao seu projeto sem nenhum obstáculo.

Ao realizar a locação de máquinas, é possível também reduzir os encargos na folha de pagamento, já que não serão mais necessários os profissionais da área de manutenção. Além disso, tal processo proporciona uma grande variedade de máquinas à disposição do seu negócio para atender a diferentes demandas. Desse modo, você poderá assegurar a qualidade e eficiência dos seus serviços sem comprometer o orçamento.

Acesso a máquinas modernas e variadas

No mercado existe uma enorme variedade de equipamentos para o setor de construção civil e demais áreas que utilizam maquinários de linha amarela. O investimento na aquisição e gestão de uma frota nem sempre é algo acessível, principalmente ao considerar as especificações de cada projeto. Dessa forma, a locação se mostra uma excelente aliada na hora de otimizar o serviço, melhorar os resultados e economizar no processo.

Além da ótima variedade de opções para auxiliá-lo na execução de seus projetos, a locação de máquinas proporciona equipamentos novos e modernos. Tal modernidade é um aspecto essencial para o sucesso de seus esforços. Contar com uma tecnologia de ponta é um excelente recurso para aumentar a produtividade no canteiro de obras e trazer outros benefícios, como mais segurança e agilidade no trabalho.

Com a locação, você também pode contar com uma assessoria para ajudá-lo na hora de escolher a máquina que melhor corresponde às suas necessidades, além de orientá-lo, caso precise de ajuda com problemas técnicos. Assim, você consegue garantir o maquinário ideal para executar os seus projetos com máxima qualidade e eficiência.

Produtividade garantida

Além de contar com equipamentos modernos, a locação ainda traz um enorme diferencial, sobretudo ao serem consideradas as desvantagens da manutenção corretiva: disponibilidade de maquinário. Fora garantir máquinas em plenas condições de uso, a empresa responsável ainda assegura todo o suporte para possibilitar a execução de seu projeto de acordo com o cronograma.

Adquirir um item defeituoso envolve todo o processo de enviar o equipamento à manutenção e aguardar o reparo para utilizá-lo. Com a locação, basta entrar em contato com o fornecedor para encontrar uma solução rápida e eficiente.

Redução de mão de obra

Como já citamos, o aluguel de máquinas permite eliminar diversos custos, como os associados a uma equipe de manutenção dedicada. A partir do momento em que a empresa fornecedora é a única responsável por esse processo, você terá recursos livres para aplicar em outros aspectos de seu negócio.

Porém, a locação também é capaz de trazer outro benefício para o seu canteiro de obra: profissionais capacitados para operar os equipamentos. A terceirização se responsabiliza na hora de trazer um time preparado para executar os diferentes tipos de atividade em seu projeto.

Manutenção sempre em dia

A manutenção de máquinas foi o assunto principal deste conteúdo. Por isso, vamos falar como a locação delas pode beneficiar o seu negócio em tal aspecto e ajudar na hora de garantir o funcionamento do seu maquinário. Ao contratar o aluguel de equipamentos, a empresa fornecedora será responsável pela integridade e funcionalidade deles.

Nesse sentido, você não vai precisar se preocupar com qual tipo de manutenção é o mais adequado para o seu maquinário. Ao locar um item desses, a sua única responsabilidade será utilizá-lo de acordo com suas necessidades para efetivar a qualidade e o sucesso do seu projeto.

Com isso, você terá a certeza de que todas as máquinas alugadas estão com sua manutenção em dia. Isso significa que poderá aproveitar o máximo delas desempenho, sem se preocupar com possíveis falhas que possam comprometer o andamento do seu projeto ou prejudicar a segurança dos profissionais.

Pronto! Como pôde ver, existem várias desvantagens relacionadas à manutenção corretiva que deixam claro que tal processo não deve ser o único meio de garantir o funcionamento das suas máquinas. A locação, portanto, é uma solução rentável e acessível, capaz de trazer excelentes benefícios para empresas do setor.

Por isso, não perca tempo e entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores. Assim, você aproveita para conhecer o nosso portfólio de máquinas!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável