O que é um trator agrícola e para que ele serve? Entenda agora!

Tempo de leitura: 10 min
  • Tratores de Rodas

A mecanização no setor agrícola certamente impulsionou o trabalho no campo. Atividades antes executadas pelo ser humano e por animais passaram a ser realizadas por máquinas. E, como a tecnologia não para de se desenvolver, tais aparelhos estão cada vez mais aprimorados e eficazes. Com o acesso facilitado, dúvidas sobre como alugar um trator agrícola passaram a fazer parte da rotina.


Locação de Trator de Rodas – Alugue Online

O trator de rodas ideal para o agronegócio


O trator, por sua vez, foi um dos primeiros veículos criados para otimizar o trabalho agrícola, e continua entre os mais importantes. Ele é usado na aragem, na descompactação do solo, quando implementado com a grade de disco, e no cultivo de diferentes plantas. Também é ideal para a fertilização de arbustos e para a manutenção da paisagem.

Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo todas as funções do trator agrícola e as vantagens de usá-lo. Acompanhe!

Como o trator agrícola funciona?

A palavra “trator” vem do latim: “trahere”, cujo significado é “puxar”. Os tratores modernos são empregados para puxar, transportar e rebocar objetos de difícil movimentação, muito pesados. O trator agrícola convencional é uma máquina aberta simples, provida de duas rodas motrizes muito grandes situadas em um eixo na parte inferior, logo atrás do banco único.

O banco e o volante ficam centrados. Já o motor fica à frente do motorista, com duas rodas dirigíveis abaixo dele. Normalmente, o combustível utilizado é o óleo diesel, mas existem modelos movidos a biodiesel e até mesmo a gás de petróleo, que são conhecidos no mercado pela sigla “GLP”.

O motor é o principal componente responsável por gerar energia ao veículo. A energia, nesse caso, é obtida em função da transformação da energia química em mecânica, por meio do processo de queima do combustível. O sistema de transmissão tem como principal função interromper, transmitir e alterar a passagem de energia do motor até as rodas do trator.

Conheça as características do trator moderno

O design dos tratores permaneceu o mesmo por muitos anos. Mas, nos modelos modernos, a cabine costuma ser fechada, de maneira semelhante a outros equipamentos, para proporcionar um maior conforto ao motorista e melhorar a segurança.

Outra característica do trator moderno é o sistema de proteção contra capotagem (ROPS). O condutor fica protegido de ser esmagado no caso de a máquina capotar.

Os primeiros tratores do século XIX e do começo do século XX funcionavam com motor a vapor. Atualmente, os tratores acompanham sistemas hidráulicos que os dinamizam, pois oferecem grande potência e versatilidade.

Além disso, o sistema de posicionamento global (GPS) — computadores de bordo ligados aos tratores — é ideal para a agricultura de precisão. Existem também modelos de tratores não tripulados, que agem como autômatos.

Fique por dentro da versatilidade do trator agrícola

A intenção dos fabricantes de trator agrícola é que ele se torne um equipamento cada vez mais versátil. Isso significa que uma só máquina será necessária para desempenhar diferentes tarefas. Um modelo compacto já pode desenvolver atividades diversas na agricultura e em outros ramos, como a jardinagem.

Também é possível acrescentar ferramentas ao veículo, chamadas de “implementos”. Dessa forma, o potencial para a concretização de novas tarefas aumenta ainda mais. Ou seja, a boa interação entre essas máquinas e implementos agrícolas propicia uma nova gama de operações ao trator. O que, por sua vez, contribui para a ideia de que apenas um trator cumpra todas as demandas.

Durabilidade e potência

No âmbito agrícola, o trator é planejado para executar praticamente qualquer tipo de serviço e suportar cargas com pesos diferentes. Os motores dos tratores modernos tendem a ser mais potentes, o que ajuda na produção de muita força. Algumas versões mais atuais dispõem de eixos de ferro fundido, o que significa que a força e a durabilidade são maiores. Isso é visível tanto nos tratores médios quanto nos tratores grandes.

Facilidade de transmissão e operação

Como as transmissões manuais costumam ser mais difíceis de utilizar, alguns modelos mais avançados apresentam a transmissão hidrostática e a transmissão Powershift, pois elas facilitam bastante o uso do veículo.

A Powershift oferece mais suavidade ao movimento, com oito marchas em faixa baixa e oito marchas em engrenagens de faixa alta. A transmissão hidrostática possibilita mudanças sem exigir nenhum esforço na direção.

Implementos agrícolas

Antigamente, os arados e outros implementos ficavam conectados por meio de uma barra de tração ou de um sistema conectivo exclusivo, antes que Harry Ferguson patenteasse o engate de três pontos (padrão desde os anos 60).

Os implementos podem ser instalados na parte de trás, usando uma barra de tração ou o engate de três pontos. Alguns bons exemplos são as roçadeiras, as grades aradoras, as subsoladoras, a semeadora, entre outras propostas.

Os tipos de tratores

Além dos tratores de pneus, em que as rodas traseiras (motrizes) impulsionam o veículo, existem os tratores de esteiras. No primeiro caso, há modelos com duas rodas e com quatro rodas motrizes.

Os tratores com quatro rodas motrizes (4 RM) são mais avançados e oferecem uma potência maior. O seu desempenho pode alcançar até 33% a mais que os tratores 2 RM. Vamos analisar a seguir alguns tipos e modelos para compreender melhor como funcionam.

Tratores agrícolas de rodas convencionais

O trator agrícola propriamente dito é aplicado geralmente em fazendas. Ele puxa, empurra outras máquinas agrícolas, faz reboques, lavra, realiza gradagem e plantios, entre outras atividades. Há alguns subtipos desses tratores de rodas.

Tratores padrão

Também chamados de “wheatland”, os tratores padrão contam com rodas fixas, centro de gravidade mais baixo e são muito aplicados na aragem e em outras tarefas de campo pesadas.

Tratores de altas safras

Eles têm piso ajustável e uma distância maior do solo. São bastante usados na cultura de algodão e em outros trabalhos de lavoura em fileiras que crescem rápido.

Tratores utilitários

O trator agrícola utilitário vai além das atividades tradicionais de campo. Ele atua em paisagismo e escavação, geralmente com retroescavadeiras, garfos para paletes, carregadeiras e outros instrumentos. Costuma ser menor, com giro curto e baixo centro gravitacional. Os tratores de jardim ou gramado podem ser classificados como utilitários e são empregados em cenários suburbanos ou semi urbanos.

Tratores agrícolas compactos

São tratores utilitários compactos (TUCs), versões menores do trator agrícola. Destinam-se principalmente ao paisagismo e à administração das fazendas. Não são aplicados em plantação/colheita comercial. Um dos seus acessórios mais comuns é o FEL, ou carregador frontal. Retroescavadeiras compactas podem ser integradas a TUCs.

Avalie o desempenho do trator agrícola nas obras urbanas

Apesar do nome, o trator agrícola de roda pode ser utilizado em diferentes obras urbanas da construção civil. Ele serve como auxiliar de outras máquinas, por exemplo, a retroescavadeira. Carretas, guincho, nivelamento de terreno e remoção de entulhos ou terra são exemplos de tarefas que ele efetua em projetos urbanos.

Ainda pode ser muito bem aproveitado em serviços de terraplenagem, principalmente com as grades aradoras. O trator agrícola conta com chassis robustos e motores de elevada potência, o que garante o melhor desempenho em atividades pesadas diferentes tanto no campo quanto na cidade. A possibilidade de receber implementos garante sua utilidade em frentes diversas.

Entenda como alugar um trator agrícola

A locação de trator agrícola costuma fornecer um ótimo custo-benefício. Na prática, é um investimento vantajoso não só pela diferença de preços, quando comparada à compra, mas também pelo fator garantia de produtividade, já que a locadora se encarrega de todos os aspectos de manutenção, troca de máquina, seguro e demais pontos que possam gerar dor de cabeça ou atrasar seu negócio. Além disso, no portfólio da Armac Locação, estão presentes as melhores marcas do mercado, como John Deere, Massey Ferguson, New Holland, CASE e muito mais!

Vantagens do aluguel

Além da praticidade de todas as etapas burocráticas e estruturais otimizadas pela empresa, entre as principais vantagens do aluguel está a possibilidade de encontrar exatamente o modelo de trator agrícola que se encaixa nas suas necessidades.

Assim, com o suporte adequado de um time expert no assunto, você consegue aproveitar todas as funções da máquina e ter toda a atenção necessária caso seja preciso fazer algum reparo após o trator agrícola apresentar algum problema de desempenho.

Investimentos em outras áreas

Os valores necessários para uma locação são muito menores do que os de compra. Por esse motivo, é possível ter todos os benefícios de contar com uma máquina moderna, repleta de funções para impulsionar o trabalho e ainda investir em outras áreas consideradas essenciais em termos de crescimento interno.

Sem citar que traz flexibilidade pela possibilidade de ir além do trator agrícola e alugar mais máquinas modernas e conquistar alta performance de produção. Com isso, fica muito mais simples se destacar dos concorrentes. Outro bom exemplo de investimentos em outras áreas é a implementação de novas tecnologias, como as que geram maior produção por hectare.

O ganho na qualidade do serviço também se destaca. Isso porque bons equipamentos são confiáveis e reduzem consideravelmente as chances de paralisação da colheita por conta de falhas ou a necessidade de uma manutenção de emergência. Como resultado, todos os envolvidos nas atividades otimizam o tempo de trabalho e entregam mais dedicação na prática.

Escolha do fornecedor

Para que você consiga alcançar todos os benefícios listados, torna-se indispensável acertar em cheio na escolha do fornecedor. Afinal de contas, é preciso ter como parceiro uma empresa com expertise no mercado e que tenha capacidade e estrutura para atender o seu serviço de maneira completa.

Mais do que um bom custo-benefício, o crescimento no mercado é resultado de uma parceria que gera valor em longo prazo. Outro ponto alto está na possibilidade de fazer uma gestão personalizada em relação ao uso do trator agrícola e todo o potencial que ele pode oferecer às operações.

Ao colocar tudo na ponta do lápis, alugar um trator agrícola se transforma em uma excelente opção para a mecanização de tarefas e o cumprimento eficiente de diversas funções. Vale citar que encontrar o modelo ideal para as suas atividades é o grande segredo para desenvolver uma padronização de métodos ágeis em cada etapa do cumprimento do serviço.

Ao considerar o aluguel de trator ou a locação de equipamentos em geral, entre em contato conosco para conferir nosso portfólio e nossas condições de pagamentos!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável