7 cuidados essenciais na operação de pá carregadeira!

  • Pás Carregadeiras

Operar máquinas e equipamentos pesados requer uma “dose” alta de cuidados, conhecimentos e responsabilidade. Nesse cenário, todo profissional que trabalha com a operação de pá carregadeira precisa ter conhecimentos técnicos adequados, como velocidade de condução e pontos cegos.

A importância de estar capacitado abrange a manutenção e a vistoria do maquinário, o cuidado com o levantamento de cargas, as proximidades com redes elétricas e a utilização de EPIs. Operar de maneira segura e eficiente ainda protege a própria vida e a das pessoas ao redor, além de contribuir para a produtividade no seu trabalho e para o sucesso da empresa.

Devido à importância do assunto, neste artigo, traremos algumas alternativas sobre técnicas de operação da pá carregadeira. Acompanhe a leitura e confira os detalhes!


Pás Carregadeiras – Alugue agora

O Melhor Preço do Mercado. Fale pelo WhatsApp


Quais são os cuidados essenciais na operação de pá carregadeira?

Inicialmente, para que seja possível adotar as precauções necessárias, vamos apresentar 7 medidas que devem ser implementadas na operação de pá carregadeira. Veja, a seguir, quais são elas!

1. Velocidade durante a operação

A velocidade de uma pá carregadeira em operação é essencial para a segurança no trabalho e interfere nos resultados das atividades. Essa característica faz parte das técnicas aplicadas pelo condutor. Para cada ação, é aconselhada uma determinada rapidez, caso contrário, o equipamento pode não funcionar adequadamente ou apresentar riscos para quem o opera.

No entanto, a velocidade deve ser alternada conforme cada procedimento realizado. Por exemplo, para pegar o material no solo, erguer a caçamba, dirigir-se ao caminhão, colocar o material no veículo e, depois, retornar ao bloco de material. Realizar essa sequência de forma equilibrada e segura requer um conhecimento bem elevado e técnico do operador.

2. Capacitação do operador

As pás carregadeiras são equipamentos de grande porte e extremamente pesados. Esses são alguns dos motivos pelos quais os operadores devem ter todos os conhecimentos necessários para que a administração da máquina seja precisa e segura.

Os maquinários de última geração estão a cada dia mais sofisticados, com cabine fechada, ar-condicionado e tantas funções aprimoradas que agilizam e facilitam na hora de realizar os diversos serviços que o equipamento pode proporcionar.

Com o desenvolvimento tecnológico, existem no mercado pás carregadeiras de modelos, capacidades e tamanhos diversificados. Contudo, para que os operadores tenham um trabalho eficaz, é necessário manuseá-las adequadamente. Por isso a necessidade de a empresa oferecer cursos intensivos de capacitação técnica para todos os profissionais dessa área.

Nesses cursos, é indispensável mostrar como operar de forma segura e eficiente, de que modo inspecionar a máquina, de que forma realizar a manutenção e a conservação do produto etc. Veja outros conhecimentos que podem ser ministrados nos cursos de capacitação:

  • partes da pá carregadeira: ferramentas de penetração do solo (FPS), sistema hidráulico, sistema elétrico, painel de instrumentos, caçamba, motor, transmissão, embreagem etc.;
  • regras de operação segundo a NR11 (Norma regulamentadora do Ministério do Trabalho, Lei 6.514/77): é indispensável que a condução das pás carregadeiras siga essas instruções para que a empresa não sofra penalidades. Por isso, é importante conhecer regras básicas de operação, partida, carregamento de materiais diversos, área no campo com equipamentos, instrução de controle de comando com equipamentos etc.;
  • tipos de pás carregadeiras: existem diferentes categorias, marcas e modelos, por exemplo, pás carregadeiras sobre rodas ou esteiras, de apoio ou produção, entre outros.

3. Manutenção e vistoria do maquinário

Mais um fator que deve ser considerado na operação de pá carregadeira é a manutenção. Realizá-la em dia é imprescindível para prevenir acidentes ocasionados por falhas mecânicas e para que a máquina esteja sempre em estado de uso adequado.

Esse tipo de investimento ainda proporciona economia, já que, além de ser mais eficaz, costuma ser mais barato efetuar uma manutenção preditiva ou preventiva do que uma manutenção corretiva. Os consertos executados com regularidade também aumentam o tempo de vida útil do equipamento e diminuem o risco de queda na produtividade.

O mais indicado é que, antes de qualquer atividade, o operador faça uma inspeção na máquina, pois um pequeno problema pode desandar o trabalho de um dia inteiro.

Observar os pneus, verificar os níveis de graxa e analisar a presença de resíduos no filtro são exemplos de atitudes indispensáveis para que a máquina trabalhe diariamente sem interrupções para pequenos ou grandes reparos.

4. Cuidado com o levantamento de cargas

O processo de realizar o levantamento de carga requer alguns cuidados para que a atividade seja feita com agilidade e segurança. Precisa existir uma parceria bem alinhada entre o motorista do caminhão e o operador da pá carregadeira, por exemplo. É importante que ambos observem a distância um do outro, o ângulo de posicionamento e outros detalhes para que não haja colisão entre os dois.

Ao fazer as manobras, é necessário analisar a área em que os transportes estão circulando e observar se há buracos, objetos ou algum material no lugar, a fim de evitar acidentes e danos à máquina.

5. Proximidade com redes elétricas

As redes elétricas são perigosas para qualquer situação. Mas, quando falamos de máquinas pesadas e de grande porte, é interessante ressaltar os cuidados que os operadores devem ter ao dirigi-las.

As pás carregadeiras trabalham com um sistema de elevação da caçamba, e esse é um fator que exige muito cuidado. Nesse cenário, o indicado ao operador da pá é descer dela, assim ele obtém uma visão real da rede elétrica e do espaço como um todo. Ele precisa observar a altura dos fios e se há algum pendurado ou no chão.

Ao se aproximar das redes elétricas, os acessórios e os implementos devem estar bem baixos. Entretanto, caso haja um acidente com a rede elétrica, fique calmo! Pare a pá carregadeira e permaneça na cabine. Espere que alguém observe o ambiente e dê sinal de que você pode descer em segurança.

6. Utilização de EPIs

A legislação trabalhista brasileira determina que algumas atividades profissionais sigam as normas de segurança ao utilizarem os EPIs (ou seja, os equipamentos de proteção individual). Entre esses profissionais estão os que operam as pás carregadeiras.

Os EPIs têm como finalidade proteger os operários de acidentes que podem provocar fraturas, lesões ou até acidentes fatais. Conheça alguns que devem ser usados e suas funcionalidades:

  • capacete de proteção: é um dos componentes mais importantes. O seu objetivo é proteger o crânio do trabalhador em caso de acidentes que impactem a cabeça;
  • óculos de proteção: os olhos são partes sensíveis do corpo, e os óculos os protegem em casos de acidentes que possam afetar a visão;
  • protetores auditivos: os sons causados pelas pás carregadeiras e outros transportes têm volumes elevados. Além disso, os operários trabalham horas com essas máquinas, sendo essa proteção necessária para os ouvidos.

7. Consulta ao manual do operador

As pás carregadeiras, da mesma maneira que outras máquinas pesadas, exigem uma rotina simples de manutenção diária a ser seguida. O ideal é que o operador a realize no começo de cada dia de trabalho.

Apesar de diversos modelos de pás carregadeiras contarem com a mesma regra geral a respeito da manutenção, é relevante analisar o manual do operador para cada máquina especificamente, já que existem algumas variações para cada máquina, dependendo da marca e do tamanho.

Essas instruções, em determinados casos, também podem ser encontradas em adesivos afixados diretamente na máquina que informam o intervalo das manutenções. É preciso verificar, por exemplo, os seguintes itens:

  • o nível do eletrólito das baterias e, se for necessário, completá-lo;
  • a inspeção visual dos dentes e da caçamba da pá carregadeira;
  • níveis de fluido como combustível, óleo hidráulico, radiador e óleo do motor;
  • o funcionamento dos freios;
  • o seu funcionamento no dia, ao andar brevemente com a máquina e reparar se existe um barulho diferente, o que pode ser um indicativo de possíveis problemas;
  • a inspeção visual dos pneus a fim de achar possíveis rachaduras, furos ou pedaços ausentes;
  • o estado dos cilindros, mangueiras, placas de desgaste e pinos de fixação.

Quais são os principais erros de operação de pá carregadeira?

Além dos cuidados essenciais na operação de pá carregadeira, precisamos nos atentar a quais falhas acontecem mais comumente, para que elas sejam evitadas no dia a dia:

  • velocidade excessiva;
  • subir em pilhas de materiais com carga, com o braço elevado ou com o chassi inclinado;
  • manuseio incorreto por falta de capacitação;
  • conduzir a pá carregadeira com capacidade de carga acima do limite;
  • operar por grandes deslocamentos trabalhando no limite;
  • movimentação brusca quando a máquina carrega materiais.

A adoção das práticas não indicadas é capaz de gerar problemas na máquina a curto e longo prazo e, também, pode causar diferentes acidentes de trabalho. Por essa razão, é fundamental trabalhar com muita atenção e deixar que apenas os profissionais treinados manuseiem as pás carregadeiras.

A maneira mais eficaz de manter uma operação segura da pá carregadeira é, sem dúvidas, com uma equipe profissional de operadores sempre treinada. Assim, investir em capacitação é garantia de segurança, produtividade e economia. Além disso, como citamos anteriormente, todos devem sempre usar os EPIs adequados para o trabalho exercido diariamente.

Como vimos, realizar a operação de pá carregadeira não é uma atividade tão simples. Por esse motivo, é importante reconhecer que existem algumas exigências da lei e as outras da empresa que precisam ser colocadas em prática, como manter a velocidade durante a operação, utilizar os EPIs, entre outras. Por isso, convidamos você a seguir as nossas dicas que são indispensáveis para as suas atividades diárias. Desse modo, ao adotar todos esses cuidados e com uma boa parceria com outros motoristas, o trabalho será tranquilo, produtivo e seguro.

Temos mais conteúdos importantes sobre o tema e que ajudam você a ter mais produtividade nas suas operações.

Por isso, siga nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn. Receba nossos posts!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável