Inspeção de máquinas: qual sua importância e como ela funciona?

  • Manutenção

Se você vem acompanhando este portal, é possível que tenha percebido nossa preocupação absoluta com temas como a produtividade e a segurança no trabalho. Hoje, utilizamos da mesma linha de pensamento para falar de um assunto igualmente importante, a inspeção de máquinas.

Caso não saiba, esse é uma discussão fundamental para a qualidade na execução de suas rotinas, esteja você no agronegócio, na construção civil, na indústria ou qualquer outro campo do setor produtivo. Portanto, venha conosco e aproveite para melhorar as suas noções sobre o tema!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


A importância da inspeção de máquinas

Não há como negar o protagonismo das máquinas sobre a produtividade econômica, seja qual for o seu nicho de atuação. Por conta disso, cuidar da saúde operacional desses equipamentos é uma prática indispensável para a qualidade de sua operação.

Inclusive, esse é um dos motivos pelos quais sempre frisamos a importância de processos como a manutenção preventiva. Assim como já explicamos no post em destaque, esse é o tipo de procedimento que se antecipa à manifestação de problemas nas máquinas, evitando a aceleração do desgaste, ampliando a vida útil e diminuindo a ociosidade.

Mas aqui, queremos falar de um procedimento ainda mais periódico, com intervalos menores, mas igualmente importantes para a previsibilidade de seu trabalho. Também chamadas de inspeção de rotina, esse é o tipo de avaliação que se dedica a identificar sintomas ou problemas potenciais na operação das máquinas.

Diferente de uma revisão geral ou de uma manutenção preventiva, a inspeção nem sempre se apoia no uso de ferramentas de diagnóstico ou procedimentos mais sofisticados. Geralmente, ela se faz valer apenas da atenção dos operadores que decidem observar a máquina, utilizando sentidos como a visão, o tato e a audição para investigar, superficialmente, a existência de algum problema.

Entre os sistemas avaliados pela inspeção de rotina, destacamos os componentes de lubrificação, hidráulica, transmissão, elétrica, pneumática, além da checagem dos dispositivos e interfaces de segurança. Para além disso, é importante garantir que essa análise seja feita obedecendo boas práticas regulamentadas.

A mais importante é a conformidade à NR 12, a norma regulamentadora que descreve a interação segura com máquinas e equipamentos no ambiente de trabalho. Assim, é possível atestar a realização da inspeção de rotina, documentando o processo no histórico da empresa.

Para além dessa, também é interessante destacar a NR 11, que observa o correto manuseio dos materiais. Em ambas as normas, existe uma menção direta à inspeção das máquinas, na qual se determina a importância de assinar e guardar os laudos.

Basicamente, isso serve tanto para reforçar a segurança operacional como a jurídica, pois, caso aconteça algum acidente no manuseio dos equipamentos, a ficha de inspeção será utilizada como um objeto de perícia.

Já sobre o que olhar e como, essa é uma questão mais aberta. Isso porque diferentes operações empregam máquinas distintas, com variadas complexidades mecânicas, elétricas e tecnológicas. Para cada um desses casos, é importante analisar o manual do equipamento, obedecendo às orientações do fabricante.

O funcionamento desse processo

Apesar da especificidade de cada máquina no mercado, podemos falar da inspeção de maneira mais branda, apontando os principais tipos de avaliação realizados pelos próprios operadores, olhando os seguintes sistemas.

Lubrificante

Analisar dutos, mangueiras, juntas e demais conexões para identificar vazamentos que possam causar uma deficiência na lubrificação, acelerando o desgaste e provocando perda de mobilidade mecânica ou aquecimento.

Hidráulica

Novamente, analisam-se mangueiras, tubulações, válvulas e afins, também identificando pontos de vazamento que possam prejudicar o arrefecimento ou funcionamento da máquina no longo prazo.

Pneumática

Identificar qualquer tipo de fissura que esteja causando a perda de pressão, evitando assim o aumento do consumo energético.

Mecânica

Já aqui, são observados diferentes conjuntos mecânicos, como o sistema de transmissão e o próprio motor. Quanto as transmissões, o objetivo é analisar a condição das correntes e o estado geral do sistema, garantindo que as peças estejam em boa situação operacional, sem folgas ou desgastes avançados.

Elétrica

Máquinas para o ambiente de trabalho estão constantemente expostas a elementos contaminantes, que são vilões silenciosos de qualquer interface eletrônica. Por isso, é muito importante examinar a vedação dos painéis responsáveis por dar acesso a elas, garantindo que está tudo bem protegido, seco e limpo.

Segurança

Já a avaliação dos dispositivos de segurança é bastante binária, pois, ou o diagnóstico aponta que os sistemas estão funcionando, ou não. Simples assim. Para isso, cada máquina pode apresentar uma interface de controle específica, sendo interessante recorrer ao manual e seguir sua recomendação.

O diferencial da Armac

Agora, vale destacar o nosso diferencial quando falamos de inspeção. Mas antes, vale a pena uma breve introdução. A Armac é uma empresa de referência na locação de máquinas para o ambiente de trabalho, com mais de duas décadas entregando excelência e velocidade a clientes de todos os segmentos produtivos, tal como mineração, indústria, construção civil, agronegócio e muitos outros.

Basicamente, a nossa estratégia de inspeção consiste na utilização de um aplicativo exclusivo às nossas máquinas e representantes. Com essa solução mobile, nossos profissionais conseguem inspecionar as máquinas diretamente no cliente, obedecendo a um rigoroso checklist de avaliação.

Esse alto nível de detalhe, realizado a cada atendimento ou entrega das máquinas, é então documentado, digitalizado e despachado para os nossos analistas de manutenção. No fim das contas, essa orquestra tecnológica integra os parâmetros ao nosso sistema de controle das manutenções, garantindo que todas as máquinas estejam no pico de suas condições operacionais.

Portanto, se você está avaliando a decisão entre comprar ou alugar máquinas para o seu ambiente operacional, considere a Armac como a solução para os seus dilemas. Atualmente, atuamos em grande parte do território nacional, além de oferecer uma interface online simples e intuitiva para orçar o volume e o tipo de máquina que você precisar.

Combinando tecnologia, comprometimento e uma absoluta prioridade pela transparência, temos a certeza de que não apenas você gostará dos nossos serviços, como fará questão de tornar a utilizá-los, fortalecendo a nossa parceria a cada novo projeto ou desafio em suas operações.

Agora que você entende o valor e a importância da inspeção de máquinas, não perca a oportunidade de trabalhar com quem é uma referência sólida e bem reputada no assunto. Entre em nosso site e converse com a nossa equipe!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável