Para que serve uma pá-carregadeira?

Tempo de leitura: 22 min
  • Pás Carregadeiras

O aluguel de pá-carregadeira é uma boa opção para quem deseja otimizar o trabalho e ter um equipamento versátil à disposição. Muito utilizadas em diversos segmentos, as pás-carregadeiras são máquinas capazes de carregar materiais como areia, brita, terra, entulhos e minérios. Além disso, são potentes e excelentes para trabalhos em grandes e pequenas áreas.


Pás Carregadeiras – Alugue agora

O Melhor Preço do Mercado. Fale pelo WhatsApp


Apesar de o seu nome remeter ao carregamento, a pá-carregadeira também pode ter outros usos, como nivelamento de terrenos. Em qualquer que seja a aplicação, é fundamental saber escolher a versão correta e empregá-la de maneira otimizada.

A seguir, confira neste guia completo quais são as principais funcionalidades, os benefícios e de que modo funciona o aluguel de pá-carregadeira.

Como funcionam as pás-carregadeiras?

As pás-carregadeiras dividem-se em alguns componentes fundamentais para sua operação correta. Os principais são:

  • o motor (a diesel, em grande parte dos casos);
  • os componentes hidráulicos (como bombas, motores e válvulas);
  • os componentes da transmissão (caixa de engrenagens, eixos, rodas/esteiras, bombas, motores etc.).

O motor fornece energia para o sistema hidráulico e a transmissão. Estes, por sua vez, movem a concha (ou implemento) frontal para manipular o material (areia, cascalho, cereais, entre outros) e, assim, as rodas deslocam a máquina pelo canteiro de obras.

Dependendo do sistema hidráulico, ele ajuda a economizar combustível e torna a operação ainda mais eficiente, em termos de energia e gastos gerais.

Conheça as diferenças entre a pá-carregadeira e a retroescavadeira

Por causa do funcionamento aparentemente semelhante, é comum confundir tal equipamento com uma retroescavadeira. Inclusive, muita gente acha que ambas têm a mesma função, embora guardem algumas diferenças entre elas. Para entender melhor, veja quais são as principais distinções entre as duas!

Atividades desempenhadas

Se você já sabe para que serve uma pá-carregadeira, notou que ela tem múltiplas funções, desde carregar terra e mover componentes até aplainar o terreno. Ela é mais indicada nesses casos, especialmente, em relação ao transporte de terra e outros materiais.

Já a retroescavadeira também pode ser empregada para efetuar pequenas escavações, por exemplo. Então, seu uso fica mais restrito a obras que exijam uma dose maior de versatilidade.

Eficiência de atuação

Normalmente, a pá-carregadeira é uma máquina pesada e maior, em relação, por exemplo, à retroescavadeira. Com isso, é uma alternativa excelente para quem deseja acentuar a execução de operações, o que aumenta a produtividade geral dos serviços.

Custos associados

Em geral, uma pá-carregadeira consegue entregar boa eficiência energética por causa do sistema hidráulico. Mas vale observar, desde já, que as pás-carregadeiras são muito mais pesadas do que as retroescavadeiras. Seu consumo, por consequência, acompanha esse aspecto.

Só para comparar, a retroescavadeira com maior peso operacional da Armac Locação tem 7.900 kg, enquanto a menor pá-carregadeira do acervo apresenta 10.500 kg. Inclusive, vale a pena até mesmo contar com a avaliação da empresa responsável pela locação para distinguir quando pode ser interessante levar uma retroescavadeira para substituir o aluguel de pá-carregadeira ou escavadeira.

Veja as principais aplicações das pás-carregadeiras

Existem muitos tamanhos e potências de pás-carregadeiras. Elas são produzidas por diferentes marcas e modelos e se destacam por se encaixarem em muitas necessidades de projetos. Cada uma é desenvolvida para fins específicos, de acordo com a aplicação e o ambiente em que será utilizada.

As pás-carregadeiras sobre rodas podem ser aplicadas em todos os tipos de terrenos, desde os totalmente irregulares, com terra e lama, até pavimentados com asfalto ou concreto.

O equipamento é desenvolvido para aumentar a produtividade no momento de transportar, movimentar e descarregar caminhões e outros veículos, de diversas formas. Também é uma ótima opção para quem deseja executar outras tarefas, como:

  • tracionamento e manobra de vagões;
  • carregamento de big bags;
  • carregamento de paletes;
  • alimentação de moegas;
  • espalhamento de terra;
  • nivelamento de solo;
  • movimentação de granéis sólidos;
  • movimentação e carregamento de produtos químicos;
  • movimentação de bagaço de cana;
  • carregamento de materiais rochosos;
  • serviços de terraplenagem;
  • abertura de estradas e passagens.

Usadas em uma infinidade de projetos e obras, as pás-carregadeiras são aplicáveis para qualquer ramo que utilize máquinas pesadas. Independentemente do seu fluxo de trabalho, existe um aluguel de pá-carregadeira disponível.

Em termos de setores, ainda há uma grande variedade para as aplicações desses componentes. Entre as opções, podemos citar:

  • mineração;
  • agroflorestal;
  • construção civil;
  • agronegócio;
  • indústrias químicas (como na produção de fertilizantes);
  • setor portuário.

Pesquise os principais tipos disponíveis

Além de entender para que serve uma pá-carregadeira, é essencial que olhe de maneira estratégica na hora de escolher um modelo para cada situação e ambiente. Os tipos variam segundo algumas características, como tamanho, peso operacional e potência. A seguir, veja quais são as diferenças principais!

O que é uma pá carregadeira - Komatsu W200

PÁS CARREGADEIRAS EM MENORES TAMANHOS E PESOS

De 8 até 12 toneladas de peso operacional, são ideais para trabalho em lotes menores, em que se exige precisão. Contam com grande capacidade de manobra, são ágeis e executam o trabalho de carregamento com muita velocidade.

O que é uma pá carregadeira - JohnDeere 624K

PÁS CARREGADEIRAS EM TAMANHO MÉDIO

Com máximo de 18 toneladas de peso operacional. São versáteis, apresentam excelente capacidade de manobra e são perfeitas para o uso em indústrias, terminais de reciclagem e serrarias.

O que é uma pá carregadeira - Volvol L110F

PÁS-CARREGADEIRAS EM TAMANHOS MAIORES

Com mais de 18 toneladas, oferecem altíssima potência e capacidade de cobrir áreas grandes em pouco tempo e com mais eficiência. Ideais para realizar o carregamento de materiais pesados.

Conheça nossos principais modelos de pás-carregadeiras

Os diferentes tipos de pá-carregadeira também dependem da marca e da linha escolhida. As opções variam em peso operacional, que determina qual é o impacto do equipamento e, potencialmente, a sua facilidade de movimentação de carga.

Outros critérios importantes são:

  • capacidade de carga, que indica o limite de movimentação;
  • altura máxima de descarga, que aponta até qual ponto a carga pode ser elevada para a descarga;
  • capacidade da caçamba, que demonstra, em volume, o quanto pode ser transportado.

A seguir, entenda quais são as melhores alternativas disponíveis e veja o que cada uma tem a oferecer!

Volvo L110F

A Volvo L110F é uma pá-escavadeira com 18 mil kg de peso operacional e carga máxima articulada de 11,27 mil kg. Ao total, consegue fazer a descarga em uma altura máxima de 4,02 m, sem prejudicar a segurança. A caçamba tem capacidade máxima de 2,5 m³ a 9,5 m³.

Sua cabine é fechada e tem ar-condicionado, além de apresentar uma troca de marchas segura e suave. Já a velocidade máxima é de 1700 rpm, o que é ideal para quem busca velocidade e intensidade no funcionamento.

Volvo L90F

Com a Volvo L90F, cujo peso operacional é de 15 mil kg, a capacidade de transporte é de 9,14 mil kg, em uma altura máxima de 3,96 m. A capacidade da caçamba varia de 2,2 m³ a 7 m³.

Já a velocidade atinge 1700 rpm, o que confere agilidade e alta capacidade, embora seja mais leve que as outras opções. A cabine de operação é fechada e com ar-condicionado, isso favorece o conforto e o bem-estar do operador.

Volvo L70F

Mais uma alternativa é a Volvo L70F. Com esse modelo, você tem um peso operacional de 12,7 mil kg e capacidade de transporte de até 8,11 mil kg. A altura tolerada é de 3,87 m, e o volume da caçamba varia de 1,8 m³ a 6,4 m³.

Trata-se de uma opção com velocidade máxima de 1700 rpm, mas que é silenciosa por causa da tecnologia envolvida em seus motores. Além disso, há muita precisão na regulação de potência e um sistema hidráulico que se adapta à carga transportada.

Volvo L60F

Entre as alternativas, há ainda a Volvo L60F é uma das mais leves, sem deixar de ser eficiente. Seu peso operacional é de 11 mil kg, enquanto a carga máxima é de 7,15 mil kg por 3,87 m de altura de descarga, no máximo.

Sua caçamba tem capacidade variável de 1,6 m³ a 5 m³, e a velocidade máxima alcançada é de 1700 rpm. A cabine fechada se destaca por ter uma visibilidade melhor em relação aos modelos anteriores, enquanto o motor é extremamente eficiente.

New Holland W130B

Outra boa possibilidade é a New Holland W130B. Com peso operacional de 12 mil kg, consegue transportar até 10,855 mil kg a uma altura de 3,829 m de descarga. Em relação à caçamba, seu limite vai de 1,5 m³ a 3 m³, com valor padrão de 2,1 m³.

O motor tem rotação máxima de 2000 rpm, o que garante um bom desempenho. Ao mesmo tempo, é uma alternativa com direção fácil de mudar, sistema hidráulico de alta performance e freios que oferecem excelente segurança.

Komatsu WA320-6

A fabricante Komatsu é outra escolha interessante por causa da qualidade envolvida. Com isso, é possível ter os melhores resultados para diferentes aplicações, segundo as necessidades. Com peso operacional de 15 mil kg, o modelo WA320-6 se destaca. A caçamba tem capacidade variável de 2,7 m³ a 3,2 m³, com altura máxima de descarga de 3,905 m.

A rotação máxima é de 2000 rpm, o que a torna muito eficiente. Também tem resposta imediata pela transmissão usada, operação descomplicada e um aumento no nível de eficiência geral.

Komatsu WA200-6

A pá-carregadeira Komatsu WA200-6 é um modelo mais leve, cujo peso operacional é de 10,65 mil kg. Tem uma capacidade de caçamba variável de 1,7 m³ a 2,4 m³, com transporte máximo de 7,965 mil kg. Já a altura máxima de descarga chega a 3,705 m.

Ela tem rotação de 2000 rpm e conta com um baixo consumo de combustível, graças à sua eficiência energética. Além do mais, oferece alto nível de confiabilidade e operação simples graças ao painel de controle direto.

John Deere 624K

A pá-carregadeira John Deere 624K é uma alternativa interessante pela performance elevada. São 15,185 mil kg de peso operacional e carga máxima de 12,006 mil kg. Já a capacidade da caçamba é de 2,7 m³, e a altura limite de descarga é de 3,95 m.

A alternativa é ideal para garantir elevada visibilidade de operação, além de alta resistência dos componentes, o que entrega confiabilidade e segurança.

John Deere 544K

O modelo John Deere 544K é ideal para unir eficiência, custo-benefício e resultados diferenciados. Tem 12,82 mil kg de peso operacional e transporta até 9,619 mil kg. Sua altura máxima é de 3,82 m, e a capacidade da caçamba é de 2,3 m³.

O motor é mais silencioso e, como os demais da linha, evita a poluição do meio ambiente. É ainda uma máquina fácil de operar que ajuda a reduzir os custos produtivos, o que aumenta a lucratividade.

John Deere 524K

O foco do modelo John Deere 524K é a produtividade, com ótima capacidade de atuação. Seu peso operacional de 12,282 mil kg está conjugado a um transporte de até 9,411 mil kg em 3,77 m. Ao total, a capacidade da caçamba é de 2,1 m³.

Para os operadores, há um monitor multifunção e módulos de interruptores. Também conta com um sistema de resfriamento, o que ajuda a manter a potência.

Avalie os benefícios do aluguel de pá-carregadeira

Comprar uma máquina pesada não é, muitas vezes, a opção mais viável para as empresas, devido ao alto investimento. Por isso, mais que saber para que serve uma pá-carregadeira, é preciso compreender os motivos que fazem do aluguel a melhor escolha. Confira os principais a seguir!

Atuação multifuncional

Em uma única obra, a pá-carregadeira pode servir não apenas para o carregamento de minérios, areia, serragem e semelhantes, mas também para outras funções, como terraplanagem e transporte de matéria-prima, como metal e madeira.

Com isso, a locação de um só equipamento possibilita aumentar a capacidade de realização na obra, o que eleva a produtividade e diminui os custos gerais sem perder em qualidade, esse é um dos principais desejos de todas as empresas.

Versatilidade de uso

Depois de descobrir para que serve uma pá-carregadeira, você notará que ela pode ajudar de diversos modos. Isso tem a ver com a sua versatilidade de atuação, pois o equipamento responde bem em muitas áreas e terrenos.

Com a locação do equipamento, você aproveitará a ótima tração e os pneus capazes de transitar em terrenos de difícil circulação. Isso eleva o custo-benefício do aluguel, já que atende melhor às demandas específicas sem grandes dificuldades.

Variedade de modelos e características

Quando você adquire uma pá-carregadeira, fica limitado apenas ao uso da versão selecionada. Ainda que essa alternativa seja versátil, não será possível utilizá-la em todas as situações.

Com o aluguel, é possível selecionar diferentes tamanhos, modelos e disposições. Assim, há a chance de escolher qual é o maquinário ideal para cada área de trabalho.

Contratação por tempo limitado

A compra de um equipamento desse porte é pensada a longo prazo, já que são itens feitos para durar. O problema é que, muitas vezes, a pá-carregadeira não está em uso constante. Isso leva a custos de depreciação e armazenamento, mesmo que o item não esteja em operação.

Já o aluguel garante que o equipamento esteja disponível durante todo o período de realização da obra e do projeto — seja por semanas, meses ou anos. Com isso, a empresa só precisa pagar pelo que for, de fato, usado.

Sem preocupação com manutenção

Como estamos falando apenas do aluguel, e não da compra, a manutenção é de responsabilidade integral da empresa que aluga. Assim, todos os custos e as obrigações de manutenção correm por conta da contratada.

Isso evita o impacto do custo total de propriedade, elimina os gastos com manutenções preventivas e melhora a lucratividade geral do uso.

Aumento da produtividade

Como o mesmo equipamento pode ser usado em mais de uma função, há a chance de maximizar a utilidade dele. As máquinas são empregadas em diversas situações e terrenos, então, é possível ter controle sobre a produtividade.

Além disso, a locação impede a preocupação com paradas, além de permitir o acesso a componentes mais modernos e robustos.

Garantia de modernidade e eficiência

Ao lidar com a experiência de escolher uma pá-carregadeira para compra entre tantas opções existentes no mercado, pode ser que você não faça a escolha ideal para o determinado trabalho. Afinal de contas, muitas vezes é possível escolher apenas o que se encaixa com o orçamento e não avaliar os serviços da máquina em uma perspectiva mais ampla.

Com o aluguel de pá-carregadeira, profissionais com experiência no mercado e superinteirados das questões técnicas discutem o objetivo do trabalho para orientá-lo ao tomar a decisão, com foco em modernidade e eficiência. Dessa forma, com esse tipo de suporte à disposição, qualquer dúvida que surgir ao usar a pá-carregadeira será facilmente solucionada.

Agilidade na decisão

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a otimização do tempo. Quantas horas de pesquisa seriam necessárias para comprar uma máquina desse tipo? Todo esse tempo de dedicação pode fazer com que alguns setores indispensáveis no andamento do trabalho fiquem sem a devida atenção e acabem se tornando uma bola de neve de atrasos e problemas.

Ao contar com um atendimento personalizado sobre a melhor máquina para atendê-lo, fica muito mais simples gerenciar melhor o seu tempo em relação às decisões e aproveitar ao máximo tudo o que esse tipo de serviço oferece. Como resultado, quando for preciso alugar outras máquinas para projetos diferentes, por conta da parceria já estabelecida, o andamento das etapas será ainda mais simples e eficiente.

Sem contar que com um suporte completo oferecido por uma empresa experiente em aluguéis, os seus colaboradores vão receber as orientações corretas, caso qualquer coisa aconteça fora do esperado.

Considere alguns pontos na locação de pá-carregadeira

Considerando que a locação de pás-carregadeiras é a alternativa mais em conta, é hora de se preocupar com esse processo. Antes de fechar o contrato, é indispensável ter atenção a alguns fatores que devem influenciar a sua tomada de decisão.

Isso é importante para evitar problemas durante o uso, o que aumentaria os custos e até prejudicaria a segurança. Para não ter mais dúvidas, descubra quais cuidados com a pá-carregadeira são os mais importantes!

Tamanho

Uma das questões mais relevantes envolve o tamanho do equipamento que será alugado. Afinal, é preciso garantir que ele esteja de acordo com o canteiro de obras, sem desconsiderar as necessidades em relação à capacidade geral.

Nesse momento, vale pensar em características como o peso operacional. Quanto maior ele for, maiores serão as dimensões da máquina pesada. Em espaços menores, é necessário que o tamanho receba ainda mais atenção, a fim de garantir que seja possível operar conforme o esperado.

Deslocamento

Outro ponto importante tem a ver com a locomoção efetuada. De fato, depois de entender as possibilidades do aluguel da pá-carregadeira, ficou claro que ela pode se movimentar em terrenos diversos. Ela também serve para realizar o aplainamento e nivelamento, mas só se estiver “capacitada” para isso.

Antes do aluguel, veja se o item tem a tração necessária para se deslocar, especialmente em uma área mais desafiadora. Caso a precisão seja extremamente importante, vale analisar tal habilidade em relação ao uso do equipamento.

O deslocamento vertical não deve ser ignorado. Pense em qual é a altura máxima de descarga para ter a certeza de que o item atenderá às demandas referentes ao processo da obra, por exemplo.

Quantidade de material

Quando for escolher uma pá-carregadeira para alugar, ainda é indispensável refletir sobre o volume de material que deverá ser transportado. Como cada modelo tem uma capacidade específica, é indispensável ter o item que atende melhor a cada demanda.

Se for necessário transportar uma grande quantidade de uma vez, a locação de uma máquina com alta capacidade garante a produtividade. De forma oposta, pequenos volumes exigem equipamentos menores, de modo a não desperdiçar recursos com a subutilização.

No entanto, é preciso cuidado com a relação entre capacidade, dimensões e deslocamento. Não adianta escolher o maior modelo disponível somente pela capacidade, se ele não se adequar à área onde será empregado. Por isso, vale ponderar tais características para encontrar a versão ideal.

Atividades

Ver para que serve uma pá-carregadeira é uma forma de entender que se trata de uma solução multifuncional que contempla várias demandas. No entanto, isso não significa que a mesma pá servirá para todas as necessidades.

Especialmente em projetos com uma tarefa específica ou uma obra que exija versatilidade, é necessário avaliar os usos indicados para cada modelo. Há versões melhores para carregar terra, enquanto outras entregam ótimo desempenho no tracionamento de vagões. Existem ainda aquelas que se destacam por proporcionarem o máximo desempenho em todos os casos.

Avalie com cuidado quais são as indicações de uso, pois somente dessa maneira é possível garantir que a locação seja a melhor possível.

Operação

Outro cuidado envolve a operação da pá-carregadeira e suas características. Primeiramente, a cabine deve ser segura, isolada e confortável, de modo a melhorar a experiência do profissional encarregado.

Também é crucial considerar os controles e a resposta deles. Freios eficientes, painel de controle interativo e componentes de fácil utilização estão entre os aspectos mais relevantes nesse sentido.

Além de tudo, vale considerar o nível de ruído e a segurança geral. Isso ajuda a evitar doenças e acidentes de trabalho, o que melhora a execução do projeto em termos financeiros, produtivos e de capital humano.

Manutenção

Por falar em segurança e performance, também é importante considerar o nível de manutenção pelo qual o equipamento passa. O objetivo é conseguir contratar uma pá-carregadeira que corresponda às principais necessidades e esteja em plenas condições de utilização.

Para que isso seja viável, faça uma análise do tempo de vida útil dos componentes, quando foi a última checagem ou mesmo quais são as práticas da locadora em relação à atuação preventiva. Se essas atividades não forem feitas, é provável que o equipamento apresente algum problema ao usá-lo.

Apesar de a manutenção ser de responsabilidade da empresa que aluga, esse procedimento precisa estar em dia para evitar paradas abruptas ou problemas que comprometam a segurança e atrapalhem o cumprimento dos prazos. Assim, é possível aumentar o custo-benefício e impedir diversas dores de cabeça que possam ocorrer futuramente.

Limite de operação

Para conhecer esse valor, é essencial relevar alguns aspectos, como o tempo de operação, o tamanho dos deslocamentos, a carga e assim por diante.

Isso é importante para evitar que ocorra uma sobrecarga, o que pode prejudicar a movimentação, colocar os operadores em risco e até comprometer o material transportado. Também é algo que prejudica o nível obtido de produtividade e, portanto, influencia os resultados.

Assim, não deixe de entender quais são as recomendações de uso e as indicações em relação ao tempo versus carga. Dessa maneira, você consegue escolher a opção mais robusta para cada demanda.

Outra dica que deve ser levada em consideração por aqui é contar com o apoio da empresa de locação, a fim de cumprir bem essa estimativa. O suporte dela poderá ser de grande relevância para conseguir dizer qual é o equipamento mais adequado para a operação do cliente.

Tecnologia

Em busca de mais desempenho, é essencial que a pá-escavadeira conte com um nível maior de tecnologia. Em geral, os modelos mais recentes trazem novidades em termos de sistema hidráulico ou de controle, por exemplo.

É por isso que vale a pena locar equipamentos que sejam modernos e entreguem um desempenho superior em relação às versões anteriores. Assim, com o mesmo custo relativo, é possível gerar resultados melhores para a obra.

Também é uma forma de ter mais confiabilidade e, dependendo do caso, até de contar com integração entre as soluções utilizadas. Com isso, fica mais fácil aproveitar o item ao máximo, dentro da proposta prevista para o projeto.

Empresa parceira

Todos esses pontos ajudam a definir qual é a alternativa ideal em relação aos modelos disponíveis. No entanto, um dos cuidados inclui selecionar uma empresa adequada para aproveitar todos os benefícios esperados.

A ideia é escolher uma empresa parceira que conte com um bom portfólio de pás desse tipo. Dessa maneira, é possível optar pela alternativa mais interessante em relação aos custos, à qualidade e ao suporte de contratação.

Sem o apoio certo, mesmo o melhor equipamento para o projeto pode não entregar os resultados desejados. Afinal, não haverá garantias quanto à manutenção ou ao funcionamento, o que diminuirá o ritmo de atividade.

A Armac

Trabalhar com máquinas pesadas exige um parceiro estratégico para o seu negócio. A Armac atua de maneira personalizada conforme os desafios, objetivos e necessidades da operação e está sempre ao lado de seus clientes. Com isso, a sua empresa se torna mais competitiva, eficiente e produtiva, ao ter à disposição equipamentos modernos, tecnológicos e capazes de proporcionar um desempenho de alta categoria.

Diante de estratégias que entregam soluções inteligentes para que você possa fazer mais com menos, a Armac proporciona cada detalhe na hora de mover toda a engrenagem necessária no caminho até os melhores resultados. Formada por um time de grande expertise no mercado, o trabalho gira em torno de um planejamento especialista em pessoas e máquinas.

Vale destacar ainda a exigência em tornar cada projeto único. Por isso, a maneira de executar cada um deles deve ser feita da mesma forma. Tudo isso com destaque para a atuação flexível, contratos e equipamentos sob medida, no tempo e no tamanho certos.

O aluguel de pá-carregadeira é um ponto de partida importante para adicionar tal equipamento aos seus projetos e obter os benefícios. No entanto, é indispensável tomar cuidado com a escolha para que a locação realmente entregue todo o potencial esperado.

Gostou da ideia de alugar uma pá-carregadeira? Então, entre agora mesmo em contato com a Armac e receba um atendimento personalizado para o sucesso de seu projeto.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável