Movimentação de carga: como fornecedores de equipamentos auxiliam nisso?

  • Logística

As cargas envolvem muitos cuidados em relação ao armazenamento e ao transporte, considerando que esse último se dá em grandes quantidades. É o caso do granel sólido agrícola, como farelo de soja, milho, soja, farelo de milho, fertilizantes e assim por diante. A movimentação de carga, especialmente dessa natureza, requer o uso de equipamentos específicos que garantam a integridade do produto, minimizem acidentes e evitem desperdícios.

Porém, comprá-los nem sempre é viável devido ao preço. A locação torna-se, portanto, uma solução mais acessível.

Pensando em ajudá-lo a compreender melhor sobre o assunto, preparamos este post para que você confira como os fornecedores de equipamentos podem ajudar nessas operações delicadas. Se você tem interesse pelo tema, continue a leitura e confira os detalhes. Não perca!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


O que é a movimentação de cargas?

A movimentação de cargas é uma técnica que é usada para transportar ou içar determinado item, em geral com a ajuda de equipamentos ou máquinas, que pode ocorrer em diferentes etapas, desde o momento em que o produto deixa a linha de produção e passa por depósitos até o processo de embarque e desembarque.

O seu objetivo é facilitar a movimentação e o armazenamento de cargas, otimizando processos na operação. Nos casos em que ela é feita de maneira eficiente, a atividade gera mais produtividade, aumenta a qualidade do serviço prestado e pode até mesmo gerar impacto positivo nas vendas. No entanto, a situação contrária também é válida, uma vez que erros na movimentação de cargas causam prejuízos relevantes.

Essa técnica também se relaciona diretamente com a diminuição ou eliminação de riscos ergonômicos, como os que são ligados ao transporte de peso, atividades repetitivas, esforço físico, entre outros.

Existem diversos tipos de equipamentos que podem atender essa demanda, desde os mais simples até os mais robustos, a depender da necessidade. Nesse sentido, optar pelas máquinas mais indicadas pode ser um grande desafio, uma vez que uma decisão errada é capaz de gerar desperdício de recursos, ociosidade das máquinas e ineficiência no processo.

Assim, para que seja possível assegurar boas condições para os colaboradores e eficiência para a companhia é preciso que um estudo de logística seja feito a fim de analisar qual tipo de produto precisa ser movimentado e o local disponível.

Quais equipamentos são necessários para a movimentação de cargas?

Os equipamentos usados na movimentação de carga (envolvendo carga, descarga, armazenagem e transporte) incluem, por exemplo:

Cada um desses equipamentos e veículos têm suas funções, sendo necessário saber utilizá-los corretamente, pois o uso incorreto pode causar problemas com a carga e expor o operador a riscos desnecessários.

Além disso, cada equipamento utilizado tem capacidade para aguentar apenas um peso e um volume específicos. Quando não se respeitam esses limites, os acidentes e outros problemas podem acontecer.

Movimentar cargas é uma atividade com adversidades e, geralmente, os principais riscos envolvem a queda da própria carga ou do equipamento que realiza a movimentação, prejudicando não só esses fatores, mas também a máquina, as pessoas e o patrimônio delas.

Quais são os EPIs usados na movimentação de carga?

Tenha em mente que equipamentos que realizam a movimentação de carga estão na categoria de máquinas pesadas. Portanto, oferecem grandes riscos aos operadores, se não forem devidamente utilizados. Assim, o uso de equipamentos de proteção é essencial.

Os EPIs mais comuns na rotina de trabalho de quem lida com equipamentos pesados são:

  • capacetes e os protetores impermeáveis (cabeça);
  • óculos de segurança (olhos);
  • protetores auriculares do tipo concha ou plug (ouvidos);
  • luvas (membros superiores);
  • máscaras para proteção contra partículas no ar (vias respiratórias);
  • botas e as perneiras (membros inferiores).

Quais os riscos do dimensionamento incorreto dos equipamentos?

Entre as causas relacionadas ao dimensionamento incorreto dos equipamentos usados na movimentação de carga, podemos citar:

  • falta de inspeção completa do equipamento e de seus acessórios;
  • equipamento não adequado para determinada carga;
  • presença de obstáculos que precisam ser transpostos;
  • capacidade de carga do terreno, dos acessórios e dos cabos ter sido subavaliada;
  • inabilidade do operador.

Outros fatores são: características do terreno, local inadequado, condições ambientais adversas (chuva, vento), falhas estruturais no equipamento, dimensões e peso das cargas, além de acessibilidade do equipamento e da carga.

Quais são os riscos devido ao envolvimento dos trabalhadores?

A queda na carga e nos acidentes envolvendo trabalhadores apresentam causas como:

  • características das cargas que serão transportadas, especialmente em sua geometria;
  • passagem de equipamentos nas proximidades;
  • dificuldades no manuseio da carga por causa da falta de pontos de pega apropriados;
  • falta de um isolamento adequado na área;
  • presença de diferentes tipos de obstáculos;
  • peso em excesso ou concentrado das cargas;
  • muitas pessoas nas proximidades da operação;
  • movimentação de carga dentro de território proibido;
  • falta de sinalização adequada para evitar acidentes e riscos no ambiente;
  • cargas com extremidades agudas.

Muitas vezes, é necessário içar cargas por meio de guindastes, pontes rolantes ou outros tipos de equipamentos. Mesmo que o projeto tenha sido desenvolvido para proporcionar saúde e segurança, alguns fatores podem interferir.

Por esse motivo, é fundamental monitorar todas as variáveis, respeitando a capacidade máxima do equipamento e proibindo a circulação de trabalhadores e de outras pessoas sob as cargas suspensas. Além disso, torna-se importante verificar se as máquinas têm alarme sonoro para momentos em que for preciso dar marcha à ré e ativar a buzina quando a máquina estiver perto de outros funcionários.

Como funciona a movimentação de cargas a granel?

A movimentação de cargas a granel pode ser feita usando equipamentos, com grande eficiência. As pás-carregadeiras (PCs), por exemplo, são ferramentas muito usadas nessa movimentação, inclusive de fertilizantes.

Deve-se ter atenção à capacidade da ferramenta, bem como se o peso levado respeita os limites de segurança e boa operacionalidade do equipamento.

O que considerar ao escolher fornecedores de equipamentos?

Os fornecedores de equipamentos para movimentação de carga podem fazer toda a diferença, pois a compra dessas máquinas envolve custos e cuidados especiais. Considere, por exemplo, que é preciso realizar manutenções preventivas regularmente, garantindo assim o bom funcionamento delas.

As máquinas tendem a se desgastar devido ao uso. Podendo ocorrer interferências nos componentes mecânicos e hidráulicos, reduzindo a efetividade de parafusos, engrenagens e motores.

As manutenções preventivas têm, por objetivo, evitar esses problemas e diminuir os riscos associados a acidentes de trabalho. De qualquer modo, a manutenção corretiva se fará necessária em alguns momentos, ou seja, será preciso consertar peças quebradas.

Compra vs locação

São três pontos principais a considerar quando falamos em compra de equipamentos de movimentação e transporte de cargas:

  • o prazo para a entrega das máquinas, pois é preciso esperar que elas sejam entregues, isto é, há um período mínimo entre a compra e o recebimento do maquinário;
  • a manutenção e a reposição, caso aconteça algum problema;
  • de que maneira o equipamento vai efetivamente ajudar nas suas movimentações.

Quando analisamos essas questões, percebemos que o custo-benefício com a locação desses equipamentos é mais vantajoso em relação à compra deles, pois gera economia de dinheiro e de tempo, bem como contribui para aumentar a produtividade.

Além de recorrer a uma locadora, é importante terceirizar os serviços, ou seja, contar com operadores profissionais que usam corretamente os equipamentos, reduzindo as possibilidades de acidentes. Esses trabalhadores estão preparados para realizar os trabalhos de movimentação de carga, usando os EPIs e aproveitando corretamente o potencial de cada máquina.

Os fornecedores de equipamentos podem dar uma contribuição valiosa durante os processos de movimentação de cargas. A locação desses equipamentos é uma solução mais viável para a maioria das empresas, pois evita custos maiores, otimiza o tempo e a produtividade e reduz a quantidade de riscos (já que os serviços de operador das máquinas também podem ser terceirizados).

Quais cuidados devem ser adotados durante a movimentação de cargas?

As boas práticas durante a movimentação de cargas, como vimos, são fundamentais no processo porque ajudam na prevenção de acidentes.

Independente da carga transportada — seja sólida, líquida ou gasosa — todas exigem procedimentos para prevenir acidentes. Nesse sentido, são cuidados fundamentais que devem ser adotados:

  • observar se todos os equipamentos estão em boas condições de uso, sendo que ao optar pela locação de equipamentos com uma empresa de qualidade, como a Armac, não é preciso se preocupar com esse quesito, já que todas as máquinas passam por revisões e manutenções periódicas;
  • usar EPIs de acordo com a área que executa a movimentação de cargas para que o colaborador se proteja adequadamente;
  • nunca exceder a capacidade máxima de carga do equipamento a fim de garantir a segurança do maquinário;
  • procurar prevenir riscos, ou seja, não espere ocorrer um acidente para adotar as primeiras providências de segurança. Pelo contrário, é importante analisar o dia a dia para descobrir os locais que se encontram os maiores riscos e adotar decisões para mitigá-los;
  • capacitar os colaboradores para que eles usem os equipamentos de movimentação da maneira correta e saibam como usar as técnicas de fixação para que as cargas não se desprendam dos veículos.

Agora que você já sabe o que é a movimentação de cargas e conhece os cuidados que devem ser adotados, procure aliar o uso da tecnologia com a locação de equipamentos para que tudo ocorra da melhor maneira possível durante o processo e para que as máquinas sejam usadas da maneira mais otimizada possível.

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude outras pessoas a conhecerem mais informações sobre a movimentação de cargas!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável