Locação recorrente: conheça 7 vantagens dessa modalidade

  • Engenharia
  • Gestão

Contar com o auxílio das ferramentas certas durante a execução de uma obra é essencial para o sucesso do projeto. Ainda assim, essa aquisição exige espaço no orçamento, o que pode não ser sua realidade. Porém, existe uma solução simples e eficiente para essa situação.

A locação recorrente é uma ótima alternativa para dar continuidade à obra com mais economia e ainda alcançar ótimos resultados. Esse processo envolve o aluguel de máquinas e equipamentos necessários durante a execução do projeto. Assim, será possível contar com as ferramentas adequadas e assegurar o sucesso da construção.

Pensando nos benefícios que essa modalidade traz para o canteiro de obra, separamos 7 vantagens da locação recorrente. Confira!

1. Economia de recursos

O planejamento de um projeto envolve uma série de gastos, como: mão de obra, materiais e equipamentos. Muitas vezes, o investimento em uma determinada ferramenta pode ser muito custoso, pesando no orçamento. A principal vantagem da locação recorrente é a possibilidade de economizar recursos.

Ao adquirir os equipamentos por meio dessa modalidade, é possível reduzir drasticamente os gastos, já que o valor da locação é muito menor que o investimento em ferramentas. Além disso, existe outra vantagem relevante para quem quer economizar.

Essa prática elimina a necessidade de gastos com manutenções, reparos e armazenamento. O aluguel se torna uma alternativa muito benéfica para quem quer alcançar a excelência em seu projeto. Ainda que essa solução possibilite economizar recursos, é importante ressaltar que essa prática não compromete a qualidade da obra.

2. Disponibilidade imediata

A execução de um projeto depende de diversos fatores que são primordiais para sua conclusão. Por isso, a falta de equipamentos ou ferramentas no canteiro de obras se torna uma das principais causas de atrasos — que, consequentemente, trazem sérios prejuízos.

A locação recorrente ganha destaque ao trazer uma solução eficiente e ágil para esse tipo de situação. As empresas que providenciam esse serviço investem pesado na qualidade do atendimento. Isso significa que seus clientes contam com ótimas vantagens, como facilidade de pagamento e descontos, por exemplo.

Além disso, para manter a competitividade, essas empresas disponibilizam os equipamentos e ferramentas de forma imediata aos seus clientes. A ausência de burocracia permite que as máquinas sejam entregues com rapidez. Com isso, o imediatismo traz ótimos benefícios para as construtoras e profissionais autônomos agilizarem o desenvolvimento de seus projetos.

3. Equipamentos modernos

Como já falamos, investir em equipamentos para obras pode ser extremamente custoso. Adquirir as ferramentas necessárias para executar uma obra traz diversas responsabilidades que geram gastos, como manutenção e reparos. Além disso, nem sempre você terá recursos para comprar as máquinas mais modernas e tecnológicas do mercado.

Por isso, as construtoras que optam pela locação recorrente se beneficiam em diferentes aspectos primordiais para o sucesso de seus projetos. Contar com o que há de melhor é essencial para uma obra, impactando diretamente na sua qualidade e na produtividade dos serviços.

Muitas empresas que prestam esse serviço valorizam a eficiência dos equipamentos que eles disponibilizam aos seus clientes. Por isso, é possível contar com as opções mais modernas e de qualidade que existem no mercado. A constante renovação da frota traz uma garantia muito importante para as construtoras assegurarem a eficiência e o resultado de seus projetos.

4. Redução de gastos com mão de obra

Essa é uma das características mais importantes para o sucesso e a qualidade de um projeto. Contar com os equipamentos mais modernos é um ótimo investimento, possibilitando reduzir gastos e trazer mais pontualidade com os prazos. Dessa forma, além de providenciar as ferramentas necessárias para a execução dos projetos, a locação recorrente também disponibiliza uma manutenção adequada às máquinas.

Isso significa que as construtoras não vão precisar investir em uma equipe dedicada de manutenção, possibilitando economizar com a mão de obra. Dessa forma, é possível assegurar toda a eficiência e desempenho que as máquinas trazem para o canteiro de obra, evitando atrasos e desperdícios durante a execução do projeto.

5. Menor investimentos

Um bom investimento sempre trará ótimos resultados. Por isso, ao fugir de gastos com máquinas e equipamentos caros para a execução de uma obra, você terá recursos para aprimorar ainda mais o seu projeto. A locação recorrente é uma prática capaz de aliviar o orçamento — que muitas vezes é extremamente limitado.

Portanto, essa modalidade traz o que há de melhor para o canteiro de obras sem comprometer o crédito da construtora. O investimento necessário é mínimo ao se comparar com os gastos que a aquisição dos equipamentos traz. Realizar a locação das máquinas de acordo com a etapa do projeto possibilita alcançar a excelência durante a execução da obra, reduzindo os custos e alcançando maior qualidade para o processo.

6. Redução de riscos da compra de maquinários

A aquisição de máquinas e equipamentos para a construção civil traz muitas desvantagens para as construtoras. Existe uma série de fatores que podem comprometer totalmente o orçamento do projeto. Algumas despesas, como logística e transporte podem ser muito custosas.

O aluguel é uma prática muito mais econômica nesses sentidos, já que a empresa que presta o serviço que será a responsável por esses gastos. A locação de equipamentos e máquinas pode ser deduzida do imposto de renda, fortalecendo ainda mais os benefícios dessa modalidade.

7. Manutenção especializada e assessoria técnica

Ainda que os imprevistos ocorram totalmente ao acaso, o planejamento de um projeto deve considerar quaisquer situações que podem comprometer a execução da obra. As máquinas e ferramentas danificadas trazem sérios riscos à segurança dos funcionários, além de prejudicar a produtividade da equipe.

A locação traz mais uma grande vantagem para as construtoras: a manutenção especializada e uma assessoria técnica. Com isso, será possível dar continuidade à obra sem grandes atrasos, assegurando a troca dos itens caso surja algum problema técnico que poderia impactar negativamente o projeto.

Pronto! Viu como a locação recorrente é extremamente benéfica? Ainda assim, vamos reforçar alguns cuidados que você deve ter. Ao alugar equipamentos, ferramentas e máquinas, procure avaliar todas as vantagens desse investimento. Além disso, procure sempre contar com uma empresa de confiança para fechar negócio.

Gostou de conhecer as vantagens da locação recorrente? Aproveite para seguir nossa página no Facebook e acompanhar mais novidades sobre o setor!