Modelos de retroescavadeira: entenda as diferenças

  • Case
  • JCB
  • John Deere
  • New Holland
  • Retroescavadeiras

Cada canteiro de obra tem as suas necessidades no que se refere à utilização de equipamentos. Devido a essas carências é que foram criados vários modelos de retroescavadeira no mercado, cada qual com suas características e seus diferenciais.

Cada retroescavadeira tem as suas funcionalidades e especificidades para os diferentes tipos de serviços. Por isso, há a necessidade de conhecer cada uma com um pouco mais de profundidade. Afinal, esse conhecimento é extremamente útil para decidir qual máquina alugar para trabalhar na sua obra.

Quer conhecer os diferentes modelos de retroescavadeira para escolher o tipo ideal e potencializar o trabalho do seu canteiro de obras? Continue a leitura deste artigo e veja tudo sobre o assunto e o que considerar para acertar nas suas decisões!


Locação de Escavadeiras hidráulicas

Aluguel de Escavadeiras de alta performance


O que são retroescavadeiras?

Em características gerais, retroescavadeiras são máquinas que realizam trabalhos de terraplanagem, construção, paisagismo, pavimentação e outras tarefas afins. Elas têm tamanhos relativamente pequenos, duas caçambas distintas e realizam atividades diferenciadas.

Normalmente, têm um baixo custo operacional durante as atividades na obra e proporcionam grande versatilidade. São utilizadas em inúmeras situações, com praticidade e agilidade, consideradas uma das melhores máquinas da construção civil.

A caçamba frontal tem a função de carregamento, e a traseira, de escavação, porém alguns modelos podem realizar tarefas mais complexas, como carregar caminhões com caçamba basculante e serviços de limpeza.

Quais são os principais modelos de retroescavadeira?

As retroescavadeiras são as máquinas mais utilizadas nos variados serviços da construção civil, desde o início até a finalização dos projetos. Trata-se de um equipamento que sempre será necessário em algum momento de uma obra ou serviço de reforma.

Diante de diversos tipos expostos no mercado, é interessante conhecer o modelo de retroescavadeira mais apropriado para ser utilizado na sua obra. Além de elevar a eficiência, identificar a máquina ideal vai contribuir para evitar custos desnecessários.

A seguir, conheça alguns modelos de retroescavadeira e as suas características específicas!

Case 580N

Devido às suas características, a retroescavadeira Case 580N oferece alta produtividade no canteiro de obras. É uma máquina de grande porte, com peso operacional de 7.791 kg e potência bruta de 85 hp. É equipada com tração 4×4, e seu motor é turbo.

A Case 580 pode alcançar uma velocidade de deslocamento (à frente) de 42,8 km/h e, além disso, conta com as seguintes especificações técnicas:

  • a altura máxima de descarga com ângulo de basculamento de 45º é de 2.776 mm;
  • a máxima profundidade de escavação padrão é de 4.507,7 mm;
  • a capacidade de levantamento da carregadeira até a altura máxima em plano horizontal é de 30.26 kN (3.086 kgf).

Trata-se de uma máquina capaz de economizar combustível, com intensa força de desagregação na retro e aumento da altura de descarga. Ela possui cabine fechada, ROPS/FOPS e ar-condicionado, que proporcionam todo conforto e segurança.

Sobretudo, oferece ao operador maior visibilidade no momento dos trabalhos, por ter iluminação de 360 graus e janelas ampliadas. A largura da sua caçamba retro é de 12 e 24 polegadas, e sua manutenção é realizada de forma facilitada.

JCB 3CX

A retroescavadeira JCB 3CX é uma máquina de alto poder de serviço devido às suas funcionalidades e à capacidade do seu motor, o Diselmax, da JCB 3CX. Trata-se de um equipamento com caçamba retro de largura de 12 a 24 polegadas e tração 4×4.

O motor Diselmax é potente e oferece grande economia de combustível, produzindo alto torque em baixa rotação. Foi elaborado para suportar serviços intensos e ter resistência a diferentes frentes de trabalho, com alto desempenho.

A retroescavadeira JCB 3CX tem peso operacional de 7.890 kg e 92 hp de potência. Ela conta com velocidade máxima de 40 km/h, para se locomover no canteiro de obras. A sua força elevada de desagregação permite a manobra de material em curto espaço de tempo.

A cabine desse modelo é fechada, ROPS/FOPS e tem ar-condicionado para oferecer bem-estar ao operador. Ela tem um sistema de frenagem mais preciso e funciona com menos esforço, tem live link, ou seja, um sistema de monitoramento à distância.

New Holland B95B

A retroescavadeira New Holland B95B é uma máquina planejada para executar diversos tipos de atividades em obras e trabalha de forma ágil e precisa. Ela realiza manobras de elevação de cargas, escavação, abertura de valas etc.

O peso operacional desse equipamento é de 7.200 kg, tem tração 4×4 e 91 hp de potência. A largura da sua caçamba retro é de 12 e 24 polegadas, a cabine é fechada, ROPS/FOPS e contém ar-condicionado, como forma de motivação no serviço e humanização no trabalho.

A B95B tem motor New Holland turboalimentado por 4,5 litros e pode vir com a certificação Tier III, que faz referência abaixo ao grau de poluentes. O sistema hidráulico pode ser utilizado em casos que seja necessária mais potência hidráulica nas realizações de carregamento.

Esse equipamento oferece segurança nas condições de trabalhos mais complexos por ter o eixo da carcaça única fundida. Os eixos da frente são 4×4 e têm a redução dupla de engrenagem. Já o eixo da parte de trás contém a redução por plenárias que ficam posicionadas nas extremidades.

O modelo New Holland B95B contém bomba dupla de engrenagens com vazão hidráulica de até 1.521/min. A enorme redução hidráulica dessa retroescavadeira diminui o tempo de escavação e de ciclo de carga, apresenta potencial de elevação e grande força de desagregação.

John Deere 310L

É considerada uma máquina de fácil manuseio, cuja manutenção exige baixo custo. Ela tem o peso operacional de 7.103 kg e 86 hp de potência, cabine fechada, ROPS/FOPS, com ar-condicionado e aberta (toldo). A largura da sua caçamba retro é de 12 a 24 polegadas. Contém tração de 4×2 e 4×4.

A força de desagregação da retroescavadeira 310L é de 36,5, e a profundidade máxima de escavação é de 4,2 (14’). Contém capacidade frontal de levantamento de 2.860 (6.306), e o modelo do seu motor é John Deere/PowerTech TM 4045HBZ01 turbocharged.

Seu potencial de produtividade é devido às suas diversas características, como o design de sistema de ventilação, ar-condicionado (HVAC) e aquecimento. Há fácil circulação e maior espaço para a operação da máquina.

Esse equipamento conta com bloqueio hidráulico de diferencial no eixo traseiro. A tração dianteira tem um diferencial convencional e contém patinagem limitada para ter mais tração em diversos tipos de terreno.

O que deve ser considerado na escolha de uma retroescavadeira?

A retroescavadeira é uma máquina que entrega versatilidade, resistência e agilidade para inúmeras tarefas em uma obra. Trata-se de um equipamento prático e que será um diferencial para elevar a qualidade e a eficiência de qualquer tipo de serviço.

Apesar disso, é imprescindível saber como escolher a retroescavadeira ideal para a obra, que atenda exatamente às necessidades. É um aspecto que todo gestor deve ter atenção especial para evitar custos e ter o que precisa.

Veja alguns fatores que devem ser avaliados na escolha de uma retroescavadeira!

Tipo de serviço

Um dos principais aspectos que você precisa avaliar ao escolher a retroescavadeira é o tipo de serviço que será executado. Essa informação é determinante para saber se um equipamento mais simples pode atender ou se será necessário ter uma máquina mais completa.

A avaliação do tipo de serviço também precisa considerar as condições do terreno, a segurança ocupacional e o que será transportado. Com essas observações, será mais fácil identificar uma máquina do tamanho e da potência adequada para cada operação.

Assistência técnica

Ter uma assistência técnica especializada é indispensável, tanto para manter as manutenções preditivas em dia quanto o apoio em manutenção corretiva. Sendo assim, é essencial avaliar essa questão de perto para não ter prejuízos com máquina parada.

Nesse contexto, seja em caso de aluguel de retroescavadeira, seja na aquisição, sempre procure saber como é a assistência, além de manter contatos para ter o devido apoio sempre que precisar e, assim, evitar atrasos e pausas na execução do projeto.

Por que optar pela locação de retroescavadeira?

Percebeu como é crucial conhecer os diversos modelos de retroescavadeira para alugar o mais adequado para a sua obra? Alugar um desses modelos de equipamentos reduz os custos na empresa, e o trabalho é feito de forma ágil e eficaz.

Por isso, é primordial contar com uma empresa especializada que tenha profissionais habilitados, equipamentos modernos e ofereça manutenções feitas com frequência, para que a sua obra não estacione e, ainda, tenha um alto desempenho.

Nesse sentido, a Armac oferece uma linha de retroescavadeiras referências do mercado. São máquinas novas, revisadas e modernas, que vão revolucionar as suas operações a um ótimo custo-benefício.

Aqui, você acessa uma variedade de soluções ideais para suas necessidades e no tempo que precisar, além de um atendimento personalizado de ponta a ponta — transporte rápido e eficiente e oficina móvel para solucionar problemas e reparos com o máximo de agilidade possível.

Enfim, como pôde notar, os modelos de retroescavadeira são diversos e adequados para cada tipo de operação, seja na infraestrutura, no agronegócio ou outros setores. Por isso, escolher o tipo ideal para alugar é a melhor alternativa para garantir eficiência e qualidade.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite e confira mais detalhes sobre os nossos equipamentos!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável