Modelos de retroescavadeira: entenda as diferenças entre eles

  • Case
  • JCB
  • John Deere
  • New Holland
  • Retroescavadeiras

Cada canteiro de obra tem as suas necessidades no que se refere à utilização de equipamentos. Devido a essas carências é que foram criados vários modelos de retroescavadeira no mercado, cada qual com suas características e diferenciais.

Cada retroescavadeira tem as suas funcionalidades e especificidades para os diferentes tipos de serviços. Por isso, há a necessidade de conhecer cada uma com um pouco mais de profundidade. Afinal, esse conhecimento é extremamente importante para decidir qual máquina alugar para trabalhar na sua obra.

Quer conhecer os diferentes tipos de retroescavadeira para escolher o modelo ideal e potencializar o trabalho do seu canteiro de obras? Continue a leitura deste artigo!

Retroescavadeira

Em características gerais as retroescavadeiras são máquinas que realizam trabalhos de terraplanagem, construção, paisagismo, pavimentação e outras tarefas afins. Têm tamanhos relativamente pequenos. Possuem duas caçambas distintas e realizam atividades diferenciadas. Normalmente, têm um baixo custo operacional durante as atividades na obra.

A caçamba frontal tem a função de carregamento e a traseira tem a função de escavação, porém, alguns modelos podem realizar tarefas mais complexas, como carregar caminhões com caçamba basculante, por exemplo.

Diante de diversos tipos expostos no mercado, é interessante conhecer o modelo de retroescavadeira mais apropriado para ser utilizado na sua obra.

Abaixo, conheça alguns modelos e as suas características específicas.

Case 580N

Devido às suas características, a retroescavadeira Case 580N oferece alta produtividade no canteiro de obras. É uma máquina de grande porte, que tem o peso operacional de 7.791 Kg e uma potência bruta de 85 hp. É equipada com tração 4×4 e seu motor é turbo.

A Case 580 pode alcançar uma velocidade de deslocamento (à frente) de 42,8 Km/h, a altura máxima de descarga com ângulo de basculamento de 45º é de 2.776 mm, a máxima profundidade de escavação padrão é de 4.507,7 mm e a sua capacidade de levantamento da carregadeira até a altura máxima em plano horizontal é de 30.26 kN (3.086 kgf).

É uma máquina capaz de economizar combustível, tem intensa força de desagregação na retro e aumento da altura de descarga. Ela possui cabine fechada, ROPS/FOPS e ar-condicionado.

Oferece ao operador maior visibilidade no momento dos trabalhos por ter iluminação de 360 graus e janelas ampliadas. A largura da sua caçamba retro é de 12 e 24 polegadas. A sua manutenção é realizada de forma facilitada.

JCB 3CX

A retroescavadeira JCB 3CX é uma máquina de alto poder de serviço devido às suas funcionalidades e à capacidade do seu motor, o Diselmax, da JCB 3CX.

O motor Diselmax é potente e oferece grande economia de combustível produzindo alto torque em baixa rotação e, foi elaborado para suportar serviços intensos e resistência a diferentes frentes de trabalho. Sua caçamba retro tem a largura de 12 a 24 polegadas e tração 4×4.

A retroescavadeira JCB 3CX tem peso operacional de 7.890 kg e 92 hp de potência. Ela conta com velocidade máxima de 40 Km/h para se locomover no canteiro de obras. A sua força elevada de desagregação permite a manobra de material em curto espaço de tempo. A cabine desse modelo é fechada, ROPS/FOPS e tem ar-condicionado para oferecer bem-estar ao operador.

A retrorescavadeira JCB 3CX tem um sistema de frenagem mais preciso e funciona com menos esforço, tem llivelink, ou seja, um sistema de monitoramento à distância.

New Holland B95B

A retroescavadeira New Holland B95B é uma máquina planejada para executar diversos tipos de atividades em obras e trabalha de forma ágil e precisa. Ela realiza manobras de elevação de cargas, escavação, abertura de valas etc.

O peso operacional desse equipamento é de 7.200 Kg, tem tração 4×4 e 91 hp de potência. A largura da sua caçamba retro é de 12 e 24 polegadas, a cabine é fechada, ROPS/FOPS, contém ar condicionado como forma de motivação no serviço e humanização no trabalho. Tem motor New Holland turboalimentado por 4,5 litros e pode vir com a certificação Tier III, que faz referência a baixo grau de poluentes.

O sistema hidráulico pode ser utilizado em casos que seja necessário mais potência hidráulica nas realizações de carregamento. Esse equipamento oferece segurança nas condições de trabalhos mais complexos por ter o eixo da carcaça única fundida. Os eixos da frente são 4×4 e têm a redução dupla de engrenagem. Já o eixo da parte de trás contém a redução por plenárias que ficam posicionadas nas extremidades.

O modelo New Holland B95B contém bomba dupla de engrenagens com vazão hidráulica de até 1.521/min. A enorme redução hidráulica dessa retroescavadeira diminui o tempo de escavação e de ciclo de carga, apresenta potencial de elevação e grande força de desagregação.

 John Deere 310L

É considerada uma máquina de fácil manuseio, e a sua manutenção exige baixo custo. Ela tem o peso operacional de 7.103 Kg e 86 hp de potência, cabine fechada, ROPS/FOPS, com ar- condicionado e aberta (toldo). A largura da sua caçamba retro é de 12 a 24 polegadas. Contém tração de 4×2 e 4×4.

A força de desagregação da retroescavadeira 310L é de 36,5, e a profundidade máxima de escavação é de 4,2 (14’). Contém capacidade frontal de levantamento de 2.860 (6.306), e o modelo do seu motor é John Deere/PowerTech TM 4045HBZ01 turbocharged.

Seu potencial de produtividade é devido às suas diversas características, como o design de sistema de ventilação, ar-condicionado (HVAC) e aquecimento. Há fácil circulação e maior espaço para a operação da máquina.

Esse equipamento conta com bloqueio hidráulico de diferencial no eixo traseiro. A tração dianteira tem um diferencial convencional e contém patinagem limitada para ter mais tração em diversos tipos de terreno.

Percebeu como é importante conhecer os diversos modelos de retroescavadeira para alugar o mais adequado para a sua obra? Alugar um desses modelos de equipamentos reduz os custos na empresa e o trabalho é feito de forma ágil e eficaz. Por isso, é primordial contar com uma empresa especializada que tenha profissionais habilitados, equipamentos modernos e ofereça manutenções feitas com frequência, para que a sua obra não estacione.

Achou importante conhecer os diversos modelos de retroescavadeira? Então, que tal conhecer mais detalhes sobre os nossos equipamentos?

AS MELHORES MARCAS, O MELHOR SERVIÇO, E UM PARCEIRO QUE SEMPRE TEM O MELHOR PREÇO