Saiba mais sobre a retroescavadeira JCB 3CX

Tempo de leitura: 7 min
  • Máquina
  • Retroescavadeiras
Neste artigo, falaremos sobre a retroescavadeira JCB 3CX, que apresenta alto poder de serviço devido às suas funcionalidades e ao potencial do seu motor, o Dieselmax.

Locação de Retroescavadeiras

Performance e robustez nas operações


Em geral, a retroescavadeira é uma máquina usada para realizar trabalhos de terraplanagem, paisagismo, construção, pavimentação e outras atividades similares.Estruturalmente falando, as retroescavadeiras são relativamente mais compactas e pequenas, se comparadas as escavadeiras. Suas duas caçambas distintas operam individualmente, de forma que: a da frente, cumpre a função de carregamento, e a da traseira, a de escavação. Além disso, retroescavadeiras costumam ter custos operacionais baixos. Continue a leitura para entender mais sobre o modelo JCB 3CX.

O que é a retroescavadeira JCB 3CX?

A retroescavadeira JCB 3CX se trata de um equipamento que oferece maior conforto ao operador, além de fácil manuseio dos comandos na cabine ROPS/FOPS. As suas principais características são:

  • baixo nível de ruído;
  • ampla visibilidade tanto na parte dianteira como na traseira;
  • maior economia de combustível;
  • maior vida útil operacional;
  • menor necessidade de manutenção.

Essa máquina se tornou líder de mercado porque mantém o conceito básico tanto das retroescavadeiras antigas como das mais modernas. Trata-se de um equipameto bem versátil que consegue efetuar o deslocamento de materiais e realizar obras de escavação ou reparação. Nos ciclos típicos de trabalho, ela consegue oferecer economia de combustível de até 16% por contar com motor Dieselmax potente de 92 HP.

Quais são os principais diferenciais da JCB 3CX?

Como já mostramos, um dos grandes diferenciais da retroescavadeira JCB 3CX é seu motor. Além de ser mais econômico, ele proporciona a maior velocidade em terra para veículos movidos a diesel. A sua velocidade chega a 40 km/h no canteiro de obras.

Além disso, essa máquina alcança o máximo torque em baixa rotação, ou seja, a retroescavadeira atinge a mais alta potência com consumo reduzido. Ela foi desenvolvida para suportar serviços pesados e resistir a diferentes frentes de trabalho. A caçamba traseira tem uma largura de 12 a 24 polegadas e tração 4 x 4. Ela também conta com elevada força de desagregação.

Sua cabine, com alto nível de proteção (ROPS/FOPS), cumpre — dentro dos mais exigentes padrões do mercado de máquinas e equipamentos mundial — com os principais aspectos de segurança. Assim, além de atender aos mais altos níveis de exigência das empresas de construção civil, e demais setores produtivos, o equipamento protege a vida do operador em casos de tombamento lateral ou superior.

Por ser envidraçada, ela também permite aumentar a visibilidade do profissional sobre os movimentos da retroescavadeira JCB 3CX. Com esses recursos, é possível reduzir as possibilidades de acidentes a terceiros.

concha-retroescavadeira-jcb-3cx-armac-locacao

Outros diferenciais são:

  • sistema de frenagem mais preciso;
  • funciona com menos esforço;
  • dispõe de um sistema de controle à distância (livelink);
  • concha dianteira com um metro cúbico e opção de lâmina;
  • braço traseiro que oferece maior profundidade;
  • diferentes opções de concha (concha padrão de 80 centímetros, concha para saneamento de 30 centímetros);
  • baixa eletrônica embarcada;
  • engate universal rápido (opcional);
  • menor manutenção, como já ressaltamos (pede revisão a cada 500 horas enquanto as demais costumam pedir revisão a cada 100 ou 200 horas);
  • peças de reposição fáceis de serem encontradas, não importa a região;
  • deslocamento ágil;
  • pouca exposição das mangueiras e comandos;
  • atendimentos às normas e legislações para emissão de poluentes;
  • Opção Extradig confere melhor desempenho às escavações;
  • maior disponibilidade;
  • maior rede de atendimento.

Trata-se de uma máquina que oferece vantagens tanto para a empresa locadora como para o locatário. Devido ao baixo índice de manutenção, é possível locá-la por valores mais acessíveis.

Quais são as vantagens da retroescavadeira JCB 3CX?

Diante de tantos diferenciais e das características da retroescavadeira JCB 3CX, não fica difícil compreender as vantagens que essa máquina oferece.

Produtividade

Para uma melhor performance da máquina, ela foi equipada com tração padrão 4 x 4. O motor de 92 HP tem pico de torque em baixa rotação, o que promove respostas rápidas, melhor desempenho e maior economia de combustível.

O braço e a lança de escavação apresentam as mesmas dimensões, o que contribui para escavações mais próximas da retroescavadeira, diminuindo a quantidade de reposicionamentos enquanto economiza tempo e combustível.

A máquina retém material de forma excelente devido ao ângulo de rotação da caçamba frontal (de carregamento), que é de 45º. A maior capacidade de desagregação agiliza as operações desse tipo que envolvem carregamento e materiais.

Por causa da bomba hidráulica de elevado desempenho, é possível trabalhar com acessórios como fresadoras e rompedor hidráulico.

Conforto e facilidade de uso

A retroescavadeira JCB 3CX é facilmente operável. Os comandos manuais são simples e confortáveis. Além disso, os freios de esforço reduzido permitem atividades de longa jornada.

A cabine fechada e pressurizada evita a entrada de poeira, além dos benefícios que já citamos. Ela conta com ar-condicionado quente (para o inverno) e frio (para o verão), o que ajuda a criar um ambiente de trabalho mais confortável e produtivo.

Uma tomada de 12 volts está instalada na cabine e serve para carregar smartphones e outros aparelhos. No mais, o assento tem suspensão ajustável, o que aumenta o conforto e reduz o estresse de jornadas longas de trabalho.

Proteção e segurança

Nesse modelo de retroescavadeira, o operador se posiciona mais alto que em outras máquinas. Dessa maneira, ele usufrui de uma ótima visibilidade, de 360º.

É fácil entrar e sair do veículo porque existem degraus antiderrapantes que impedem o acúmulo de materiais. Há, ainda, três pontos de contato para que o trabalhador entre e saia da máquina.

Além disso, o para-brisa de vidro laminado e os outros vidros planos e temperados garantem mais segurança, principalmente enquanto o operador faz uso de acessórios.

Outra característica que garante a boa visibilidade é a geometria dos braços da carregadeira, que apresenta quatro cilindros hidráulicos alinhados à estrutura.

Enquanto a retroescavadeira JCB 3CX se desloca, a trava da lança confere plena segurança. Essas travas ficam presas a laços para que não se percam.

Facilidade de manutenção

As verificações de rotina da máquina só acontecem de um lado. Os componentes ficam agrupados para fácil acesso e alta disponibilidade.

Confira outras características que confirmam a facilidade na manutenção:

  • o reabastecimento e a lubrificação podem ser feitos ao nível do solo;
  • o livelink otimiza a visibilidade e o planejamento das manutenções por meio de notificações;
  • o melhor vão-livre do solo na categoria de retroescavadeiras, permitindo que a máquina se desloque em terrenos complicados sem sofrer danos;
  • a inexistência de pré-filtro, o que economiza tempo, já que não é necessário limpá-lo, e beneficia a visibilidade dianteira;
  • o processo de filtragem elimina a sujeira pesada antes que ela alcance o filtro, contribuindo para garantir e aumentar a sua vida útil.

Vale a pena alugar uma retroescavadeira JCB 3CX para diferentes serviços no seu negócio. O custo-benefício da locação dela é muito vantajoso.

Se deseja alugar uma retroescavadeira ou outra máquina de linha amarela, entre em contato conosco! Temos opções variadas e prestamos consultoria para que você alugue o melhor equipamento.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável