Conheça os principais usos da retroescavadeira na construção civil

  • Retroescavadeiras

Versatilidade, força e eficiência. De uma maneira geral, essas são três qualidades fundamentais para o sucesso de qualquer operação no canteiro de obras. No entanto, aqui falaremos sobre um dos equipamentos mais importantes para esse ambiente de trabalho.


Locação de Escavadeiras hidráulicas

Aluguel de Escavadeiras de alta performance


Afinal de contas, você conhece os principais usos e as vantagens de uma retroescavadeira na construção civil? Apesar de ser uma máquina comum, poucos param para pensar nas funcionalidades que fazem esse equipamento ser o favorito do setor. Então, não perca tempo e acompanhe!

As principais funcionalidades das retroescavadeiras

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, as retroescavadeiras são os equipamentos mais populares do mercado. A demanda por essas máquinas é gigantesca, tanto nas operações agrícolas como na construção civil, o que já indica sua multifuncionalidade.

Logicamente, essa preferência tem uma justificativa bem embasada: a versatilidade. Diferentemente de equipamentos mais específicos, as retroescavadeiras apresentam uma estrutura que as tornam úteis para vários ambientes de trabalho, devido ao grande número de atividades que podem fazer.

Mobilidade

O primeiro detalhe que merece atenção é a estrutura da máquina, geralmente compacta, até nos modelos maiores. Por conta dessa dimensão, a mobilidade é privilegiada, mesmo em terrenos acidentados e irregulares dentro do perímetro de obras.

Além disso, as retroescavadeiras podem ser encontradas no Brasil em duas configurações principais, as traçadas e as simples. Os modelos traçados recebem esse nome por sua tecnologia de tração nas quatro rodas, que distribui o torque do motor aos quatro pneus, resultando em uma aceleração mais consistente para superar terrenos difíceis, instáveis e acidentados.

Já a segunda configuração é a simples. Aqui, falamos de máquinas com o sistema de tração convencional 4×2, em que o torque de aceleração é distribuído apenas para duas rodas, frontais ou traseiras, a depender do modelo e da fabricante.

Apesar de receberem a designação simples, isso não significa que elas perdem qualidade. Na realidade, as retroescavadeira 4×2 são perfeitas para projetos em planos estáveis, regulares e/ou bem pavimentados. Ou seja, a diferença de tração serve apenas para compensar os desafios da superfície do seu canteiro de obras, sem que isso interfira em mais ou menos produtividade.

Multifuncionalidade

Dizer que as retroescavadeiras são multifuncionais é uma obviedade, inclusive, por serem conhecidas como os canivetes suíços do mercado. Agora, pense na sua operação por um momento, identifique as tarefas e se pergunte se uma retroescavadeira pode ajudar:

  • realizar pequenas demolições? Sem problemas.
  • transportar materiais de construção? Claro.
  • realizar pequenas escavações? Está no nome.
  • auxiliar em operações de quebra de asfalto e pavimentação? Sim!

Tecnicamente, as retroescavadeiras são equipamentos polivalentes. Por isso, são utilizadas com frequência tanto pelo setor público quanto pelo privado em missões como:

  • escavação de valetas para operações de tubulação e saneamento básico;
  • auxílio em demolições, remoção de entulhos e nivelamento de terrenos;
  • construção, reciclagem, deslocamento de biomassa, detritos e afins;
  • elevação pesada, manuseio, içamento e deslocamento de materiais.

Estrutura

Tradicionalmente, as retroescavadeiras são compostas por quatro partes fundamentais:

  1. a cabine, centralizada no corpo da máquina;
  2. duas pernas estabilizadoras acopladas na parte inferior traseira da cabine;
  3. uma caçamba na parte frontal;
  4. um braço com caçamba basculante na parte traseira, que, inclusive, dá nome ao equipamento: retro + escavadeira.

Logicamente, diferentes modelos podem inovar com diversos elementos, acréscimos e tecnologias, mas, em conceito, essa é a definição de uma retroescavadeira tradicional. E é justamente essa composição que faz o equipamento ser tão versátil, robusto e prático do ponto de vista operacional.

Bons modelos de retroescavadeiras, sobretudo os disponíveis em nosso catálogo, podem substituir uma ampla gama de equipamentos específicos, como pás-carregadeiras, escavadeiras, miniescavadeiras e afins.

As principais vantagens da retroescavadeira na construção civil

Uma retroescavadeira na construção civil, representa: Economia, conforto e produtividade. Afinal, são equipamentos objetivos e que conseguem realizar, com alto grau de qualidade, todas as tarefas para as quais foram projetadas. Agora, entenda suas vantagens!

Economia

Como destacamos acima, as retroescavadeiras são máquinas de caráter multifuncional. De um ponto de vista operacional, essa qualidade pode ser utilizada, estrategicamente, para alavancar a economia no canteiro de obras. Como?

Bem, imagine que em vez de alugar uma escavadeira, uma pá-carregadeira, uma mini escavadeira e uma retroescavadeira, tudo o que a gestão precisa fazer é alugar duas retroescavadeiras. Claro, é um exemplo superficial, que não considera as especificidades do seu projeto.

No entanto, é uma vantagem real percebida pela gestão, sobretudo quando falamos dos benefícios da locação. No fim das contas, além de alugar um número menor de máquinas, estas serão utilizadas em toda a extensão de seu potencial, com menores intervalos de ociosidade e custos de produção.

Conforto

Apesar de serem máquinas compactas, as retroescavadeiras oferecem cabines mais espaçosas, cômodas e confortáveis do que os equipamentos miniaturizados, como as miniescavadeiras. Além disso, é importante lembrar de diferenciais como climatização e tecnologias de segurança, por exemplo, ROPS e FOPS, que protegem contra a queda de objetos e a rolagem durante capotamentos.

Produtividade

As retroescavadeiras foram criadas para o trabalho intenso e constante. Isso significa que o equipamento pode ser ostensivamente utilizado por longos períodos, alternando entre diferentes atividades e trazendo valor para a sua operação, com menos tempo de inatividade.

A locação de retroescavadeira na construção civil

Já aqui, falamos de uma realidade válida para qualquer setor, e não apenas para a construção civil. Da forma como percebemos, a locação é uma estratégia operacional que reverte economia, produtividade e segurança.

A economia surge do resultado financeiro. A locação de máquinas é consideravelmente mais barata que a sua aquisição. Em um segundo momento, temos a produtividade. Com a locação, sobretudo conosco, você não corre riscos de afundar em prejuízos financeiros e operacionais arcando com reparos ou aguardando pela aquisição de uma nova máquina.

Por fim, a segurança. Com a locação, a sua empresa opera apenas com os últimos equipamentos lançados no mercado, desenvolvidos com tecnologias diferenciais para a velocidade e a segurança dos seus trabalhos. Em contrapartida, isso não é possível por meio da aquisição, a menos que a sua empresa atualize a frota a cada novo ano, sofrendo punições severas em termos de depreciação e imobilização de caixa.

Agora que você conhece todos os prós da locação de retroescavadeiras na construção civil, aproveite para aprimorar a sua operação com as nossas máquinas. Para isso, basta acessar nossa página e entrar em contato!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável