Tecnologia e sustentabilidade: por que adotar esse conjunto?

Tempo de leitura: 4 min
  • Inovação

Durante a construção de novos projetos, é muito comum discutir os focos de investimento. Por isso, elaboramos este breve material sobre o tema, explicando a importância de investir em tecnologia e sustentabilidade. Em nossa visão, essa é a combinação do futuro, pois está diretamente ligada ao aumento da qualidade de vida. 

Como em um efeito cascata, tal benefício acaba privilegiando os empreendimentos modernos e sustentáveis no mercado, com demanda e precificação elevada. É por essa razão que muitas construtoras apostam nesse conceito, adotando tecnologias práticas e inteligentes para elevar a qualidade das unidades no mercado. Então, acompanhe!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Por que é importante investir em tecnologia e sustentabilidade?

Economia, eficiência, reputação e competitividade são os principais fatores que estimulam as empresas a investir em tecnologia para alcançar a sustentabilidade. Em vista da relevância da pauta ESG, as gestões estão atentas às tendências e já perceberam como os consumidores estão mais propensos a aderir e propagar as soluções sustentáveis disponíveis no mercado. 

Mais do que nunca, as empresas sabem que investir em projetos e tecnologias sustentáveis não é apenas uma forma de responsabilidade social e ambiental, mas, principalmente, uma oportunidade de se adequar ao novo mercado. E a tecnologia é o caminho para esse objetivo, pois é por meio de soluções modernas que é possível reduzir emissões e alavancar os resultados. 

Quais as vantagens de investir em tecnologia e sustentabilidade?

Do modo como percebemos, as vantagens estão diretamente ligadas ao tipo de tecnologia implementada. No entanto, na maioria das vezes, os benefícios são os mesmos, tais como economia e eficiência energética. Das soluções mais simples até as mais sofisticadas, existem muitas oportunidades de melhoria e sustentabilidade. 

Um prédio com um bom projeto, que aproveita ao máximo a iluminação natural, é capaz de reduzir drasticamente o uso de energia elétrica. Já com placas solares, é possível elevar a autonomia energética do projeto, que não fica tão dependente da rede convencional, e ainda consegue diminuir o custo aos utilizadores de maneira substancial. 

Isso vale para soluções que lidam com outros recursos, como gás e água. Elementos simples, como lâmpadas e torneiras com temporizadores, são suficientes para reduzir o consumo de energia e água, respectivamente. No fim das contas, é disso que se trata a sustentabilidade: alavancar a eficiência e minimizar o desperdício, com tecnologia e praticidade. 

Quais os principais exemplos de tecnologias sustentáveis?

Atualmente, há muitas soluções tecnológicas e sustentáveis no mercado. Um exemplo emblemático são as empresas logísticas, que já investem na eletrificação da frota, com carros e caminhões elétricos, efetivamente, zerando a pegada de carbono e diminuindo o custo operacional a longo prazo.

Em empreendimentos imobiliários, projetos com bom aproveitamento de energia solar, tratamento de águas residuais, fazendas verticais, placas solares e até o conceito garden, são capazes de contribuir para um todo, inclusive, com a captura e armazenamento de carbono — enquanto elevam o valor da unidade no mercado. 

Por fim, vale notar que a tecnologia sustentável não precisa existir, necessariamente, no meio material, ela pode ser puramente digital. Um exemplo carismático disso é a assinatura eletrônica. Em vez de gastar tempo e dinheiro com materiais de escritório, taxas de cartório e tarifas de motoboy, a assinatura eletrônica substitui tudo isso, enquanto torna os contratos mais ágeis. 

Como pôde ver, as tecnologias sustentáveis são soluções cada vez mais preponderantes no mercado, principalmente quando voltadas ao consumidor final. Mas vale notar que mesmo as etapas de produção já estão se atualizando com esse conceito, principalmente se considerarmos metodologias como logística reversa e lean construction na edificação dos projetos. 

Agora que você sabe a importância de investir em tecnologia e sustentabilidade, confira outro artigo fundamental para a sua atuação no mercado, conhecendo os três pilares da qualidade na construção civil!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável