3 pilares da qualidade na construção civil

  • Engenharia

A execução de projetos exige cada vez mais o aprimoramento de processos e a implantação de recursos automatizados para a agilidade da obra. No entanto, um fator significativo para o cliente — além do valor pago pelo serviço — é a qualidade na construção civil dos serviços e dos produtos utilizados na obra.

Entender os indicadores de qualidade e compreender técnicas de otimização do ROI para a construção civil te interessam? Então, continue a leitura e confira mais sobre os pilares da qualidade do seu projeto!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Quais são os pilares de qualidade da construção civil?

Para a execução de um projeto de qualidade, é necessário considerar alguns pontos fundamentais, como o planejamento do projeto, os custos e a qualidade propriamente dita da obra. Estes são os pilares que configuram uma entrega segura, dentro do prazo e capaz de gerar satisfação para o cliente.

Planejamento do projeto

A tecnologia tem sido uma grande aliada para o planejamento de projetos, pois os sistemas automatizados permitem cálculos mais precisos e uma melhor análise do terreno em que a construção irá acontecer.

Além de fornecer as informações e medições mais precisas e detalhadas, permite a otimização do tempo para que as próximas etapas sejam executadas em plenitude. Ter um planejamento de obra é fundamental para:

  • aumentar a produtividade do negócio;
  • delegar as funções às equipes e promover uma melhor comunicação interna;
  • diminuir os desperdícios de materiais na obra;
  • ampliar e melhorar a aplicação da tecnologia no projeto.

Os softwares para o planejamento e gestão de obras são recursos empregados pelas construtoras capazes de gerar valor, produzindo com qualidade superior e de forma mais ágil. É um recurso que possibilita a entrega do projeto dentro do prazo previsto e sem complicações ou situações indesejáveis.

Custos do projeto

Os custos diretos e indiretos de um projeto vão além de considerar somente os valores, é fundamental avaliar a qualidade dos materiais e recursos utilizados para garantir um serviço de qualidade.

Dependendo do planejamento financeiro de uma obra, quando o foco é somente no valor mais baixo, o barato pode sair caro demais. Os custos orçados em uma obra são:

  • compra de materiais e recursos utilizados no projeto;
  • alocação de equipamentos;
  • aquisição de ferramentas modernas e em excelentes condições de uso;
  • mão de obra qualificada;
  • controle e emissão de documentações importantes para a execução do projeto etc.

É importante destacar todos os valores utilizados no projeto para que se possa criar um orçamento que não gere prejuízos para a construtora.

Para manter a qualidade na construção civil, o ideal é conciliar os valores do projeto com a qualidade dos materiais, profissionais qualificados e dedicados na execução do seu serviço e um olhar estratégico apurado para a contenção de despesas desnecessárias na obra. Dessa forma, é possível oferecer um bom orçamento sem perder a qualidade dos serviços.

Qualidade da entrega

Um dos pilares mais importantes da obra é a qualidade e a entrega no prazo estipulado pela construtora. Para que isso aconteça, não basta o seu projeto estar bem planejado e oferecer um bom orçamento se o resultado não for satisfatório para o cliente.

Algumas empresas realizam essa vistoria de qualidade com a inspeção dos procedimentos e utilizam recursos como:

  • trenas;
  • medições das estruturas;
  • verificação de pintura e acabamentos;
  • controle de nível e prumo;
  • uso de checklists;
  • etc.

O controle e avaliação das etapas de serviço entregue é fundamental, pois a padronização dos procedimentos de execução da obra gera resultados de maior qualidade na finalização do projeto e consegue cumprir com a demanda do prazo de entrega, uma vez que nenhum serviço precisa ser refeito.

Como mapear a defasagem e a melhoria de processos no setor?

O mapeamento dos processos de uma construção deve ser realizado com o propósito de melhorar a comunicação entre a equipe e permitir um melhor gerenciamento das atividades executadas na obra. Ao realizar o mapeamento do projeto, as atividades são identificadas e delegadas aos respectivos profissionais, deixando cada função clara e objetiva e, evitando assim, erros por falha humana.

Além de melhorar a qualidade na construção civil, esse processo permite um melhor controle sobre os prazos de entrega e identifica quais são os obstáculos que estão impedindo a continuidade da obra.

Com essas informações, é possível criar estratégias eficientes para a solução dos problemas observados e tornar os procedimentos mais ágeis sem perder a qualidade dos serviços na entrega do projeto.

O uso de tecnologia para a gestão de desempenho e performance

Muitos são os recursos inovadores aplicados na gestão e na execução de um projeto, assim como para o controle de desempenho da qualidade na construção civil. A tecnologia oferece recursos que viabilizem a execução do projeto, como:

  • softwares desenvolvidos para a gestão de obras;
  • drones para o mapeamento do terreno;
  • máquinas para a avaliação do solo;
  • automação para a execução das atividades da obra.

Com tantos recursos disponíveis, as construtoras estão oferecendo muito mais qualidade nas suas entregas e conseguem monitorar cada processo compreendendo os riscos e prevendo ações mais inteligentes para um projeto bem executado.

Qual o impacto que parceiros e produtos exercem na qualidade do setor?

Algumas construtoras realizam parcerias com outras empresas para movimentar o andamento das obras e tornar os seus processos mais viáveis. Essas parcerias agregam valor para o projeto e causam um impacto direto na qualidade do serviço entregue. Algumas das parcerias acontecem, por exemplo, com a locação de equipamentos para construção, garantindo maior autonomia à construtora no desenvolvimento do projeto.

Com um maquinário de ponta, as atividades são executadas de forma muito mais rápida e com a qualidade esperada pelo cliente que contratou o serviço da construtora. É um custo-benefício satisfatório para todos os envolvidos no projeto e que promove a qualidade na construção civil.

Se você gostou deste artigo e deseja saber mais sobre as inovações para o setor de construção, recomendamos a leitura deste artigo: 4 tipos de escavadeiras e suas aplicações que você precisa conhecer. Boa leitura!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável