Checklist de empilhadeira: o que fazer antes de operar?

  • Segurança no trabalho

Qualquer empresa que trabalha com maquinário pesado deve estar atenta para rotinas de segurança que ajudam no bom uso e controle dos equipamentos. Justamente por isso, muitos negócios adotam listas de verificação para serem utilizadas antes que essas máquinas entrem em operação. Neste post vamos abordar uma estratégia de orientação e verificação bastante específica ao nosso meio, o checklist de empilhadeira.


Aluguel de Empilhadeiras – Locação Online

Os melhores equipamentos de intralogística aqui


O que é um checklist?

Um checklist consiste em uma lista pré-definida de itens ou ações que precisam ser conferidas para garantir a correta usabilidade de um equipamento, uma máquina, uma operação etc.

Ou seja, é um documento de aferição ideal. Quando bem planejado e executado, ajuda negócios a identificarem se a máquina está pronta para ser operada em segurança.

Essa aferição, que pode ser apenas visual, auxilia diretamente na identificação de problemas e disparidades de rotina do item ou equipamento. Desse modo, rotinas de manutenção preventiva são planejadas e otimizadas sem grandes dificuldades.

O que considerar no checklist de empilhadeiras?

Avalie o motor

Um dos primeiros passos para usar empilhadeiras com segurança é avaliar se o motor está funcional. Essa é uma avaliação simples, que pode evitar que a máquina apresente uma falha durante o processo de operação.

É importante estar atento a qualquer ruído, visual ou, até mesmo, odor diferente do comum vindo do motor. Ao perceber qualquer indicador de falha iminente ou necessidade de troca de peças, deve-se seguir o protocolo de segurança da empresa, notificando a equipe de manutenção imediatamente.

Isso dá margem para um reparo rápido e sem grande impacto para a operação.

Verifique o radiador e o sistema de lubrificação

O radiador e o sistema de lubrificação são duas partes de uma empilhadeira que influenciam diretamente na sua operação. Eles aumentam a vida útil do equipamento ao evitar o desgaste excessivo de peças.

Por isso, verificar o nível de água e óleo em seu sistema é uma ação de alta importância no checklist cotidiano dos operadores de empilhadeiras.

Teste o sistema de iluminação e alertas sonoros

Uma das grandes preocupações de qualquer empresa deve ser garantir a segurança de seus profissionais. Por isso, a sinalização de segurança, e os componentes de alertas sonoros e iluminação dos equipamentos são tão importantes.

Apesar de serem, muitas vezes, tratados como coadjuvantes, eles ajudam o motorista a se localizar enquanto auxiliam que os colaboradores sempre saibam que a máquina está em operação ao seu redor.

Tenha um motorista habilitado

A legislação brasileira exige que os operadores de empilhadeiras sejam habilitados sob uma autorização especial. Ou seja, o operador deve passar por um treinamento que assegura sua capacidade nos diferentes tipos de empilhadeiras existentes.

É também importante que a empresa promova treinamentos específicos para o seu ambiente de trabalho. Eles ajudam os operadores a entenderem como e quais as normas de segurança que regulam seu modelo de rotina. Assim, os riscos ao operador e a operação são reduzidos drasticamente.

Verifique os freios e as rodas

Além das verificações que envolvem o motor, o operador também deve avaliar o estado dos freios e das rodas. No caso das rodas, isso ajudará a garantir que o veículo detém a aderência ideal para executar suas demandas, ou seja, é mais fácil de ser controlado.

Já a verificação dos freios permite ao operador verificar se um dos principais dispositivos de segurança de qualquer veículo está funcionando de acordo com o esperado.

Faça aferição do controle e comando da empilhadeira

Esse é um teste simples e que deve ser executado em um local com espaço adequado. É importante garantir que os componentes de controle e comando da empilhadeira estejam funcionando exatamente como as normas da fábrica. Desse modo, não haverá risco de problemas ou comprometimento negativo da produtividade ou segurança durante o seu uso.

Tenha operadores identificados

A NR12 exige que os operadores de máquinas como as empilhadeiras, chamadas de autopropelidas, devem sempre trabalhar com um documento de identificação. Esse documento precisa contar com o nome, a função e uma foto do operador. Além disso, é obrigatório que esse documento sempre fique em local visível e seja renovado anualmente.

Garanta que todos utilizem equipamentos de segurança

O uso de equipamentos de segurança individual (EPIs) é norma em qualquer empresa. Eles são definidos de acordo com o tipo de operação e o ambiente em que ela é executada. Logo, essa é uma prática que não deve ser ignorada quando falamos do checklist de empilhadeira.

O ideal é que o checklist de empilhadeira contenha uma lista de EPIs que vale para toda a empresa e itens específicos para cada ambiente em que esta máquina é utilizada. Afinal de contas, cada setor conta com riscos e vulnerabilidades próprias.

Diante disso, avaliando os itens do seu checklist de acordo com o perfil de cada rotina, é possível evitar checagens desnecessárias e, ao mesmo tempo, manter a confiabilidade dos processos.

Verifique se os cilindros de gás/bateria estão utilizáveis

O último item do nosso checklist de empilhadeira é a verificação dos cilindros de gás e/ou a bateria utilizada para operar as empilhadeiras. A análise deve buscar identificar vazamentos e o estado da mangueira do cilindro. Além disso, deve-se verificar a carga da bateria e se ela está enferrujada.

Máquinas utilizadas em ambientes pesados não são de fácil operação. Justamente por isso, as empresas investem em medidas que previnem acidentes e reduzem o número de falhas operacionais. Elas têm caráter preventivo, auxiliando na identificação de falhas rapidamente. Assim, a operação dessas peças pode ser feita sempre dentro do padrão de fábrica.

Para garantir que a suas operações não parem, na avaliação rotineira do estado das suas máquinas antes que elas sejam utilizadas. Instrua os times a aplicar todos os itens do checklist de empilhadeira com cuidado e precisão.

Gostou das nossas dicas e quer saber mais sobre como tornar o seu negócio mais eficiente? Então, siga-nos no Facebook!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável