4 ações para reduzir o consumo de combustível das máquinas pesadas

  • Manutenção

A redução do consumo de combustível dos maquinários pesados não pode significar o abastecimento de combustível de má qualidade. Esse tipo de ação é fundamentada, erroneamente, pelos custos e esses produtos tendem a provocar danos fatais ao equipamento, além de causar a perda de potência do motor.

Por isso, é importante que a gestão invista em combustíveis de qualidade e na manutenção periódica das máquinas, pois um filtro obstruído eleva significativamente os gastos. Junto disso, é importante manter em dia a troca dos fluídos do motor e do óleo para manter os equipamentos em perfeitas condições de uso. A partir daí, basta acompanhar o manual do fabricante e seguir as orientações registradas nele, principalmente em relação à utilização das máquinas e às revisões necessárias.

Neste artigo, vamos apresentar 4 técnicas para reduzir o consumo de combustível dos maquinários pesados.

Se interessou? Quer conhecer as principais técnicas que podem minimizar o consumo de combustível das máquinas? Então, continue a leitura!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Entenda a importância de reduzir o consumo de combustível dos equipamentos

É importante diminuir os gastos com combustível para reduzir os custos das operações dos seus projetos. Saiba que existem medidas eficientes para aumentar a economia e prevenir despesas desnecessárias provenientes das máquinas pesadas. Colocá-las em prática aumenta a lucratividade do negócio e permite a realização de investimentos mais promissores.

Conheça as técnicas que podem minimizar o consumo de combustível das máquinas

O uso dos maquinários gera um custo operacional elevado para as empresas, razão pela qual é interessante diminuir o consumo do combustível para economizar dinheiro. Forneça a quantia certa para o funcionamento da câmara de combustão e aumente a eficiência das suas máquinas. Veja a seguir as principais técnicas utilizadas para minimizar os gastos!

1. Use a telemetria

A telemetria é uma solução utilizada para a obtenção de informações confiáveis e o fornecimento de dados valiosos para economizar o combustível. Essa técnica fornece aos colaboradores de campo insights significativos para a redução das despesas oriundas da ociosidade e para aumentar a eficiência. Ela permite aos profissionais gerenciar as operações e realizar análises individuais dos equipamentos. 

2. Reduza o tempo ocioso

Uma das maiores causas da ineficiência do combustível é o tempo ocioso das máquinas. Conforme as pesquisas oficiais, quanto maior o nível de ociosidade dos equipamentos, mais elevado é o consumo de combustível. Os operadores podem usar algumas soluções tecnológicas que colocam os maquinários no modo ocioso automático para diminuir os custos.

Os estudos indicam que a aplicação de sistemas de gerenciamento de modo inativo reduz o consumo e promove a economia de até 4 litros de combustível a cada 60 minutos. A máquina que permanece ociosa por muito tempo e com baixa frequência indica que o operador não compreende as expectativas da empresa para a qual trabalha. 

3. Otimize as técnicas de operação

A eficiência do combustível depende da maneira como o operador utiliza a máquina durante as atividades diárias. Sendo assim, algumas mudanças no comportamento desses colaboradores trazem ótimos resultados. Se os operadores utilizarem o modo de trabalho adequado será mais fácil diminuir os gastos. Esses modos permitem o uso de níveis de energia para gerar a potência apropriada aos serviços.

4. Ajuste o equipamento para o modo e potência adequados

Verifique se os equipamentos contam com ajustes para vários tipos de tarefas e potências do motor. Configure-os para nível pesado, médio ou leve de acordo com o trabalho a ser executado. Aproveite a capacidade operacional de cada maquinário. Caso o modo incorreto seja utilizado ou uma máquina inapropriada seja escolhida, haverá o desperdício de combustível.

Essas são as 4 técnicas para reduzir o consumo de combustível das máquinas pesadas! As técnicas de gestão podem influenciar nas boas práticas que serão utilizadas pelos gestores. Uma ótima alternativa é investir em tecnologias que melhoram a eficiência energética, na automatização, nos sistemas de controle e na capacitação dos operadores.

Quer saber mais a respeito deste assunto? Então leia sobre gestão de combustível e seus impactos positivos para o negócio!