9 ações para reduzir o consumo de combustível em máquinas

  • Manutenção

O alto consumo de combustível em máquinas e equipamentos pesados pode ir muito além do abastecimento com produto de má qualidade. Essa ação influencia sim na operacionalidade e pode provocar danos sérios ao motor.

No entanto, é importante ir além e investir em gestão e manutenções periódica da frota. Monitorando filtros, quilometragem, quantidade de horas especuladas para a operação, além do consumo médio de combustível do modelo. A partir daí, basta acompanhar o manual do fabricante e seguir as orientações registradas nele, principalmente em relação à utilização e às revisões necessárias.

Neste artigo, unimos o conhecimento técnico dos mecânicos da Armac às melhores práticas do mercado, e listamos 9 técnicas capazes de reduzir o consumo de combustível da sua frota de pesados. Acompanhe a leitura!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Por que reduzir o consumo de combustível das máquinas pesadas?

É importante reduzir os gastos com combustível para minimizar os custos das operações. Saiba que existem medidas eficientes para aumentar a economia e prevenir despesas desnecessárias provenientes das máquinas pesadas. Colocá-las em prática aumenta a lucratividade do negócio e permite a realização de investimentos mais promissores.

Quais as técnicas capazes de minimizar o consumo de combustível?

O uso dos maquinários gera um custo operacional elevado para as empresas, razão pela qual é fundamental diminuir o consumo do combustível para economizar dinheiro. Forneça a quantia certa para o funcionamento da câmara de combustão e aumento da eficiência das suas máquinas. Veja a seguir as medidas mais efetivas empregadas para minimizar os gastos!

1. Use a telemetria

A telemetria é uma solução aplicada para obter informações confiáveis e valiosas para economizar combustível. Essa técnica fornece aos colaboradores de campo insights significativos para reduzir despesas oriundas da ociosidade e melhorar a eficiência. Ela ainda permite aos profissionais gerenciar as operações e realizar análises individuais dos equipamentos. 

2. Reduza o tempo ocioso

Uma das maiores causas da ineficiência do combustível é o tempo ocioso das máquinas. Conforme as pesquisas oficiais, quanto mais tempo parados os equipamentos, maior é o consumo de combustível. Os operadores podem usar algumas soluções tecnológicas, capazes de colocar os maquinários no modo ocioso automático para diminuir os custos.

Os estudos apontam também que a aplicação de sistemas de gerenciamento de modo inativo reduz o gasto e promove a economia em até 4 litros de combustível a cada 60 minutos. A máquina ociosa por muito tempo e com baixa frequência indica que o operador não compreende as expectativas da empresa para a qual trabalha. 

3. Otimize as técnicas de operação

A eficiência do combustível depende da maneira como o operador emprega a máquina durante as atividades diárias. Sendo assim, algumas mudanças no comportamento desses colaboradores trazem ótimos resultados. Se tais profissionais utilizarem o modo de trabalho correto, será mais fácil diminuir os gastos. Isso possibilita empregar os níveis de energia para gerar a potência apropriada aos serviços.

4. Ajuste o equipamento para o modo e potência adequado

Verifique se os aparelhos contam com ajustes para vários tipos de tarefas e potências do motor. Configure-os para nível pesado, médio ou leve de acordo com o trabalho a ser executado. Aproveite a capacidade operacional de cada maquinário. Caso o modo incorreto seja ativado ou uma máquina inapropriada seja escolhida, haverá o desperdício de combustível.

5. Faça manutenções periódicas

A realização de manutenção regular é fundamental para evitar acidentes e ainda garante que as máquinas pesadas funcionem de maneira adequada. As revisões oferecem economia de combustível, já que todas as peças funcionarão de acordo com o planejamento da montadora.

Se você pretende implementar os equipamentos para obter mais ganhos, priorize a sua capacidade de trabalho para cortar gastos desnecessários.

6. Invista em treinamentos

Os investimentos em capacitação e treinamento das equipes são cruciais para quem deseja diminuir custos com combustível.

Você pode organizar palestras ou reuniões para falar sobre conscientização da necessidade de economizar, atualização das funções das máquinas e outros detalhes para que todos apliquem as boas práticas. Com um time bem treinado, fica mais fácil melhorar a produtividade.

7. Faça a calibragem correta dos pneus

A calibragem inadequada dos pneus se relaciona diretamente com o consumo desnecessário de combustível. Ao calibrar de maneira certa os equipamentos, você vai perceber uma queda significativa nos gastos realizados em postos de reabastecimento. As máquinas também vão se locomover com mais facilidade, o motor vai consumir menos recursos e sofrer um desgaste muito menor no decorrer dos anos.

8. Escolha combustível de qualidade

Um produto de qualidade rende muito mais do que aquele vendido por um preço inferior e que ainda acaba saindo mais caro. Um combustível de baixa qualidade ou adulterado gera um consumo elevado, causa danos aos componentes internos dos maquinários pesados e acarreta a perda de potência. Abasteça somente em postos confiáveis e não corra riscos querendo pagar menos.

9. Use o equipamento para o fim adequado

A maioria das máquinas aplicadas na construção civil é planejada para atender a determinados serviços. Por essa razão, o operador não consegue ignorar tais detalhes e realizar outras funções com esses equipamentos, pois isso vai forçar os seus componentes. O uso indevido das máquinas pode levá-las além dos seus limites operacionais e alavancar o consumo de combustível de forma considerável.

Saiba como calcular o consumo de combustível de máquinas pesadas 

Não é difícil descobrir quanto é gasto em combustível pelas máquinas empregadas na construção civil. Basta seguir o padrão de litros consumidos por hora trabalhada, já que esses detalhes de medição constam nos manuais dos equipamentos. Caso não encontre as informações no manual, será preciso considerar os seguintes fatores:

  • potência do equipamento;
  • combustível utilizado;
  • frequência e intensidade de utilização dos maquinários.

Informe-se sobre o preço do combustível para fazer um cálculo mais realista para cada máquina separadamente, de acordo com o seu modelo específico. Por exemplo, para um trator com potência de 75 Cavalos a Vapor, cuja capacidade utilizada é de 55%, o gasto médio do equipamento será de 12,50 litros por hora, sendo o valor do combustível R$ 6. O cálculo fica assim:

  • 12,50 x 6 = 75

Essa será a média do valor investido em combustível conforme o gasto efetuado a cada hora em atividade. Registre os dados dos seus maquinários e realize o seu próprio cálculo para compreender quais são as despesas geradas pelos seus maquinários que estão em constante operação.

Enfim, essas foram algumas dicas para otimizar o consumo de combustível de máquinas pesadas e para realizar os devidos cálculos. Quer saber mais a respeito deste assunto? Então leia sobre a gestão de combustível e seus impactos positivos para o negócio!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável