Empilhadeira patolada: conheça suas principais aplicações!

  • Máquina

Uma empilhadeira patolada pode ser a solução ideal para o seu negócio, já que se trata de um modelo robusto e versátil, que consegue ser empregado em várias situações. Isso é pertinente tendo em vista que diversas empresas têm necessidade de organizar seus armazéns e estabelecer uma dinâmica ágil para as movimentações internas.

Neste contexto de alta exigência operacional, as empilhadeiras são uma ótima alternativa para qualificar as operações. Há uma enorme variedade de equipamentos comercializados no mercado, com modelos e marcas distintas para atender às, também distintas, demandas empresariais.

Pensando nisso, vamos focar nas empilhadeiras patoladas, explicando como esse equipamento é útil na hora de aprimorar a movimentação das cargas. Aqui, você descobrirá como a máquina funciona, seus diferenciais e suas principais aplicações. Confira!


Aluguel de Empilhadeiras – Locação Online

Os melhores equipamentos de intralogística aqui


Como funciona a empilhadeira patolada?

A empilhadeira patolada atua diretamente na movimentação e na elevação das cargas em diferentes proporções, formas e pesos. Devido às suas proporções reduzidas e adaptabilidade às demandas, esse modelo otimiza a circulação entre corredores estreitos de armazéns, depósitos, hipermercados etc.

Além disso, os operadores desse tipo de empilhadeira conseguem operá-la embarcados sob uma plataforma previamente instalada nela ou externamente, a partir do chão.

Modo de operação

A maior utilidade das empilhadeiras patoladas é nos pequenos armazéns que não comportam a presença de maquinários maiores e não exigem o deslocamento de cargas de pesos extremos. O funcionamento das empilhadeiras patoladas é muito simples, visto que o condutor poderá conduzir o veículo de pé ou ir a bordo. Os garfos são posicionados de modo adequado sob os pallets.

Deslocamento de cargas

Por meio desse modelo de empilhadeira, é realizado o posicionamento e o deslocamento de diferentes tipos e proporções de cargas. As patolas servem de apoio para a máquina, aumentando a sua sustentação e a base de contato com o chão. Após o engate dos garfos, a empilhadeira patolada ergue a carga com um mastro rígido que alcança mais de cinco metros, ao ser acionado pela força hidráulica das bombas elétricas.

Baterias recarregáveis

A força motriz do equipamento elétrico vem das baterias tracionarias que funcionam acopladas e podem ser recarregadas. Isso confere à empilhadeira patolada uma ótima autonomia conforme a sua capacidade. A máquina elimina a emissão de gases poluentes na atmosfera, tendo em vista que não requer o uso de combustível.

Qual é a importância da ficha técnica das empilhadeiras?

A ficha técnica das empilhadeiras, tanto das patoladas como dos demais modelos, é muito importante para os cuidados padrão e as diferentes formas de manutenção do equipamento.

Nesse documento estão registradas informações extremamente pertinentes ao uso e preservação do equipamento, por exemplo, revisão periódica, partes mecânicas sujeitas a desgastes, autonomia do motor, carga de tombamento e troca das baterias.

Esse guia revela as intervenções essenciais, a necessidade de usar lubrificantes no sistema hidráulico, no diferencial, na transmissão e no motor. Também contém os dados sobre substituição de fluidos, horas de operação e necessidade de manutenção conforme o tempo de trabalho, além de informações sobre o sistema de frenagem e desgaste dessas peças e demais componentes que alertam ou que evitam acidentes.

Onde empregar uma empilhadeira patolada?

As empilhadeiras patoladas têm diversas aplicações. Elas são utilizadas para a carga e descarga de produtos ou materiais em:

  • depósitos;
  • armazéns;
  • almoxarifados;
  • fábricas;
  • pátios;
  • centros de distribuição;
  • usinas;
  • galpões;
  • frigoríficos;
  • câmaras frias;
  • estoques de corredores estreitos.

As empilhadeiras patoladas disponibilizadas no portfólio de locação da Armac atendem a alturas de elevação entre 4 e 6 metros, com capacidade de carga de 1.2 a 2 toneladas. Serve a todas as aplicações anteriores e demais que requisitem armazenamento verticalizado.

Quais são os diferenciais da empilhadeira patolada?

Como já ressaltamos, entre os diferenciais desse equipamento estão a versatilidade, as dimensões reduzidas e a fácil usabilidade. Esse conjunto possibilita uma circulação eficiente e fluída. Isso acontece principalmente em relação à sua capacidade de manobrar em espaços reduzidos e de alcançar grandes alturas, tornando-as ideais para operações em armazéns e depósitos com prateleiras altas.

Além disso, o seu custo de locação costuma ser mais baixo, e sua manutenção facilitada, em comparação aos maquinários maiores. Por isso, é perceptível o quanto a empilhadeira patolada oferece de custo-benefício e auxilia na produtividade pelas movimentações de cargas com rapidez e eficiência. Sem contar que são equipamentos com diversos recursos de segurança e sistemas de monitoramento de carga,

São medidas realmente essenciais para eliminar riscos ao operador e à carga. No entanto, é indispensável lembrar que a escolha da empilhadeira adequada para cada aplicação depende dos objetivos e das condições específicas de cada operação, sendo primordial avaliar cuidadosamente as opções disponíveis antes de decidir.

Realizar a manutenção

Certificar-se de que as empilhadeiras patoladas estejam em boas condições é crucial para manter a segurança e eficiência das operações logísticas em armazéns e depósitos. Para planejar uma manutenção adequada, é necessário identificar quais são as principais necessidades de manutenção.

Em função disso, faça uma avaliação das condições dos equipamentos existentes na empresa e identifique as características de manutenção para cada uma delas. Verifique as condições dos motores, freios, pneus, sistema elétrico, sistemas hidráulicos e de elevação, entre outros componentes.

Estabelecer um cronograma de manutenção

Com base nos pontos identificados e no histórico das máquinas, estabeleça um cronograma de manutenção preventiva para cada empilhadeira patolada. Considere a frequência com que as empilhadeiras são utilizadas e o ambiente de operação. Assim, fica muito mais simples evitar paradas inesperadas, garantir a qualidade do trabalho e cumprir prazos estabelecidos sem imprevistos.

Definir responsabilidades

Defina quem será responsável por realizar as inspeções, as manutenções e os reparos necessários em cada empilhadeira patolada, estabelecendo um fluxo de comunicação claro e eficiente para reportar problemas e solicitar reparos. Quando cada colaborador está consciente sobre suas responsabilidades, a segurança na operação é reforçada, e a confiança no uso do equipamento aumenta consideravelmente.

Registrar todas as manutenções realizadas

Mantenha um registro detalhado de todas as inspeções, das manutenções e dos reparos realizados em cada empilhadeira patolada, incluindo datas, peças substituídas, custos e responsáveis pela realização dos serviços. Esse tipo de cuidado ajuda a comprar peças de reposição em melhores preços para ficarem estocadas até que a reposição seja solicitada.

Garantir a capacitação da equipe

Certifique-se de que a equipe responsável pela manutenção esteja devidamente capacitada e treinada para realizar os serviços de forma segura e eficiente. Contar com profissionais de confiança, aqui, é um fator diferencial no tempo que uma máquina fica sem funcionar, ou até mesmo nas paradas inesperadas que causam prejuízos.

Fazer inspeções periódicas

Além da manutenção preventiva, é muito vantajoso realizar inspeções periódicas em cada empilhadeira patolada, para identificar possíveis problemas antes que eles se tornem mais graves.

Avaliar a necessidade de substituição

Vale destacar o diferencial que é ter o compromisso de avaliar regularmente a necessidade de substituir as empilhadeiras patoladas, considerando sua idade, suas condições de uso e os custos de manutenção em relação à aquisição de um equipamento novo. A avaliação regular em relação à substituição das empilhadeiras patoladas é útil porque, com o passar do tempo, mesmo com a manutenção adequada, o desgaste dos componentes pode tornar a operação insegura e menos eficiente.

Além disso, a substituição pode ser mais vantajosa do ponto de vista financeiro, considerando o custo de manutenção em relação ao investimento em um equipamento novo. Portanto, mantenha esse hábito cuidadoso, a fim de determinar quando é o momento certo para substituí-la por equipamentos novos e mais eficientes.

Enfim, agora você já conhece a empilhadeira patolada e as suas principais aplicações. É muito importante contar com os melhores parceiros nesse segmento para receber orientações. A Armac Locação é a melhor opção do mercado! Aqui, disponibilizamos um portfólio de intralogística bastante atrativo para vários setores industriais.

Está em busca de empilhadeiras para otimizar seus processos logísticos? Então entre em contato conosco e solicite um orçamento agora mesmo!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável