Empilhadeira patolada: conheça suas principais aplicações!

  • Máquina

Uma empilhadeira patolada pode ser a solução ideal para o seu negócio, já que se trata de um modelo robusto e versátil, que pode ser empregado em várias situações. Isso é pertinente pois, diversas empresas têm necessidade de organizar os seus armazéns e estabelecer uma dinâmica ágil para as movimentações internas.

Neste contexto de alta necessidade operacional, as empilhadeiras são uma ótima alternativa para qualificar as operações. Há uma enorme variedade de equipamentos sendo comercializados no mercado, com modelos e marcas distintas para atender as, também distintas, demandas empresariais.

Pensando nisso, vamos focar nas empilhadeiras patoladas, explicando como esse equipamento pode ajudar a aprimorar a movimentação das cargas. Aqui, você descobrirá como a máquina funciona, seus diferenciais e principais aplicações. Confira!


Aluguel de Empilhadeiras – Locação Online

Os melhores equipamentos de intralogística aqui


Como funciona a empilhadeira patolada?

A empilhadeira patolada atua diretamente na movimentação e na elevação das cargas em diferentes proporções, formas e pesos. Devido a suas proporções reduzidas e adaptabilidade às demandas, esse modelo otimiza a circulação entre corredores estreitos de armazéns, depósitos, hipermercados etc.

Além disso, os operadores desse tipo de empilhadeira conseguem operá-la embarcado sob uma plataforma previamente instalada nela ou externamente a partir do chão.

Modo de operação

A maior utilidade das empilhadeiras patoladas é nos pequenos armazéns que não comportam a presença de maquinários maiores e que não exigem o deslocamento de cargas de pesos extremos. O funcionamento das empilhadeiras patoladas é muito simples, visto que o condutor poderá conduzir o veículo de pé ou ir a bordo. Os garfos devem ser posicionados de modo adequado sob os pallets.

Deslocamento de cargas

Por meio desse modelo de empilhadeira, é realizado o posicionamento e o deslocamento de diferentes tipos e proporções de cargas. As patolas servem de apoio para a máquina, aumentando a sua sustentação e base de contato com o chão. Após o engate dos garfos, a empilhadeira patolada ergue a carga com um mastro rígido que alcança mais de cinco metros ao ser acionado pela força hidráulica das bombas elétricas.

Baterias recarregáveis

A força motriz do equipamento elétrico vem das baterias tracionarias que funcionam acopladas e podem ser recarregadas. Isso confere à empilhadeira patolada uma ótima autonomia de acordo com a sua capacidade. A máquina elimina a emissão de gases poluentes na atmosfera, tendo em vista que não requer o uso de combustível.

Veja a importância da ficha técnica das empilhadeiras

A ficha técnica das empilhadeiras, patoladas ou de demais modelos, é muito importante para os cuidados padrão e as diferentes formas de manutenção do equipamento.

Nesse documento estão registradas informações extremamente pertinentes ao uso e preservação do equipamento, por exemplo, revisão periódica, partes mecânicas sujeitas a desgastes, autonomia do motor, carga de tombamento e troca das baterias.

Esse guia revela as intervenções essenciais, a necessidade de usar lubrificantes no sistema hidráulico, diferencial, transmissão e motor. Os dados sobre substituição de fluidos, horas de operação e necessidade de manutenção conforme o tempo de trabalho. Também há informações sobre o sistema de frenagem e desgaste dessas peças e demais componentes que alertam ou que evitam acidentes.

Onde empregar uma empilhadeira patolada?

As empilhadeiras patoladas têm diversas aplicações. Elas são utilizadas para a carga e descarga de produtos ou materiais em:

  • depósitos;
  • armazéns;
  • almoxarifados;
  • fábricas;
  • pátios;
  • centros de distribuição;
  • usinas;
  • galpões;
  • frigoríficos;
  • câmaras frias;
  • estoques de corredores estreitos.

As empilhadeiras patoladas disponibilizadas no portfólio de locação da Armac atendem alturas de elevação entre 4 e 6 metros. Com capacidade de carga de 1.2 a 2 toneladas. Atendendo a todas as aplicações acima e demais que requisitem armazenamento verticalizado.

Confira os diferenciais da empilhadeira patolada

Como já ressaltamos, os diferenciais deste equipamento estão a versatilidade, as dimensões reduzidas e a fácil usabilidade. Esse conjunto possibilita uma circulação eficiente e fluida.

Seu custo de locação costuma ser mais baixo e sua manutenção facilitada em comparação aos maquinários maiores. Por isso, é perceptível o quanto a empilhadeira patolada oferece de custo-benefício positivo para os negócios.

Enfim, agora você já conhece a empilhadeira patolada e as suas principais aplicações. É muito importante contar com os melhores parceiros nesse segmento para receber orientações. A Armac é a melhor opção do mercado! Aqui, disponibilizamos um portfólio de intralogística bastante atrativo para vários setores industriais.

Está em busca de empilhadeiras para otimizar seus processos logísticos? Então entre em contato conosco e solicite um orçamento agora mesmo!