Manutenção planejada: por que adotar esse modelo?

Tempo de leitura: 7 min
  • Manutenção

Atuar sob uma premissa de cuidados constantes com máquinas e equipamentos é algo necessário para garantir seu pleno funcionamento e essencial para a promoção da produtividade em diferentes setores do mercado. Por isso, a manutenção planejada é uma ótima maneira de evitar problemas imediatistas e de perfil corretivo, como ociosidade e acidentes.

Essa metodologia detecta, previne e reduz falhas em máquinas e equipamentos. O que, por sua vez, preserva suas peças originais e amplia sua vida útil. Ou seja, traz grande valor ao gerenciamento de recursos e ativos.

Continue acompanhando e entenda melhor os objetivos e particularidades da manutenção planejada!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Entenda o que é a manutenção planejada e como ela funciona

A manutenção planejada, também conhecida como manutenção preditiva, ou pela sigla MP, é um conjunto de práticas e metodologias voltadas a um único objetivo: reduzir significativamente as falhas na gestão de máquinas e equipamentos. Para tanto, é necessário contar com especialistas na área que serão responsáveis por listar os ativos da empresa que devem ser inspecionados, além de avaliar quais serão as atividades necessárias para esse processo.

Dessa maneira, é possível detectar e tratar com antecedência qualquer tipo de falha ou anormalidade apresentada nos relatórios da manutenção. A falta de planejamento pode ser um grande problema, principalmente para atividades que dependem de máquinas e equipamentos específicos. Portanto, na presença de falhas, qualquer dia sem acesso ao maquinário necessário pode significar prejuízos significativos para o negócio.

Assim, o principal funcionamento da MP é o desenvolvimento de um sistema capaz de evitar quaisquer atividades de manutenção não planejadas. Com isso, o objetivo desse processo é obter um índice de zero paradas em relação a falhas, gerando mais confiabilidade às máquinas e aos equipamentos e trazendo outros benefícios no processo.

Veja os benefícios da manutenção planejada

Saber planejar cada etapa de seus projetos é fundamental para assegurar a qualidade de seus resultados. Portanto, a manutenção planejada é justamente uma maneira eficiente de evitar a manutenções corretivas, impactando totalmente no cronograma de seus processos. Com a MP, é possível conquistar vários benefícios que podem trazer grandes impactos positivos à rotina da empresa.

A principal vantagem da manutenção planejada é em relação à redução do inventário em consequência das melhorias no controle sobre falhas e desgaste de peças e componentes das máquinas. Também, a partir desse processo, é possível trazer muito mais segurança e qualidade ao maquinário, além de melhorias nos processos de reparo de cada ativo, sendo imprescindível para quem busca por uma obra mais eficiente e segura.

Outras questões relevantes para o desempenho e a qualidade dos projetos estão diretamente ligadas à redução considerável no tempo de parada não planejada que a MP pode trazer. Por fim, ela também é responsável por garantir as máquinas em pleno funcionamento por muito mais tempo, possibilitando reduzir custos no processo.

Conheça 5 pontos para fazer a manutenção planejada

Com o objetivo da manutenção planejada de antecipar eventuais problemas e corrigi-los antes de trazerem impactos negativos, saber como planejar esse processo para máquinas pesadas é fundamental. Continue acompanhando e confira como realizá-la com sucesso em seu negócio!

1. Faça uma avaliação geral

Para iniciar uma manutenção planejada, é preciso avaliar a condição geral de suas máquinas e seus equipamentos. Nesse sentido, é necessário conferir as condições de trabalho atuais de seu maquinário. Para tanto, além de catalogar cada item em uso e onde seus ativos estão sendo utilizados, deve-se também avaliar o desempenho deles.

O ideal é organizar as informações em pastas para cada tipo de equipamento e obter informações relacionadas aos seus níveis de falha, frequência de parada, desvios de resultados, custos com reparos e qualquer outro dado relevante ao processo de manutenção.

2. Corrija as falhas

Com o processo de avaliação geral concluído, chegou o momento de corrigir as falhas encontradas. Aqui, você precisará, primeiramente, entender como as avarias podem ser ajustadas. Para isso, serão necessárias medidas que podem ir de simples alterações sobre onde a máquina está sendo utilizada, ou mais complexas, como mudanças sobre os parâmetros de operações.

A partir disso, é possível reduzir significativamente as falhas e prevenir a ocorrência de repetições de erros em seu maquinário. Dessa forma, além de trazer resultados melhores, você também contará com recursos essenciais para estender a vida útil de suas máquinas e maximizar o intervalo entre suas paradas.

3. Conte com um sistema de gerenciamento de dados

A essa altura, você deverá contar com um sistema de gerenciamento de dados para favorecer o acompanhamento das condições de seu maquinário, além de ter à disposição todo o histórico de seu maquinário. Esse sistema idealmente deve ser integrado a algum software de ERP para favorecer o acesso aos dados na hora que as informações forem registradas.

Com isso, você terá mais facilidade durante o planejamento de melhorias de custos na manutenção e antever vários cenários, como a necessidade de investir em peças de reposição para suas máquinas.

4. Elabore um calendário de manutenção planejada

Após todos os esforços anteriores, é necessário começar o desenvolvimento de um calendário de manutenção planejada preciso e eficiente. Para tanto, deve-se considerar não apenas as recomendações básicas desse processo disponibilizadas pelo fabricante das máquinas, como também a realidade de seus projetos e operações.

Portanto, além de aproveitar as informações do manual do maquinário, o seu calendário deve beneficiar-se de todos os dados coletados em relação aos seus ativos, como suas falhas e seus desvios no trabalho diário. A partir disso, você terá como elaborar diagramas de fluxo de manutenção mais eficientes, além de maximizar seu controle sobre os suprimentos e a mão de obra.

5. Desenvolva um sistema de manutenção planejada

Por fim, para fazer uma manutenção planejada de sucesso, é necessário estabelecer soluções para diagnósticos sobre o seu maquinário. Para isso, é possível contar com o auxílio de sensores e realizar inspeções e visitas técnicas que permitam a coleta de informações sobre suas operações, na prática.

Portanto, além de realizar a coleta e análise de dados relacionados aos seus equipamentos e máquinas, é fundamental planejar um diagrama de ações que serão tomadas caso algum resultado atinja índices indesejados.

Pronto! Como pôde ver, a manutenção planejada é um importante processo que permite aumentar a vida útil de suas máquinas e, ainda, maximizar o desempenho em seus projetos. Com isso, além de reduzir significativamente os gastos com reparo e substituição de peças, você garante o funcionamento de seu maquinário sempre que for necessário.

O que achou deste texto? Quer se inteirar ainda mais a respeito de técnicas, estratégias e abrangência das manutenções? Então aproveite para conferir nossos principais artigos listados aqui!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável