Disponibilidade mecânica: entenda a importância desse indicador na locação de máquinas!

Tempo de leitura: 4 min
  • Manutenção

Desempenhar as atividades no seu empreendimento com eficiência e bons resultados exige planejamento e um sistema de gestão de qualidade. No entanto, não é possível fazer uma gestão completa sem acompanhar dados relevantes e indicadores importantes para a tomada de decisões inteligentes.

Se você trabalha com maquinários de grande porte, talvez esteja se perguntando: como verificar os indicadores do meu negócio? Para isso, preparamos este artigo pra você! Saiba o que é a Disponibilidade Mecânica e a importância de utilizar tais dados em favor do seu negócio.


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Disponibilidade mecânica

Disponibilidade Mecânica é o indicador que proporciona informações sobre a porcentagem de tempo em que um equipamento ou uma máquina trabalha ininterruptamente. Ou seja, mensura o tempo de funcionamento de uma máquina, sem a necessidade de reparos ou manutenções.

É uma base de cálculo que confere o percentual de tempo de atividade em relação ao tempo programado para a execução do trabalho. A fórmula para isso é a seguinte:

  • DM = {(TP-TM)/TP} x 100

Em que:

  • DM — Disponibilidade Mecânica
  • TP — Tempo Programado de Trabalho
  • TM — Tempo de Manutenção.

De maneira geral, não compensa esperar virar um ciclo de produção para acompanhar a Disponibilidade Mecânica dos maquinários. O ideal é que se crie um planejamento periódico para calcular esse indicador e poder fazer melhorias mais pontuais, evitando o comprometimento da produtividade no seu segmento.

Importância do indicador de Disponibilidade Mecânica

O segmento industrial utiliza a disponibilidade dos equipamentos devido ao seu alto impacto no setor de produção, influenciando de modo significativo os resultados de uma empresa. Para que tais resultados sejam positivos, o monitoramento da Disponibilidade Mecânica dos equipamentos é realizado constantemente, com ações importantes para um melhor desempenho das máquinas, evitando perdas de tempo e de produtividade.

Tal controle impede desperdícios e prejuízos que podem comprometer o setor de finanças da empresa e afetar, até mesmo, as questões de relacionamento com o cliente, uma vez que falhas na produção conseguem reduzir a qualidade do produto e atrasar os prazos de entrega.

Saiba como elevar a Disponibilidade Mecânica de equipamentos

Você sabia que é possível aumentar a Disponibilidade Mecânica dos seus equipamentos? Saiba quais são os fatores que contribuem para os seus processos.

Treinamento

O setor de produção industrial não depende somente das máquinas utilizadas, mas também de quem realiza a configuração desses equipamentos. Por isso, o treinamento é importante, pois uma equipe capacitada realiza o manuseio adequado das máquinas e garante uma produtividade de qualidade.

Produtos que oferecem diagnóstico de problemas

Usar produtos com diagnóstico de problemas é uma alternativa para elevar o nível de satisfação no trabalho e garantir que todos os processos e operações aconteçam da forma adequada e dentro do tempo previsto.

Aplicação de materiais selecionados

Para a manutenção dos seus equipamentos, invista em materiais selecionados que contribuam com o tratamento da superfície, promovendo o seu revestimento contra desgastes naturais do uso. Observar as variáveis do ambiente em relação aos equipamentos empregados é uma opção para incrementar a Disponibilidade Mecânica.

Você pode aplicar como alternativa de ampla viabilidade a locação de equipamentos com elevada disponibilidade. A Armac é uma empresa que tem 95% de Disponibilidade Mecânica e seu diferencial na locação, o que possibilita minimizar custos significativos no setor industrial.

Se você deseja conhecer tais equipamentos, entre em contato e seja atendido por profissionais qualificados.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável