Entenda o funcionamento e aplicações de uma torre de iluminação

  • Máquina

Uma torre de iluminação é uma solução muito eficiente para as empresas que realizam trabalhos noturnos, como eventos, canteiros de obras, serviços no interior das edificações ou em locais sem luz. Os modelos de suas lâmpadas variam e podem ser fabricadas com vários tipos de materiais para diminuir o consumo de energia elétrica e oferecer um excelente custo-benefício. No entanto, a escolha de uma torre de iluminação exige alguns conhecimentos básicos.

Existem opções portáteis muito fáceis de movimentar e instalar, que permitem o ajuste e o direcionamento da luz e contam com vida útil prolongada, alta flexibilidade e resistência a danos ou condições climáticas adversas. Somado a isso, são simples de operar e garantem a produtividade nas obras.


Torres de Iluminação para locar

Autonomia de 150 horas – Fale com consultor agora


Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre as características e aplicações das torres de iluminação!

Compreenda o que são e como funcionam as torres de iluminação portáteis

As torres de iluminação são equipamentos muito empregados nas obras de grande duração. Para isso, elas fazem parte de projetos para abertura de estradas, construção civil ou serviços que serão realizados em locais em que o acesso à energia elétrica é inexistente ou limitada. Uma torre pode ter 4000W de potência, 9 metros de altura e iluminar mais de 25 mil metros quadrados, por exemplo.

Esses equipamentos são facilmente posicionados e removidos, e o seu custo de manutenção é costumeiramente baixo. Em suma. trata-se de uma solução perfeita para diversas atividades e segmentos de mercado, como:

  • mineração;
  • indústrias;
  • infraestrutura pública;
  • eventos;
  • fazendas;
  • serviços e manutenções;
  • energia temporária etc.

Hoje, por terem passado por diversas otimizações operacionais e uso, o próprio usuário consegue adaptar a torre e colocá-la em várias posições com um mastro de rotação. Durante o seu transporte é possível utilizar um reboque que atinja, no máximo, a velocidade de 72 quilômetros por hora. As torres a diesel conseguem funcionar, em grande maioria, durante quase 70 horas, podendo atingir uma autonomia de até 150 horas, em alguns casos.

Saiba quais são os tipos de torres de iluminação

Existem torres de iluminação para todos os locais, condições estruturais e orçamentos. É possível encontrar uma ampla gama de alternativas de LED, com design e recursos diferenciados para atender às suas demandas. Tais equipamentos operam também em terrenos irregulares e garantem o máximo desempenho dos colaboradores. Observe abaixo os principais tipos disponíveis:

  • com LED;
  • elétrica;
  • de iodeto metálico.

Entre os mencionados acima, você conseguirá encontrar vários modelos, sendo que alguns funcionam com outras tecnologias. Além disso, considerando que são equipamentos acumuladores e distribuidores de energia, sua grande maioria é fabricada com estruturas ecologicamente corretas para evitar o vazamento de fluídos.

Descubra quais são as principais aplicações das torres de iluminação

Torres de iluminação podem ser aplicadas em escavações de túneis, obras noturnas e outras frentes de trabalho para conferir segurança aos trabalhadores. Elas são úteis em operações com maquinários pesados que fazem pavimentações, bombeamento de concreto, fundação, terraplenagem ou carregamentos em que não é possível adaptar refletores ou instalar rede elétrica convencional.

Como as torres ajudam nas condições de trabalho em obras noturnas?

Os equipamentos podem ser utilizados em construções de pequeno, médio ou grande porte ou em locais para a realização de reformas. Eles formam pontos de luz extras e são especiais para a execução de serviços noturnos, de modo que se tornam indispensáveis no orçamento. Confira outros benefícios das torres de iluminação.

Produtividade noturna

Um sistema potente de iluminação instalado em um canteiro de obras é crucial para assegurar a produtividade dos colaboradores em horários noturnos. A empresa que mantém um canteiro noturno iluminado produz mais que os seus concorrentes. As torres de iluminação possibilitam a realização de tarefas durante à noite com a mesma qualidade do trabalho diurno.

Diminuição de riscos físicos

Os canteiros de obras oferecem muitos riscos para os operários que trabalham com maquinários e materiais de construção. A iluminação dos espaços é crucial para eliminar os perigos e manter um sistema de segurança mais efetivo. A luminosidade mantém os trabalhadores mais atentos à buracos, passagens estreitas, materiais perigosos e, assim, evita acidentes que atinjam a saúde e a integridade física deles.

Veja o que considerar para escolher a melhor torre de iluminação

Na hora de escolher uma torre de iluminação, é aconselhável considerar certos fatores. Um deles é a necessidade de revisão já que o equipamento funciona 7 dias da semana durante 24 horas diárias sem interrupção. Escolha uma marca que tenha intervalos de manutenção espaçados para diminuir o tempo de paralisação das obras. Veja a seguir outras dicas relevantes!

Transportabilidade

As torres de iluminação permanecem durante longos períodos em um canteiro de obras. No entanto, é preciso optar por modelos concebidos para facilitar a portabilidade e o transporte eficiente. O design compacto diminui o espaço necessário para o uso e a locomoção da torre. Se a barra do reboque for ajustável, será mais fácil manusear as unidades e rebocá-las.

Design estrutural

Muitas empresas utilizam torres de iluminação em condições climáticas adversas, razão pela qual o seu design é muito importante. A estrutura do equipamento precisa ser fabricada com material resistente a fissuras e a corrosão, capaz de satisfazer as demandas no ambiente de trabalho, como resistência a ventos e tombamentos.

Ruído excessivo

Opte por uma torre de iluminação com baixo nível de ruídos, pois os sons excessivos não são aceitos em eventos, áreas de trabalho ou ambientes urbanos. Há equipamentos que emitem volumes inferiores a 60dB, de acordo com os regulamentos vigentes. Eles protegem a audição dos trabalhadores e aumentam o conforto e a segurança no trabalho.

Entendeu um pouco mais sobre o funcionamento e aplicações de uma torre de iluminação? Saiba que é vantajoso optar pela locação desse tipo de equipamento com a Armac — a maior facilitadora do mercado. Alugamos e prestamos serviços de entrega e manutenção de todas nossas máquinas e equipamentos!

Entre em contato com a nossa equipe de atendimento e solicite seu orçamento agora mesmo!