Manutenção: como conservar as rodas de empilhadeiras?

Tempo de leitura: 4 min
  • Manutenção

Uma rotina de manutenção de máquinas utilizadas em empresas de logística é fundamental para evitar problemas em peças como as rodas de empilhadeiras. Mas ela não é a única forma de reduzir o consumo dessas peças: também é importante contar com boas medidas que previnam problemas em seu uso.

Implementar rotinas para otimizar a utilização das rodas de empilhadeira reduz o gasto desse tipo de peça. Além disso, garante um fluxo de trabalho com menos falhas operacionais. Ou seja, é algo simples e contribui para maximizar a performance do seu negócio.

Se você quer saber mais sobre o tema e como evitar problemas com rodas de empilhadeira, confira o post a seguir!


Aluguel de Empilhadeiras – Locação Online

Os melhores equipamentos de intralogística aqui


Por que é importante fazer a manutenção das rodas de empilhadeiras?

Elas são itens essenciais para o bom funcionamento do equipamento. Quando bem conservadas, oferecem maior segurança na operação de uma empresa. Além disso, falhas que causam interrupções em processos se tornam menos frequentes.

Em outras palavras, a política de manutenção de rodas de empilhadeiras traz mais produtividade para o negócio, além de diminuir gastos operacionais. Desse modo, a empresa consegue ampliar a produtividade e a competitividade, sem que isso prejudique o orçamento.

Como conservar as rodas da empilhadeiras?

Para preservá-las, alguns passos podem ser adotados. Em conjunto, eles estendem a vida útil dos equipamentos e impedem falhas. São medidas como:

  • ficar atento à carga que será levada — é importante que a empilhadeira sempre esteja com cargas compatíveis com a sua especificação, isso evita o desgaste prematuro das rodas, ou mesmo a quebra de seus conectores em casos de tombamento;
  • saber qual meio será utilizado para transporte — cada roda é projetada para um tipo de piso e, operarem em ambientes inadequados, as chances de acidentes ou desgaste precoce são maiores;
  • evitar altas velocidades com a empilhadeira — afinal, bem como os carros tradicionais, isso aumenta as possibilidades de acidente e do desgaste prematuro das rodas;
  • fazer um planejamento para a troca de peças — fique atento ao desgaste das peças, o que contribui para sempre ter uma roda sobressalente em sua operação.

Como o aluguel da empilhadeira pode ajudar a reduzir custos com manutenção?

O aluguel de equipamentos é uma estratégia utilizada por muitas empresas brasileiras. Esse serviço auxilia os negócios a diminuírem custos e, ao mesmo tempo, sempre terem acesso a equipamentos de qualidade. Ou seja, garante que os fluxos de trabalho não sejam prejudicados por pausas de manutenção ou pela indisponibilidade de maquinário.

Ao alugar uma empilhadeira, por exemplo, as rotinas de manutenção serão executadas por um time de especialistas externos. Isso dará mais tempo para a sua equipe focar no que importa: atender às demandas de clientes e parceiros comerciais.

As operações de logística e gestão de estoque contam com vários equipamentos. Eles são empregados para manter a fluidez do trabalho e, simultaneamente, maximizar a produtividade dos times. Mas isso só é possível quando há uma boa gestão das ferramentas.

A manutenção e os cuidados preventivos devem envolver todas as máquinas e peças. Nesse sentido, aplicar as medidas deste post para o bom uso das rodas de empilhadeira vai impedir o desgaste prematuro delas e acidentes operacionais. Por essa razão, não deixe de investir nas medidas que trouxemos para você.

Além disso, confira os itens que devem ser checados antes de operar uma empilhadeira!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável