Por que optar pelo aluguel de empilhadeira? Confira 7 vantagens!

  • Máquina

Seja no agronegócio, na logística ou na indústria, o aluguel de empilhadeira é uma das soluções mais eficientes para o caixa e a produtividade da sua operação. Com isso em mente, elaboramos este artigo completo sobre o assunto, destacando características desse equipamento e os benefícios dessa modalidade.

Para que não fiquem dúvidas sobre o tema, elencamos as principais vantagens de alugar as empilhadeiras, ao invés de comprá-las. Entre economia, eficiência e modernidade, você perceberá que alugar é a melhor decisão na maioria das vezes. Então, não perca tempo e acompanhe!


Aluguel de Empilhadeiras – Locação Online

Os melhores equipamentos de intralogística aqui


O que são as empilhadeiras?

As empilhadeiras são máquinas compactas e robustas, que unem boa mobilidade à força de elevação. Com motorizações elétricas e a combustão (gasolina ou diesel), as empilhadeiras estão entre os equipamentos mais populares da indústria, sobretudo nas atividades logísticas.

Enxutas e versáteis, essas máquinas otimizam a movimentação de matéria-prima, insumos e demais recursos, pois reduzem o esforço físico dos operadores. Além dos galpões logísticos e centros de distribuição, as empilhadeiras também são utilizadas em docas portuárias, canteiros de obras da construção civil, pátios industriais e interior de usinas.

Quais as 7 vantagens do aluguel de empilhadeira?

Economia, flexibilidade, diversidade, precisão, custo-benefício, isenção tributária e modernidade. Esses são os sete benefícios inerentes à locação, não apenas das empilhadeiras, mas de praticamente qualquer equipamento pesado para trabalho. Abaixo, explicamos com mais detalhes. Confira!

1. Economia

A redução de custos é o fator mais evidente na comparação entre compra e locação. Quando você aluga o equipamento de uma empresa com boa reputação e especializada na área, você tem a certeza e a tranquilidade de receber melhor por cada real investido.

Alugando, você não precisa arcar com impostos, manutenções, seguros e afins. Além desses custos evidentes, existem os ocultos, como a depreciação desses ativos e a ociosidade provocada por uma quebra. No fim das contas, na esmagadora maioria das vezes, o cálculo do ROI favorece a locação em detrimento da compra.

Além disso, também há a descapitalização. A empilhadeira, assim como qualquer outra máquina de trabalho, conta com um preço elevado no mercado. Ou seja, a aquisição desse equipamento sempre implicará no comprometimento do caixa da operação, enquanto o aluguel não oferece esse risco.

2. Flexibilidade

Imagine que, por um motivo qualquer, os seus operadores não se adaptaram à empilhadeira na operação. Se você comprou essa máquina, é praticamente impossível conseguir a substituição do equipamento por outro, a menos que esteja disposto a perder um valor considerável na troca.

Com a locação, a troca é incentivada, pois a sua produtividade é o que mais importa para a empresa locadora, independentemente da máquina que você esteja locando. Com o aluguel, isso é possível, simples, rápido e fácil, e você pode montar uma frota de máquinas que realmente atenda as expectativas da sua operação.

3. Diversidade

Muitas vezes, a compra do equipamento pode ser um tanto limitante, pois você está restrito a fechar negócio com apenas uma marca ou empresa, por conta de um acordo específico. Com a locação, não existem essas barreiras.

Ao alugar com uma boa empresa, você se depara com um portfólio gigantesco de marcas, modelos, versões e funcionalidades. Da forma como percebemos, essa diversidade de escolhas é importante, pois é justamente isso que permite encontrar os equipamentos mais funcionais e compatíveis com a sua operação.

4. Precisão

A compra é um comprometimento definitivo. A locação é uma oportunidade temporária. Por isso, novamente, a locação se mostra como uma vantagem mais interessante para a maioria das gestões. Pode ser que, na sua operação, não exista uma necessidade constante por empilhadeiras, mas sim uma necessidade eventual.

Para suprir esses momentos pontuais, a compra acaba sendo um excesso, pois na maior parte do tempo, o equipamento ficará ocioso, onerando custos silenciosos à sua gestão. Com a locação, você tem o equipamento sob demanda, e conduz uma gestão mais precisa no controle de recursos e ativos da sua operação.

5. Custo-benefício

Como já destacamos inicialmente, um dos principais argumentos em favor da locação é justamente a redução de custos operacionais, tanto evidentes quanto ocultos. No entanto, o argumento econômico se justifica até mesmo no curto prazo.

Uma empilhadeira nova, eficiente, potente e robusta, de marca reconhecida pelo mercado, passa facilmente dos R$120 mil, sobretudo se considerarmos os modelos a diesel. Agora, multiplique isso por 10, como costuma ser nos galpões logísticos.

A locação oferece uma porta de entrada consideravelmente mais acessível para a modernização da sua frota, pois tende a cobrar uma fração mínima do preço de compra, oferecer toda a flexibilidade e suporte possível e desonerar custos como depreciação, seguro e impostos da sua gestão.

6. Isenção

Esse é um benefício que complementa o anterior. Se a operação possui uma máquina, isso significa que ela é um ativo patrimonial. Por ser assim, o ativo acaba compondo o montante patrimonial da empresa e acrescendo o seu custo tributário, como no IRPJ, o Imposto de Renda sobre Pessoas Jurídicas.

Por outro lado, o aluguel de empilhadeira não é configurada como propriedade, o que deixa o volume patrimonial da empresa mais enxuto e, consequentemente, menos propenso a um aumento tributário. É por isso que, entre outros motivos, a locação é tão superior à compra, principalmente do ponto de vista financeiro.

7. Modernidade

Por último e mais importante, a modernização da sua frota. Quando você compra o equipamento, acaba criando um comprometimento de médio a longo prazo com essa máquina e suas tecnologias. Quando chega a hora de modernizar, você precisa vender o ativo, sofrendo forte depreciação, e comprar um novo.

Com a locação, isso não é um problema. Além de existir a possibilidade de substituição para que você tenha o equipamento adequado, você sempre tem a possibilidade de acessar o que há de mais recente, moderno e atualizado no mercado.

No fim das contas, isso não significa apenas maior produtividade e eficiência nas suas operações, mas, principalmente, maior segurança e conforto para a rotina dos seus operadores. É por conta de todos esses motivos que a locação é uma alternativa tão forte para a sua tomada de decisão.

Agora que você entende todas as vantagens do aluguel de empilhadeira, aproveite para conhecer o nosso portfólio de intralogística e os diferenciais que fazem da Armac uma referência no mercado!