Por que optar pelo aluguel de empilhadeira? Confira 10 vantagens!

  • Máquina

Seja no agronegócio, na logística ou na indústria, o aluguel de empilhadeira é uma das soluções mais eficientes para os aspectos financeiros e de produtividade da sua operação. Com isso em mente, elaboramos este artigo completo sobre o assunto, destacando características desse equipamento e os benefícios dessa modalidade.

Para que não fiquem dúvidas sobre o tema, elencamos as principais vantagens de alugar as empilhadeiras em vez de comprá-las. Entre economia, eficiência e modernidade, você perceberá que alugar é a melhor decisão na maioria das vezes. Então, não perca tempo e acompanhe!


Aluguel de Empilhadeiras – Locação Online

Os melhores equipamentos de intralogística aqui


O que são as empilhadeiras?

As empilhadeiras são máquinas compactas e robustas, que unem boa mobilidade à força de elevação. Com motorizações elétricas e a combustão (gasolina ou diesel), as empilhadeiras estão entre os equipamentos mais populares da indústria, sobretudo nas atividades logísticas.

Enxutas e versáteis, essas máquinas otimizam a movimentação de matéria-prima, insumos e demais recursos, pois reduzem o esforço físico dos operadores. Além dos galpões logísticos e centros de distribuição, as empilhadeiras também são utilizadas em docas portuárias, canteiros de obras da construção civil, pátios industriais e interior de usinas.

Conheça as 10 vantagens do aluguel de empilhadeira

Economia, flexibilidade, diversidade, precisão, custo-benefício, isenção tributária e modernidade. Esses são os sete benefícios inerentes à locação, não apenas das empilhadeiras, mas de praticamente qualquer equipamento pesado para trabalho. Abaixo, vamos explicá-lo com mais detalhes e ainda falar de mais três. Confira!

1. Economia

A redução de custos é o fator mais evidente na comparação entre compra e locação. Quando você aluga o equipamento de uma empresa com boa reputação e especializada na área, tem a certeza e a tranquilidade de receber melhor por cada real investido.

Alugando, não é preciso arcar com impostos, manutenções, seguros e afins. Além desses custos evidentes, existem os ocultos, como a depreciação de tais ativos e a ociosidade provocada por uma quebra. No fim das contas, na esmagadora maioria das vezes, o cálculo do ROI favorece a locação em detrimento da compra.

Além disso, também há a descapitalização. A empilhadeira, assim como qualquer outra máquina de trabalho, conta com um preço elevado no mercado. Ou seja, a aquisição desse equipamento sempre implicará o comprometimento do caixa da operação, enquanto o aluguel não oferece esse risco.

2. Flexibilidade

Imagine que, por um motivo qualquer, os seus operadores não se adaptaram à empilhadeira na operação. Se você comprou essa máquina, é praticamente impossível conseguir a substituição do equipamento por outro, a menos que esteja disposto a perder um valor considerável na troca.

Com a locação, a troca é incentivada, pois a sua produtividade é o que mais importa para a empresa locadora, independentemente da máquina que você esteja locando. Com o aluguel, isso é possível, simples, rápido e fácil, e você pode montar uma frota de máquinas que realmente atenda às expectativas da sua operação.

3. Diversidade

Muitas vezes, a compra do equipamento pode ser um tanto limitante, pois você está restrito a fechar negócio com apenas uma marca ou empresa, por conta de um acordo específico. Com a locação, não existem essas barreiras.

Ao alugar com uma boa empresa, você se depara com um portfólio gigantesco de marcas, modelos, versões e funcionalidades. Da forma como percebemos, essa diversidade de escolhas é importante, porque é justamente isso que possibilita encontrar os equipamentos mais funcionais e compatíveis com a sua operação.

4. Precisão

A compra é um comprometimento definitivo. A locação é uma oportunidade temporária. Por isso, novamente, a locação se mostra como uma vantagem mais interessante para a maioria das gestões. Pode ser que, na sua operação, não exista uma necessidade constante por empilhadeiras, mas sim uma necessidade eventual.

Para suprir esses momentos pontuais, a compra acaba sendo um excesso, pois na maior parte do tempo, o equipamento ficará ocioso, onerando custos silenciosos à sua gestão. Com a locação, você tem o equipamento sob demanda e conduz uma gestão mais precisa no controle de recursos e ativos da sua operação.

5. Custo-benefício

Como já destacamos inicialmente, um dos principais argumentos em favor da locação é justamente a redução de custos operacionais, tanto evidentes quanto ocultos. No entanto, o argumento econômico se justifica até mesmo a curto prazo.

Uma empilhadeira nova, eficiente, potente e robusta, de marca reconhecida pelo mercado, passa facilmente dos R$120 mil, sobretudo se considerarmos os modelos a diesel. Agora, multiplique isso por 10, como costuma ser nos galpões logísticos.

A locação oferece uma porta de entrada consideravelmente mais acessível para a modernização da sua frota, porque tende a cobrar uma fração mínima do preço de compra, oferecer toda a flexibilidade e suporte possível e desonerar custos como depreciação, seguro e impostos da sua gestão.

6. Isenção

Esse é um benefício que complementa o anterior. Se a operação possui uma máquina, isso significa que ela é um ativo patrimonial. Por ser assim, o ativo acaba compondo o montante patrimonial da empresa e acrescendo o seu custo tributário, como no IRPJ, o Imposto de Renda sobre Pessoas Jurídicas.

Por outro lado, o aluguel de empilhadeira não é configurado propriedade, o que deixa o volume patrimonial da empresa mais enxuto e, consequentemente, menos propenso a um aumento tributário. É por isso que, entre outros motivos, a locação é tão superior à compra, principalmente do ponto de vista financeiro.

7. Modernidade

Também muito importante é a modernização da sua frota. Quando você compra o equipamento, acaba criando um comprometimento de médio a longo prazo com essa máquina e suas tecnologias. Quando chega a hora de modernizar, precisa vender o ativo, sofrendo forte depreciação, e comprar um novo.

Com a locação, isso não é um problema. Além de existir a possibilidade de substituição para que você tenha o equipamento adequado, você sempre tem a possibilidade de acessar o que há de mais recente, moderno e atualizado no mercado.

8. Manutenção corretiva emergencial

Quando uma máquina apresenta um problema no funcionamento e não pode cumprir sua função nos processos operacionais, acontece uma parada na atividade, e é preciso correr atrás de uma manutenção emergencial. No caso de uma empilhadeira alugada, por exemplo, a preocupação em corrigir o problema é papel da empresa responsável pela locação.

Ou seja, você cria um plano dentro de sua estratégia e aguarda o reparo necessário para ficar pronto de maneira otimizada e eficiente. Trata-se do fornecimento de um serviço técnico especializado, assim como das peças e de todo o material exigido para que a empilhadeira retome o seu funcionamento normal. De modo geral, o reparo técnico pode ser solicitado por canais de comunicação tradicionais, como o e-mail ou telefone de atendimento.

9. Facilidade de troca

A troca do equipamento em situações de aluguel gera uma série de dúvidas no gestor. Em situações de defeitos ou danos sem a possibilidade de reparo, como citado no exemplo anterior, a empresa de locação fica responsável por oferecer um novo equipamento. Esse tipo de processo é rápido e atende às necessidades de sua operação para que não aconteçam longas interrupções.

10. Orientações personalizadas do suporte

É comum que, ao lidar com uma empilhadeira pela primeira vez ou um equipamento que seja mais tecnológico, os operadores tenham dúvidas sobre o seu funcionamento. Em função disso, entre as principais vantagens do aluguel de empilhadeira está a chance de receber suporte especializado para orientações específicas sempre que necessário.

Assim, fica muito mais simples garantir a segurança na área de uso do equipamento e aproveitar todos os benefícios em potencial da empilhadeira. Sem contar que é uma medida muito interessante para reduzir esforços físicos dos colaboradores ao longo da rotina de trabalho.

Essa assistência técnica personalizada garante ainda que os processos continuarão em pleno funcionamento, mesmo que aconteça alguma interferência. Como resultados, é possível concentrar os esforços em algo que realmente agregue valor ao andamento do serviço e não perder o dia todo em ligações apenas para resolver um problema.

Pontos adicionais

Existem ainda outros benefícios que precisam ser listados. Entre eles está a possibilidade de contar com uma entrega técnica que torna todas as etapas muito mais rápidas e eficientes, com a redução de preocupações logísticas para quem faz a locação.

Vale ressaltar também os prazos flexíveis que podem ser direcionados, conforme as suas entregas ou imprevistos que surgem no andamento das tarefas, não importa qual seja o setor de atuação. Tudo isso de forma descomplicada para facilitar a vida do gestor em decisões que envolvem menos burocracia.

Comprar uma máquina, normalmente, é um processo considerado complexo e demorado. Afinal de contas, as burocracias envolvidas prolongam o período entre a aquisição do item até o pleno funcionamento na operação.

Tudo varia segundo as necessidades da sua atividade. Muitas empresas não precisam da empilhadeira o tempo todo. Então, existe a flexibilidade de fazer a logística de devolução e aluguel do equipamento, de acordo com o momento do projeto. Tal possibilidade traz ainda a chance de alterar o modelo de aluguel durante a realização do trabalho, já que, conforme a obra progride, pode ser preciso ter à disposição tecnologias mais avançadas para vencer os desafios.

No fim das contas, isso não significa apenas mais produtividade e eficiência nas suas operações, mas, principalmente, maior segurança e conforto para a rotina dos seus operadores. É por conta de todos esses motivos que a locação de empilhadeira é uma alternativa tão forte para a sua tomada de decisão.

Agora que você entende todas as vantagens do aluguel de empilhadeira, aproveite para entrar em contato com a Armac Locação.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável