Quando é necessário fazer a manutenção de empilhadeiras?

  • Manutenção

Realizar a manutenção de empilhadeiras é fundamental para evitar gastos dispendiosos com imprevistos, além de atrasos com baixo rendimento na fluidez de transporte de cargas nos armazéns. Isso tudo para melhorar a produtividade industrial. Portanto, é uma medida eficaz que proporciona maior segurança ao operário e durabilidade dos maquinários.

Por essa razão, neste artigo, abordaremos tópicos sobre como fazer a manutenção da empilhadeira, tipos de manutenção e, inclusive, como funciona o aluguel para maior facilidade. Confira!


Aluguel de Empilhadeiras – Locação Online

Os melhores equipamentos de intralogística aqui


Manutenção de empilhadeiras: como fazer corretamente?

A principal vantagem em realizar a manutenção de empilhadeiras periodicamente são fatores como: detecção de possíveis falhas não aparentes; redução de consumo de velas e filtros; prolongar a vida útil dos equipamentos; maior disponibilidade do equipamento por mais tempo. Contudo, para excelentes revisões, é indispensável a elaboração de um cronograma.

Nele, será possível preparar uma verdadeira checagem, sendo um detalhe fundamental para conhecimento dos reais problemas das empilhadeiras. Dessa forma, evitam-se gastos desnecessários com péssimas surpresas. Para preparar um cronograma preciso, primeiro, devem-se verificar fatores como:

  • confirmar com o fabricante – ou através do manual do produto – a durabilidade média das peças;
  • sempre escolher peças de boa procedência;
  • medir o cronograma no calendário por horas trabalhadas na empilhadeira;
  • realizar o cálculo de tempo médio de reparo.

Além disso, lembre-se que a revisão das empilhadeiras devem ser realizadas por profissionais devidamente certificados, pois reparações incorretas podem ocasionar riscos à segurança do operador e prejuízos, como também danos às cargas. Além disso, quando o maquinário é operado diferentemente da forma como foi projetado, ele sofre desgaste prematuro das suas peças.

Quais os tipos de manutenção para empilhadeira?

De forma geral, as principais formas de manutenção de empilhadeira são: a preventiva, a preditiva e a corretiva. Esses modelos de manutenção são cruciais para garantir o bom desempenho e fluidez do maquinário. Atrelado a isso, também é fundamental ter uma empresa para suporte de peças de confiança em casos de reposição. Entenda melhor sobre as revisões, logo abaixo.

Manutenção preventiva

É o processo em que o revisor realiza a inspeção da máquina e avalia se há desgaste natural. Ela deve já estar prevista no cronograma do maquinário. Realiza-se a manutenção básica da empilhadeira, revisão sistemática, lubrificação etc. São avaliações periódicas que proporcionam detectar antecipadamente possíveis problemas que podem se agravar.

Manutenção preditiva

É uma das mais recomendadas em companhias e indústrias. Isso porque é realizada por meio de dados coletados e inspeções periódicas. A manutenção preditiva faz avaliação detalhada de forma visual e auditiva como barulhos estranhos, por exemplo. Assim, proporciona melhor produtividade dos trabalhadores com empilhadeiras eficientes por mais tempo.

Manutenção corretiva

A manutenção de corretiva de empilhadeiras acontece em casos em que a máquina deixa de funcionar, sendo preciso realizar a troca das peças urgentemente. É um caso extremo e deve ser evitado porque essas são reposições sem planejamento e trarão mais gastos. Afinal, as falhas inesperadas são os maiores inimigos do gerente que busca melhores resultados para sua companhia. Situações assim geram atrasos e interferem na produtividade. Por isso, é uma medida considerada desvantajosa.

É fato que, para realizar a manutenção da empilhadeira de forma periódica, é indispensável ter uma organização detalhada do cronograma, ficar atento aos desgaste das peças e ter proatividade a fim de evitar imprevistos. Contudo, se você busca uma alternativa para facilitar esses processos, indicaremos uma excelente opção: o aluguel de empilhadeira. Ficou interessado? Então, veja no próximo tópico como funciona.

Como funciona o aluguel de empilhadeiras?

Para efetuar o aluguel de uma empilhadeira, primeiramente é importante fazer o orçamento das operações necessárias da sua empresa para você avaliar detalhadamente se vale a pena adquiri-la. Os cálculos devem ser comparados com o custo de uma empilhadeira nova com a manutenção e o aluguel no decorrer dos anos.

No processo de contratação, você entrará em contato com o representante que passará todas as informações importantes e funcionalidades dos modelos disponíveis e, com base na necessidade e demanda da sua empresa, ele fornecerá a melhor opção.

Geralmente, a locação costuma ser mais eficiente do que a compra de máquinas novas, principalmente por não ser necessário o planejamento das manutenções ou fazer um grande investimento inicial. Ainda que essa despesa seja um custo fixo e recorrente, saiba que o aluguel é a melhor escolha tanto a curto quanto a longo prazo.

Além disso, a contratação desse serviço oferece outros benefícios, como:

  • o valor do aluguel da empilhadeira pode ser dedutível ao Imposto de Renda, ou seja, revertido em custo operacional da empresa. Portanto, o montante pago será integralmente dedutível e favorecerá a redução desse tributo para sua restituição;
  • favorece melhor conforto em ter maquinários de qualidade sem preocupação de executar cronograma de manutenções;
  • melhora a fluidez dos processos e possibilita otimização do tempo que seria destinado a possíveis consertos.

Como fazer a locação de empilhadeiras?

Para fazer a locação de empilhadeira, você precisará ter parceria com uma empresa consolidada e com domínio técnico, para que ela ofereça equipamentos de altíssima qualidade. Aqui, na Armac, você encontra um vasto catálogo de modelos específicos, que atendem qualquer tipo de demanda, seja para a movimentação logística, seja para armazéns de indústrias.

Inclusive, atendemos desde pequenos mercados até grandes centros de distribuição, com excelente suporte logístico, de técnicos e profissionais capacitados. Pois o nosso maior objetivo é ajudar o seu negócio a ser mais competitivo, eficiente e produtivo. Então, conte conosco na parceria para aluguel de empilhadeiras. Atendemos por todo o país e temos ótimas ofertas.

Entender o momento certo para realizar a manutenção de empilhadeiras é o diferencial para potencializar a economia da sua empresa. Afinal, evita gastos dispendiosos. Portanto, sempre priorize a manutenção preditiva e preventiva para economizar nos reparos. Porém, se você busca mais economia, considere o portfólio de logística da Armac!

Já sabe qual modelo ou tipo de empilhadeira você precisa? Então, entre em contato conosco agora mesmo e saiba das ofertas que preparamos para você!