Checklist de inspeção visual de máquinas e equipamentos pesados

Tempo de leitura: 7 min
  • Manutenção

Apesar de o cumprimento de prazos e a produtividade serem inerentes às operações que utilizam máquinas pesadas, suas atividades devem ser realizadas cuidadosamente. Afinal, a atenção e comprometimento com a mitigação de acidentes deve ser prioridade.

Mas como saber se as máquinas estão apropriadas para o uso? Como conferir sua condição de trabalho?

Para sanar essas dúvidas, a prática de inspeção visual das máquinas surge como um importante método de controle e segurança. Pois, por meio dela torna-se  possível identificar de imediato situações que podem comprometer o bom desempenho dos equipamentos.

Por isso, criamos este guia para discutirmos a importância e principais pontos de atenção da inspeção visual como prática de segurança contínua. Confira!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Inspeção visual de máquinas e equipamentos pesados

Embora muitos dos equipamentos e maquinários para atividades pesadas sejam produzidos para suportar altas demandas e apresentem elevada performance nas operações que executam, eles acabam expostos frequentemente a situações que exigem em demasia da sua capacidade e de seus componentes.

Por isso, fazer uma inspeção visual nos maquinários que o seu negócio utiliza é de extrema importância, pois trata dois pontos relevantes: a qualidade das operações e a segurança da sua equipe.

 Checklist para a inspeção de máquinas e equipamentos

Ao trabalhar com máquinas e equipamentos pesados, é fundamental estar atento à segurança das operações. O checklist é a ferramenta utilizada para uma inspeção completa e capaz de garantir operações seguras e econômicas para o negócio.

Analisar defeitos visuais

Peças frouxas ou danificadas, trincas nos equipamentos ou rompimento em canos ou fiações são fáceis de identificar em uma inspeção visual dos seus equipamentos e de suas máquinas. Assim, é possível perceber possíveis riscos mecânicos, elétricos e pontos essenciais para reparo, substituição ou manutenção.

Comunicar de forma clara os defeitos

Ao fazer a sua inspeção, você deve registrar todas as observações e avaliações feitas em relação ao funcionamento da máquina e dos equipamentos, presença ou ausência de EPIs, danos nos itens de proteção etc. Toda a observação feita deve constar no relatório de inspeção, para que as correções adequadas sejam executadas.

Padronizar os processos de inspeção visual

Tenha um sistema padronizado para a sua inspeção. Assim, os riscos de alguma situação passar despercebida são reduzidos. Confira a sua lista de inspeção e registre tudo o que for relevante. Dessa forma, você pode criar um padrão de inspeção com checklists para:

  • EPIs;
  • ferramentas de trabalho;
  • equipamentos e máquinas.

Portanto, avalie a condição de uso das ferramentas, principalmente as de grande impacto, pois podem apresentar sinais de danos na sua estrutura. Os equipamentos elétricos também devem conter informações importantes, como potência, capacidade e voltagem, visto que é fundamental que o profissional tenha acesso a esses dados ao utilizar os equipamentos.

Para os maquinários, é fundamental fazer a inspeção visual considerando os itens da máquina, como sistema de iluminação (faróis, sinalizadores, setas direcionais etc.), sistema de freios, motor, abastecimento de combustível da máquina e botões de emergência, além de considerar as informações técnicas fornecidas pelo fabricante.

Cuidados necessários com as máquinas

Quando o assunto é o trabalho com máquinas de grande porte e equipamentos para serviços pesados, ter cuidado nunca é demais. A seguir, vamos compartilhar alguns cuidados com as máquinas que vão te ajudar a ter maior segurança nas operações sem comprometer o seu tempo de trabalho. Acompanhe.

  • treinamento profissional: profissionais treinados e com habilidade para a manobra de máquinas pesadas atuam de forma mais segura nas operações. Ofereça essa especialização à sua equipe para que imprevistos e acidentes ocupacionais não ocorram;
  • manutenções periódicas: os equipamentos precisam passar por manutenções periódicas para que possam estar em perfeitas condições de uso. Verifique se os maquinários passaram pelas avaliações técnicas necessárias antes de utilizá-los;
  • acessórios inadequados: os equipamentos possuem acessórios que são fundamentais para uma atividade segura. Confira se eles não apresentam rachaduras e danos. Também veja se não estão frouxos ou integrados de forma incorreta;
  • EPIs: os equipamentos de proteção individual são essenciais para quem trabalha com máquinas e equipamentos de grande porte. Analise se a sua equipe possui todos os EPIs apropriados para a execução das atividades de manuseio dos equipamentos.

Além dos cuidados que se deve dedicar à inspeção visual de equipamentos e máquinas, é necessário estar atento às orientações dispostas na Norma Regulamentadora nº 12, que trata da segurança no trabalho e manifesta a importância das medidas preventivas para operações mais confiáveis.

Dicas para fazer a melhor inspeção visual

Para fazer a inspeção visual de equipamentos pesados, assim como a de maquinários, é preciso ter processos bem definidos. Por isso, deixamos aqui algumas dicas importantes para uma inspeção eficiente.

Planejamento

O planejamento é o primeiro passo, uma vez que é importante saber o que deve ser avaliado e a forma adequada de fazer uma inspeção em máquinas de grande porte. É preciso compreender com maiores detalhes quais são os EPIs que os profissionais utilizam e quais são necessários ao manusear os equipamentos.

Também é preciso entender que, para atividades que necessitam de operações com grandes maquinários, os riscos são uma realidade, e é fundamental considerar a quais ameaças a sua equipe está exposta. Com um planejamento adequado, é possível identificar os problemas e definir as melhores soluções.

Trabalho em equipe

Uma dica importante é integrar a sua equipe de forma colaborativa, pois isso favorece a identificação de problemas e soluções em cada processo e operação. Sem contar que os profissionais que operam as máquinas e os equipamentos têm uma visão mais completa sobre o seu funcionamento e podem identificar falhas ou problemas difíceis de perceber em uma inspeção visual.

Estudo dos equipamentos

Existem vários tipos de equipamentos pesados, e determinar quais são e que riscos oferecem a suas operações é imprescindível. É necessário compreender as suas funcionalidades para avaliar a capacidade da equipe para a operação e determinar treinamentos específicos para os seus profissionais.

Além disso, saiba qual a relevância desse equipamento ou maquinário para determinar as melhores estratégias de investimento, por exemplo, optar pela locação em vez de comprar uma máquina. Afinal, a locação é um investimento que garante uma maior economia para os empreendimentos que atuam de forma rentável.

Relatório de inspeção visual

Criar um relatório de inspeção visual é ter um melhor controle dos equipamentos de trabalho. Para isso, algumas informações são necessárias no documento, como:

  • nome da empresa;
  • número do documento;
  • data da inspeção;
  • local onde a inspeção aconteceu;
  • departamento responsável;
  • máquinas e equipamentos analisados;
  • equipe técnica responsável.

A descrição de todas as observações realizadas durante a inspeção torna o documento mais completo para as tomadas de decisões importantes. É válido mencionar as especificações do maquinário inspecionado e quais EPIs estão disponíveis para a sua equipe, identificar se as boas práticas de segurança estão sendo cumpridas e descrever anomalias, danos e aferições observadas durante a inspeção.

O que você achou deste conteúdo? Agora que você já sabe a importância da inspeção visual para equipamentos e maquinários pesados, compartilhe este texto nas suas redes sociais.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável