Operador de máquinas pesadas: 5 cuidados necessários no dia a dia!

  • Gestão

As empresas de todos os portes e segmentos estão sujeitas ao cumprimento das legislações relacionadas à segurança do trabalho. As Normas Regulamentadoras informam com clareza e precisão quais são os métodos a serem aplicados ao manuseio de cada máquina ou à manutenção dos equipamentos. O conhecimento dessas regras assegura a vida útil dos equipamentos e o bem estar físico e mental do operador de máquinas pesadas.

É importantíssimo que esse operador seja atento e tenha cuidado durante o exercício de sua operação. Um descuido qualquer pode significar acidentes graves, prejuízos financeiros e materiais.

Contudo, o bem estar e segurança dos operadores e atividades não está sob responsabilidade apenas desse trabalhador. Afinal, para assegurar que todos os equipamentos e máquinas ofereçam os corretor parâmetros de funcionamento, a manutenção preventiva é fundamental e o método mais comprovado de impedir grande parte dos incidentes operacionais.

Ficou interessado em entender mais sobre os desafios de operar máquinas pesadas? Então continue a leitura e conheça cinco dicas úteis!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Entenda os desafios do operador de máquinas pesadas

Um dos maiores desafios enfrentados pelos operadores de máquinas pesadas é conhecer com profundidade o seu funcionamento. Para obter mais informações sobre o equipamento, é crucial ler o manual de fábrica e realizar os treinamentos exigidos.

Desse modo, a equipe de segurança do trabalho conseguirá passar, de forma mais clara e objetiva, a metodologia de checklist diário e cada operador terá uma certa autonomia sobre suas verificações cotidianas e correto funcionamento do equipamento operado.

Respeitar as medidas de segurança tende a cair na “rotina sensorial” dos que realizam as mesmas atividades cotidianamente. Em cenários assim, a atenção é comprometida e ações simples como o ligar e desligar de uma máquina, o olhar no retrovisor ou uso correto do EPI, podem passar batidas e se tornarem base para acidentes e problemas irreversíveis. É importante internalizar a cultura de segurança e se auto monitorar.

Outro ponto de desafio de alguns operadores é entender sinais de alerta das máquinas e equipamentos. Como comentamos, a compreensão técnica está, muitas das vezes, nos mecânicos que são responsáveis pelas manutenções preventivas e corretivas. Por isso, o treinamento e diálogo entre as áreas é uma forma objetiva de contornar essa adversidade.

Qual a importância em adotar medidas de segurança?

A adoção das medidas de segurança é indispensável durante o uso de maquinários pesados. Afinal, em alguns casos extremos, são elas que eliminam as chances de verdadeiras tragédias.

Considere sempre:

  • as condições do equipamento;
  • sua capacidade de carga;
  • as características do terreno;
  • os riscos no entorno da atividade;
  • e as características dos materiais envolvidos (transportados, no caminho etc.).

Descubra os cinco cuidados que o operador de máquinas pesadas deve ter

Esteja sempre atento aos seus arredores, tentando visualizar ou eliminar todos os obstáculos que podem estar no trajeto.

Assim, caso não seja possível a remoção ou adaptação da rota/atividade, providencie barreiras de proteção para evitar acidentes. Para atividades de manutenção, limpeza ou revisão procure desenergizar equipamentos e linhas elétricas.

Além disso, em operações que tenham interação com o público civil, como atividades de infraestrutura urbanam saneamento ou paisagismo, por exemplo, lembre-se de sinalizar e delimitar a área.

Por fim, observe outros cuidados essenciais:

1. Esteja atento aos pontos cegos

Observe os pontos cegos para assegurar a segurança de todas as pessoas que estiverem nas proximidades. Solicite que todos utilizem coletes refletivos e sempre se certifiquem de que ninguém está atrás da máquina em operação ou em seu raio de giro.

2. Utilize os EPIs adequados

Use os EPIs indicados nas normas de segurança para eliminar os riscos à sua integridade física e se proteger contra acidentes. Esses equipamentos são específicos para cada tipo de atividade e vêm com orientações dos seus fabricantes que devem ser seguidas à risca.

3. Realize uma inspeção-geral diariamente

As inspeções diárias são obrigatórias e jamais podem ser negligenciadas pelos operadores. Avalie o sistema de freios, os pneus, os controles hidráulicos, o óleo e o funcionamento da máquina. Caso perceba a existência de componentes danificados, solicite imediatamente o reparo.

4. Mantenha-se em comunicação com outras pessoas

Comunique-se constantemente por meio de sinais manuais ou rádios, ainda que estejam distantes. Valorize o uso de sinalizações de segurança e combine com os outros trabalhadores um método de comunicação que seja compreendido por todos aqueles que estiverem envolvidos nos trabalhos.

5. Não improvise o uso das máquinas

Não utilize as máquinas pesadas para executar funções que elas não suportam. Cada maquinário tem as suas atribuições e o uso indiscriminado traz insegurança ao operador e também à operação. Use os cintos de segurança, tenha certeza de que retrovisores e joysticks estão funcionais, bem como o painel eletrônico do equipamento.

Esses são os cinco cuidados que todo operador de máquinas pesadas precisa tomar. A Norma Regulamentadora – NR nº 12 trata da Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos. É importante respeitá-la, seguir os seus princípios fundamentais, referências técnicas e medidas de proteção para prevenir acidentes e doenças ocupacionais.

Gostou do artigo? Leia o guia de segurança para plataformas elevatórias e continue aprendendo mais sobre segurança operacional!