Entenda a importância das paradas de manutenção e como fazer!

Tempo de leitura: 6 min
  • Manutenção

Como todos sabemos, a disponibilidade mecânica é um dos critérios mais importantes para garantir a consistência e a produtividade de uma operação altamente mecanizada. Foi com isso em mente que elaboramos este artigo essencial acerca desse tema, para falar sobre a importância das paradas de manutenção para a sua gestão.

Seja no campo, na indústria, na mineração ou em qualquer outro setor mecanizado, a manutenção é uma das práticas mais importantes para garantir a segurança e a eficiência dos trabalhos. Entenda!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Qual é a importância das paradas de manutenção?

Primeiro, é importante entender o que são as paradas de manutenção. Como o nome sugere, são os intervalos nos quais a produção pode ser pausada com o intuito de realizar algum procedimento de manutenção, melhoria, reparo ou análise. Idealmente, tais interrupções são programadas, assegurando previsibilidade e organização operacional.

Já a gestão por trás dessas paradas é a atividade responsável por planejar as pausas de acordo com o calendário de procedimentos agendados. O objetivo da gestão de paradas é organizar uma forma que concilie o tempo dos procedimentos agendados, à produtividade da operação.

Aqui, todos reconhecemos a importância da manutenção, sobretudo da preventiva. E é justamente para garantir que esses trabalhos sejam realizados que existe a gestão de paradas. É por meio desse planejamento que se torna possível identificar os melhores períodos para realizar as revisões, diagnósticos e reparos.

No fim das contas, uma boa gestão de paradas garante uma série de benefícios importantes para a operação, como:

  • o aumento da disponibilidade das máquinas;
  • a redução dos custos de manutenção;
  • mitigação de manutenções corretivas;
  • a garantia da segurança dos colaboradores;
  • operação mais eficiente, rentável, segura e competitiva.

Quais os principais tipos de paradas de manutenção?

Da forma como percebemos, existem duas categorias de paradas que merecem a sua atenção: a parcial e a geral. Como se pode notar pelo nome, a diferença entre elas é justamente o impacto provocado sobre a operação e o seu nível de produtividade. Confira!

Parada parcial 

Na parada parcial, apenas uma parte dos sistemas ou equipamentos são desligados para a realização da manutenção, enquanto os demais componentes e sistemas seguem trabalhando normalmente. Essa é uma parada mais “cirúrgica”, pois consegue realizar a manutenção sem interromper o fluxo dos trabalhos.

No entanto, nem sempre é possível efetuar a parada parcial. Afinal de contas, não são todas as máquinas e sistemas, ou até mesmo fluxos de trabalhos, que permitem a interrupção seletiva de uma de suas etapas sem prejudicar o restante da cadeia produtiva. Ainda assim, é um tipo importante para se conhecer.

Parada geral

Por outro lado, há a parada geral que, como sugere o nome, desliga todo o sistema ou equipamento para a realização do trabalho de manutenção. Por causar uma interrupção completa no funcionamento da máquina, a parada geral sempre provoca uma disrupção total no fluxo dos trabalhos.

Idealmente, a parada geral é programada com bastante antecedência, planejamento e cuidado, justamente para minimizar o impacto sobre os resultados da produção.

Como pode notar, os diferentes tipos têm seus prós e contras, e cabe à gestão avaliar as especificações de cada momento para decidir a modalidade ideal.

Como fazer uma gestão de paradas de manutenção?

De forma objetiva, os critérios mais importantes para uma boa gestão de paradas se concentram em três pontos fundamentais: o planejamento, a tecnologia e o aperfeiçoamento. Abaixo, explicamos cada um desses aspectos com mais detalhes — veja!

Faça um planejamento adequado

É importante identificar quais máquinas precisam de manutenção e correlacionar isso com a escala de trabalho de tais equipamentos. É considerando a disponibilidade dos seus recursos (mão de obra, ferramentas e peças de reposição) e a escala dessas máquinas que se torna possível agendar paradas não prejudiciais à produção.

Use tecnologias auxiliares

O investimento em tecnologia aplicada vale para todas as indústrias. Em termos de manutenção, vale a pena conferir e contratar softwares de gerenciamento de manutenção, que, além de automatizar o planejamento e a programação das paradas, também simplificam a gestão dos recursos e qualificam a tomada de decisões.

Monitore e avalie o desempenho

Não basta aplicar as melhorias e esperar que tudo funcione sem supervisão. É preciso monitorar os erros e acertos, para, assim, fazer correções, ajustes e novas melhorias. É por isso que recomendamos a realização de reuniões semanais, com a finalidade de discutir novos pontos de melhoria para elevar a eficiência e reduzir custos da operação.

Como elaborar um plano de paradas de manutenção?

Agora que você sabe o quanto as paradas planejadas são importantes para a sua operação, é momento de conhecer as melhores dicas para fazer isso de maneira eficiente e organizada, com o menor impacto possível sobre a sua operação — acompanhe!

Primeiro, é importante entender a diferença entre paradas corretivas e preventivas.

Parada corretiva

Tal processo não é planejado, ele ocorre quando uma máquina quebra, por exemplo. Essa interrupção, assim como sua manutenção, é mais custosa, tanto em valores de reparo quanto em prejuízos à operação.

Parada preventiva

Já esta é previamente agendada. Dessa forma, ela pode ocorrer no momento menos prejudicial à operação, pois foi inicialmente planejada.

Tal diferença entre ambas pausas ilustra, também, a distinção entre os procedimentos de manutenção preventiva e corretiva, em que é sempre melhor prevenir do que remediar.

Por fim, é importante ainda atentar aos outros fatores, tais como a identificação dos equipamentos e sistemas críticos, a escolha dos melhores intervalos de manutenção, a avaliação dos recursos necessários e, claro, uma boa postura de comunicação e colaboração entre todos os afetados pela parada de manutenção.

Como pôde ver, elaborar um bom plano de paradas de manutenção é fundamental para garantir a competitividade da sua operação no mercado. Com esse planejamento, você assume o controle operacional, adotando uma mentalidade preventiva e blindando sua gestão de quebras inesperadas e paradas corretivas.

Agora que você entende a importância de estabelecer uma boa gestão de paradas de manutenção, aproveite para descobrir ainda mais sobre o tema, conhecendo as inúmeras vantagens da manutenção preventiva!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável