8 cuidados que devem ser tomados com o pneu de trator

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  • Manutenção

O pneu de trator é um componente que pode otimizar a execução de tarefas, preservando a integridade física da máquina e, inclusive, gerando economia de combustível. Afinal, se o pneu está em boas condições, o trator não precisará de mais força e potência para desenvolver as atividades.

Assim, é fundamental mantê-los em bom estado, o que pode ser feito por meio de manutenções periódicas, seguindo cuidados específicos para prolongar sua vida útil.

Pensando nisso, listamos 8 cuidados que devem ser tomados com o pneu de trator, para garantir a eficiência das atividades que os envolvem. Confira!


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Tipos de pneu de trator mais utilizados e suas características

Atualmente, os pneus de trator estão divididos em cinco tipos. Cada um tem uma função que otimiza o deslocamento em diferentes solos. Por isso, é importante conhecer essas informações para ter mais assertividade no momento da troca e da preservação desse item básico para todo trator.

Radiais

Ele apresenta maior área de contato com o solo, logo, é indicado para veículos de maior porte, como tratores e comboios. A construção desse tipo de pneu é mais sofisticada, pois apresenta menor compactação do solo enquanto se desloca, o que promove mais poder de tração.

Isso porque o pneu consegue ter alta performance na distribuição de peso, logo, mais eficiência operacional. Por conta disso, o veículo se desloca de forma mais constante, proporcionando maior conforto para o tratorista.

Diagonais

Trata-se de uma estrutura de lonas sobrepostas à carcaça. Os pneus de trator diagonais são cobertos por fibras têxteis, de nylon. Elas se posicionam de modo atravessado aos pneus. Por isso, conferem ao objeto um aspecto diagonal.

Indicado para terrenos com desníveis, terra compactada e pedras, o pneu é muito resistente, durável e elástico. Além disso, permite uma direção aderente e firme, gerando economia de combustível.

Florestais

O nome já antecipa a função. O pneu com essa característica é ideal para florestas e matas. Isso porque ele tem alta resistência a rupturas e cores. Ele é confeccionado com borracha de alto grau de resistência. Por isso, é durável e tem ótimo desempenho.

Alta flutuação

Há pneus que podem preservar, ao máximo, o solo. É o caso do tipo alta flutuação que confere uma tração que não danifica a superfície. É um pneu agrícola que precisa de muita carga para ter mais velocidade. Uma dica de manutenção é a necessidade da retirada constante da terra acumulada nos sulcos. Ao fazer isso, a tração é preservada.

O pneu de alta flutuação é ideal para tratores utilizados em lavouras com raízes sensíveis. Isso porque ele não danifica esse solo ao realizar o tráfego.

Implemento

Versáteis e para serem usados nos equipamentos anexos aos tratores e máquinas, justamente o próprio nome já sugere, como um implemento. Esse tipo de pneu de trator é resistente para muitos tipos de terrenos.

Para se ter uma noção, ele utiliza bandas de rodagem com raias longitudinais. O resultado disso é proporcionar maior área de contato com o solo. Logo, torna-se ideal para tarefas rurais.

8 principais cuidados com o pneu de trator

Separamos uma série de ações, de forma simples e fácil, para que você entenda as precauções para garantir uma boa vida útil do motor. Assim, em seguida, você saberá a importância de otimizar o armazenamento e monitorar a pressão interna.

Além disso, entenderá como fazer a calibragem corretamente, atentar para a carga máxima, mapear a vida útil, calcular a patinagem, identificar o momento da troca e contar com especialistas qualificados. Acompanhe!

1. Otimize o armazenamento

Mesmo quando não está em uso, o pneu de trator requer muita atenção. Seu correto armazenamento, por exemplo, evita que seu material sofra com intempéries ou esteja exposto a riscos e prejuízos para a máquina e sua atividade-destino.

Pneus, válvulas, aros, câmaras de ar e rodas precisam ser acondicionados em lugares fechados e cobertos. Em hipótese alguma deve-se armazenar o pneu já montado.

Outra recomendação é manter os pneus distantes das graxas, óleos e água potável. É também indicado que eles não fiquem próximos de motores elétricos, pois estes emitem gases nocivos aos seus componentes.

2. Monitore a pressão interna

É essencial monitorar continuamente a pressão interna dos pneus. A verificação deve acontecer semanalmente, antes de iniciar os trabalhos, como parte de um checklist. Para agilizar e facilitar a operação, convém usar um medidor de pressão.

3. Faça a calibragem corretamente

Seguindo a lógica do item 2, a calibragem do pneu de trator deve seguir as orientações do fabricante. 

É válido pontuar que as calibragens em pneus de trator acontecem com menor frequência que nos pneus de carros. Em caso de uma calibragem incorreta, alguns transtornos podem surgir, como:

  • deformidade no pneu;
  • compactação errônea do solo;
  • rim slip, que consiste na movimentação do pneu fora do aro;
  • formação de sulcos no solo (pneus deixam marcas muito profundas), que podem causar problemas na lavoura.

Além disso, a pressão excessiva causa um formato ovalado no pneu, e os desgastes tendem a acontecer com mais rapidez, justamente na linha central. A tração do pneu também se reduz.

4. Atente para a carga máxima

Baseie-se sempre no manual do fabricante para orientar a carga máxima que os pneus podem suportar. Apesar de sua durabilidade e resistência, eles também têm limites.

O peso excessivo tende a reduzir a vida útil do pneu, exigindo uma substituição prematura. Também devemos lembrar que respeitar os limites de carga máxima é determinante para garantir mais segurança ao eixo do trator e ao operador.

5. Mapeie a vida útil do pneu do trator

A vida útil do pneu de trator está atrelada à sua durabilidade. Por isso, é crucial estar ciente desse dado para determinar uma possível troca ou rodízio.

Mas nem sempre o período de duração é indicado pelo fabricante. Isso ocorre porque o rendimento de um pneu muda conforme diferentes fatores, incluindo o tipo de solo com o qual a máquina vai entrar em contato, a atividade desempenhada e a carga que ela vai receber.

Geralmente, os modelos tradicionais de pneus de trator apresentam vida útil de cinco mil horas. Os radiais, por sua vez, têm uma vida útil mais longa, estimada em 9 mil horas.

6. Calcule o índice de patinagem

A patinagem do pneu é relevante para diminuir o esforço no eixo, deixar a operação mais suave para os componentes e otimizar a durabilidade dos materiais.

Uma patinagem excessiva remove a força de tração do trator e acelera o consumo de combustível. Além disso, ela diminui a qualidade no rendimento, causando desgaste tanto nos pneus quanto em outros componentes.

O índice de patinagem relaciona-se à calibração inadequada do pneu e à distribuição irregular do peso. O recomendado é que esse índice se situe entre 3% e 15%. Para uma boa avaliação do nível de patinagem, você pode analisar as marcas dos pneus na terra:

  • marcas indefinidas mostram que o índice de patinagem está elevado, o que torna necessário o aumento da lastração;
  • marcas evidentemente definidas representam baixa patinagem e exigem diminuição do peso de carga.

7. Analise se chegou o momento da troca

Independentemente de qualquer coisa, chegará o momento em que será necessário trocar o pneu de trator. Certos pontos que interferem na vida útil dele, como o tipo de cultura, as dimensões da máquina e a região:

  • análise visual – verifique se as barras de tração se encontram desgastadas (caso exista uma redução acima de ¼ quando comparado a um pneu novo, isso já é um sinal de que a substituição pode ser necessária);
  • comportamento do trator – diminuição no potencial de tração pode ser sinal que já chegou a hora de substituir o pneu.

8. Conte com especialistas para serviços de montagem, desmontagem e reparação

Para trocar pneus de trator, o procedimento é semelhante ao de qualquer outro veículo. Mas, para uma troca manual, é preciso usar equipamentos maiores e mais adequados. Dessa forma, recomenda-se contar com a ajuda de profissionais especializados para garantir a segurança e a eficiência.

Processo de escolha de pneu de trator

Na hora de escolher um pneu de trator, considere alguns aspectos que não podem faltar em nenhuma atividade. Vejamos quais são eles:

  • desenhos otimizados – fique alerta aos formatos e aos desenhos dos pneus, pois eles interferem de forma direta na distribuição de tensões e de forças no centro e nas laterais do pneu (o formato vai definir o poder de tração, o índice de patinagem, a estabilidade, a capacidade de autolimpeza, a resistência contra danos);
  • dimensões – pneus com barras mais largas permitem uma maior área de contato com o terreno, reduzindo a compactação e o consumo de combustível, enquanto oferecem conforto ao usuário;
  • profundidade dos sulcos – sulcos de maior profundidade permitem maior tração e menos arrasto, podem proporcionar mais velocidade nas colheitas e ter menos custos por hora trabalhada, o que promove maior economia;
  • proteção extra – pneus com talão reforçado, proteção adicional na região do aro e outras tecnologias ajudam a oferecer resistência às condições severas de trabalho.

Dica extra 

Quer otimizar ainda mais o uso de pneu de trator para a execução das ações de planejamento, suprimento e compras? Então, uma opção viável e lucrativa é o aluguel de tratores. Isso porque você não precisa de grandes investimentos e garante que a máquina sempre estará com as melhores condições para a realização dos trabalhos no solo.

Diante dessas considerações, fica mais fácil realizar a correta manutenção do pneu do trator e, na hora de trocar, escolher a melhor opção.

O que achou das dicas? Que tal começar a praticá-las para garantir um melhor desempenho da máquina? Conheça nossas outras publicações: siga nossos perfis no Youtube, no Facebook, no LinkedIn e no Twitter!

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