Lavagem de máquinas pesadas: entenda a importância!

Tempo de leitura: 5 min
  • Manutenção

As máquinas pesadas, como as usadas na construção civil, agronegócio, no transporte de cargas e em outros setores da indústria de base, são conhecidas por serem robustas e resistentes por muito tempo. No entanto, muitas pessoas associam a resistência a um uso insalubre e descuidado. Como qualquer outro tipo de maquinário, essas também precisam de cuidados de manutenção para manterem sua qualidade operacional, incluindo a lavagem.

Se você está interessado em saber como acontece a lavagem de máquinas pesadas, continue a leitura e entenda como preservar a vida útil de seus equipamentos!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Qual é a importância da lavagem de máquinas pesadas?

A lavagem de máquinas pesadas é uma questão crítica para o correto funcionamento desses equipamentos, visto que é uma ação precisa para garantir a proteção dos seus componentes. Além disso, a limpeza regular permite ao operador inspecionar e identificar eventuais problemas antes que se agravem.

A inspeção diária de itens como sapatas, pinos, buchas e mangueiras é fundamental para garantir a eficiência de máquinas que trabalham em locais como obras de terraplenagem ou aterros sanitários, onde há contato constante com a terra.

Cada tipo de máquina possui um procedimento específico de limpeza – por exemplo, as máquinas de esteiras, que requerem uma limpeza constante para evitar o acúmulo de material nos componentes, o que pode resultar em rigidez nas esteiras e reduzir sua vida útil. Por isso, é fundamental seguir as recomendações de limpeza para prolongar a vida útil das máquinas pesadas.

Como fazer a lavagem de máquinas pesadas?

Existem algumas boas práticas que podem ser adotadas na lavagem de máquinas pesadas. São elas:

  • é necessário utilizar equipamentos de proteção individual, como óculos de segurança, luvas e máscara respiratória, para evitar qualquer tipo de contaminação por resíduos tóxicos;
  • antes de iniciar a lavagem, a graxa e os contaminantes devem ser removidos manualmente;
  • em caso de máquinas que agregam argila, pedras, terra ou outros detritos enquanto operam, há também a necessidade de remoção manual e cuidadosa de todos esses resíduos pré lavagem;
  • antes de utilizar a água no processo, é importante remover quaisquer resíduos secos, ferramentas e afins do solo, para que não sejam diluídos ou perdidos no processo;
  • a lavagem deve ser feita com água quente e pressurizada, começando pela parte superior da máquina e fluindo ordenadamente para o solo, a fim de permitir que a gravidade auxilie na retirada dos contaminantes;
  • quanto a temperatura da água, é importante que não ultrapasse 60ºC;
  • é importante usar produtos específicos para cada superfície, como pneus, vidros e mangueiras de borracha;
  • o interior da cabine deve ser limpo à mão e aspirado, já que a lavagem de alta pressão não é recomendada para o interior da cabine ou para os controles;
  • após limpa, a máquina deve ser seca ao sol ou com ar comprimido;
  • por fim, é importante lubrificar completamente o equipamento.

Quando realizar a lavagem de máquinas pesadas?

A escolha do momento adequado para lavar máquinas pesadas é importante. É recomendável planejar a limpeza fora do horário de trabalho, pois isso pode levar um tempo significativo. 

Realizar a lavagem durante a operação pode ser prejudicial, atrasando a produção e gerando prejuízos. Além disso, a limpeza requer atenção e cuidado, e o movimento diário de colaboradores pode causar distrações e resultar em erros. Portanto, é essencial incluir o processo de lavagem das máquinas pesadas no roteiro de manutenção preventiva.

Quais cuidados ambientais atrelados à lavagem?

Algo de extrema importância para se ter em foco é o cuidado em torno da lavagem de máquinas e equipamentos pesados. Afinal, há orientações e regulamentações a respeito de condições sanitárias e ambientais ideais a serem práticas no processo.

Colaborador do time de manutenção Armac realizando lavagem da esteira em uma Hyundai 220LC-9

A NR 18, por exemplo, orienta sobre procedimentos preventivos no momento de preparo e lavagem das máquinas. Isso se dá, majoritariamente, por conta da destinação do resíduo pós lavagem. Óleos, graxas, líquidos tóxicos e de alta viscosidade podem contaminar o solo se descartados incorretamente, acarretando em danos irreversíveis.

Em canteiros de obras, sítios de mineração, operações de agronegócio ou florestais, a presença de pontos ecológicos se faz necessária. Além de atuar como meio termo do processo logístico de descarte, que acaba por otimizar a produtividade, já que há menor deslocamento das máquinas.

Agora que você já sabe como a lavagem de máquinas pesadas deve ser realizada, coloque as nossas dicas em prática para manter o seu maquinário sempre com a manutenção em dia!

Se você gostou das orientações que apresentamos neste artigo, compartilhe-o em suas redes e aproveite para conferir nossos outros conteúdos sobre manutenção!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável