Vida útil de equipamentos pesados: entenda como otimizar!

Tempo de leitura: 3 min
  • Manutenção

VIDA ÚTIL DE EQUIPAMENTOS PESADOS:

entenda como otimizar!

Confira neste infográfico, cinco principais dicas para ampliar a vida útil de máquinas e equipamentos pesados.

1

Opte pela manutenção constante

A manutenção constante é uma das alternativas que melhor nutre a equipe com informações a respeito da situação de cada maquinário. Seu perfil periódico facilita a criação de planos mais eficientes para inspeções, gerando previsibilidade.

Ao apostar na manutenção preventiva, cria-se margem para elaborar estratégias eficazes de aumento da produtividade e redução do tempo ocioso das máquinas, por prevenir paradas imprevisíveis.

2

Respeite a capacidade do equipamento

Operadores devem ser treinados para trabalhar em cada equipamento de acordo com as instruções do fabricante. Respeitar a capacidade das máquinas evita a sua degradação, tombamento, quebras e diminui custos diretos de reparo.

Além disso, a operação adequada do maquinário auxilia não só no aumento da vida útil, mas também, assegura performance e promove a segurança dos envolvidos.

3

Realize a limpeza de forma correta

As limpezas dos equipamentos precisam ser periódicas. Todas as sujidades e resíduos de matéria-prima trabalhadas precisam ser eliminados dos aparelhos, tendo em vista que essas partículas impedem o bom desempenho e atrasam a execução das atividades futuras. 

Em operações com uso de implementos para movimentação de resíduos granéis, a limpeza deve ser orientada de maneira a desobstruir quaisquer canais e frestas de engate. Além de não utilizar-se de produtos químicos que influenciam na qualidade dos materiais movimentados.

4

Utilize a tecnologia

Pesquise e descubra as tecnologias disponíveis no mercado capazes de facilitar a manutenção dos equipamentos. Existem sistemas de monitoramento online que realizam a manutenção preditiva com agilidade.

Os softwares auxiliam para que os reparos sejam realizados antes da parada definitiva das máquinas, facilitam a troca de componentes desgastados e reduzem as despesas oriundas das quebras. 

5

Conheça as condições do ambiente

O ambiente onde os equipamentos ficam alocados também influencia o desgaste e as falhas no seu funcionamento. Verifique se as máquinas foram planejadas para suportar água, poeira, fertilizantes, óleos e abrasivos.

Enfim, há maquinários que suportam atividades mais agressivas e intensas, enquanto outros são frágeis e precisam ser protegidos. Gostou das dicas? Compartilhe-as no Facebook e LinkedIn!
armac_positivo

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável