Qual a importância da manutenção de caminhões para as empresas?

  • Manutenção

Fazer a manutenção de caminhões periodicamente é uma verdadeira ação aliada de curto, médio e longo prazo. Afinal, evita acidentes operacionais e reduz despesas desnecessárias com manutenções corretivas, além de garantir a segurança do motorista para viagens tranquilas, principalmente em situações adversas.

Pensando nisso, compilamos aqui quais são os tipos de manutenção mais indicado para caminhões, as diferenças conforme cada modelo, além de um passo a passo de como organizar o calendário de manutenções de forma periódica e econômica.

Confira!


Aluguel de Caminhão Basculante – 10 a 20m³

Carregamento, movimentação e despejo de carga


Quais os tipos de manutenção mais indicados aos caminhões?

A manutenção dos caminhões tem a função de viabilizar a checagem periódica em diferentes componentes do veículo para que assim, seja possível identificar possíveis falhas e situações que possam prejudicar o correto funcionamento do equipamento. Justamente por isso, o modelo mais indicado é o preventivo, por ser a forma mais eficiente de garantir maior vida útil dos modelos.

Além disso, as manutenções podem ser programadas para maior organização da empresa. Realizado com auxílio de ferramentas e sistemas de análise completa, o processo pode ser feito eficientemente, evitando que os veículos fiquem ociosos por um longo período.

Confira as principais vantagens que reforçam a importância em adotar o modelo de manutenção preventiva:

  • traz mais eficiência na logística: quando o caminhão está em bom estado, fica menos suscetível a danos mecânicos e, assim, não há atrasos nas entregas, fator que interfere diretamente no desempenho e produtividade da empresa;
  • maior segurança nas estradas: uma manutenção de caminhão bem realizada impede problemas graves que trazem verdadeiros prejuízos à empresa, como a perda de carga em acidentes;
  • reduz a depreciação da frota: um fato comum nas empresas de frota é a necessidade de ter renovação constante para manter a logística integrada eficiente, além de maior economia com modelos em conta;
  • melhor vida útil: a partir do modelo periódico, a manutenção de caminhão feita prolonga a conservação das peças fundamentais e evita desgaste prematuro por conta da falta de ações simples, como a lubrificação.

Manutenção preditiva

Junto disso, a manutenção preditiva também é uma forma bastante eficiente que consiste em reparos planejados para auxiliar na prevenção de danos aos caminhões antes mesmo que eles aconteçam.

Ou seja, ela utiliza técnicas de avaliação na troca de óleo, avaliação da vibração até questões de ultrassom e imagem térmica do motor, pois assim o objetivo é encontrar os erros mais sutis. Caso seja detectada alguma falha, é feito o agendamento da reparação do motor.

Há diferença entre a manutenção de caminhão conforme o modelo?

De forma sucinta, algumas marcas podem requerer mais atenção, principalmente quanto ao tipo de tecnologia aplicada. No entanto, o padrão de manutenção sempre segue a mesma lógica, e os principais pontos observados são:

  • pneus: avaliar a situação dos pneus antes e depois de uma viagem é uma boa medida para evitar problemas e garantir eficiência na condução;
  • freios: ponto fundamental para evitar acidentes que muitas vezes são irreversíveis;
  • suspensão: o fato é que as estradas brasileiras são precárias, e a suspensão é o primeiro fator que sofre desgaste. Dessa forma, observe molas e bolsões de ar — principalmente nos caminhões prancha que transportam grandes cargas como máquinas pesadas;
  • fluidos: outro ponto indispensável, visto que a falta deles geram grandes gastos com manutenções corretivas;
  • motor: checar a saúde do motor é fundamental, principalmente se atentando a pontos como pressão do óleo, temperatura e desempenho;
  • escapamento: avaliar a emissão de poluentes é uma forma de avaliar a saúde do motor, dessa forma utiliza-se o opacímetro;
  • sistema elétrico: é fundamental observar as injeções eletrônicas para que a empresa não sofra com custos adicionais, como o guincho;
  • baterias: nessa etapa, observa-se o nível da água destilada e se os polos estão livres de sujeira.

Como planejar a periodicidade das manutenções?

Elaborar um plano de manutenção é crucial para o gestor da frota ter controle e evitar grandes custos com imprevistos. Os pontos que atrapalham na organização são fatores como a má gestão do combustível utilizado e tratar a frota como igual, visto que cada veículo tem seu desempenho e necessidades, principalmente o caminhão munck e o comboio, por exemplo.

Sendo assim:

Faça o checklist de verificação

Para saber exatamente o que precisa ser feito, o checklist é elaborado para verificar quais são os componentes que faltam na manutenção e a prioridade das ações que serão tomadas.

A principal base que pode ser tomada como referência será o manual do caminhão. Assim, avalia-se a periodicidade da situação dos pneus, fluidos e demais itens de segurança, sendo avaliado pela quilometragem e o tempo.

Organize um cronograma

O cronograma é indispensável para uma melhor programação na gestão da frota. Afinal, o gestor, e a equipe, têm a noção de qual modelo está na manutenção e evita encaminhar outros veículos para a fila.

Dessa forma, o ideal é montar uma lista em ordem decrescente desde os modelos com estado mais crítico com informação completa, incluindo o nome dos motoristas que utilizam aquele veículo.

Veja os indicadores de produtividade

Essa etapa avalia como está o desempenho do caminhão à medida que são realizadas as manutenções, permitindo determinar a produtividade. Para isso, é feita uma análise minuciosa para indicar pontos nos reparos que devem ser melhorados. Logo, será possível registrar as despesas médias, além do prazo médio.

Conte com uma locação especializada

O modelo de locação de equipamentos possibilita ter equipamentos sempre novos, com manutenção em dia e sempre atualizados, uma vez que a empresa contratada ficará responsável por todo esse trabalho. Além disso, sua empresa poderá focar em outros pontos para aumentar a produtividade do negócio e não será necessário fazer todo o planejamento requisitado.

Ter a manutenção de caminhão em dia é o diferencial para ter maior produtividade e evitar maiores gastos com manutenção corretiva, a qual é bastante desvantajosa nos lucros da empresa. Portanto, adote as dicas citadas acima e garanta maior qualidade e segurança à sua equipe.

Gostou do conteúdo e quer saber mais do assunto? Então, confira as vantagens em fazer a manutenção preventiva!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável