Caminhão Munck: conheça suas aplicações e diferenciais

  • Máquina

Quem trabalha em grandes obras sabe que ter os equipamentos certos é fundamental para ter sucesso. Equipamentos de apoio, como o caminhão munck, ajudam profissionais dos setores de base da indústria nacional a transportar, carregar, organizar e a descarregar cargas pesadas com a facilidade e a agilidade necessária para atender às demandas do mercado.

Além disso, esse é um equipamento que atua diretamente na otimização da produtividade em obras. Seu potencial de estabilidade para movimentar grandes cargas, ajuda que os times envolvidos evitem erros e acidentes.

Ficou interessado em aprender um pouco mais sobre os caminhões munck e suas diversas aplicações no mercado? Então continue a leitura e aprofunde-se no assunto!


Aluguel de Caminhão Munck – 25 a 45t

Munck com e sem controle remoto para içamento


O que é o caminhão Munck?

O caminhão munck, também conhecido como guindauto, é um equipamento de grande porte utilizado para operações como a descarga e o içamento de cargas além do transporte de cargas. Ele é utilizado em ambientes de trabalho pesado, como canteiros de obras. Assim, rotinas de descargas de maquinário e montagem de estruturas metálicas, de concreto ou madeira laminada podem ser feitas com mais facilidade e precisão.

Esse tipo de equipamento foi criado pela Munck S/A Equipamentos Industriais, uma empresa fundada em 1960 pelo norueguês Tore Albert Munck. Com a popularização desse tipo de equipamento pelo mundo, o nome “Munck” passou a ser associado com a peça.

Em outras palavras, o termo “caminhão munck” é utilizado para definir um tipo de caminhão com chassi alongado e um tipo específico de braço articulado que possui uma, ou mais, lanças hidráulicas que atuam no manuseio de cargas pesadas. Essa estrutura ajuda negócios a operar mesmo em ambientes fechados ou com limitação de altura. Assim, o negócio terá mais versatilidade para executar as suas operações.

Como funciona?

Como comentamos, esse modelo de caminhão conta com um chassi alongado e um guindaste de pequeno porte acoplado à sua estrutura. Esse guindaste é composto por um braço articulado com angulação limitada e um conjunto de lança ou lanças, que se expandem hidraulicamente para o içamento de cargas. Desse modo, os usuários podem descarregar, remover ou transportar máquinas e materiais de vários portes e volumes em curtas distâncias ou em ambientes de baixa altura.

Todo caminhão munck conta com uma carga mínima e máxima de operação. Além disso, o braço mecânico também conta com uma extensão mínima e máxima. Como há uma grande variedade de modelos, esse tipo de equipamento ganhou rápida adesão nas indústrias de construção civil: é possível utilizar caminhões munck em vários cenários, desde que os seus limites sejam respeitados.

Qual é a diferença entre caminhão munck e os guindastes?

Apesar de ser parecido com um guindaste, o caminhão munck não pode assumir as atividades desse equipamento. Evitar essa confusão é algo muito importante. Afinal de contas, toda empresa deve estar atenta para a qualidade dos seus investimentos e para garantir que os seus times tenham os equipamentos certos para trabalhar, evitando qualquer risco de segurança no seu dia a dia.

O guindaste é um equipamento utilizado em ambientes industriais e em obras para erguer, baixar e movimentar materiais de grande peso. Ele conta com alta mobilidade e um grande porte. A sua estrutura, contudo, é fixa em um ponto específico e composta por um conjunto de cabos e roldanas. Ou seja, após instalado, um guindaste tem uma alta manobrabilidade dentro de um determinado raio de trabalho. Assim, é de extrema importância que seu cálculo de operação seja exato para que não comprometa o planejamento e produtividade das atividades como um todo.

Já o munck, por estar acoplado ao chassi de um caminhão, tem uma maior gama de posições para operar junto à estrutura em construção ou reparo. Contudo, para que a carga de tombamento seja respeitada, o nível de elevação dos caminhões munck é menor e mais rente ao chão e pé direito da estrutura.

Além disso, o munck pode ser utilizado em um número considerável de setores, como a indústria civil, a florestal e a de mineração, uma vez que fornece um elevado nível de acessibilidade em comparação ao guindaste e sem restrição para circulação em rodovias.

Qual é a importância do caminhão munck?

O caminhão munck é um veículo flexível e que pode ser utilizado para vários cenários. Por isso, é importante entender as suas demandas e as limitações técnicas de cada modelo. Assim, é possível aproveitar ao máximo as opções disponíveis no mercado.

Tudo isso é possível graças à sua estrutura. O braço articulado fornece um fluxo de operação flexível e adaptável a diferentes ambientes. Até mesmo locais baixos para os padrões da indústria pesada conseguem lidar com esse tipo de equipamento.

Ao mesmo tempo, o fato de ser um veículo que pode ser utilizado em vias públicas com facilidade dá muito mais versatilidade para as empresas definirem o seu dia a dia. Como consequência, o negócio terá um fluxo de trabalho com mais agilidade e menos interrupções.

Por fim, esse modelo de caminhão é ideal para empresas que precisam lidar com produtos e materiais pesados, mas não contam com os recursos para investir em — ou o ambiente compatível com — um guindaste. Desse modo, o negócio pode manter a sua competitividade e aproveitar os benefícios desse tipo de máquina.

Como usar o caminhão munck na obra?

Como apontamos, ele pode ser implementado, por exemplo, em grandes construções para a implementação da rede elétrica local, afinal há o modelo de caminhão munck com cesto ao fim do braço articulado, capaz de elevar pessoas e ferramentas básicas para trabalho em altura. Isso dará aos times a agilidade necessária para instalar a infraestrutura de energia em um prazo curto e sem riscos de segurança.

Ao mesmo tempo, pode ser adotado na limpeza de obras. No momento em que a obra é finalizada, sempre há a demanda pelo transporte de grandes materiais para descarte. O caminhão munck é um dispositivo simples para quem precisa gerenciar o transporte desses produtos com rapidez, precisão e alta segurança.

Quais outros setores empregam os caminhões Munck?

Em geral, esse tipo de ferramenta é integrado em rotinas que envolvem o carregamento e a descarga de objetos. Eles podem ser outras máquinas para ambientes como obras e indústria, estruturas metálicas, como containers, ou até mesmo pré-fabricadas. Assim, a empresa pode manter o seu fluxo de trabalho com agilidade e implementar ambientes de trabalho em campo com facilidade.

O caminhão munck também pode ser utilizado para operações de instalação de postes e rede elétrica. É justamente por isso que ele é um equipamento muito comum no setor de energia: os seus movimentos e manobras são capazes de chegar a locais em que um guindaste não é capaz, dando a segurança para os trabalhadores executarem as suas atividades sem colocar a sua vida em risco.

Nas empresas de serviços e operações florestais, o caminhão munck permite aos profissionais terem a mesma versatilidade existente na área de energia. O equipamento poderá ser integrado a rotinas de poda e corte de árvores, auxiliando times a cortar galhos de árvores de vários portes. Tudo isso sem grandes riscos de segurança.

Quais são as recomendações de segurança?

Para operar em um caminhão munck, os cuidados que devem ser tomados são os seguintes:

  • prepare a superfície para o caminhão: ela deve ser firme e plana, garantindo que ele terá condições adequadas de operação do seu braço mecânico;
  • não utilize o caminhão para o arraste de cargas: afinal, ele foi projetado apenas para operações que envolvem a suspensão e a descarga de materiais;
  • não mova o caminhão enquanto cargas estiverem suspensas: isso pode, não só ameaçar a estabilidade e carga de tombamento, quanto colocar a vida de todos ao redor em risco.

Esses cuidados simples ajudam a empresa a evitar problemas durante a operação do caminhão munck. Além disso, ampliam a sua durabilidade. Por isso, não deixe de treinar os seus times para que eles adotem essas rotinas!

O que considerar ao alugar?

Uma prática comum em várias indústrias é o aluguel de equipamentos. Esse tipo de serviço tem sido utilizado por líderes operacionais para otimizar a gestão financeira do negócio. Ao alugar o dispositivo, a empresa tem a garantia de contar com um equipamento alinhado com as suas demandas sem precisar realizar um grande investimento para isso.

Na área de tecnologia, por exemplo, o aluguel de equipamentos pesados mantém a infraestrutura atualizada sem que a empresa tenha que realizar grandes investimentos na troca regular de peças ou aparelhos. Além disso, corta gastos com a manutenção de notebooks e servidores. No ambiente industrial, alugar um caminhão munck ajuda a sua empresa a obter benefícios como:

  • a existência de um orçamento em que os gastos com infraestrutura são reduzidos, uma vez que a empresa não precisará pagar o preço cheio de um dispositivo para ter acesso a ele;
  • na eliminação de gastos que envolvam a manutenção de equipamentos que não estão sendo utilizados;
  • para garantia de que a empresa sempre terá a quantidade adequada de equipamentos necessária para o seu dia a dia;
  • no apoio de especialistas na gestão dos dispositivos;
  • a flexibilidade de aumentar ou reduzir rapidamente a quantidade de equipamentos acessíveis no fluxo de trabalho do negócio, o que ajuda a empresa a responder rapidamente às demandas do mercado com segurança.

Apesar de todos esses benefícios, existem cenários em que a empresa pode escolher adquirir esse tipo de equipamento diretamente e não ter prejuízos. Mas há de se considerar que esta é uma opção válida somente quando há um uso contínuo do maquinário e um time de especialistas em manutenção preparado para lidar rapidamente com as demandas.

Afinal de contas, todo novo equipamento requer uma rotina de manutenções preventivas, troca de peças e o investimento em um local para o armazenamento das máquinas pesadas quando elas não estão em uso.

Para alugar um caminhão munck com segurança, alguns cuidados podem ser tomados. Eles ajudam a sua empresa a escolher um parceiro alinhado com as suas demandas. Desse modo, os riscos caem e o retorno sobre o investimento é ampliado.

Veja os cuidados que devem ser tomados a seguir!

Entenda as suas demandas

Esse é um dos passos mais importantes ao alugar equipamentos. A empresa deve ter uma visão clara sobre o que ela precisará em médio e longo prazo. Isso evita que equipamentos e parceiros inadequados sejam escolhidos.

Portanto, não deixe de levantar dados sobre o tipo de dispositivo que deve ser utilizado, a quantidade de equipamentos e o prazo para uso. Além disso, avalie os locais em que eles serão utilizados. Isso evita que equipamentos grandes demais sejam alugados.

Busque o feedback de clientes

Uma vez levantados os dados sobre o tipo de equipamentos que serão escolhidos, a empresa deverá buscar o feedback dos clientes dos seus possíveis parceiros. Isso é um passo simples, mas que pode evitar grandes riscos. Afinal, ajuda o negócio a avaliar qual empresa de aluguel de dispositivos conseguirá atender às suas demandas com qualidade.

Então, busque o feedback de clientes atuais e antigos. Tente identificar como a empresa trabalha em momentos de alta demanda e o perfil do seu time de suporte. Isso dará uma visão ampla sobre o modo como a marca trabalha antes de finalizar o seu contrato.

Escolha veículos alinhados com o fluxo de trabalho da sua empresa

A escolha de bons veículos, como apontamos, é um ponto crítico durante o aluguel de um caminhão munck. É importante que eles sejam capazes de funcionar adequadamente dentro da sua obra. Ou seja, precisam lidar bem com o tipo de terreno, a altura dos locais em que eles ficarão e o tipo de carga existente.

Faça uma análise completa das opções disponíveis. Identifique o peso máximo de cada carga, como os braços articulados se movimentam e a facilidade de operação. Dessa forma, a sua empresa conseguirá adquirir um caminhão adequado para o seu projeto.

Empresas que executam grandes obras precisam manter uma atenção contínua para a qualidade dos equipamentos que são disponibilizados para os seus funcionários. Eles influenciarão diretamente na habilidade de cada equipe em entregar os resultados esperados. Além disso, eles impactam diretamente no nível de risco e atrasos existentes durante a obra.

Nesse sentido, investir no aluguel de um caminhão munck pode ser uma ótima forma de poupar gastos e maximizar a sua lucratividade. Na Armac, disponibilizamos caminhões munck eficientes, com manutenção em dia e pronto para atender suas demandas em diferentes cenários. Ficou interessado? Então solicite um orçamento hoje mesmo ou entre em contato com um de nossos consultores!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável