Saiba o que é Madeira Laminada Colada (MLC) e suas vantagens

Tempo de leitura: 6 min
  • Engenharia

A Madeira Laminada Colada (MLC) — do inglês Glued Laminated Timber, expressão da qual deriva o seu nome popular Glulam — é fabricada por meio da integração de diferentes segmentos de madeiras unidos por adesivos industriais de poliuretano ou melamina. Essa combinação gera peças de madeira de alta resistência à umidade, durabilidade e resistência, além de poder gerar diferentes formas, de acordo com as necessidades específicas.

Esse material é muito bem empregado em diferentes locais, pois pode facilmente alcançar formatos mais curvos, angulados e arqueados. Ele é muito utilizado na construção civil em pilares, vigas, coberturas, escadas, revestimentos, painéis, entre diversas outras aplicações para a sustentação de estruturas.

Sua disposição no canteiro de obras geralmente é auxiliada por caminhões munck, manipuladores telescópicos ou guindastes, enquanto sua fixação é comumente orientada por operários em plataformas elevatórias e finalizada com parafusos, chapas de aço ou buchas.

Para saber mais detalhes desse material utilizado amplamente nos processos de produção, confira este conteúdo completo sobre a Madeira Laminada Colada ou MLC!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


O que é Madeira Laminada Colada (MLC)?

A MLC ou Madeira Laminada Colada é um produto resultado da mistura de diferentes segmentos de madeiras. Elas são unidas com adesivos industriais colantes confeccionados de melamina ou poliuretano. A utilização de técnicas como a colagem e laminação faz com que a MLC seja amplamente produzida.

São dois métodos antigos, em que são utilizados adesivos de resistência muito alta para substituir efetivamente outros elementos de fixação. Esse processo deve ser feito com controle da umidade, de modo a evitar inchamentos e controlar bem a estabilidade para produção.

Quais são as aplicações da MLC?

As aplicações da Madeira Laminada Colada são voltadas à construção civil, utilizada em residências, galpões e edifícios, independentemente das situações climáticas do local, como umidade e maresia. Para isso, é necessário usar acabamento protetivo contra umidade para aumentar ainda mais seus benefícios, como a segurança, durabilidade, flexibilidade e resistência ao fogo e umidade, promovendo excelente estabilidade.

Quais estruturas produz?

A Madeira Laminada Colada ou MLC pode ser aplicada a fim de produzir:

  • pilares;
  • vigas;
  • coberturas;
  • passarelas;
  • escadas;
  • pilares;
  • painéis;
  • pergolados.

E muitas outras estruturas. Isso porque o material é de simples produção e adaptável a diversas dimensões como arcos e curvas.

Quais as cores do MLC?

Uma característica interessante da Madeira Laminada Colada é a possibilidade de trabalhar diversas tonalidades. Isso porque são utilizadas diversas lâminas de diferentes cores. A madeira mais frequentemente utilizada é o eucalipto e o pinus, que tem aspecto rosado, podendo ser castanho claro ou bege.

A fixação de uma peça e outra é feita por meio de buchas, chapas de aço e parafusos. São muito utilizados em projetos modernos, pois as colorações dão um aspecto sofisticado ao ambiente, quando expostos.

Quais os benefícios da Madeira Laminada Colada?

A alta aplicabilidade aos projetos, performance a longo prazo e qualidade são os benefícios de destaque.

Há também vantagens envolvendo dimensões personalizadas, alta resistência e flexibilidade, resistência ao fogo, promovendo grande proteção, estabilidade na dimensão, menos necessidade de conexões, alta leveza e sustentabilidade. Confira os detalhes sobre os benefícios.

Dimensões personalizadas

As dimensões podem ser personalizadas, permitindo criar peças de menores proporções, até maiores. Possui capacidade de carga alta e peso leve. Isso favorece a aplicação em diferentes meios de construção e estruturas.

Excelente resistência e flexibilidade

A resistência da MLC é um dos pontos positivos do material, mesmo em diferentes ambientes com umidades mais altas, não sofrendo empenamentos. A flexibilidade do material é possível por conta do formato possível de ser desenvolvido, já que dá para ser confeccionado com curvas, arcos, facilitando a flexibilidade.

Resistência ao fogo e estabilidade na dimensão

Esse elemento é fundamental na qualidade da MLC, apresentando grande segurança. Em comparação às de aço, a madeira oferece mais proteção graças à camada de carbono ao redor, o que retarda a combustão. A umidade é de 12%, e isso significa uma umidade estabilizada, que evita inchamentos e contrações. Isso torna o produto muito versátil.

Menos conexões e mais leveza

A quantidade de conexões da MLC é otimizada em relação a estruturas amadeiradas robustas e maciças. As dimensões já são estruturadas para lidar com vãos. A leveza é um ponto positivo que facilita a sua manutenção. Mesmo sendo mais leve, possui a mesma resistência que o concreto, tendo peso até cinco vezes menor.

Meio ambiente e sustentabilidade

Os fornecedores que atuam de forma correta utilizam madeiras de reflorestamento. O selo de FSC (Forest Stewardship Concil) garante essa característica do produto e deve ser procurada previamente no momento de comprar produtos de uma empresa. Isso garante que o processo de produção seja feito de maneira equilibrada com os processos ambientais exigidos.

Quais normas devem ser seguidas?

Algumas regras devem ser seguidas para garantir a segurança de todo o processo e do resultado do produto. Todos eles devem estar padronizados conforme as especificações.

  • Os produtos brasileiros devem seguir a ABNT NBR 7190:1997;
  • Os acordos internacionais são feitos com base na AITC 115-2009 – Standard for Fabricated Structural Glued Laminated Timber Components and Assemblies.

É importante ressaltar, também, que o uso de MLC deve acompanhar outras normas e legislações cabíveis ao seu ambiente de aplicação. Ou seja, para operações na construção civil, segue-se o disposto na NR 18 e daí por diante.

Quais equipamentos devem ser utilizados?

A Armac recomenda que, para o transporte, disposição, movimentação e encaixe das placas de MLC, sejam utilizados equipamentos de apoio de carga e trabalho. Como, por exemplo:

Caminhões Munck – atuando no içamento, movimentação no canteiro de obras e disposição das placas ou peças em diferentes alturas da estrutura;

Manipuladores Telescópicos – capazes de elevar e posicionar cargas de altíssimo volume, os manipuladores podem atender, de melhor forma, canteiros de obras onde as estruturas erigidas são majoritariamente verticais;

Plataformas Elevatórias – focando agora na movimentação dos trabalhadores, as PTAs garantem a segurança e estabilidade necessária para fixação das placas ou peças de MLC na estrutura. Além disso, toda a etapa de acabamento e vistoria pode ser agilizada com o uso das PTAs articuladas.

Gostou do conteúdo? Ficou interessado em aprender mais sobre outras opções de produção e materiais que podem atender à sua operação? Então siga a Armac nas redes sociais, estamos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Youtube!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável