Saiba como realizar o armazenamento de materiais para construção de forma correta

Tempo de leitura: 6 min
  • Engenharia

O armazenamento de materiais é um dos aspectos mais importantes em um canteiro de obras, influenciando em diversas vertentes do desenvolvimento de um projeto. Por esse motivo, é imprescindível ter atenção para evitar erros que podem comprometer os custos e o andamento da obra.

Para ajudar profissionais como você a entender tudo sobre esse importante assunto, desenvolvemos este post. Continue a leitura e saiba qual a importância e como realizar o armazenamento de materiais de forma adequada para preservar a qualidade e evitar perdas!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Por que é importante organizar o canteiro de obras?

A qualidade e a segurança das edificações estão relacionadas também com a qualidade dos materiais utilizados na obra ou reforma. É um fator importante para atingir os objetivos e evitar riscos, que podem provocar danos significativos ao resultado.

Nesse sentido, adotar a mobilidade tecnológica e cuidar do armazenamento adequado de cada material contribui para todo o desenvolvimento do projeto. Além de facilitar o fluxo de trabalho e o cumprimento dos prazos, ajuda a controlar as atividades e a gestão da obra.

Sobretudo, é uma das melhores estratégias para evitar desperdícios de materiais e do tempo da equipe. Por isso, priorizar a organização do canteiro de obras é a oportunidade para otimizar o planejamento financeiro, evitar perdas e aumentar a produtividade — fator importante para qualquer empresa.

Como fazer o armazenamento de materiais da forma correta?

Os cuidados com os materiais da obra não devem ser negligenciados, pois têm a capacidade de afetar toda a qualidade da construção. Nesse contexto, o armazenamento é um fator que merece atenção especial dos profissionais, pois a ocorrência de perdas e desperdicios nessa atividade é elevada. .

Em outras palavras, é durante o armazenamento, mesmo que seja por pouco tempo, que grande parte dos desperdícios acontecem. Por esse motivo, saber como organizar e armazenar da forma correta é imprescindível para garantir um bom fluxo de trabalho e reduzir as perdas.

Veja a seguir como fazer o correto armazenamento temporário na construção civil!

Organize e identifique por tipo

Uma obra conta com diversos tipos de materiais, como cimento, agregados, ferragens, madeiras, cerâmicas e muitos outros. Sendo assim, organize o espaço e separe um local para cada tipo de material, considerando o fluxo de utilização na execução da obra.

Além disso, também é importante identificar cada material, de modo a facilitar e otimizar o tempo de procura dos trabalhadores. Tenha cuidado com os materiais mais sensíveis e organize-os de maneira que facilite retirá-los e realizar o manuseio, evitando perdas.

 Evite o contato do cimento com a umidade

O cimento é um dos itens mais importantes para uma obra. Além de mantê-lo sempre disponível, armazená-lo de forma correta é indispensável. Diante disso, o cimento deve ser acomodado em locais cobertos, que estejam livres do contato com a umidade.

Os seguintes cuidados também são importantes:

  • utilize pallets e evite o contato direto do cimento com o solo;
  • coloque-os a pelo menos 15 centímetros acima do piso;
  • cubra-os com uma lona;
  • empilhe os sacos próximos uns aos outros;
  • tenha cuidado com a altura das pilhas de sacos.

Siga as instruções do fabricante

As orientações dos fabricantes são decisivas para armazenar da forma correta e evitar desperdícios ou riscos que comprometam a qualidade do material. Portanto, avalie as recomendações de cada material que você utilizar na obra e siga-as rigorosamente para garantir a segurança dos seus insumos.

Tenha atenção com o posicionamento e o empilhamento

Em alguns projetos, é preciso adquirir uma quantidade superior de materiais para construção, criando um estoque expressivo. Trata-se de uma situação em que é necessário ter atenção redobrada, inclusive, com a segurança ocupacional.

Portanto, posicione os materiais de forma estratégica, considerando o fluxo de uso e movimentação dos trabalhadores. Também cuide para o empilhamento adequado, evitando elevar a altura excessivamente e criar condições inseguras, colocando a segurança em risco.

Facilite o acesso aos materiais

Para ter um bom fluxo de trabalho, ou seja, a localização, retirada e uso eficiente dos materiais, é fundamental priorizar a acessibilidade. Dessa forma, organize o canteiro de obras de forma estratégica, com espaços definidos e bem localizados, para que qualquer profissional possa encontrar o que precisa.

Atenção com madeiras, tubulações e peças de aço

As madeiras, tubos e peças de aço são materiais que exigem um armazenamento especial, para evitar que se empenem. Sendo assim, faça uma estrutura adequada, a pelo menos 20 centímetros do solo, e evite colocar pilhas muito altas, para preservar a estrutura do material.

Tenha atenção também aos seguintes fatores:

  • organize de acordo com o tamanho;
  • garanta que estejam niveladas;
  • evite impactos severos;
  • evite o contato com o calor;
  • armazene as peças sempre deitadas;
  • evite o contato desses itens com a umidade.

Como gerenciar o armazenamento de materiais na construção civil?

O gerenciamento dos materiais é um dos aspectos mais importantes para o sucesso de um projeto, independentemente do tipo e especialidade. Afinal, contribui para entregar obras de qualidade, segurança e dentro do orçamento previsto — fator importante também para os clientes.

Nesse sentido, para gerenciar bem o armazenamento de materiais, você pode adotar as seguintes estratégias:

  • treine os colaboradores;
  • considere o cronograma de obras;
  • mantenha boa comunicação com a equipe;
  • controle as entradas e saídas de materiais;
  • gerencie bem os fornecedores;
  • tenha atenção às compras e prazo de uso;
  • utilize softwares de gestão;
  • controle os custos;
  • sempre considere a frequência de uso de cada material;
  • monitore a qualidade de cada material armazenado;
  • evite armazenar materiais por longos períodos.

O armazenamento de materiais, como você pôde notar, é um fator imprescindível para a qualidade e sucesso de um projeto. Portanto, não deixe de seguir nossas dicas e garantir que os seus materiais permaneçam protegidos, livres de desperdícios.

Gostou do post? Agora que você já pôde notar como o armazenamento de materiais na construção civil, é imprescindível para a qualidade e sucesso de um projeto, aproveite para conhecer o as opções de intralogística da Armac! Ou então, confira nosso portfólio de máquinas e equipamentos.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável