O que é içamento de cargas e quais equipamentos usar?

  • Logística

O içamento de cargas é um processo realizado por meio de equipamentos capazes de suspender grandes volumes de peso e movimentá-los por meio de um sistema de cabos de aço ou cordas resistentes, ou manipulação hidráulica. Geralmente é feito no setor de construção civil, embora não seja uma exclusividade deste segmento.

Realizar este procedimento de maneira segura e eficiente é uma tarefa que exige planejamento, uso de máquinas de qualidade, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), monitoramento constante e qualificação por parte dos operadores dos equipamentos pesados.

Para que você entenda mais sobre o assunto, preparamos este conteúdo para falar sobre o que é içamento de cargas, como é realizado, quais os equipamentos usados e como realizar o processo com segurança e eficiência. Confira agora!


Aluguel de Manipulador Telescópico

Locação de manipuladores para movimentação


O que é içamento de cargas?

O içamento de carga é uma das mais importantes atividades de elevação de peso de maneira vertical. Seu objetivo é movimentar materiais, móveis, sacas, máquinas e outros tipos de objetos com extenso comprimento e/ou pesados.

É muito comum que o içamento seja solicitado na construção civil, mas também pode ser útil em mudanças comerciais ou residenciais, bem como portos e terminais hidroviários.

Recomenda-se que a atividade seja usada para evitar problemas na movimentação de cargas de alto valor, pois elimina os riscos de batidas e outros acidentes de percurso.

Por ser um serviço de alto risco, as Normas Regulamentadoras determinam que só pode ser feito por profissionais tecnicamente capacitados para conduzir e manusear as máquinas usadas para içar cargas.

Como é feito o içamento de cargas?

Como dito na introdução, geralmente o trabalho de içar cargas é realizado por meio de uma máquina capaz de suspender objetos de grande volume e peso com uso de um sistema de cabeamento e aço ou cordas, ou manipulação hidráulica. A escolha do equipamento varia, proporcionalmente, de acordo com o peso do material e a altura de içamento.

São usadas máquinas hidráulicas de alta tecnologia para fazer a elevação dos objetos, para que seja garantida a segurança máxima tanto dos colaboradores envolvidos quanto dos ativos presentes no ambiente em que serão realizados os processos de içamento.

Além disso, os profissionais que atuam nos trabalhos de içamento de cargas usam técnicas manuais especializadas de amarração e movimentação, para que se garanta a integridade e a segurança não somente do objeto a ser movimentado, mas também de todas as pessoas envolvidas no projeto.

A equipe responsável pelo içamento deve ser constantemente supervisionada e acompanhada, além do fato de que os colaboradores devem dispor de ferramentas de apoio e comunicação e estar equipados com os EPIs adequados. Vale mencionar, ainda que não é recomendado que o serviço seja feito em dias chuvosos ou com ventania, para se evitar a instabilidade das cargas.

Se os métodos certos forem aplicados, é possível içar até mesmo dezenas de toneladas de materiais por diversas horas seguidas, sem intervalos, em um único serviço. Esse fator é crucial para que todos os procedimentos ocorram de maneira segura e produtiva.

Quais são os equipamentos de içamento de cargas?

Neste tipo de serviço, geralmente os guindastes são os equipamentos mais usados, visto que têm capacidade para elevar e movimentar grandes volumes de cargas. Porém, o içamento também acontece por meio de caminhões munck, manipuladores telescópicos e empilhadeiras.

O portfólio da Armac conta com uma variedade de equipamentos de qualidade para garantir a segurança e a eficiência nos processos de içamento de cargas, tais como:

Manipuladores Telescópicos

JCB 540-170 Loadall

Este modelo pode movimentar cargas de até 4 toneladas e suspendê-las a uma altura de até 16,7 m. Conta com cabine fechada, ROPS/FOPS e Ar-condicionado. Pesa 12.060 kg, tem 100 hp e acompanha concha e garfo porta pallet.

Manitou MT-X 1840

Este modelo pode movimentar cargas de até 4 toneladas e suspendê-las a uma altura de até 17,55 m. Conta com cabine fechada, ROPS/FOPS e Ar-condicionado. Pesa 11.870 kg, tem 101 hp e acompanha concha e garfo porta pallet.

Empilhadeiras

A Armac tem uma grande variedade de modelos Toyota em seu catálogo, sendo divididas em diversas categorias. Veja a seguir alguns dos modelos que você encontra em nosso vasto catálogo de empilhadeiras:

  • capacidade de carga de 1 a 2 toneladas, elevação de 1,75 a 2,04 m e um raio de giro de 1,38 a 1,67 m — unidade de potência elétrica 48V;
  • capacidade de carga de 1,75 a 3 toneladas, elevação de 2,3 a 2,7 m e um raio de giro de 1,98 a 2,23 m — unidade de potência combustão gasolina.

Como fazer o içamento de cargas de forma segura e eficiente?

Equipamentos de qualidade

Considerando que a maior parte dos processos de içamento de cargas se devem ao trabalho de máquinas pesadas e equipamentos especializados, é imprescindível adquirir ou alugar maquinários somente de empresas de credibilidade e que atuem com as melhores marcas do mercado, como a Armac Locação.

A Armac não apenas fornece os melhores equipamentos para içamento, como também:

  • oferece logística própria, para entrega e coleta das máquinas no local da operação;
  • se responsabiliza pelos processos de manutenção dos ativos.

Manuseio das máquinas somente por profissionais

Não são poucos os casos de acidentes em canteiros de obra por conta da negligência de gestores que permitem o manuseio de equipamentos por pessoas não habilitadas. Sendo assim, o içamento de cargas por meio de máquinas industriais só deve ser feito por operadores devidamente qualificados.

Como você pôde ver, o içamento de cargas é um processo que depende quase que exclusivamente do uso de máquinas industriais pesadas, visto que consiste na elevação e movimentação de objetos de peso e volume extenso a alturas elevadas.

Quer acompanhar todas as dicas e novidades postadas no blog da Armac Locação? Então, siga-nos nas redes sociais para não perder nenhuma de nossas postagens! Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável