Baterias de lítio: sustentabilidade energética em máquinas pesadas

  • Inovação

Baterias de lítio são, mais do que uma opção inteligente para o futuro do planeta, facilitadoras da gestão e manutenção de equipamentos pesados. Nesse contexto, as empilhadeiras são ótimos exemplos de equipamentos aderentes à essa solução.

Em geral, atividades de logística interna — ambiente mais comum de encontrarmos as empilhadeiras — têm maior adesão de equipamentos livres de emissão carbônica, ou seja, elétricos. Logo, optar e promover o uso de baterias de lítio nesses equipamentos é uma forma de acelerar e atender as mais diversas demandas do mercado.

Pensando nisso, preparamos este texto para você acessar os aspectos mais relevantes desse tipo de bateria. Após a leitura, você poderá entender mais sobre essa tendência sustentável, suas principais características e vantagens reais!


Aluguel de Empilhadeiras – Locação Online

Os melhores equipamentos de intralogística aqui


Por que utilizar baterias de lítio?

Equipamentos que funcionam à base de baterias de lítio promovem três principais vantagens: a neutralização da emissão de gases poluentes, diminuição de custos operacionais e o abate do “efeito memória” — ou seja, seu uso constante, cargas e recargas acontecem sem afetar a vida útil da bateria. Dessa forma, cria-se um conjunto de solução econômica, segura e sustentável para o cotidiano produtivo.

Sobre esta última, muitas empresas se apoiam nesse aspecto, de troca geral do portfólio de equipamentos para os de bateria a lítio, para comunicar à sociedade sua responsabilidade ambiental. Assim, a construção de uma reputação positiva ao meio ambiente acontece pela efetiva redução de custos.

Outro motivo para optar por essas baterias está em seu consumo em KW/h, que diz respeito a apenas 20% do equivalente em Km/l. Sem contar que o valor gasto em manutenção é de apenas de 15% quando comparado aos motores a combustão. Esse investimento será maior ainda se a utilização dos veículos em hora trabalhada também for intensa.

Por que as baterias de lítio são mais sustentáveis?

Tudo está ligado ao seu melhor retorno energético. Como mencionamos, equipamentos pesados, como as empilhadeiras, costumam operar em vários turnos, com carga de trabalho intensa. Esse fato isolado já basta para mapearmos um maior consumo de combustível, custos mais elevados em manutenção, maiores probabilidades de falhas e ociosidade etc.

O fato desse modelo de bateria ser o mais performático e tecnológico da linha elétrica, o eleva ainda mais no quesito sustentabilidade quando comparado aos demais ofertados pela indústria.

Para fins comparativos, seu consumo médio e vida útil chegam a ser três vezes mais otimizados que os das baterias de modelo chumbo-ácido, onde as à lítio duram de 3 mil a 3,5 mil ciclos e as de chumbo-ácido performam em um cenário máximo de 1.200 ciclos.

Além disso, com o aumento do seu uso por muitas empresas, a indústria tem focado na redução do preço para atender a uma demanda que promete ser constante. Isso é ainda mais afirmado pelas informações do relatório anual da Bloomberg New Energy Finance. A pesquisa projeta que US$ 548 bilhões serão investidos em baterias de lítio até 2050.

O relatório New Energy Outlook também mostra que os preços desse tipo de bateria já sofreram uma redução de 80% por megawatt-hora, quando se observa a curva de 2010 para cá. Logo, essas ações de aquisição de soluções mais sustentáveis e energeticamente eficientes é um caminho real já construído para um futuro de geração mais limpa.

Quais são as principais características e vantagens das baterias de íons lítio?

Para entender mais profundamente as baterias de lítio, é preciso acessar informações sobre o que, afinal, é o lítio. Em suma, este elemento não é encontrado em seu estado puro na natureza e se trata do metal mais leve registrado. A sua densidade é semelhante à densidade da água. Isso é parte do que o mune com as características necessárias para um alto potencial eletroquímico.

Para se ter uma noção, esse potencial é o mais alto de todos os metais da tabela periódica. Ao levar em consideração sua baixa densidade, o resultado aponta para uma alta capacidade de armazenamento de energia em dimensões muito pequenas. Isto é, baterias bem menores com relação às anteriores, para uma durabilidade e eficiência energética gigantes.

No mercado, há vários tipos de bateria de lítio. Para que você fixe bem os atributos dessa tecnologia, vamos citar o exemplo das empilhadeiras Toyota Li-ion. Essas empilhadeiras elétricas podem ser encontradas em diferentes modelos – contrabalançadas, trilaterais, rebocadores, transpaleteiras etc. – mantendo algumas especificações em comum.

A principal é o tempo de recarga, em geral, as empilhadeiras Li-ion estão completamente carregadas em cerca de 90 minutos. Porém, há também a possibilidade de se fazer recargas entre intervalos de trabalho onde, uma pausa de 15min, por exemplo, poderá significar uma operação de até 60min antes da próxima recarga acontecer. Isso flexibiliza os trabalhos e otimiza o ambiente logístico em situações de alteração de escopo.

As baterias de lítio podem ser aplicadas em equipamentos pesados?

Sim, claro! Aliás, investir e optar por máquinas que usem como principal fonte de energia as baterias de lítio, é promover operações e atividades em acordo com os mais modernos requisitos de segurança e ambientais.

Escolha a melhor confiabilidade do mercado e fortifique um ambiente de trabalho seguro para todos, sem margem para ociosidade do maquinário. Relembramos: maior rapidez, melhor custo-benefício e melhor densidade de energia são as razões para o destaque das baterias de lítio.

Há também a vantagem de um carregamento mais rápido dessas baterias. Isso, com certeza, impacta no seu planejamento, de um modo positivo. Assim, diminua o período de carga e aumente a produtividade em diferentes turnos operacionais. Caso ainda não seja possível fazer uma mudança mais radical e inserir integralmente as baterias de lítio, planeje-se para, gradualmente, iniciar essa troca. Nesse cenário, a locação de equipamentos pode ser uma ótima solução. Afinal, você contará com um equipamento de até dois anos de fabricação, com manutenções em dia e, caso opte, entrega técnica para capacitar seus operadores.

Como você percebeu, as baterias de lítio são opções inteligentes para investir, principalmente, na aplicação em empilhadeiras. Elas são redutoras de poluentes e de custos operacionais. Assim, ao optar por esses tipos como nova visão de mercado, você garante não apenas a preservação, como também o aumento da performance dos equipamentos.

Ficou interessado nas empilhadeiras elétricas de baterias a lítio? Então entre em contato conosco agora mesmo e lhe apresentaremos o equipamento ideal para sua operação!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável