Gerador de energia: conheça os tipos e como escolher o ideal!

Tempo de leitura: 7 min
  • Comparativo

Um gerador de energia é um equipamento que atua na transformação de combustíveis, gases ou energia solar em energia elétrica de fornecimento parcial ou ininterrupto.

Em suma, os geradores são dispositivos ideais para os locais que sofrem com a interrupção frequente no fornecimento de energia. Como, por exemplo, as etapas produtivas das indústrias, que são projetadas para a otimização dos resultados e geração de lucros contínuos. Ou seja, o corte ou oscilação no fornecimento de energia elétrica causa vários atrasos e prejudica o desempenho dos projetos.

Saiba como funciona o gerador de energia

Um gerador de energia é visto como artigo fundamental em fábricas, hospitais e clínicas médicas por manter o fluxo de eletricidade se houver instabilidades. A sua atuação pode ocorrer a partir de várias fontes de energia, tais como a mecânica do vento ou da água, luz solar, produtos químicos ou origem térmica, entre outras tecnologias.

Assim que o gerador começa a trabalhar, ele direciona a energia gerada, pela queima do combustível, para movimentar um rotor que, através da força mecânica exercida similar a de um ímã, cria e atravessa um campo magnético produzindo, assim, correntes elétricas.

Confira as principais aplicações de geradores de energia

A eletricidade é indispensável para o atendimento de diversas necessidades da vida, por exemplo, trabalho, entretenimento, saúde, conforto etc. Sendo assim, os geradores são essenciais para as empresas da construção civil, funcionamento dos aparelhos nos hospitais, operações das indústrias, processos das usinas termoelétricas, atividades de mineração, atendimento em supermercados ou comércio, realização de festivais e grandes shows.

Compreenda quais são os principais tipos de geradores de energia

Há vários tipos de geradores sendo oferecidos no mercado, mas cada modelo é criado com uma finalidade específica. Eles são apropriados para diversos ambientes industriais, sendo que os mais usados são os luminosos e os mecânicos em virtude das suas funcionalidades. Veja a seguir os principais tipos de equipamentos que podem ser encontrados!

Gerador mecânico

Esse tipo de gerador transforma a energia mecânica em eletricidade utilizando diversas fontes para cumprir essa tarefa. A fonte pode ser a força do vento, a correnteza de um rio ou a combustão que é mais usada nas indústrias e fábricas de todos os ramos. O equipamento é muito versátil e eficiente em decorrência das suas características específicas.

Gerador luminoso

O preço das faturas de energia elétrica das indústrias costuma ser bastante elevado porque a produção é constante. As máquinas funcionam ininterruptamente e geram custos mensais para esses empreendimentos. O gerador luminoso funciona em conjunto com placas solares que captam os raios do sol e um semicondutor que gera luminosidade.

Gerador a gás

Geradores a gás podem ser menos potentes do que os equipamentos a diesel. Por este motivo, é necessário construir tanques enormes para armazenar a quantidade necessária de gás e garantir a produção das fábricas. Uma equipe de segurança fiscaliza as instalações onde o dispositivo é colocado para ter certeza de que não há vazamentos ou risco de explosão.

Gerador a diesel

Um gerador a diesel funciona com a combustão desse produto. O dispositivo é muito confiável e potente, motivo pelo qual é adotado por supermercados, indústrias e hospitais que não podem ficar sem energia. Os seus níveis de poluição podem ser elevados, mas com inspeções e manutenções periódicas sua emissão pode ser altamente controlada e minimizada.

Gerador a gasolina

Os geradores a gasolina também têm uma potência menor do que um gerador a diesel. A sua operação é mais cara por causa dos aumentos constantes no preço desse combustível, o que faz deste equipamento um dos menos atrativos. Porém, comparado ao diesel, a gasolina polui menos o meio ambiente.

Entenda como escolher tipo de gerador ideal

Para escolher o gerador mais adequado para a sua empresa é necessário avaliar alguns fatores. Esse equipamento deve estar alinhado com as demandas do negócio e contribuir para as suas operações. Os dispositivos têm capacidades distintas para a produção de energia e nem todos eles são indicados para todos os portes e tipos de indústrias. Observe algumas dicas:

  • empresas de telecomunicação: potência de 10 a 60 kVA;
  • para obras da construção civil: potência de 60 a 130 kVA;
  • fábricas de pequeno porte: potência de 130 a 270 kVA;
  • mercado varejista: potência de 270 a 370 kVA;
  • festas e grandes eventos: potência de 370 a 500 kVA;
  • indústrias pesadas: potência de 500 a 750 kVA;
  • refinarias: potência de 750 a 1000 KVA;
  • empresas automobilísticas: potência de 1000 a 1500 KVA;
  • indústrias de grande porte: potência de 1500 a 2500 KVA.

Uma ótima ideia para conseguir o gerador de energia ideal para o seu negócio é realizar a locação. A empresa fornecedora saberá indicar qual modelo é apropriado para as suas demandas e você não terá gastos com a manutenção. Outra vantagem do aluguel dos dispositivos é a redução dos custos e a segurança transmitida pelos profissionais especializados.

Conheça as vantagens que o gerador de energia traz

Os geradores oferecem benefícios para as indústrias, principalmente no que diz respeito aos investimentos e garantias. Em longo prazo, os orçamentos são mais complexos, porém mapeados e aprovados de uma única vez. Um gerador garante que nenhuma das operações de alta importância serão interrompidas. Observe abaixo outros benefícios!

Continuidade da produção

Uma das maiores vantagens é a produtividade, que não precisa ser interrompida quando o gerador entra em ação. Esse equipamento supre as demandas de energia se houverem quedas repentinas de eletricidade que poderiam atrapalhar o trabalho das equipes. As rotinas acontecem normalmente, ainda que ocorra um apagão na sua cidade.

Redução de custos

A economia é outro grande benefício que um gerador pode trazer para as indústrias. Os equipamentos a diesel gastam menos combustível e diminuem os custos durante os horários de pico. Eles geram um excelente custo-benefício e se mostram muito vantajosos se forem dispositivos de qualidade que se mantêm em funcionamento durante as quedas.

Praticidade

A praticidade e a portabilidade são vantagens reconhecidas por quem utiliza um gerador. Saiba que existem modelos pequenos que ocupam pouco espaço, são portáteis e leves. Os dispositivos são bastante práticos, contam com partidas elétricas automáticas e são ligados com o toque de um botão. Além disso, conferem mais autonomia para as empresas.

Essas são as principais informações sobre gerador de energia! Considere que esse equipamento trará ao seu negócio maior competitividade, sustentabilidade e segurança de manutenção no mercado. Um gerador é uma ferramenta incrível que assegura a lucratividade de seus usuários e que possibilita a continuação das atividades embora falte a eletricidade.

Gostou do conteúdo? Precisa de ajuda na escolha de outras máquinas e equipamentos para o seu projeto? Então entre em contato conosco agora mesmo!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável