Veja como fazer um estudo de viabilidade da melhor forma

Tempo de leitura: 6 min
  • Gestão

O estudo de viabilidade é um procedimento indispensável para o sucesso de um projeto, independentemente do porte ou especialidade. Trata-se de um requisito básico para tirar uma ideia do papel com maiores possibilidades de êxito.

Nesse sentido, consiste em uma etapa crucial do planejamento e contribui para avaliar pontos importantes, principalmente em relação ao custo-benefício. É um método eficaz para saber se a realização do projeto é viável ou não, e se vai atender às expectativas.

Neste post vamos apresentar informações essenciais sobre o que é o estudo de viabilidade, como é composto, qual a importância e muito mais. Boa leitura!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


O que é o estudo de viabilidade?

De uma forma sucinta, trata-se de um planejamento minucioso que estuda se o projeto vai gerar resultados positivos ou não. Em outras palavras, é uma análise executada para prever se uma ideia é viável ou inviável, nos sentidos financeiro, social, ambiental e técnico.

Ou seja, é uma ferramenta crucial para o planejamento estratégico e atua com base em dados e projeções estatísticas que compreendem diversos aspectos, por exemplo:

  • investimentos necessários;
  • questões técnicas;
  • características de um terreno;
  • infraestrutura;
  • plano diretor;
  • requisitos legais;
  • possíveis receitas;
  • região do projeto;
  • possíveis impactos do projeto.

Diante disso, o estudo de viabilidade é um importante instrumento para embasar a tomada de decisões em uma empresa ou construtora. Além disso, ajuda a direcionar os rumos de todas as atividades em um projeto, sobretudo em relação aos riscos e variáveis.

Geralmente, a realização do estudo é feita no planejamento de um novo projeto, ou seja, antes de qualquer investimento ou atividade prática. Acontece também na eventual necessidade de implementar grandes mudanças ou novos negócios.

O que deve ter em um estudo de viabilidade?

Para oferecer um resultado realista e auxiliar na tomada de decisões, o estudo de viabilidade conta com uma estrutura básica. É um conjunto de informações e dados considerados indispensáveis para ter um documento completo e eficiente.

Veja a seguir quais são os itens essenciais da composição de um estudo de viabilidade!

Estudo de mercado

O estudo de mercado é um aspecto importante e oferece dados que direcionam para questões fundamentais de um projeto. Por isso, é um dos pilares para entender o cenário atual e analisar a viabilidade de um negócio.

Estudo técnico

A questão técnica é uma variável relevante do estudo de viabilidade, que analisa os padrões, exigências e parâmetros para tirar o projeto do papel. Compreende também o nível de capacitação profissional, tecnologias e outros recursos essenciais para a construção.

Estudo financeiro e econômico

Com base nas informações obtidas no estudo técnico, é realizada a avaliação financeira e econômica do projeto. Trata-se da etapa que vai levantar o valor de investimento para a execução, assim como a análise dos custos, benefícios e receitas.

Quais os pilares do estudo de viabilidade?

As questões financeiras são cruciais para todo projeto, pois além de atender os padrões técnicos, de qualidade de segurança estrutural, deve gerar lucros. Desse modo, a viabilidade está diretamente associada aos riscos e possíveis retornos dos investimentos realizados.

Nesse sentido, o estudo é feito com base em pilares, que são projeções imprescindíveis para entender se o projeto será viável ou não. Veja nos próximos tópicos quais são eles!

Projeção de custos e investimentos

A projeção dos custos e investimentos necessários para a execução e entrega do projeto é um dos pilares do estudo de viabilidade. Nessa fase, são analisadas as despesas, custos fixos, riscos e previsões para subsidiar a projeção das receitas.

Projeção de receitas

É uma etapa que consiste em verificar a capacidade do projeto para gerar receitas para a empresa e se será algo satisfatório. Sendo assim, o objetivo é saber se o valor do orçamento vai superar os custos e ainda gerar lucros, tornando a execução viável.

Monitoramento de indicadores

O monitoramento de indicadores é essencial para toda obra e, no caso do estudo de viabilidade, tem um papel determinante. Para isso, é importante avaliar os dados de outras obras semelhantes para ter embasamento e dimensionar o projeto com mais exatidão.

Qual objetivo do estudo de viabilidade?

O estudo de viabilidade apresenta o objetivo de buscar mais clareza e solidez para concretizar um projeto, de forma bem estruturada. Sendo assim, atua para reduzir os riscos e promover a satisfação dos clientes, da empresa e de todas as partes interessadas.

Além disso, o estudo ajuda a otimizar o tempo e identificar oportunidades para reduzir custos e recursos humanos. É uma forma de direcionar as tarefas alinhadas com os objetivos financeiros e técnicos, evitando conflitos, impactos sociais e ambientais.

Nesse sentido, por meio de dados estatísticos e projeções, o estudo oferece uma visão sobre a previsão de retorno do projeto, um fator que ajuda a direcionar as estratégias comerciais, reduzir os índices de perdas e contribuir com o sucesso da empresa.

Quem faz o estudo de viabilidade?

Por ter uma influência significativa na performance de uma empresa, o estudo de viabilidade deve ser realizado por uma equipe qualificada. É importante criar um comitê multidisciplinar, ou seja, com representantes do setor financeiro, técnico e direção.

Desse modo, a participação dos engenheiros é indispensável, por reunir conhecimentos técnicos avançados. Além desses profissionais, os gestores financeiros e administradores também são essenciais para colaborar com o estudo.

Por essa razão, o envolvimento e trabalho em equipe são imprescindíveis para fazer análises e projeções com maior embasamento e precisão. Assim, será mais fácil entender se um projeto é viável ou não, além de facilitar a identificar oportunidades para potencializar os resultados.

Como pode perceber, o estudo de viabilidade é um grande aliado para a gestão e auxilia na diminuição de perdas e prejuízos. Portanto, antes de executar seus projetos, considere esse procedimento para ter construções de qualidade e lucrativas.

Gostou do post? Agora que você entendeu tudo sobre o estudo de viabilidade, que tal aperfeiçoar seus conhecimentos em mais um conteúdo incrível? Não perca tempo e saiba agora mesmo qual a importância do cronograma de obras!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável